26 de novembro de 2020

PALAVRA DE FÉ COM PASTOR ANTONIO MARQUES

 

O CUIDADO AO ENTREGAR Á RESPONSABILIDADES AOS FILHOS-Eu tinha cinco ou seis anos de idade quando meu pai pegou do porão uma bicicleta velha que já havia sido usada pelos meus três irmãos mais velhos. Depois de apertar alguns parafusos e colocar rodinhas de criança, ele me chamou e disse que eu poderia aprender andar de bicicleta. Algumas semanas depois, ele tirou as rodinhas e realmente aprendi. Com o tempo, ganhei confiança para descer o declive atrás da nossa casa. Ainda bem que a distância entre a minha cabeça e o chão não era muita, pois quando caí, bati a cabeça! Nada grave. Levantei e continuei – até hoje – andando de bicicleta. E já caí algumas outras vezes, mas nunca me feri gravemente, e nunca causei danos aos outros. Acidentes de bicicleta podem ser graves, mas a grande maioria não é.Completei 16 anos e, conforme as leis onde eu morava, consegui tirar a primeira carta de habilitação. Poucos meses depois, meu pai confiou em mim para pegar no volante sozinho. Sentei atrás do volante, virei a chave, coloquei o pé no acelerador e senti as emoções de estar no controle de uma máquina muito mais poderosa do que uma bicicleta. Em poucos segundos, eu poderia chegar a velocidades acima de 100 quilômetros por hora, e mais de uma tonelada de aço e borracha – principalmente aço – se projetava pela estrada. Que sensação de liberdade! Que poder! Quer perigo! Agora, um pequeno erro, um instante de distração, poderia custar caro. Eu, e talvez outras vítimas, poderíamos perder a vida. A criança cresce. O adolescente se torna adulto. Com a idade vem a liberdade, uma independência muito maior. Mas a liberdade e a independência vêm juntas com a responsabilidade e o perigo. Um erro cometido por uma criança pode trazer sofrimento e dor. Mas os erros dos adultos, quase sempre, trazem consequências muito maiores. Jovem, você vai crescer e vai tomar controle de sua própria vida. Poderá dizer: “Agora, eu estou no volante. A vida é minha; farei o que eu quiser com ela.” Chegará ao momento que ninguém poderá forçar você a fazer nada. Você vai tomar as suas próprias decisões e vai determinar o seu próprio destino. Mas entenda bem. Esta transição de adolescente a adulto não é brincadeira. Não se trata de bicicletas e patins. Você poderá ir longe, ou poderá destruir a sua vida e as vidas de outras pessoas. Agora, você está no volante!Para ajudar os jovens e seus pais, vamos considerar alguns exemplos bíblicos e, depois, fazer algumas aplicações práticas. Como Absalão errou 2 Samuel 13 – 18.Quando sua irmã foi estuprada por Amnon, filho do mesmo pai mas de outra mãe, Absalão se encheu de raiva. Durante dois anos, ele alimentou seu ódio por Amnon. Absalão conseguiu armar uma cilada e mandou matar seu irmão. Fugiu e ficou longe de seu pai durante três anos. Quando foi permitido voltar para a mesma cidade, ainda não mostrou nenhum arrependimento. Passando mais tempo, até se reconciliou com seu pai, mas ainda não se arrependeu. Já se achando mais sábio do que Davi, seu pai e o rei de Israel, Absalão começou a se exaltar diante do povo. Convenceu muitos dos cidadãos que ele seria um líder mais compreensivo e justo do que seu pai, e induziu alguns a se rebelarem contra o rei. A guerra civil que ele provocou levou à sua própria morte. Quando Davi recebeu a notícia da morte de Absalão, ele não sentiu alívio em saber que o inimigo foi vencido. Ele sentiu a angústia mais profunda possível, e chorou: “Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!” (2 Samuel 18:33). Certamente, Davi havia sofrido durante todos os anos da rebeldia de Absalão. Todos os pais fiéis ao Senhor sofrem terrivelmente quando um filho está perdido, andando em caminhos errados. Mas enquanto o filho está vivo, resta a esperança. Poderia se arrepender e voltar para o caminho de Deus. A morte de Absalão fechou a porta, uma vez por todas, à qualquer esperança que Davi mantinha por ele. Não há segunda chance depois da morte. Não há reencarnação nem purgatório. Absalão morreu na sua rebeldia contra Deus, e seu pai sentiu a mais profunda dor imaginável. Absalão assumiu o volante e errou o caminho. Os resultados: um filho morto e um pai inconsolavelmente angustiado. (Fonte Estudos da Biblia). Cabe aos pais, que são os naturalmente capazes e instituídos por lei, estabelecerem formas para a realização da educação dos filhos, ensinando-lhes o uso adequado da liberdade, de seus limites e das suas responsabilidades. Esse processo educativo ocorre através da convivência, onde se estreitam os laços afetivos e morais com a família e refletem-se na sociedade. A afetividade, dentro do núcleo familiar, corresponde ao respeito à dignidade humana, cláusula geral da tutela da personalidade, em conformidade com o preceito legal do artigo 1º, III, da Constituição Federal..Proverbios 22:6,Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (QUE A PAZ SALVADORA DO MESTRE JESUS ESTEJA SOBRE SUA VIDA E FAMÍLIA)).QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...