20 de julho de 2024

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de Julho Dia 201  

Leituras: Lucas 8:19-25; Efésios 2:1-10; Salmo 18:43-50; Provérbios 5:7-14; Cântico 1-4.  

Versículo Especial“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).  

Pensamento BíblicoSalvo pela Graça, Mediante a Fé (Efésios 2:8-10). Paulo nos dá um belo resumo da salvação, nestes versículos. A salvação é pela graça (favor não merecido), através da . É um dom de Deus, que não pode ser ganho por nossas obras. Os salvos tem sido criados em Jesus, para andar em boas obras.  

Ação: Mostre sua apreciação pela grande dádiva da salvação andando em boas obras para glorificar a Deus. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

19 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 14  3,4. Este é o referido pelo profeta Isaías (Isaias 40:3-5) relaciona definitivamente a profecia à pessoa de João, um fato que se nota em todos os Evangelhos (Marcos. 1:2, 3; Lucas. 3:4-6; João. 1:23). Pelos de camelo e um cinto de couro, provavelmente tem a intenção de assemelhar-se às roupas de Elias (II Reis 1:8; compare com Lucas. 1:17; Mateus. 17:10-13), e era a roupa costumeira dos profetas (Zacarias. 13:4) Gafanhotos. Um alimento admissível e não incomum (Levítico. 11:22). 5,6. A pregação de João estava de acordo com o estado de expectativa que tomara conta de muitos corações, causando um entusiasmo geral, conforme indica a palavra toda. Os que vinham eram batizados como prova da aceitação de sua mensagem. O batismo era praticado pelos judeus quando faziam prosélitos, e com propósitos curativos e purificadores; assim, a forma exterior não era uma inovação de João, ainda que o seu significado fosse novo. Até mesmo a comunidade Qumran observava um batismo ritualístico, ainda que não com os mesmos propósitos que João ao batizar. (V.S. LaSor, Amazing Dead Sea Scrolls, pág. 205, 206). 7-10. Fariseus. Membros de um destacado partido religioso. Proclamavam-se guardiões da lei mosaico e aderiam rigidamente às tradições dos antepassados. Cristo os caracterizou como sendo hipócritas (Lucas. 11:44; 12:1). Saduceus. Um partido de racionalistas religiosos, que negavam a existência da vida futura. Eram politicamente poderosos, incluindo entre eles a aristocracia sacerdotal. João compreendeu que a vida deles não passava de exibição, não havendo uma mudança espiritual, e comparou-os a víboras que fugiam do fogo ligeiro da macega. Tendo Abraão por seu pai nacional não os garantia contra o juízo divino. Deus não estava obrigado a cumprir suas promessas com eles individualmente. Destas pedras. Talvez uma alusão a Isaias. 51:1, 2, mas principalmente uma referência aos cascalhos aos pés de João, que podiam ser criados pelo toque criador de Deus, como Adão foi formado do pó. Com a dramática figura do machado à raiz das árvores, João mostra que o tempo dos seus ouvintes está se esgotando. O lenhador está para aparecer.( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de Julho Dia 200 

Leituras: Lucas 8:11-18; Efésios 1:15-23; Salmo 18:20-42; Provérbios 5:1-6; Jó 41-42.  

Versículo EspecialO caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam” (Salmo 18:30).  

Pensamento Bíblico“Na Verdade Falei do que Não Entendia” (Jó 42:3). Deus não respondeu a toda a curiosidade de Jó, mas corrigiu o maior erro daquele sofredor. Jó tinha tentado interpretar os atos de Deus sem a revelação de Deus, e tinha sido duramente repreendido. Temos que nos guardar contra o erro de presumir que entendemos o que não sabemos.  

Ação: Quando Deus tiver falado, fale. Quando Deus silenciar, segure sua língua.( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

18 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 13  23. Nazaré parece ter sido escolha do próprio José, dentro da providência divina. Por que Mateus considerou isto como o cumprimento de uma profecia é difícil de se entender. Por intermédio dos profetas evita que procuremos apenas uma passagem do V.T, e consequentemente torna duvidoso que haja um jogo de palavras com base em nêser, "renovo" em Isaias. 11:1, ainda que este seja o ponto de vista comum. Parece melhor entender que Mateus achou que a pequena Nazaré era um lugar pouco adequado para residência do Messias (João 1:46), um cumprimento de todas as profecias do V.T, que indicam que o Messias seria desprezado (Isaias. 53:3; SaImos. 22:6; Daniel. 9:26). II. O Começo do Ministério de Jesus Cristo. 3:1 - 4:11. Mateus 3 A. O Precursor de Cristo. 3:1-12. Todos os quatro Evangelhos descrevem o ministério preparatório de João, e Lucas apresenta uma descrição completa do seu notável nascimento (Lucas. 1: 5-25, 57.80). 1. Naqueles dias relaciona-se com o versículo anterior, que fala de Jesus residindo em Nazaré. Uma data precisa foi dada em Lucas. 3:1,2. João Batista, assim chamado até mesmo por Josefo (Antig. xiii, 5.2), pregou próximo ao Rio Jordão, ao norte do deserto da Judéia, uma terra inculta e estéril ao longo da praia ocidental do Mar Morto. 2. Arrependei-vos significa "mudai de pensamento", mas implica em mais do que uma simples mudança de opinião. Como termo religioso nas Escrituras, envolve uma completa mudança de atitude em relação ao pecado e Deus, acompanhado de um sentimento de tristeza e uma correspondente mudança de conduta. Está próximo o reino dos céus (ou está próximo), o motivo porque João chamou os homens ao arrependimento. Este título, peculiar a Mateus no N.T., baseia-se em Daniel. 2:44; 7:13, 14, 27. Refere-se ao reino messiânico prometido no V.T., do qual Jesus seria apresentado como rei. (O termo, "reino de Deus", costuma ter uma conotação mais ampla, mas normalmente nos Evangelhos os dois termos são usados alternativamente.) Esse reino dos céus messiânico, ainda que prometido como um literal reino terreno, deveria, entretanto, basear-se em princípios espirituais, exigindo um relacionamento adequado com Deus para se entrar nele; daí o chamado ao arrependimento. ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de Julho Dia 199  

Leituras: Lucas 8:1-10; Efésios 1:1-14; Salmo 18:1-19; Provérbios 4:20-27; Jó 39-40.  

Versículo Especial“Eu te amo, ó Senhor, força minha” (Salmo 18:1).  

Pensamento BíblicoCondenando Deus (Jó 40:8). Depois de lembrar Jó de seu poder e de sua sabedoria ilimitados, Deus perguntou severamente: “Acaso anularás tu, de fato, o meu juízo? Ou me condenarás, para te justificares?”  Em sua procura por respostas que satisfizessem a razão humana, Jó contestou a justiça e a bondade de Deus. Quando trocamos a revelação de Deus por nossas ideias do que achamos que deveria ser, condenamos Deus para nos justificarmos. Não temos direito de desafiar a sabedoria de Deus.  

Ação: Receba a palavra de Deus com reverência e humildade. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

17 de julho de 2024

STUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 12  13,14. Uma segunda vez José recebeu instruções por meio de um anjo (veja 1:20) e tomando Jesus e Maria, levou-os para o Egito. A partida apressada parece ter acontecido na mesma noite em que os magos partiram. No Egito, onde havia uma grande população de judeus, a família provavelmente foi bem recebida sem chama a atenção. O apócrifo Evangelho da Infância conta milagres fantásticos ocorridos ali (cap. IV). 15. A morte de Herodes depois de uma enfermidade repulsiva foi detalhadamente descrita por Josefo (Antig. xvii 6.5). Para que se cumprisse relaciona esta experiência com Oséias. 11:1, uma passagem que se refere historicamente à libertação dos israelitas no Egito. Mateus vê Israel nessa profecia como uma figura de Jesus Cristo, o único filho de Deus. 16. Mandou matar todos os meninos. Esse ato assassino de Herodes (que incluiu não mais que algumas dúzias de crianças, por causa do tamanho pequeno de Belém) não ficou registrado em outros escritos históricos e o fato não causa admiração por causa das atrocidades frequentes do rei. Assassinou sua esposa e seus três filhos. Josefo o chama de "um homem de grande crueldade para com todos os homens" (Antig. xvii 8.1). Dois anos para baixo mostra que Herodes não queria se arriscar a perder a sua vítima. Jesus não teria dois anos necessariamente. 17, 18. Raquel chorando por seus filhos. Uma citação de Jeremias. 31:15, que descreve a lamentação do tempo do exílio de Israel. Aquela calamidade, camada pelo pecado de Israel, foi a causa eventual de Herodes ter subido ao trono e agora era a causa desta atrocidade. Matem enerva as duas calamidades como partes de um mesmo quadro. E. Residência em Nazaré. 2:19-23. Lendo-se Mateus, poder-se-á supor que Belém era a residência original. Lucas explica, mostrando que Nazaré foi o primeiro lar. Parece que José pretendia ficar permanentemente em Belém até que seus planos foram divinamente alterados. 19-22. Já morreram. Uma referência a Herodes e conseqüentemente uma expressão idiomática retrospectiva de Êxodo. 4:19. Arquelau, filho de Herodes, o Grande, com Maltace, sua esposa samaritana, foi tão brutal quanto seu pai. Por isso José precisou ser avisado (ou advertido) por divina advertência quanto ao passo seguinte a ser tomado. ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


17 de Julho Dia 198  

Leituras: Lucas 7:36-50; Gálatas 6:11-18; Salmo 17; Provérbios 4:14-19; Jó 38.  

Versículo EspecialOs meus passos se afizeram às tuas veredas, os meus pés não resvalaram” (Salmo 17:5).  

Pensamento Bíblico: Gloriando-se Somente na Cruz (Gálatas 6:14-15). Gabar-se é um esporte popular ao qual, às vezes, é permitido atrapalhar o serviço espiritual. Os cristãos, às vezes, se esquecem de que são servos inúteis (Lucas 17:10) e começam a orgulhar-se de seus atos pessoais. Temos que lembrar o que realmente importa: a cruz de Jesus Cristo.  

Ação: Agradeça ao Senhor por sacrificar Jesus para salvá-lo. Certifique-se de que seus amigos sabem sobre seu Senhor e Salvador!. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

16 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 11 2. Sua estrela. Todas as tentativas de se explicar a estrela como um fenômeno natural são inadequadas dada a razão dela conduzir os magos de Jerusalém até Belém e então permanecer sobre a casa. Antes, foi uma manifestação especial dada por Deus, primeiro quando apareceu indicando o fato do nascimento de Cristo, e depois quando reapareceu sobre Jerusalém e guiou os magos ao lugar certo. Considerando que foi registrada uma revelação direta para os magos (v. 12), nada há de improvável em aceitar uma revelação direta desde o começo para emprestar significado à estrela. 3-6. Quando Herodes ouviu dizer que os magos estavam procurando em Jerusalém o Rei dos Judeus, o rei consultou os principais sacerdotes e escribas, dois dos grupos que compunham o Sinédrio. Deram-lhe a profecia de Miquéias 5:2 que cita Belém claramente como o lugar do nascimento do Messias. 7,8. Herodes intimou os sábios, sob pretenso e sincero interesse, pedindo informações exatas sobre a primeira aparição da estrela (parece que ainda não fora avistada em Jerusalém). Seus motivos, entretanto, eram os de precisar a data do nascimento de Jesus, para poder mais facilmente localizá-lo e destruí-lo. 9,10. A estrela que viram no oriente reapareceu então para guiálos de Jerusalém a Belém. 11. A casa (não a manjedoura) na qual os magos encontraram o menino Jesus aponta para o fato de que essa visita seguiu-se ao nascimento de Jesus com um considerável intervalo de tempo, talvez de meses (veja v. 16). As três ofertas deram lugar à tradição dos três magos. A tradição chega até a lhes conferir nomes: Gaspar, Melquior e Baltazar. Mas as tradições não são fatos necessariamente. Ouro, incenso e mirra eram considerados pelos antigos comentaristas como unta demonstração de reconhecimento de que Jesus era respectivamente Rei, Filho de Deus e aquele que estava destinado a morrer12. Divina advertência. Uma especial e divina revelação orientou os magos a evitarem encontrar-se com Herodes na sua volta. D. A Fuga para o Egito e o Massacre das Crianças. 2:13-18. Novamente somos devedores tão-somente a Matem por esta informação. Os dois incidentes relacionam-se com passagens do V.T. Essa relação entre passagens do V.T e N.T, é uma característica deste Evangelho. ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


16 de Julho Dia 197  

Leituras: Lucas 7:18-35; Gálatas 6:1-10; Salmo 16; Provérbios 4:7-13; Jó 36-37.  

Versículo Especial“Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gálatas 6:10).  

Pensamento BíblicoCorrigindo os Desviados (Gálatas 6:1). Ninguém é perfeito! Todos nós cometemos erros, e podemos ser apanhados na armadilha do pecado. Compreendendo este perigo, Paulo instrui os cristãos para olharem uns pelos outros. Quando um tropeça, os outros devem estar lá para ajudá-lo a se levantar. As razões são claras: ì Os cristãos amam uns aos outros (1 João 3:14; 4:11). í Tal amor motiva-nos a retirar aqueles que ficam enredados no pecado (Tiago 5:19-20), porque não queremos ver os que amamos morrerem espiritualmente.  

Ação: Mostre seu amor com seus esforços para recuperar irmãos e irmãs que tenham voltado ao pecado. Nunca esqueça que as almas deles estão em perigo!. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

15 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 9 20. Filho de Davi. Este tratamento que o anjo deu a José (Gabriel? Lucas. 1:26) é um título principesco. Ainda que José se encontrasse em circunstâncias humildes, era herdeiro do trono davídico que se encontrava vago. A citação do Espírito Santo como agente da concepção de Maria aponta claramente a personalidade distinta deste Divino Ser, e do conhecimento pleno que os judeus comuns tinham dessa Pessoa sem maiores explicações. 21. Jesus provém da expressão hebraica Jeová salva e aponta para o propósito de sua vinda. Seu povo relaciona Jesus às promessas messiânicas feitas a Israel, ainda que a cruz estendesse esta salvação dos pecados também aos gentios. 22,23. A miraculosa concepção seria o cumprimento de Isaias. 7:14. Se houve um outro cumprimento nos dias de Isaías não se discute nem se sugere. Possivelmente essas palavras foram ditas pelo anjo e assim constituíram um reforço para a fé de José. Emanuel não foi usado como nome próprio de Jesus, mas descreve sua pessoa como o Filho de Deus. 24,25. José consumou o período de noivado levando Maria para viver em sua casa para que Jesus por ocasião do Seu nascimento fosse o seu filho legítimo e herdeiro do trono, Entretanto, ele não a conheceu sexualmente até o nascimento. O enquanto não indica necessariamente o que aconteceu depois. Entretanto, qualquer um deduz logicamente que seguiu-se o relacionamento normal do casamento, a não ser que se pretenda defender a virgindade perpétua de Maria. Mateus revela que não tinha tal inclinação. Mateus 2 C. A visita dos Magos. 2:1-12. Mateus que é o único a registrar este incidente, mostra a contraste de atitudes entre os sábios que não eram judeus que viajaram de longe para ver Jesus e as autoridades judias que não foram capazes de caminhar cinco milhas. 1. Belém da Judéia era também chamada de Efrata. (Gênesis. 35:16, 19). É preciso ler-se Lucas. 2:1-7 para se saber porque o nascimento aconteceu em Belém e não em Nazaré. O rei Herodes, conhecido como Herodes, o Grande, era filho de Antipater, um edomita, foi feito rei pelos romanos em 43 A.C. Sua morte em 4 A.D. (nossos calendários estão errados em pelo menos quatro anos) dá-nos a mais recente e possível data para o nascimento de Cristo. Magos (magoî) indicava originariamente a casta sacerdotal entre os persas e babilônios (veja Daniel 2:2, 48; 4:6, 7; 5:7). Mais tarde o nome foi aplicado pelos gregos a qualquer feiticeiro ou charlatão (Atos 8:9;13:18). Mateus usa o termo no sentido bom para designar homens respeitados de uma religião oriental. É inteiramente aceitável que esses homens tivessem contato com os judeus exilados, ou com as profecias e a influência de Daniel, e assim possuíssem as profecias do V. T. relativamente ao Messias.( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


15 de Julho Dia 196  

Leituras: Lucas 7:11-17; Gálatas 5:16-26; Salmo 15; Provérbios 4:1-6; Jó 34-35.  

Versículo Especial“E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne,, com as suas paixões e concupiscências” (Gálatas 5:24).  

Pensamento Bíblico: Carne versus Espírito (Gálatas 5:16-26). Nestes versículos, Paulo mostra o contraste claro entre a escuridão da carne e a luz do Espírito. Sua lista de obras carnais inclui coisas que podemos descrever como “grandes pecados” e “pequenos pecados”. Entretanto, Paulo não as descreve nos meios termos, mas coloca-as juntas como inteiramente más. Em contraste, ele manda-nos mostrar o fruto do Espírito, enquanto permitimos que a vontade de Deus transforme nossas vidas.  

Ação: Ainda há obras da carne em sua vida? Remova-as, produzindo o fruto do Espírito!. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

14 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 8  17. Catorze gerações. Este agrupamento triplo arbitrariamente constituído (como o indicam as omissões), deve ser um arranjo de conveniência. Os três períodos da história nacional foram incluídos teocracia, monarquia e hierarquia. A computação de Mateus apresenta um problema porque ele só relaciona quarenta e Um nomes. Alguns o resolveriam contando Davi duas vezes finalizando o primeiro grupo e começando o segundo (parece que o próprio Mateus também o fez; v. 17). Outros contam o cativeiro como um item da lista. O problema não tem importância por si. B. Nascimento de Cristo 1:18-25. As circunstâncias do nascimento são apresentadas do ponto de vista de José, e alguns dos detalhes têm de ser formados a partir dele (vs. 19 e 20 por exemplo). Se ele já estivesse mono quando o ministério de Jesus começou, como muitos pretendem por causa da ausência do nome, as informações que Mateus obteve devem ter vindo dos irmãos de Jesus. 18. Desposada. Entre os judeus, os votos do casamento se fadam por ocasião do noivado, e sua anulação exigia um divórcio. O costume exigia que houvesse um intervalo, normalmente de um ano, antes da noiva passar a residir na casa do seu marido e para que a união física fosse consumada. Durante esse intervalo Maria achou-se grávida, uma circunstância que costumava ser punida com a morte. (Deuteronômio. 22:23, 24). Parece que Maria não explicou a sua situação a José, deixando este assunto delicado nas mãos de Deus. Dificilmente poderia esperar que José aceitasse sua história sem que houvesse uma autenticação divina. 19. Infamar. Em lugar de fazer uma acusação pública de fornicação, com uma possível exigência de pena máxima, José resolveu usar as frouxas leis do divórcio e dar a Maria uma carta de divórcio particular com a acusação declarada de maneira velada. Resolveu deixá-la significa divórcio, não somente a quebra de um compromisso de casamento. Como ele devia amá-la!. ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


14 de Julho Dia 195  

Leituras: Lucas 7:1-10; Gálatas 5:7-15; Salmo 14; Provérbios 3:31-35; Jó 32-33.  

Versículo Especial“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor” (Gálatas 5:13).  

Pensamento BíblicoLibertos Para Servir (Gálatas 5:13-15). Algumas pessoas confundem liberdade com libertinagem, que é a permissão para procurar egoistamente a satisfação dos desejos pessoais. Paulo reage a tal atitude lembrando-nos do uso da nossa liberdade em Cristo como uma oportunidade para servir aos outros. Nosso dever para com outras pessoas é resumido na instrução para amarmos nossos próximos. A liberdade em Cristo não nos permite injuriar aos outros.  

Ação: Use sua liberdade como uma oportunidade para servir. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

13 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 7  Filho de Davi, filho de Abraão relaciona Jesus com as promessas messiânicas (Gênesis. 12:3; 13:15; 22:18; II Samuel. 7:12, 13; 22:51). 2. A lista começa com Abraão, o pai da raça à qual Mateus escrevia particularmente, e o primeiro a receber a promessa messiânica. Judá e seus irmãos. Ainda que a linhagem passe por Judá (Gn. 49:10), todos os patriarcas eram herdeiros da promessa messiânica. 3-6. Tamar (veja Gênesis. 38). Não se costumava incluir mulheres nas genealogias dos judeus. Mesmo assim, quatro mulheres foram incluídas (ainda que a ascendência fosse através do homem em todos os casos). Duas foram gentias (Raabe e Rute); três tinham nódoas morais (Tamar, Raabe, Bate-Seba). Essa não seria outra evidência da graça de Deus no seu plano de salvar pecadores? A repetição do título o rei Davi destaca o caráter real desta genealogia. 7-11. Estes versículos mencionam reis, os quais todos também foram relacionados em I Crônicas. 3:10-16. Depois de Jorão, Mateus omite os nomes de Acazias, Joás e Amazias, e depois de Josias ele omite Joaquim. As omissões sem dúvida são devidas à sua intenção arbitrária de encurtar a lista para dar três grupos de quatorze, talvez para facilitar a memorização. Gerou indica descendência direta, mas não necessariamente uma descendência imediata. Jeconias, filho de Joaquim e neto de Josias, era considerado pelos judeus no exílio como seu último rei legítimo; e as profecias de Ezequiel são datadas com o nome dele, ainda que Zedequias, seu tio, fosse o seu sucessor. 12-16. Salatiel (ou Sealtiel) foi chamado de filho de Jeconias (veja I Crônicas. 3:17). Isso não contradiz Jeremias. 22:28-30, pois a ausência de filhos refere-se a filhos reinantes. (A citação de Salatiel como filho de Neri em Lucas. 3:27 seria melhor entender-se como sendo outra pessoa, e não o resultado de um levirato.) Deste ponto, os nomes, que não aparecem no VT, devem ter sido derivados dos registros da família de José. É preciso que haja descendentes da realeza para preservação de sua linhagem. De José não se diz que ele "gerou" Jesus, uma mudança digna de nota em relação às expressões anteriores, e uma óbvia indicação do nascimento virginal, que Mateus explica mais adiante. A forma feminina do pronome qual também omite José de implicação no nascimento de Jesus. Essa genealogia faz dele o pai legal de Cristo porque era o marido de Maria, mas nada mais. O notável texto da Versão Siríaca do Sinai, "José de quem estava noiva Maria, a virgem, gerou Jesus", não pode estar cometa, e se pretende negar o nascimento virginal, contradiz-se nos versículos seguintes.( Estudando a Bíblia livro por livro  que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de Julho Dia 194  

Leituras: Lucas 6:43-49; Gálatas 5:1-6; Salmo 13; Provérbios 3:27-30; Jó 31.  

Versículo Especial“Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (Salmo 13:6).  

Pensamento BíblicoPermaneça em Liberdade (Gálatas 5:1). Paulo adverte os Gálatas sobre o perigo de perderem sua liberdade em Cristo, ao voltarem à servidão sob a lei de Moisés. Seu desafio se aplica a nós, também. Os cristãos de hoje não devem deixar a liberdade para voltar à escravidão do pecado. Deus pretende que nós resistamos firmes, pondo toda a nossa confiança em Cristo.  

Ação: Pense na bênção da liberdade em Cristo. Fique em guarda, hoje, contra os esforços de Satanás para levá-lo de volta à servidão do pecado. ( Estra Ido dos  Estudos da Bíblia. Net que Deus abençoe a todos)

 

12 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 6 D. Em Jerusalém. 21:1 – 25:46. 1. Entrada triunfal. 21:1-11. 2. Purificação do Templo. 21:12-17. 3. Maldição da figueira estéril. 21:18-22. 4. Objeções à autoridade de Jesus e sua resposta alegórica. 21:23 – 22:14. 5. Jesus é interrogado por diversos grupos. 22:15-46. 6. Jesus denuncia publicamente os fariseus. 23:1-39. 7. Discurso no Monte das Oliveiras. 24:1 – 25:46. IV. A Paixão de Jesus Cristo. 26:1 – 27:66. A. Conspiração contra Jesus. 26:1-16 B. A refeição final. 26:17-30. C. Profecia da negação de Pedro. 26:31-35. D. Acontecimentos no Getsêmani. 26:36-56. E. Acontecimentos nos tribunais judeus. 26:57 – 27:2. F. Remorso de Judas. 27:3-10. G. Acontecimentos nos tribunais romanos. 27:11-31. H. A crucificação. 27:32-56. I. Sepultamento. 27:57-66. V. A Ressurreição de Jesus Cristo. 28:1-20. A. Descobrimento da sepultura vazia. 28:1-8. B. Aparecimento de Jesus. 28:9, 10. C. O que disseram os soldados. 28:11-15. D. A Grande Comissão. 28:16-20. COMENTÁRIO I. O Nascimento e Infância de Jesus Cristo. 1:1 - 2:23. Mateus 1 A. Genealogia de Cristo. 1:1-17. Esta linhagem de Abraão a Jesus, através dos reis da casa de Davi, tem a intenção explícita de apresentar os direitos de Jesus ao trono de Davi. Ainda que o trono estivesse vago por quase seis séculos, ninguém poderia esperar a devida consideração dos judeus para com o Messias se Ele não pudesse provar sua ascendência real. (Lucas. 3:23-38 apresenta outra genealogia, aparentemente a de Maria, para mostrar a verdadeira ascendência consanguínea de Jesus, que também era da família de Davi.) 1. O livro da genealogia. Uma expressão hebraica variada mente compreendida como sendo o título de todo o Evangelho de Mateus, dos dois primeiros capítulos, ou dos dezessete primeiros versículos. Uma expressão semelhante em Gênesis. 5:1 é bastante ampla para incluir tanto a genealogia como a narrativa entretecida (Gênesis. 5:1-6:8). Jesus é nome histórico; Cristo (o equivalente ao Messias hebraico, "o ungido") é o título do seu ofício. Os dois nomes não foram geralmente usados juntos como nome próprio até depois da Ascensão. ( Estudando a Bíblia Livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


12 de Julho Dia 193  

Leituras: Lucas 6:37-42; Gálatas 4:21-31; Salmo 12; Provérbios 3:19-26; Jó 29-30.  

Versículo Especial“Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave” (Provérbios 3:24).  

Pensamento BíblicoA Chave Para uma Noite Bem Dormida (Provérbios 3:21-26). Muitas noites têm sido perdidas por preocupações, culpa e medo. Aqueles que tentam viver sem o Senhor são aptos a serem atormentados nesta vida, passando de um ansioso momento a um próximo com uma certa quantidade de temor do que está por vir. Mas aqueles que confiam em Deus põem sua confiança nele e encontram conforto em sua sabedoria.  

Ação: Lembre-se de que Deus é a fonte do conforto e da confiança. Ele ajuda seus filhos a vencer suas provações. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

11 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 4  ESBOÇO I. O nascimento e infância de Jesus Cristo. 1:1 – 2:23. A. Genealogia de Cristo. 1:1-17. B. Nascimento de Cristo. 1: 18-25. C. Visita dos Magos. 2: 1-12. D. Fuga para o Egito e o massacre das crianças. 2:13-18. E. Residência em Nazaré. 2:19-23. II. Começo do ministério de Jesus Cristo. 3:1 – 4:11. A. O precursor de Cristo. 3:1-12. B. Batismo de Cristo. 3:12-17. C. Tentação de Cristo. 4: 1.11. III. O ministério de Jesus Cristo. 4:12 – 25:46. A. Na Galileia. 4 : 12-18 : 35. 1. Residência estabelecida em Cafarnaum. 4:12-17. 2. Chamada de quatro discípulos. 4:18-22. 3. Visão geral do ministério galileu. 4:23-25. 4. Sermão da Montanha. 5:1 - 7:29, 5. Dez milagres e acontecimentos relacionados. 8:1 – 9:38. 6. Missão dos Doze. 10:1-42. 7. Resposta de Cristo a João e discurso relacionado. 11:1-30. 8. Oposição dos fariseus. 12:1-50 9. Uma série de parábolas sobre o Reino. 13:1-58. 10. Retirada de Jesus após a decapitação de João. 14:1-36. 11. Conflito com os fariseus por causa de tradição. 15:1-20. 12. Retirada para a Fenícia e a cura da filha da mulher Cananéia. 15:21-28. 13. Volta ao Mar da Galileia e realização de milagres. 15:29-38. 14. Novo conflito com os fariseus e saduceus. 15:39 – 16:4. 15. Retirada para a região de Cesaréia de Filipos. 16:5 – 17:23. 16. Instrução dos Doze em Cafarnaum. 17:24 – 18:35. B. Na Peréia. 19:1 – 20:16. 1. Ensinamentos sobre o divórcio. 19:1-12. 2. A bênção das criancinhas. 19:13-15. 3. Entrevista com o moço rico. 19:16-30. 4. Parábola dos trabalhadores na vinha. 20:1-16. C. Na Judéia. 20:17-34. 1. Outra profecia sobre a morte e ressurreição de Cristo. 20:17-19. 2. Pedido ambicioso dos filhos de Zebedeu. 20:20-28. 3. Cura de dois cegos. 20:29-34. ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


11 de Julho Dia 192  

Leituras: Lucas 6:27-36; Gálatas 4:12-20; Salmo 11; Provérbios 3:13-18; Jó 25-28.  

Versículo Especial“Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos! Que leve sussurro temos ouvido dele! Mas o trovão do seu poder, quem o entenderá?” (Jó 26:14).  

Pensamento Bíblico“Que Leve Sussurro Temos Ouvido Dele” (Jó 26:14). Jó ficou pasmado, enquanto ele pensava no poder de Deus. Enquanto ele admirava toda a majestade de sua criação, ele concluía que estava vendo apenas uma pequena amostra das maravilhas que Deus pode fazer. Temos a mesma amostra do poder de Deus, sem sermos capazes de ver tudo o que Ele pode fazer. “Mas o trovão do seu poder, quem o entenderá?”  

Ação: Contemple a grandeza e o poder de Deus. Dê a ele louvor reverente. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

10 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 3  A data do Evangelho de Mateus deve ser anterior a 70 A.D., pois não encontramos nele nenhuma indicação de que Jerusalém estivesse em ruínas (sendo claramente proféticas todas as predições de sua destruição). Passagens tais como 27:8 ("até ao dia de hoje") e 28:15 (idem) exigem um intervalo de certa duração, mas quinze ou vinte anos após a Ressurreição seriam suficientes. Ênfase Especial. O estudo do seu conteúdo corrobora o testemunho de Irineu e Orígenes que declaram que Mateus foi escrito para os convertidos do judaísmo. Ele usa o Velho Testamento com mais frequência do que os outros (Harmony of the Gospels de Robertson faz uma lista de 93 citações em Mateus, 49 em Marcos, 80 em Lucas e 33 em João). Muita atenção foi dispensada para demonstrar que Jesus preencheu a profecia messiânica e foi, portanto, o Messias de Israel, que estabeleceria o reino prometido. Este Evangelho se distingue pelos discursos que Mateus registrou em toda a sua extensão, enfatizando os princípios, o alcance e os movimentos do reino messiânico (Mateus. 5-7; 13; 24-25). Assim, os cristãos judeus (que eram aos milhares na igreja primitiva; Atos 2:41, 47; 4:4; 5:14, 28; 6:1,7) receberam uma explicação autorizada de que a fé em Jesus não envolvia o repúdio do Velho Testamento, mas era o próprio alvo para o qual a revelação do Velho Testamento apontava. É claro que as mesmas perguntas eram feitas pelos judeus convertidos na proporção de sua compreensão do Velho Testamento. E portanto o Evangelho de Mateus ocupa um lugar de destaque dentro do pensamento cristão que chega a justificar a sua posição de primeiro Evangelho em nosso Novo Testamento. ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


10 de Julho Dia 191  

Leituras: Lucas 6:20-26; Gálatas 4:1-11; Salmo 10; Provérbios 3:7-12; Jó 22-24.  

Versículo Especial“De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus” (Gálatas 4:7).  

Pensamento Bíblico: Filhos Adotivos de Deus (Gálatas 4:1-7). Que privilégio! Deus nos libertou da escravidão para permitir-nos ser adotados como seus próprios filhos. Como filhos de Deus, os cristãos se dirigem a ele como a um Pai querido. Por causa de sua bondade e graça, podemos ser considerados como herdeiros de Deus. Nosso Pai é aquele que tem poder sobre o universo inteiro!  

Ação: Se você é um cristão, você é privilegiado por ser chamado filho de Deus. Use bem esse nome!.( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

9 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 2  INTRODUÇÃO O autor. Abundante testemunho histórico atribui este Evangelho a Mateus, o publicano, também chamado Levi por Marcos e Lucas. Dúvidas recentes quanto à autoria de Matem são o produto de hipóteses levantadas para explicação do Problema Sinótico. Mas essas hipóteses não podem alterar o testemunho da igreja primitiva, cujos escritores citaram este Evangelho com mais frequência do que qualquer outro. Considerando que Mateus não era particularmente destacado entre os Doze, e não havendo uma tendência especial para se exigir autoria apostólica dos Sinóticos (isto é, Marcos e Lucas), não existe nenhuma razão a priori para se lhe conferir a autoria do Evangelho se ele realmente não tivesse escrito. Na qualidade de ex-cobrador de impostos, Mateus estava bem qualificado para produzir tal evangelho. Seu conhecimento comercial de taquigrafia capacitou-o a registrar totalmente os discursos de Jesus. Sua familiaridade com os números reflete-se na sua frequente menção de dinheiro, seu interesse em grandes quantias (Mateus. 18:24; 25:15), e a sua preocupação com estatísticas em geral (1:17 por exemplo). Redação e Data. A grande frequência de citações e alusões feitas a Mateus encontradas na Didaquê e nas Epístolas de Barnabé, Inácio, Justino Mártir e em outros escritos prova sua antiguidade e seu uso muito difundido. As conexões literárias deste Evangelho devem ser consideradas no que se relacionam aos outros Sinóticos, e também à luz da declaração de Papias que "Mateus escreveu as palavras no dialeto hebreu, e cada um interpretou como pôde" (Eusébio, História Eclesiástica 3.39). Muitos explicaram a declaração de Papias, dizendo que se referia a uma forma original do aramaico do qual se traduziu o nosso Evangelho Grego. Mas o nosso texto grego não tem as marcas de uma tradução, e a ausência de qualquer traço de um original aramaico lança pesadas dúvidas sobre tal hipótese. Goodspeed argumenta detalhadamente que seria contrário à prática grega dar a uma tradução grega o nome do autor do original aramaico, pois os gregos apenas se preocupavam com aquele que passava a obra para o grego. Como exemplos ele cita o Evangelho de Marcos (ele não foi chamado de Evangelho de Pedro) e o Velho Testamento Grego, que fui denominado Septuaginta (Os Setenta) segundo seus tradutores, não segundo seus autores hebreus (E. J. Goodspeed, Matthew. Apostle and Evangelist, pág. 105, 106). Assim, entende-se, segundo Papias, que Mateus registrou (taquigraficamente?) os discursos de Jesus em aramaico, e mais tarde recorreu às anotações quando redigiu seu Evangelho Grego. Ainda que seja certamente possível que Marcos fosse escrito primeiro, e que estivesse à disposição de Mateus, não houve nenhum uso servil desse Evangelho mais curto por parte de Mateus, e muitos têm argumentado pela completa independência desses dois livros. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de Julho Dia 190  

Leituras: Lucas 6:12-19; Gálatas 3:19-29; Salmo 9; Provérbios 3:1-6; Jó 20-21.  

Versículo Especial“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revististes” (Gálatas 3:27).  

Pensamento Bíblico“Filhos de Deus Mediante a Fé em Jesus Cristo” (Gálatas 3:19-29). Este trecho apresenta alguns princípios vitais com respeito ao nosso relacionamento com o Senhor. Note estes pontos: 

   Não somos justificados pela lei de Moisés (ou qualquer outro sistema de lei).

   Só podemos ser justificados pela fé em Jesus Cristo.

   A lei de Moisés (um tutor para guiar as pessoas a Cristo) já não governa.

   A fé que salva inclui o batismo em Cristo.

   Aqueles que pertencem a Cristo são considerados descendentes de Abraão e, através dele, legítimos herdeiros das promessas que lhe foram feitas.  

Ação: Examine sua vida. Você está vivendo pela fé em Jesus? (Esta Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


 

8 de julho de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Malaquias (Comentário Bíblico Moody) 26  O mosteiro de Qunram, perto das cavernas onde se encontraram os Códices do Mar Morto, segundo muitos mestres, deve ter sido um centro essênio no deserto da Judéia. Os códices indicam que os membros da comunidade tinham deixado as corruptas influências das cidades judias para prepararem, no deserto; "o caminho do Senhor". Criam na vinda do Messias e achavam-se o verdadeiro Israel para o qual Ele viria. Escribas. Os escribas não eram, estritamente falando, uma seita mas antes membros de uma profissão. Eram, em primeiro lugar, copistas da Lei. Eram considerados autoridades nas Escrituras, uma vez que exerciam a função de mestres. Suas ideias eram geralmente iguais às dos fariseus, com os quais eram freqüentemente associados no Novo Testamento. Herodianos. Os herodianos criam que os interesses do Judaísmo melhor se defenderiam com a cooperação com os romanos. Seu nome foi emprestado de Herodes, o Grande, que tentou romanizar a Palestina do seu tempo. A política dos herodianos era mais secular que religiosa e era mais um partido do que uma seita. A opressão política romana, simbolizada por Herodes, e as reações religiosas expressas nas reações sectárias dentro do Judaísmo pré-cristão, forneceu a estrutura histórica para a vinda de Jesus. As frustrações e os conflitos -prepararam Israel para o advento do Messias de Deus, que apareceu "na plenitude dos tempos" (Gálatas. 4:4).( Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


8 de Julho Dia 189 

Leituras: Lucas 6:1-11; Gálatas 3:10-18; Salmo 8; Provérbios 2:16-22; Jó 18-19.  

Versículo Especial“Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade” (Salmo 8:1).  

Pensamento BíblicoDeus é Grande (Salmo 8). Uma noite estrelada de verão é uma boa oportunidade para se pensar na grandeza de Deus. Maravilhando-se com a grandeza do universo, lembre-se de que o salmista descreve os céus como a obra dos dedos de Deus. Um Deus de poder infinito ainda lembra de cada um de nós. Tais bênçãos não deverão ser recebidas levianamente.

Ação: Contemple a grandeza de Deus como é mostrada no maravilhoso universo que nos rodeia. Agradeça a ele por cuidar de você.( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

7 de julho de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Malaquias (Comentário Bíblico Moody) 25 III. Seitas Religiosas Quando, depois da conquista de Alexandre, o helenismo desafiou o pensamento do Oriente Próximo, alguns judeus apegaram-se mais tenazmente do que nunca à fé de seus pais, enquanto outros quiseram adaptar seu pensamento às ideias mais modernas que emanavam da Grécia. Finalmente o choque entre o Helenismo e o Judaísmo deu lugar a um certo número de seitas judias. Fariseus. Os fariseus eram os descendentes espirituais dos judeus piedosos que lutaram contra os helenizadores no tempo dos antigos Macabeus. O nome fariseu, "separatista", foi provavelmente dado a eles por seus inimigos para indicar que eram não-conformistas. Talvez, entretanto, fosse usado como zombada por causa de sua severidade que os separava de seus conterrâneos judeus como também dos pagãos. A lealdade à verdade às vezes produz orgulho e até mesmo hipocrisia, e é esta perversão do antigo ideal fariseu que foi denunciado por Jesus. Paulo dizia-se membro deste grupo ortodoxo dentro do judaísmo do seu tempo (Fp. 3:5). Saduceus. O partido saduceu, provavelmente cognominado assim segundo Zadoque, o sumo sacerdote indicado por Salomão (I Reis 2:35), negava a autoridade da tradição e olhava com suspeitas para qualquer revelação posterior à lei mosaico. Negava a doutrina da ressurreição, e não cria na existência de anjos ou espíritos (Atos 23:8). Os saduceus eram geralmente pessoas ricas e de posição, e cooperavam prontamente com o Helenismo daquele tempo. No período do Novo Testamento eles controlavam o sacerdócio e o ritual do templo. A sinagoga, por outro lado, era a fortaleza dos fariseus. Essênios. O Essenismo era uma reação ascética do externalismo dos fariseus e do mundanismo dos saduceus. Os essênios afastavam-se da sociedade e viviam no ascetismo e celibato. Davam atenção à leitura e estudo das Escrituras, orações e cerimônias de purificação. Tinham tudo em comum e eram conhecidos por seu trabalho e piedade. A guerra e a escravidão eram contra seus princípios.( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


7 de Julho Dia 188  

Leituras: Lucas 5:27-39; Gálatas 3:1-9; Salmo 7; Provérbios 2:10-15; Jó 15-17.  

Versículo Especial“Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento” (Lucas 5:32). 

Pensamento Bíblico: Chamando Pecadores ao Arrependimento (Lucas 5:27-32). A obra de Jesus diz-nos muito sobre nosso trabalho de espalhar o evangelho hoje. Não estamos procurando aqueles que já são puros (ou que desejam agir “santamente”), mas aqueles que admitirem sua necessidade de se submeterem ao Senhor. Temos que confiar no evangelho para funcionar como o poder de Deus para salvar. Nossa tarefa é mostrar aos honestos e humildes como voltarão ao Senhor. Temos que chamar os pecadores ao arrependimento.  

Ação: Compartilhe o evangelho com um pecador. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

6 de julho de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Malaquias (Comentário Bíblico Moody) 24 Baruque e a Epístola de Jeremias. Pretensamente escrita na Babilônia no quinto ano depois da destruição de Jerusalém, Baruque contém uma mensagem dos judeus do Exílio aos seus compatriotas na Judéia, inclusive uma oração para eles usarem na confissão de pecados e pedido de misericórdia a Deus. A Epístola de Jeremias adverte os exilados contra a idolatria. A Canção dos Três Filhos Santos. A canção foi colocada na boca dos jovens hebreus, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, e inserida em Daniel. 3:23, na Septuaginta. A História de Susana. Um suplemento apócrifo a Daniel, a História de Susana descreve a hipocrisia de dois anciãos. Tentaram seduzir Susana, foram por ela repudiados e, então, acusaram-na falsamente. Ela foi salva pelo jovem Daniel, que apontou as discrepâncias dos testemunhos deles. Bel e o Dragão. A história de Bel conta como Daniel denunciou a fraude dos sacerdotes de Bel, que secretamente comiam o alimento deixado para o seu ídolo, destarte enganando o povo. A história conta como Daniel matou o dragão que era adorado como um deus na Babilônia. Daniel foi lançado em uma cova de leões mas foi milagrosamente protegido. Habacuque, trazido por um anjo à cova, serviu a Daniel. I Macabeus. As lutas com o helenismo e o período da revolta dos Macabeus estão descritas em I Macabeus, um livro que apresenta a história da Judéia desde a ascensão de Antíoco Epifânio (175A.C.) até a morte de Simeão (135 A.C.). Pensa-se que foi escrito em cerca de 105 A.C. lI Macabeus. O segundo livro dos Macabeus contém a história do período entre 175 e 160 A.C., paralelo, mas independente, a I Macabeus. É o resumo de uma história mais detalhada por um certo Jason de Cirene (2:23). ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 93  9, 10. Não sendo por causa de relações sexuais ilícitas (conf. com 5:31). Se fornicação deve s...