Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 152 A. Descoberta da Sepultura Vazia. 28:1,8. 1.
No findar do sábado. O uso de opse como preposição imprópria com o significado
de "depois" já foi claramente reconhecido (Arndt, pág. 606), de modo
que a tradução aqui deveria ser depois do sábado, de conformidade com Marcos.
16:1, 2; Lucas. 24:1; João. 20:1. Maria Madalena, a outra Maria (27:56, 61), e
algumas outras mulheres foram, ao raiar do domingo, para ungir o corpo de
Jesus. 2-4. Quando se aproximaram, houve, um terremoto e um anjo rolou a grande
pedra na entrada. Esse não foi o momento da ressurreição, mas tinha a intenção
de revelar a sepultura vazia às testemunhas. O Cristo ressurreto não se
confinava às barreiras naturais (conf. João. 20:19, 26), e deve ter
ressuscitado ao pôr-do-sol do sábado (veja 27:62). 5-8. Parece que Maria
Madalena partiu imediatamente para avisar Pedro e João (João. 20:1, 2), e não
ouviu o aviso, ressuscitou, que o anjo deu às outras mulheres. Vai adiante de
vós para a Galileia. A orientação para o grande aparecimento público na Galileia
conforme predito (26:32) não exclui aparecimentos pessoais anteriores a
indivíduos ou pequenos grupos em Jerusalém. B. Aparecimento de Jesus. 28:9, 10.
9. Eis que Jesus veio ao encontro. A primeira cláusula do versículo 9 deve ser
omitida com base no texto. Este aparecimento de Jesus foi depois que as
mulheres transmitiram aos discípulos a mensagem do anjo (Lucas. 24:9-11).
Enquanto isso, Maria Madalena, tendo informado Pedro e João sobre a sepultura
vazia, seguiu-os até o local e, ficando lá, foi a primeira a ver o Cristo
ressuscitado (Marcos. 16:9; João. 20:1- 18). Agora, neste segundo aparecimento,
Jesus deu às mulheres essencialmente a mesma orientação que o anjo já dera (v.
7). C. Relatório dos Soldados. 28:11-15. Só foi registrado aqui. Esses soldados
foram mandados por Pilatos ao Sinédrio e, portanto, informaram seus membros
(27:65, 66). Seu relatório resultou na convocação de uma sessão do Sinédrio, na
qual votaram um grande suborno para garantir a cooperação dos soldados no
ocultamento da verdade. A natureza autocontraditória da narrativa que eles
faziam circular (como se soldados adormecidos pudessem saber o que tinha
acontecido ou que todos pudessem estar dormindo ao mesmo tempo, ou que os
soldados romanos pudessem incriminar-se desse modo) torna sua aceitação
muitíssimo inacreditável. Contudo a história foi largamente disseminada entre
os judeus (sem artigo). Mateus, escrevendo particularmente sob o ponto de vista
judeu, dá os sórdidos detalhes que explicam a fábula. A promessa do Sinédrio de
persuadir Pilatos se ele tomasse alguma atitude significa que poderiam oferecer
um suborno, ou que eles assegurariam ao governador que o Sinédrio estava satisfeito
com o desempenho dos soldados. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus
abençoe a todos)
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