Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 56 9-21. Os fariseus
se opõem à cura no sábado. (Conf. Marcos. 3:1-6; Lucas. 6:6-11) 9. Sinagoga
deles. Lucas conta que isto ocorreu em um outro sábado. 10,11. É lícito curar
nos sábados? O V.T, não fez nenhuma proibição, mas alguns rabis achavam que era
trabalho. Jesus, entretanto, apontando para o que qualquer indivíduo teria
feito em favor de uma infeliz ovelha, esclareceu a sua própria obrigação. 12. Considerando
que o homem é incomparavelmente mais valioso do que uma ovelha, Ele tinha de
vir ao seu socorro. Deixar de fazer o bem quando está ao alcance é o mesmo que
fazer o mal (veja Marcos. e Lucas.). 13, 14. O milagre apenas enfureceu os
fariseus, que imediatamente conspiraram (com os herodianos, Marcos. 3:6) em
como lhe tirariam a vida. Assim, na Galileia, como acontecera há pouco em
Jerusalém (João. 5:18), o ódio assassino começou a tomar forma definida. Homens
que achavam que curar no sábado era violação da lei não sentiam escrúpulos em
conspirar um homicídio. 15. Afastou-se dali. O conhecimento da conspiração
apressou Jesus a evitar o conflito aberto nessa ocasião, pois a sua hora ainda
não era chegada. Assim Ele transferiu seu ministério para outros setores (Marcos.
3:7), e curou ele a todos. 16. Entretanto, ele advertia aqueles que curava
(especialmente os endemoninhados, Marcos. 3:11, 12) a não usarem os milagres
para proclamá-lo o Messias, excitar consequentemente as multidões e a oposição.
17-21. Para se cumprir. Este ministério manso e não provocativo de Jesus está
descrito por Mateus para ser consistente com a profecia messiânica (Isaias.
42:1-4). Pois assim como Jesus enfatizou os aspectos justiceiros e espirituais
do seu Reino, também não se empenhou em arengas públicas, nem em demagogia
política. Também não espezinhou os fracos com intuitos de alcançar seus
desígnios. Torcida que fumega. O pavio de um candeeiro cujo combustível se
acabou, símbolo daqueles que são fracos. 22-37. Os fariseus se opõem a que
Cristo expulse demônios. 22. Um endemoninhado. A possessão demoníaca produziu
dois efeitos colaterais – cegueira e mudês. A cura removeu todas as três
aflições. 23. É este, porventura, o Filho de Davi? A resposta negativa
implícita na pergunta revela que mesmo tendo o milagre levantado a
possibilidade de sua messianidade (Filho de Davi, conf. 1:20; 9:27), o povo
tinha a predisposição de não crer.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus
abençoe a todos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário