Livro Moody Malaquias (Comentário) 19 A Pérsia e o Egito estavam em constante luta
durante este período, e a Judéia, situada entre as duas nações, não podia
escapar de ser envolvida. Durante o reinado de Artaxerxes III (Ochus) muitos
judeus foram envolvidos em uma revolta contra a Pérsia. Foram deportados para a
Babilônia e para as praias do Mar Cáspio. Durante o século quinto A.C, uma
colônia judia foi organizada na Ilha Elefantina, junto à primeira queda d’água
do rio Nilo, perto da atual Aswan. Contrariando a lei mosaico, esses colonos
edificaram um templo e adoraram outros seres divinos (por exemplo,
Eshem-bethel; Herem[1]bethel; Anath-bethel)
além do Deus de Israel. Essas divindades podem realmente ser identificadas com
o Deus único do Judaísmo ortodoxo daquela época, mas justamente a sua
existência prova a tendência para o sincretismo. Considerando que os colonos
elefantinos tinham negócios com os samaritanos e também com os judeus, eles não
permaneceram no curso principal da vida religiosa de Israel. Alexandre, o
Grande Seguindo a derrota dos exércitos persas na Ásia Menor (333 A.C.),
Alexandre marchou para a Síria e Palestina. Depois de uma resistência
obstinada, Tiro foi tomada e Alexandre dirigiu-se para o Egito ao sul. A lenda
conta que Alexandre, ao se aproximar de Jerusalém, foi recebido por Jadua, o
sumo sacerdote judeu, que lhe falou sobre as profecias de Daniel que diziam que
o exército grego seria vitorioso (Daniel. 8). A história não tem sido levada a
sério pelos historiadores, mas é verdade que Alexandre tratou os judeus com
bondade. Permitiu que obedecessem às suas próprias. leis; garantiu-lhes isenção
do tributo durante os anos Bíblico sabáticos; e quando edificou Alexandria no
Egito (331 A.C.), encorajou os judeus a se estabelecerem lá e concedeu-lhes
privilégios comparáveis aos dos súditos gregos.( Estudando a Bíblia livro por
livro que Deus abençoe a todos)
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