3 de março de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 64  e) A Nova Aliança. 31:31-34. O conceito de uma nova aliança é a mais importante contribuição de Jeremias ao pensamento bíblico. O V. T, menciona com frequência a aliança que Deus estabeleceu com Israel (Êxodo. 19:3-8; 24:3-8; Deuteronômio t. 29:1-29), aliança essa que foi o fundamento da vida nacional e religiosa dos israelitas. Deus torna claro, através de Jeremias, que Israel fracassou no cumprimento dessa aliança (7:21-26; 11:1-13) e prediz que Ele fará uma nova aliança com o Seu povo. A nova aliança não será uma nova lei (a velha lei continuava boa), mas produzirá um novo "coração" – isto é, dará uma nova motivação na obediência à lei de Deus. Jesus, quando instituía a Ceia do Senhor, declarou: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue" (I Coríntios. 11:25; cons. Lc. 22:20). A epístola aos hebreus ensina que Cristo estabeleceu a nova aliança através do Seu sacrifício perfeito e final pelo pecado (Hebreus. 7:22; 8:7-13; 10:15-22; cons. II Corintios. 3:5- 14). 31. Eis aí vêm dias. Uma fórmula escatológica. O Dia do Senhor é o que Se pretende dizer (cons. 30:7, observação). 32. A aliança que fiz com seus pais. A aliança feita no Sinai, renovada nas Planícies de Moabe (cons. referências no parágrafo introdutório acima). Eu os haver desposado; isto é, eu lhes fui fiel, mesmo quando eles me foram infiéis. 33. No coração. A velha aliança foi escrita em pedras (Êxodo. 31:18). Só a nova aliança, escrita sobre o coração, podia realizar o que a velha pretendia: "Serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo" (Levítico. 26:12; cons. Ezequiel. 36:25-27). 34. Todos me conhecerão. Este conhecimento é íntimo, experimental, baseado sobre o perdão dos pecados. f) Israel Permanecerá para Sempre. 31:35-37. A sobrevivência do povo hebreu, muito tempo após seus vizinhos terem perecido, não se explica a não ser com base no sobrenatural. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...