Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 3 A data do Evangelho de Mateus deve ser
anterior a 70 A.D., pois não encontramos nele nenhuma indicação de que
Jerusalém estivesse em ruínas (sendo claramente proféticas todas as predições
de sua destruição). Passagens tais como 27:8 ("até ao dia de hoje") e
28:15 (idem) exigem um intervalo de certa duração, mas quinze ou vinte anos
após a Ressurreição seriam suficientes. Ênfase Especial. O estudo do seu
conteúdo corrobora o testemunho de Irineu e Orígenes que declaram que Mateus
foi escrito para os convertidos do judaísmo. Ele usa o Velho Testamento com
mais frequência do que os outros (Harmony of the Gospels de Robertson faz uma
lista de 93 citações em Mateus, 49 em Marcos, 80 em Lucas e 33 em João). Muita
atenção foi dispensada para demonstrar que Jesus preencheu a profecia
messiânica e foi, portanto, o Messias de Israel, que estabeleceria o reino
prometido. Este Evangelho se distingue pelos discursos que Mateus registrou em
toda a sua extensão, enfatizando os princípios, o alcance e os movimentos do
reino messiânico (Mateus. 5-7; 13; 24-25). Assim, os cristãos judeus (que eram
aos milhares na igreja primitiva; Atos 2:41, 47; 4:4; 5:14, 28; 6:1,7)
receberam uma explicação autorizada de que a fé em Jesus não envolvia o repúdio
do Velho Testamento, mas era o próprio alvo para o qual a revelação do Velho
Testamento apontava. É claro que as mesmas perguntas eram feitas pelos judeus
convertidos na proporção de sua compreensão do Velho Testamento. E portanto o
Evangelho de Mateus ocupa um lugar de destaque dentro do pensamento cristão que
chega a justificar a sua posição de primeiro Evangelho em nosso Novo
Testamento. ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
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