Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 58 10. Canzis. Veja observação referente a 27:2.
12. Mais tarde Jeremias recebeu uma resposta para Hananias. 16. Jeremias fez um
contra-sinal (cons. v. 3). Seu cumprimento não significava só o descrédito para
Hananias como profeta, mas também a sua morte (v. 17). Jeremias 29 5) Uma Carta
aos Exilados. 29:1-32. Os profetas do otimismo estavam ocupados entre os judeus
já exilados na Babilônia (os que foram levados depois do ataque feito a
Jerusalém em 597 A. C.), como também entre os que ainda se encontravam em
Jerusalém. O propósito desta carta foi persuadir os deportados a se
estabelecerem na Babilônia e se acomodarem ali. Sem dúvida ela foi escrita
alguns poucos anos depois de 597 A. C. 2. Jeconias. Veja observação referente a
22:24. Carpinteiros e ferreiros. Nabucodonosor levou importantes líderes como
reféns e também artesãos (os quais recolheu de todas as nações conquistadas)
para ajudá-lo na reconstrução e embelezamento da Babilônia. 3. Eleasa, filho de
Safã. Possivelmente o irmão de Aicão, que protegeu Jeremias contra Jeoaquim
(26:24), e também de Gemarias, em cujo quarto no Templo, Baruque leu o rolo de
Jeremias (36:10). Gemarias, filho de Hilquias, é desconhecido. É pouco provável
que fosse irmão de Jeremias (1:1). Eleasa e Gemarias foram enviados em missão
oficial à Babilônia; seu propósito é desconhecido. 5. Os exilados hebreus na
Babilônia não eram escravos mas deportados. Evidentemente eram livres e podiam
viver como lhes agradasse. Com o passar do tempo alguns enriqueceram no
comércio e outros atingiram altas posições na corte. 7. Esta ordem muitíssimo
incomum foi dada com vistas ao bem[1]estar do povo. A
aderência dos judeus a este princípio de lealdade ao governo da terra na qual
vivem é um dos motivos de sua sobrevivência no mundo até os dias de hoje. 8.
Que sempre sonham segundo o vosso desejo. Os falsos profetas floresciam por
causa do encorajamento geral do povo. 10. Setenta anos. Veja observação
referente a 25:11. 11. O fim que desejais. Um futuro e uma esperança. Israel
tinha ambos; mas não se realizariam imediatamente. Primeiro a nação teria de
passar pela purificação do fogo (cons. vs. 12-14). 14. Farei mudar a vossa
sorte é o significado comum da frase: Aqui significa de modo particular,
"eu os restaurarei em sua terra". 18. Um espetáculo horrendo. Veja
comentário referente a 15:4. Para onde os tiver arrojado. Aqui, como acontece
nos profetas, fala-se de um acontecimento futuro como se já tivesse acontecido.(
Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a
todos)
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