
Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 2 INTRODUÇÃO Título. A profecia de Miquéias
recebe o seu título do nome do próprio profeta. O nome Mîkâ (LXX, Micaías;
Vulg., Miquéias) é uma abreviação de Mîkayâ. O profeta é chamado por este
último nome completo em Jeremias. 26:18. A forma original e mais completa é
Mîkayâhû, que significa, "Quem é Jeová?" Esta forma mais completa era
o nome de um príncipe em II Crônicas. 17:7. É usado para homens e mulheres
indistintamente e geralmente é abreviado. Yahu é uma forma antiga do nome do
Deus de Israel, geralmente traduzido para "Jeová" (Êxodo. 6:3; Salmos.
83:18; Isaias. 12:2; 26:4). O nome do profeta, como ode outros profetas, Elias,
Eliseu, Oséias, Joel, Obadias e outros, é detalhe importante. Tais nomes, junto
com o nome de Deus ou de Jeová, indicavam a atitude de submissão do profeta
para com o verdadeiro Deus e, no caso de Miquéias, era um desafio aos pecadores
e falsos profetas. Data e Autoria. A data do ministério é dado em relação aos
reinados de Jotão (739-735 A.C.), Acaz (735-715 A.C.) e Ezequias (715- 687
A.C.), reis de Judá (Miqueias. 1:1). Miquéias começou a sua obra no tempo de
Jotão e serviu através de todo o reinado de Acaz e talvez todo o de Ezequias.
Sua obra, que está intimamente relacionada com a de Isaías, foi escrita durante
os refilados de Acaz e Ezequias. Tanto Miquéias como Isaías, embora se dirijam
principalmente a Judá, torna claro que o juízo divino também recairá sobre o
Reino do Norte. Que Miquéias profetizou durante o reinado de Ezequias é
confirmado por Jeremias. 26:18, 19. Há certos críticos liberais que julgam a
obra objetivamente, usando o método histórico-crítico. Para eles o livro de
Miquéias não passa de outra produção humana. Esquecendo-se que temos apenas
partes de suas mensagens transmitidas em épocas diferentes e que ele estava
profundamente preocupado com as condições políticas e sociais do seu povo, e
que ele foi movido pelo Espírito de Jeová, esses críticos encontram o que eles
consideram glosas e interpolações que eles datam do período pós-exílico. Eles
rejeitam o sobrenatural na profecia, especialmente a citação de Babilônia em
4:10, apesar do fato da Assíria ser o poder hostil naquele tempo. Na disposição
e no campo de ação, os capítulos 1-5 são semelhantes às profecias de Isaías.
Nos capítulos 1-3 Miquéias anuncia o iminente julgamento do pecado, e nos
capítulos 4 e 5 ele proclama que Israel será confortada através do perdão e da
restauração. Por isso os "liberais" atribuem os capítulos 4 e 5 a um
Deutero-Miquéias do período pós-exílico. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja
sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)