Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 5 A verdadeira base
da divisão deveria ser buscada no fato de que a seção 1:1 – 2:4a está no
hebraico, a seção 2:4b – 7:28 está no aramaico (siríaco, caldeu) e a seção 8:1
– 12:13 está no hebraico. Este uso estranho de duas línguas, por mais
misterioso que seja, foi da intenção divina e significa alguma coisa. Segundo
C.A. Auberlen (The Prophecies of Daniel and the Revelation of St. John, 1757) e
S.P. Tregelles (Remarks on the Prophetic Visions in the Book of Daniel, 1864),
se considerarmos a mudança de línguas como a chave para a estrutura do
pensamento na medida em que exista uma estrutura. Observamos que o Livro de
Daniel transmite uma mensagem de julgamento e derrota para o mundo gentio, do
qual os principais representantes no tempo do profeta eram Nabucodonosor,
Belsazar, Dario e Ciro. A linguagem apropriada nesta porção que se refere aos
gentios (2:4b – 7:28) é o aramaico, a língua diplomática e comercial da época.
O livro transmite ainda outra mensagem, uma de esperança e livramento para o
santo povo de Deus, precioso ainda que opresso, os hebreus. Para a porção que
trata dos hebreus a linguagem é, naturalmente, o hebraico. Com isto não
queremos dizer que os hebreus não aparecem nos capítulos 2-7 ou os gentios nos
capítulos 8-12. Significa apenas que o ponto de vista básico é que muda. Todo o
livro de Daniel é uma profecia. Do ponto de vista bíblico isto significa que o
seu autor era um profeta (Mateus. 24:15; cons. Hebreus. 1:1, 2). Portanto,
enquanto a profecia bíblica inclui predição, é mais do que predição. Pode-se
relacionar com acontecimentos do passado, do presente e do futuro. Sempre é
apresentada de um ponto de vista moral e espiritual divinamente orientado.
Portanto, as porções históricas e exortativas são quase tão proféticas quanto
as preditivas. Com base nisso damos a análise abaixo. ( Que a paz do Mestre
Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
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