8 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 152  A. Descoberta da Sepultura Vazia. 28:1,8. 1. No findar do sábado. O uso de opse como preposição imprópria com o significado de "depois" já foi claramente reconhecido (Arndt, pág. 606), de modo que a tradução aqui deveria ser depois do sábado, de conformidade com Marcos. 16:1, 2; Lucas. 24:1; João. 20:1. Maria Madalena, a outra Maria (27:56, 61), e algumas outras mulheres foram, ao raiar do domingo, para ungir o corpo de Jesus. 2-4. Quando se aproximaram, houve, um terremoto e um anjo rolou a grande pedra na entrada. Esse não foi o momento da ressurreição, mas tinha a intenção de revelar a sepultura vazia às testemunhas. O Cristo ressurreto não se confinava às barreiras naturais (conf. João. 20:19, 26), e deve ter ressuscitado ao pôr-do-sol do sábado (veja 27:62). 5-8. Parece que Maria Madalena partiu imediatamente para avisar Pedro e João (João. 20:1, 2), e não ouviu o aviso, ressuscitou, que o anjo deu às outras mulheres. Vai adiante de vós para a Galileia. A orientação para o grande aparecimento público na Galileia conforme predito (26:32) não exclui aparecimentos pessoais anteriores a indivíduos ou pequenos grupos em Jerusalém. B. Aparecimento de Jesus. 28:9, 10. 9. Eis que Jesus veio ao encontro. A primeira cláusula do versículo 9 deve ser omitida com base no texto. Este aparecimento de Jesus foi depois que as mulheres transmitiram aos discípulos a mensagem do anjo (Lucas. 24:9-11). Enquanto isso, Maria Madalena, tendo informado Pedro e João sobre a sepultura vazia, seguiu-os até o local e, ficando lá, foi a primeira a ver o Cristo ressuscitado (Marcos. 16:9; João. 20:1- 18). Agora, neste segundo aparecimento, Jesus deu às mulheres essencialmente a mesma orientação que o anjo já dera (v. 7). C. Relatório dos Soldados. 28:11-15. Só foi registrado aqui. Esses soldados foram mandados por Pilatos ao Sinédrio e, portanto, informaram seus membros (27:65, 66). Seu relatório resultou na convocação de uma sessão do Sinédrio, na qual votaram um grande suborno para garantir a cooperação dos soldados no ocultamento da verdade. A natureza autocontraditória da narrativa que eles faziam circular (como se soldados adormecidos pudessem saber o que tinha acontecido ou que todos pudessem estar dormindo ao mesmo tempo, ou que os soldados romanos pudessem incriminar-se desse modo) torna sua aceitação muitíssimo inacreditável. Contudo a história foi largamente disseminada entre os judeus (sem artigo). Mateus, escrevendo particularmente sob o ponto de vista judeu, dá os sórdidos detalhes que explicam a fábula. A promessa do Sinédrio de persuadir Pilatos se ele tomasse alguma atitude significa que poderiam oferecer um suborno, ou que eles assegurariam ao governador que o Sinédrio estava satisfeito com o desempenho dos soldados. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

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