Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) 15:1-23. O fio principal da legislação precedente foi novamente retomado na lei dos primogênitos em 15:19-23 (cons. 14:23). Enquanto isto, os versículos 1-18 desenvolvem o assunto do amor para com os irmãos necessitados, que veio à baila na exposição da maneira como dar o dízimo (14: 27 e segs.). Especificamente, estas estipulações tratam da remissão das dívidas (vs. 1-11) e da manumissão dos escravos (vs. 12-18). Um elemento adicional de continuidade encontra-se na estrutura sabática deste programa de misericórdia (cons. 14:28).1. Ao fim de cada sete anos. Isto se refere ao ano sabático que arrematava cada período de sete anos dentro do ciclo do Jubileu (cons. 14:28). A instituição do ano da remissão foi estabelecida no Livro da Aliança (Êxodo. 23:10,11) e exposta nas instruções levíticas (Levítico. 25:2 e segs.).2. A remissão do Senhor. O hebraico shemitta, "remissão", vem de uma raiz significando deixar cair. Em Êxodo. 23:11 aplica-se à terra no sentido de permanecer inculta. Por isso o ano da remissão é "sábado de descanso solene para a terra" (Levítico. 25:4). Aqui se aplica às dívidas no sentido do perdão. Muitos têm interpretado isto como uma moratória de um ano sobre a cobrança dos débitos do credor. Contudo, o fato do sétimo ano da remissão e do ano do Jubileu da liberdade pertencerem a uma só unidade simbólica indica que se refere a um cancelamento permanente de dívidas. O descanso solene do Jubileu que fechava o ciclo simplesmente prosseguia com o princípio da restauração da liberdade pessoal e o retorno imobiliário. Em cada nível a remissão sabática era uma renovação do livramento original que o Senhor realizou em benefício do povo da aliança, quando este se encontrava escravizado e a reintegração das famílias em suas heranças originais. De maneira agradável, o sábado propriamente dito estava associado com a libertação dos necessitados realizada pelo Senhor, do povo que chorava em grilhões (cons. Deuteronômio. 5:14, 15). O livramento do sétimo ano era do Senhor, embora Sua misericórdia se manifestasse pela filantropia dos Seus servos. Tinha a finalidade de renovar o símbolo teocrático do reino de Deus periodicamente por meio de uma nova realização da graça salvadora e restauradora do Senhor que fora tão abundantemente experimentada no começo da vida teocrática de Israel. Ao mesmo tempo, apontava profeticamente para a ação redentora futura de Deus, antecipando o reino de misericórdia messiânico em prol dos pobres e desamparados (cons. Salmos. 72). Este projeto de consumação está sempre presente no simbolismo sabático..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 86 12,13 Elias já veio. Para os judeus que não eram espirituais e que meramente andavam à caça de...
-
19 de Setembro Dia 262 Leituras : Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4. Versículo Espe...
-
Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 20 4) Paulo em suas cartas aos romanos e gálatas ensinou que não existem judeus nem gregos . ....
-
E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servirei...
Nenhum comentário:
Postar um comentário