4 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 3 A origem, contudo, das Crônicas fica fortemente indicada pelo seu íntimo relacionamento com outra parte do Velho Testamento, isto é, o Livro de Esdras, o qual descreve os acontecimentos desde o decreto de Ciro até 457 A.C. A tradição hebraica afirma que Esdras escreveu as Crônicas, além do livro de Esdras, uma conclusão confirmada pelos conhecimentos atualizados de William F. Albright (JBL, 40, 1921, págs. 104-124); e os livros têm o mesmo estilo de linguagem e tipo de conteúdo. Isto se evidencia de assuntos tais como as freqüentes listas de genealogias, a mesma ênfase sobre o ritual, e sua devoção comum á lei de Moisés. Os versículos finais, além disso, de Crônicas (II Crônicas. 36:22, 23) repetem-se nos versículos de abertura de Esdras (1:1-3a). Isto parece indicar que Esdras e Crônicas eram originalmente uma história consecutiva, composta por Esdras em cerca de 450 A.C. O próprio fato de que II Crônicas interrompe-se no meio do decreto de Ciro, sugere que quando Esdras foi inspirado a incorporar o seu livro de Crônicas como conclusão do Velho Testamento, estava assim deliberadamente levando os seus leitores de volta ao seu livro de Esdras. Esta última metade de sua obra original parece já ter sido colocada por Deus no cânon das Escrituras para continuar o registro histórico dos livros dos Reis. Então, considerando que Esdras está separado de Crônicas no arranjo hebraico pela autobiografia de Neemias, a qual menciona o rei Dario II, que começou a reinar em 423 A.C. (Neemias. 12:22), podemos datar a incorporação de Crônicas e a conclusão do cânon do Velho Testamento em cerca de 420 A.C. Se Esdras, o escriba (Esdras. 7:6), foi o autor das Crônicas, o fato de ser escriba explica bem seu conhecimento detalhado das fontes históricas desses livros. Essas fontes incluem as obras de profetas antigos como Samuel, Natã, Gade (I Crônicas. 29:29), Aías, Ido, Semaías (II Crônicas. 9:29; 12:15), Jeú, o filho de Hanani (20:34) e os mais recentes como Isaías (32:32), e Hozai (33:19). A maior obra de referência do cronista foi "O livro dos reis de Judá e Israel" (16:11; 25:26, etc.), com "O livro da história dos reis" (heb. midrash) (24:27). Mas, embora I e II Crônicas geralmente estejam de acordo com I e II Reis, nossos livros de Reis não podem ser a fonte aqui pretendida. Pois versículos tais como I Crônicas. 9:1 e II Crônicas. 27:7 referem-se ao "livro dos reis" para informações adicionais ou certas genealogias e guerras que na realidade não são mencionadas em nossos livros canônicos. Esta referência principal deve ter sido um registro real mais amplo, atualmente perdido, que também continha alguns dos escritos proféticos de Jeú (II Crônicas. 20:34), ou os capítulos 36.39 de [saías (II Crônicas. 32:32). Reis e Crônicas recorrem, então, à essa fonte (cons. Isaias. 36-39 com II Reis 18:13 - 20:19 e II Crônicas. 32).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

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