Livro
Mateus (Comentário Bíblico Moody) 150 51. O véu do santuário. A cortina
separando o Lugar Santo do Santo dos Santos (Êxodo. 26:31). Este acontecimento,
símbolo da abertura permanente da presença de Deus ao homem pela morte
expiatória de Cristo (conf. Hebreus. 10:19-23), poderia ter sido contada pelos
sacerdotes que mais tarde se converteram (Atos 6:7). 52-53. A morte de Cristo muitas
sepulturas dos santos do V.T, abriram-se, e seus corpos foram ressuscitados
depois da ressurreição de Jesus (conf. Atos 26:23; I Corintios. 15:20). Esta
circunstância espantosa apenas mencionada por Mateus dá lugar a muitas
perguntas mas não pode ser de algum modo negada. As seis ressurreições
anteriores mencionadas nas Escrituras (I Reis 17; II Reis 4; 13; Mateus. 9; Lucas.
7; João. 11) foram todas restaurações à existência terrena. O que não se aplica
necessariamente a Mateus 27. O fenômeno é claramente simbólico da vitória do
Cristo sobre a morte no que afeta os crentes. Muitos vêem aqui uma demonstração
visível de que a morte de Cristo e a sua ressurreição efetuaram a libertação
dos justos mortos que se encontravam no SheolHades (Ef. 4:8, 9). O que
aconteceu depois a esses santos ressuscitados não foi declarado. 54.
Verdadeiramente este era Filho de Deus. Embora seja atualmente popular explicar
a declaração do centurião em termos de conceitos pagãos, deve-se notar que o
seu comentário baseava-se na observação de alguns notáveis fenômenos. E deve-se
notar a possibilidade de que o homem, tendo estado no meio dos judeus durante
algum tempo, poderia ter começado a crer. Afinal, os pagãos podem se tornar
cristãos. 55, 56. Maria Madalena. Primeira citação em Mateus. A tradição que
lhe concede um passado desonroso não tem base bíblica. Maria, mãe de Tiago e de
José. Também chamada de esposa de Cleofas (João. 19:25). Mulher de Zebedeu. A
mesma Salomé (Marcos. 15:40) e aparentemente irmã da Virgem Maria (João.
19:25). I. Sepultamento 27:57-66. 57. Caindo a tarde. Entre as 15 e 18 hs. (Êxodo.
12:6) Um homem rico. Conf. Is. 53:9. De Arimatéia, chamado José pertencia ao
Sinédrio (Lucas. 23:50, 51), cuja riqueza dava-lhe o privilégio de possuir uma
sepultura perto de Jerusalém, embora ele mesmo não morasse ali.(Estudando a Bíblia
livro por livro que Deus abençoe a todos)
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