Livro Malaquias (Comentário Bíblico Moody) 23 II. Literatura
Durante o período entre os dois Testamentos, foi escrita grande parte da
literatura apócrifa. Os livros apócrifos são os seguintes: I (ou III) Esdras.
Torna a contar a história bíblica de Isaías a Esdras. Inclui a narrativa de um
debate na corte da Dario I (Histaspis) referente ao maior poder do mundo. Zorobabel
é convocado por causa da sabedoria que manifesta na discussão. II (ou IV)
Esdras. Inteiramente diferente de I Esdras, contém uma série de visões
apocalípticas atribuídas ao período de Domiciano (81-96 d.C.) pelos críticos.
Tobias. A história de Tobias descreve a vida de um piedoso judeu que permaneceu
fiel a sua fé enquanto viviam Nínive pagã. O arcanjo Rafael orientou Tobias, o
filho de Tobias, que foi capaz de exorcizar demônios da jovem que depois desposou,
e também curar a cegueira de seu pai. Judite. Era uma judia que, tal como a
Jael da antiguidade, matou o inimigo de sua pátria. Judite usou sua beleza para
seduzir Holofernes, o general caldeu, que tinha cercado a cidade judia de
Betulia. A história provavelmente data do período macabeu. O Restante de Ester.
Um suplemento ao canônico de Ester, adições apócrifas, professamente documentos
originais, inclusive as orações de Ester e Mordecai. Sabedoria de Salomão.
Segundo a primeira parte de Provérbios a Sabedoria de Salomão contém eloquentes
louvores à sabedoria. Destaca a imortalidade dos justos e o castigo dos ímpios.
A origem e a loucura da idolatria também são apresentadas, junto com um resumo
do cuidado de Deus por Israel através da história. Eclesiástico (A Sabedoria de
Jesus, Filho de Siraque). Um fino exemplo da literatura da Sabedoria Judia. O
Eclesiástico exalta as virtudes da sabedoria e do temor a Deus. O elogio de
famosos homens (44-50) é particularmente bom. Foi escrito em cerca de 180 A.C.
( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
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