5 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 4  Época. O mio de Esdras para a instituição da lei de Moisés (Esdras. 7:10) levou-o a retornar, em 458 A.C., da Babilônia para a comunidade judia na Palestina. Tomou medidas imediatas para a restauração dos cultos no templo (Esdras. 7:19-23, 27; 8:33,34) e para eliminar os casamentos mistos que um grupo de judeus também contraído com vizinhos pagãos (Esdras. 9-10). À luz dos largos poderes concedidos a Esdras pelo rei persa (Esdras. 7:18,25), parece que ele foi um dos que  começaram a reconstruir as fortificações de Jerusalém (Esdras. 4:8-16). Mas só quando Neemias juntou-se a Esdras em 444 A.C. é que os muros foram realmente reconstruídos (Esdras. 4: 17.23; Neemias. 6: Isaias,16) e a lei mosaica inteiramente reconhecida (Neemias. 8). Mas que o propósito do cronista foi estimular a reconstrução da teocracia evidencia-se pelo aspecto do livro propriamente dito. Em comparação com histórias paralelas em Gênesis, I e II Samuel e I e II Reis, os livros das Crônicas, com seu alvo de manter a pureza racial e religiosa, estão sobrecarregadas de genealogias (por exemplo I Cronicas. 1- 9). Novamente, por causa do seu alvo de preservar um sacerdócio e culto adequados, dedicam mais ênfase à lei de Moisés, ao Templo (I Crônicas. 22) e à arca, aos levitas e aos cantores (I Cronicas. 13; 15; 16). Omitem as atividades detalhadas dos reis (II Samuel. 9; 1 Reis 3: 16.28) e também as extensas narrativas dos profetas (como I Reis 17 – 22:40; ou II Reis 1:1 – 8:15). Esta ênfase característica sobre o sacerdócio parece ser a responsável pela posição dos livros na terceira divisão (não profética) do cânon hebraico, separados de I e II Samuel e I e II Reis, cuja ênfase moral os coloca com os profetas da segunda divido. Finalmente, o alva dos livros de fornecer encorajamento àqueles que foram desiludidos pelas dificuldades pós-exílicas explica sua exposição das vitórias antigas concedidos por Deus a Judá (II Crônicas. 13; 14; 20; 25). Este alvo explica a omissão, em I e II Crônicas, da inicial falta de sucesso de Davi (II Samuel. 1- 4), de seus pecados e derrotas posteriores (II Samuel. 11-21), do fracasso de Salomão (I Reis 11) e até de toda a história inglória do Reino de Israel, ao norte.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

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