
Isaías
(Comentário Bíblico Moody) 92 Isaías 45
Sermão III. O Futuro Libertador Gentio e a Conversão dos Pagãos. 45:1-25. 1.
Seu ungido é mashiah ou Messias. Como libertador do povo de Deus que se
encontrava na escravidão, como conquistador invencível dos seus inimigos, Ciro
é um tipo de Jesus Cristo; e muitas das promessas que file foram feitas também
tiveram um cumprimento espiritual no ministério e carreira de nosso Redentor.
As portas, que não se fecharão. Notavelmente exemplificado na tomada da
Babilônia em 539 A.C.
Por meio de um estratagema, um contingente persa entrou na cidade pelo leito
seco do rio e abriu os portões pelo lado de dentro para o grosso do exército
poder entrar. 3. Riquezas encobertas. Tesouros escondidos em lugares secretos
(Ciro obteve . . . US$ 630.000.000 em lingotes só de Creso). 4. E te pus o
sobrenome. Antes, eu lhe dei um epíteto honroso, isto é, "Meu
ungido". 6. Grande destaque foi dado sobre o valor evidencial de se dar
nome à Ciro de maneira específica com tanto tempo de antecedência. O
cumprimento desta predição era fornecer prova positiva da autoridade divina desta profecia e da soberania do
Revelador, como o único Deus que existe. 7. Jeová é o Criador e Sustentador do
universo físico, como também da lei moral. O mal que Ele cria é a antítese da
paz. Mas considerando que o oposto da paz não é o pecado ou o mal moral, fica
óbvio que o mal físico, ou as calamitosas conseqüências do mal é o que se
pretende dizer aqui. Em nenhum lugar as Escrituras atribuem a Deus a criação ou
autoria do pecado; este se origina apenas da agência moral livre dos seres
criados. 8. O propósito final de Deus é o de formar uma sociedade santa e
justa. Como os céus físicos derramam a chuva fertilizante sobre o solo, assim a
influência espiritual dos céus é produzir fertilidade espiritual nos corações e
vidas daqueles que habitam a terra. 9, 10. É loucura sujeitar os atos divinos à
crítica ou condenação humanas. Todo o entendimento humano sobre a questão do
bem e do mal originou-se nEle na qualidade de Criador, e portanto jamais pode
ultrapassá-lo em excelência ou validade. Uma criança não pode chamar seus pais
à ordem, como se possuísse autoridade judicial sobre eles. Muitos menos o homem
pode criticar a Deus! 11-13. Como Criador dos céus e da terra, como o Senhor da
história, que faz acontecer aquilo que Ele diz que vai acontecer, Jeová convida
aqui o povo de Israel a confiar nEle inteiramente. 11. Quereis dar ordens
acerca de meus filhos? Traduza-se, de acordo com Delitzsch: Confiais à minha
guarda os vossos filhos. O verbo "dar ordens", usado com o acusativo
da pessoa e a preposição "acerca de" forma uma expressão idiomática
significando: "confiar algo aos cuidados de alguém" ( Que a paz do
Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
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