12 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
MEDITAÇÃO DO DIA
12 de setembro Dia 255
Leituras: Lucas 21:29-38; 1 Timóteo 5:17-25; Salmo 67; Provérbios 16:10-15;
Jeremias 47-48.
Versículo Especial: “Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça
resplandecer sobre nós o rosto” (Salmo 67:1).
Pensamento Bíblico: “Nada
Fazendo com Parcialidade” (1 Timóteo 5:21). Esta importante
admoestação está colocada entre instruções sobre reprovar o pecado e não
aprovar o erro: “. . . guardes estes conselhos, sem prevenção, nada
fazendo com parcialidade.” O povo de Deus tem que estar
preocupado, acima de tudo, com a ligação das pessoas com Deus. Não devemos
mostrar parcialidade na base de relacionamento familiar, raça, grau de
educação, nível sócio-econômico, ou outra qualquer distinção
humana.
Ação:
Examine-se. Você vive sem preconceito? ( Estra Ido dos estudos da Bíblia.Net
que Deus abençoe a todos)
11 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 4 Os motivos básicos por que alguns mestres negam a autenticidade de Daniel é que eles já rejeitaram previamente a possibilidade da profecia preditiva (veja J.E.H. Thomson, Daniel in Pulpit Commentary, pág. xliii). Isto, embora geralmente não seja explícito, é por vezes francamente admitido (por exemplo, Robert H. Pfeiffer, Introduction to the Old Testament, pág. 755). Os argumentos apresentados em defesa do ponto de vista negativo são principalmente estes: 1) O autor comete erros históricos crassos. 2) O hebraico e o aramaico de Daniel são de tipos muito posteriores ao século sexto. 3) Diversos termos usados são palavras persas e pegas que um escritor judeu do século sexto não poderia conhecer. 4) A posição do livro na terceira seção (Escrituras ou Hagiografia) do Velho Testamento indica origem tardia, depois de concluído o cânon profético. 5) Não há testemunho externo da existência de Daniel antes do século segundo. 6) As ideias teológicas do livro são demasiadamente avançadas para o sexto século. 7) As histórias são fantásticas, não são fiéis à história e irreais. 8) A literatura apocalíptica da qual Daniel é um exemplo, só apareceu "tardiamente no período helenístico" (Montgomery, ICC, pág. 80). Os argumentos usados pelos modernos apologistas para sustentarem a autenticidade de Daniel são os seguintes: 1) evidências visíveis do testemunho do livro; 2) sua recepção no cânon, o que dá testemunho do fato dos judeus dos séculos pré-cristãos crerem na sua autenticidade; 3) o testemunho uniforme do Novo Testamento, inclusive a opinião expressa de nosso Senhor; 4) o antigo testemunho externo direto (inclusive Ezequiel. 14:14, 20; 28:3; IMarcos. 2:59, 60) e diversas passagens em Josefo; 5) evidência da influência de Daniel antes de 165 A.C.; 6) refutação dos argumentos negativos referentes às ideias e história do livro. Estes têm encontrado apoio especialmente forte na arqueologia. A maior parte das objeções históricas têm sido silenciadas por Boutflower, (In and Around the Book of Daniel; R.H. Dougherty, Nabonidus and Belshazzar). Ob serve particularmente a admissão bastante prejudicial de Montgomery (ICC, pág. 72, todo o 2º parágrafo). Estrutura do Livro. Um exame superficial poderia provocar a divisão do livro em duas partes principais, cada uma com seis subdivisões de um capítulo cada: capítulos 1-6, as Histórias de Daniel; capítulos 7-12, as Profecias de Daniel. Como acontece com tais esboços simples, entretanto, esta divisão em duas partes é mais aparente que real. Os capítulos 10-12, na realidade, constituem uma importante unidade em si mesmas.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
11 de setembro Dia 254
Leituras: Lucas 21:20-28; 1
Timóteo 5:1-16; Salmo 66; Provérbios 16:1-9; Jeremias 44-46.
Versículo Especial: “Abominável
é ao Senhor todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune” (Provérbios
16:5).
Pensamento Bíblico: O Orgulho é
Mau (Provérbios
16:5). “Abominação” é uma palavra forte. É usada tipicamente na
Bíblia para falar de pecados revoltantes que refletem falhas de caráter
fundamentais. O orgulho é visto com tal desprezo Divino, e por boas razões.
Quando pensamos muito alto de nós mesmos, tendemos a diminuir: outras
pessoas, nosso próprio pecado e o valor da misericórdia e o sacrifício de
Deus. O orgulho é perigosamente mau.
Ação: Para remover o
orgulho, pense na imensa grandeza de Deus. ( Estra Ido dos estudos
da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
10 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 3 Data e Autoria. Desde o terceiro século da Era Cristã, a data e autoria de Daniel tem sido um campo de batalha entre aqueles que aceitam as reivindicações bíblicas por si mesmas e aqueles que não as aceitam. Até onde sabemos, todo judeu e cristão da antiguidade aceitava o livro como escrito nos períodos babilônico e persa no sexto século, na e perto da cidade de Babilônia, como o livro reivindica. O Novo Testamento, como também diversas obras não bíblicas, aceitam inquestionavelmente a genuinidade do livro. Um filósofo neoplatonista, chamado Porfírio (233-304 d.C.), em controvérsia com os cristãos, viu que o livro se refere à história dos acontecimentos que tiveram lugar entre o século quinto e o começo do século segundo. Especificamente, ele fala do advento dos impérios medo-persa e grego, e especialmente dos detalhes da vida de um certo Antíoco Epifânio, rei da Síria, 175-163 A.C., no seu conflito com o rei do Egito e com os judeus na Palestina. Assim Porfírio, negando que o livro fosse escrito conforme reivindicações, declarou que foi escrito na Palestina por um judeu que viveu no tempo de Antíoco e que aquilo que foi escrito como profecia era, na realidade, história. Ele ainda defendia que o livro era exato como história até Antíoco, mas inexato depois dele. Eusébio de Cesaréia, Apolinário, Metódius e mais notadamente Jerônimo, todos escreveram réplicas a Porfírio (veja Jerome's Commentary to Daniel, Prólogo). Nos tempos modernos o desenvolvimento da incredulidade nos círculos eclesiásticos tem provocado a ressurreição dos argumentos de Porfírio e seus oponentes. Conforme E.B. Pusey escreveu, perto de um século atrás: "A engenhosidade humana nas coisas espirituais e seculares é muito limitada. Seria provavelmente difícil inventar uma nova heresia. Os oponentes de antigamente eram tão ou mais perspicazes quanto os de hoje; de modo que o terreno está quase exaurido" (Daniel the Prophet, pág. iii). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
9 de setembro Dia 252
Leituras: Lucas 20:41-47; 1 Timóteo 4:1-10; Salmo 64; Provérbios 15:24-28;
Jeremias 38-40.
Versículo Especial: “O que é avido por lucro desonesto transtorna a
sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá” (Provérbios
15:27).
Pensamento Bíblico: Um Profeta num Calabouço (Jeremias 38-39). A
pregação de Jeremias recebeu uma resposta dura dos príncipes de seu próprio
povo. Eles o puseram em um calabouço e quase o deixaram morrer de fome, tudo
porque eles não queriam ouvir a verdade. Nossa sociedade tolerante facilita o
falar a verdade, mas ainda há muitas pessoas que se irritam com ela. Mesmo que
nossas intenções sejam tão mal interpretadas como foram as de Jeremias,
precisamos continuar divulgando o evangelho.
Ação: Custe o que custar, fale a Verdade. ( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
9 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 2 INTRODUÇÃO Nome do Livro. Em nossas Bíblias o título desta porção das Escrituras é "O Livro de Daniel". Na Bíblia Hebraica o título é simplesmente, "Daniel", o que, de acordo com o costume seguido pelos Profetas Maiores e Menores, corresponde ao nome do autor do livro. Como em diversos outros livros de profecia (por exemplo, Jeremias e Oséias), o autor também é o personagem principal dos acontecimentos registrados. Essa obra do Velho Testamento leva esse nome nas mais antigas listas e referências. Jesus referiu-se às profecias deste livro como "de que falou o profeta Daniel" (Mateus. 24:15; Marcos. 13:14). O testemunho de nosso Senhor não diz simplesmente que o livro tinha o nome de Daniel, mas que suas profecias foram proferidas por ele. O nome de Daniel tem sido identificado na literatura de diversas outras línguas antigas – acadiano, sabeu, palmirênio, nabateano (J.A. Montgomery, A Critical and Exegetical Commentary on the Book of Daniel, ICC, pág. 128), e na literatura cananita de Ras Shamra, onde aparece um herói chamado Daniel (Tale of Aqhat, ANET, 149-155). Os mestres evangélicos geralmente identificam o autor de nosso livro com o Daniel de Ezequiel 14:14, 20 e 28:3, onde é citado, junto com Noé e Jó, como exemplo de homem justo. Aqueles que negam a autenticidade de Daniel defendem que o Daniel de Ezequiel é "uma figura da tradição antiga e cosmopolita, como o Noé-Utnapishtim da história do dilúvio", etc. (Montgomery, ICC, pág. 2). O Jó e o Noé de Ezequiel, contudo, são figuras bíblicas, não cosmopolitas. Podemos portanto presumir que o Daniel de Ezequiel também é o autor de nosso livro. (Quanto ao significado do nome, veja observações de Daniel. 1:6). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
10 de setembro Dia 253
Leituras: Lucas 21:1-19; 1 Timóteo 4:11-16; Salmo 65; Provérbios 15:29-33;
Jeremias 41-43.
Versículo Especial: “Medita estas cousas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a
todos seja manifesto” (1 Timóteo 4:15).
Pensamento Bíblico: Conselho Franco a um Jovem (1 Timóteo
4:11-16). Paulo oferece um conselho muito específico a Timóteo. Observe os
pontos ressaltados:
Ensine aos outros o que você aprendeu (v. 11).
Ensine pelo seu próprio bom exemplo (v. 12).
Seja fiel à Verdade (vs.13, 16).
Aproveite as habilidades que Deus lhe deu (v. 14).
Medite na palavra de Deus (v. 15).
Dedique-se a continuar a crescer (v. 15).
Moços e velhos lucrarão ao aplicar o
conselho de Paulo ao seu serviço.
Ação: “Torna-te padrão dos
fiéis . . .” ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos
8 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 167 c) As Cinco Tribos ao Sul da Porção Sagrada. 48:23-29. Benjamim, Simeão, Issacar, Zebulom e Gade receberiam seções de terra de leste a oeste, a partir da área do templo até as fronteiras meridionais da terra. Esta divisão não segue a disposição original das tribos. Toda a nação está aqui unida a oeste do Jordão. Considerando que o Templo tinha de permanecer em Jerusalém, sete tribos ficaram localizadas ao norte e cinco ao sul dela. As tribos de Lia e Raquel ficaram localizadas mais perto do Templo, enquanto as tribos de Bila e Zilpa ficaram mais afastadas. d) A Nova Cidade de Jerusalém. 48:30-35. 30-34. As saídas da cidade; isto é, as portas da cidade. Cada lado da cidade era de 4.500 côvados de comprimento, com três portões de cada lado, cada um segundo uma tribo de Israel. Ao norte, os portões de Rúben, Judá e Levi (v. 31); a leste, os portões de José, Benjamim, Dã (v. 32); ao sul, os portões de Simeão, Issacar e Zebulom (v. 33); e a oeste, os portões de Gade, Aser e Naftali (v. 34). Observe que Levi está reconhecido como tribo e José representa Efraim e Manassés. Cons. Apocalipse. 21:12-21; 7:5-8. 35a. Dezoito mil côvados em redor. A circunferência da cidade era de 18.000 côvados. No tempo de Josefo, a circunferência da cidade de Jerusalém era de tanta e três estádios, cerca de 6, 4 quilômetros (Wars V. 4. 3). 35b. O nome da cidade, desde o dia em que existir novamente, será: O SENHOR está ali (Yahweh shammâ). Cons. Apocalipse. 21:3. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
8 de setembro Dia 251
Leituras: Lucas 20:27-40; 1 Timóteo 3:8-16; Salmo 63; Provérbios 15:19-23;
Jeremias 36-37.
Versículo Especial: “Porque tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas, eu
canto jubiloso” (Salmo 63:7).
Pensamento Bíblico: Qualificações
dos Diáconos (1 Timóteo 3:8-13). Há muitos
servos (diácono significa servo) na igreja de Deus. De fato, todos os cristãos
devem servir os outros (Gálatas 5:13). Alguns homens, contudo, são
especialmente qualificados e reconhecidos para servir com os presbíteros numa igreja
local (Filipenses 1:1). Não é um trabalho fascinante, mas um papel importante
do serviço (leia o versículo 13 de novo).
Ação: Estabeleça suas metas de crescimento espiritual. As qualificações dos
presbíteros e diáconos oferecem-lhe bons alvos. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
7 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 166 18. Os limites orientais. Cons. Números. 34:10-12. RSV.: Desde Hazer[1]Enom, ao longo do Jordão, até ao mar do oriente (o Mar Morto), até Tamar (talvez Kurnub, 40 quilômetros a sudoeste do extremo do Mar Morto; cons. I Reis 9:17). 19. Os limites ao sul. Desde Tamar até às águas de Meribá-Cades (Cades-Barnéia; Números. 27:14; Josué. 10:41; etc., geralmente identificada com 'Ain Qadeis, cerca de 80 quilômetros ao sul de Berseba) junto ao ribeiro do Egito (Números. 34:5; o Wadi el-arish) até ao Mar Grande. 20. Os limites ocidentais: Do Mar Mediterrâneo até um ponto oposto à entrada de Hamate (provavelmente ao extremo norte da planície el Biqâ, entre o Líbano e Anti-Líbano). As terras a leste do Jordão estão excluídas. 21-23. Segundo as tribos. Os estrangeiros que morassem entre as tribos deviam receber a sua herança na tribo em que morar. Ezequiel 48 3) A Disposição das Tribos na Terra. 48:1-35. a) Sete Tribos ao Norte da Porção Sagrada. 48:1-7. Sete tribos – Dã, Aser, Naftali, Manassés, Efraim, Rúben e Judá – receberiam tiras de terra de leste a oeste a partir das fronteiras ao norte até a terra da Porção Sagrada. As dificuldades físicas e topográficas são ignoradas. b) A Porção Sagrada. 48:8-22. Quanto a uma descrição paralela veja 45:1-8a. Uma tira de terra de 25.000 côvados de largura que ia da fronteira oriental à ocidental da terra foi separada para uso sagrado. No centro dela ficava o distrito santo (vs. 8, 9, 20; cons. 45:1, 2). 10-12. A porção do sacerdote. Cons. 45:3, 4. 13, 14. A porção dos levitas. Cons. 45:5. 15-20. A porção da cidade. Com. 45:6. No meio da terceira tira da porção sagrada, de 25.000 X 5.000 côvados, ficava a cidade (v.15), um quadrado de 4.500 côvados de cada lado (v. 16), rodeada por uma tira larga de 250 côvados de arredores (E.R.C., arrabaldes; v. 17). Os 10.000 côvados de terra de cada lado da cidade tinham propósitos de agricultura, cujo produto será para os operários e lavradores (v.18). Os membros de todas as tribos tinham de trabalhar nela (v. 19). 21, 22. A porção do príncipe. O que restar será para o príncipe. Cons. 45:7, 8a. Seu território está limitado por Judá ao norte e Benjamim ao sul. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
7 de setembro Dia 250
Leituras: Lucas 20:20-26; 1 Timóteo 3:1-7; Salmo 62; Provérbios 15:13-18; Jeremias
33-35.
Versículo Especial: “Melhor é um prato de hortaliças onde há amor do que o boi
cevado e, com ele, o ódio” (Provérbios 15:17).
Pensamento Bíblico: Qualificações
dos Bispos (1 Timóteo 3:1-7). Bispos (também
chamados pastores, anciãos, presbíteros, etc.) são os encarregados do sério
trabalho de cuidar do povo de Deus. Deus apresenta certas exigências (veja
lista semelhante em Tito 1:5-9), que têm que ser atendidas se alguém deseja
servir nessa atividade. Exceto por umas poucas particularidades (idade, sexo,
família, experiência), estas qualificações resumem o que cada pessoa deveria
ser.
Ação: Examine cuidadosamente cada qualificação para os presbíteros. Aceite-as
como um desafio para encorajar seu próprio progresso.( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
6 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 165 Ezequiel 47 1) A Torrente que Proporciona Vida e Sai do Templo. 47:1-12. O profeta é levado do átrio externo (46:21) ao vestíbulo do Templo (40:48, 49). Ali ele vê uma torrente brotando de sob a soleira do Templo, vinda do leste, passando ao sul do altar (v. 1) e ao sul do portão oriental externo (v. 2). A 1.000 côvados do portão, as águas já davam pelos artelhos (v. 3), mas aos 4.000 côvados já tinham se transformado em um rio (nahal), bastante profundo para se nadar nele (vs. 4, 5). Ao longo das margens do rio cresciam árvores sempre verdes (v. 7) que davam novos frutos todos os meses e cujas folhas serviam de remédio (v. 12). As águas desciam para o Arabá, a depressão do Vale do Jordão que vai até o Golfo de Ácaba, transformando-o, e entram no Mar Morto, cujas águas ficarão saudáveis (v. 8) e cheias de vida (v. 9), tal como o Mar Mediterrâneo (v. 10). Junto a ele se acharão pescadores (junto ao Mar Morto), desde En-Gedi (fonte do cabrito, no meio da praia ocidental do Mar Morto, um oásis de fertilidade por causa de suas abundantes águas; Cons. Cantares 1:14) até En-Eglaim (v. 10); "fonte dos dois bezerros"?), possivelmente perto da atual Ain Feshka, cerca de 3,2 quilômetros ao sul de Khirbet Qumran, onde se encontraram os Códices do Mar Morto. Os seus charcos . . . não serão feitos saudáveis, isto é, continuarão salgados (v, 11). A transformação da terra será devida à presença de Deus (cons. 34:26-30; 36:8-15, 30-36; 37:26- 28). Observe a influência desta visão sobre os outros escritores: Joel 3:18; Zacarias. 13:1; 14:8; João 4:14; 7:37, 38; Apocalipse. 22:1, 2; também Sir. 24:34, 35; Enoque 26:2, 3. Para o crente cristão, ela fala de vida, cura, paz e prosperidade, tudo ao seu alcance através do Espírito Santo. 2) Os Limites da Terra. 47:13-23. Compare Números. 34:1-12, onde as fronteiras do norte ao sul medem cerca de 448 quilômetros. A nova terra seria divida igualmente entre as doze tribos (vs. 13, 14). 14-17. Os limites do norte: desde o Mar Grande (o Mediterrâneo) caminho de Hetlom (Heitela, 9, 60 quilômetros ao norte de Trípoli, ou Adlun, entre Zarepta e Tiro) até (a entrada de, LXX) Hamate sobre o Orontes (184 quilômetros ao norte de Damasco, Amós 6:2) até Zedade (Sadad, a sudoeste de Homs), Berota (pertencente a Zoba, II Sm. 8:8; ou Beraitan perto de Baalbeque), Sibraim (Zifrom, entre Hamate e Homs, Nm. 34:9) até Hazer-Haticom (Hazer central = Hazer-enam?) que está junto ao termo de Haurã (a leste do Jordão, sul de Damasco). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
6 de setembro Dia 249
Leituras: Lucas 20:9-19; 1 Timóteo 2:8-15; Salmo 61; Provérbios 15:7-12; Jeremias
32.
Versículo Especial: “O escarnecedor não ama àquele
que o repreende, nem se chegará para os sábios” (Provérbios
15:12).
Pensamento Bíblico: Evitando o Bom Conselho (Provérbios 15:12).
Nunca é fácil admitir os erros pessoais, então é natural procurar a aprovação
dos outros. Mas, às vezes, estamos errados e precisamos ser corrigidos. Se
somos sábios, procuraremos o bom conselho que pode não ser fácil de engolir.
Aqueles que querem ouvir somente a bajulação confortável dos outros impedirão o
seu próprio crescimento espiritual. Precisamos de amigos que nos digam a
verdade, até mesmo quando ela é desagradável.
Ação: Procure o bom conselho daquele que é verdadeiramente sábio! ( Estra Ido
dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
5 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 163 1-5. Sábados. O portão oriental do átrio interno, fechado durante os seis dias de trabalho, devia ser aberto no sábado (v. 1). O príncipe entraria por ali e adoraria no seu limiar, onde poderia ver os sacrifícios sobre o altar (v. 2). Do lado de fora do portão, o povo adoraria, vendo através dele (v. 3). O príncipe forneceria o holocausto, a oferta de manjares e as ofertas voluntárias (vs. 4, 5; cons. Números. 28:11-15). 6-8. Lua Nova. Ofertas semelhantes deviam ser fornecidas pelo príncipe para as luas novas. 8. Ele entrará pelo vestíbulo . . . e sairá pelo mesmo caminho. Isto é, sem colocar o pé no átrio interior. 9, 10. Quando vier o povo da terra. Para evitar confusão, o povo vindo às festas entraria por um portão e sairia pelo outro. O príncipe adoraria com o povo como se fosse igual. 11. Nas solenidades e nas festas fixas, a oferta de manjares devia acompanhar o holocausto, como nos sábados. 12. As ofertas voluntárias deviam ser preparadas pela comunidade. Sobre a contínua oferta queimada (tamid), veja Êxodo. 29:42; Números. 28, 29; Deuteronômio . 8:11-13. c) O Príncipe e Suas Propriedades Fundiárias. 46:16-18. Estes versículos suplementam 45:8, 9. Quando o príncipe der qualquer propriedade em terras a seus filhos, ficará sendo deles (v. 16). Se ele der terras a seu servo, será deste até ao ano da liberdade (v. 17), provavelmente o Ano do Jubileu, cada décimo quinto ano (cons. Levítico. 25:10; Jeremias. 34:14; Isaias. 61:1). O príncipe não deveria desapossar o povo de suas propriedades (v. 18; cons. 45:8, 9). d) Cozinhas para as Refeições Sacrificiais. 46:19-24. As cozinhas para os sacerdotes (vs. 19, 20) ficavam no extremo oeste das câmaras sacerdotais, descritas em 42:1-14). Para (não) santificarem o povo. Veja 44:19. 21-24. As cozinhas para cozimento das refeições sacrificiais do povo ficavam localizadas nos quatro cantos do átrio externo. Em cada um deles havia pátios ou cercados menores, de 40 X 30 côvados de tamanho, para abrigar as cozinhas, onde os levitas (44:10-14) serviam o povo. O circuito dos prédios do templo está agora completo, e introduz-se um novo tópico. C. Uma Nova Terra Santa. 47:1 – 48:35. Depois de uma descrição da corrente que dá vida à terra (47:1-12), indica-se os limites da ter rra (47:13-23) e a disposição das tribos dentro dela (48:1-35). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
5 de setembro Dia 248
Leituras: Lucas 20:1-8; 1 Timóteo 2:1-7; Salmo 60; Provérbios 15:1-6; Jeremias
31.
Versículo Especial: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15:1).
Pensamento Bíblico: A Língua Serena (Provérbios 15:1-4). Estes
versículos nos lembram do poder da língua. Quando usada impropriamente, ela
pode: ì provocar a raiva, í derramar a tolice e î quebrar o espírito com
perversidade. Quando usada corretamente, ela pode: ì afastar a ira, í usar o
conhecimento corretamente e î servir como uma árvore da vida. É nossa a escolha
de fazer de nossas línguas instrumentos de Deus ou instrumentos de
Satanás!
Ação: Pese suas palavras cuidadosamente. Use sua língua para edificar e
encorajar, não para danificar e destruir. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net
que Deus abençoe a todos)
4 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 162 b) Obrigações dos Príncipes. 45:9-12. Os príncipes do futuro reino deviam afastar a dolência (Amós 3:6; Jeremias. 6:7) executar a justiça (Jeremias. 22:3, 15; 23:5) e acabar com os desapossamentos (v. 9; cons. 46:18; I Samuel. 8:14; Isaias. 5:8; I Reis 21:9). Não devia haver um reavivamento da monarquia com o poder e a pompa de antigamente. A principal função do príncipe era providenciar as ofertas. Através dele a unidade da nação seda expressa em sua adoração (45:6, 17, 21-25; 46:1-12). Ele não tinha poder sacerdotal nem autocrático. O Senhor é o verdadeiro proprietário da terra. O príncipe devia estabelecer um sistema de medidas (vs. 10, 11) e pesos (v. 12; cons. G.A. Barrois, "Chronology, Metrology, etc. , of the Bible", IB, 1, 142.164) carreto. c) As Ofertas do Povo ao Príncipe e as Ofertas do Príncipe ao Templo. 45:13-17. O povo devia fazer ofertas específicas de suas colheitas (v. 13), azeite (v. 14) e ovelhas (v.15) para o príncipe (v.16), que por sua vez forneceria as diversas ofertas para as festas, luas novas, sábados e todas as festas fixas, a fim de se fazer expiação por Israel (v. 17). Os capítulos 45:16 – 46:18 é o haphtarah para Êxodo. 12:1-20. 3) As Ofertas para as Diversas Estações Sagradas. 45:18 - 46:24. a) Ofertas nas Festas. 45:18-25. 18-20. Purificação semi-anual do Templo. O santuário devia ser purificado semi-anualmente por meio do sangue da oferta do pecado no primeiro dia do primeiro mês, março-abril (vs. 18, 19) e através de ritos similares "no sétimo mês" (set./out.) "no primeiro dia do mês" (v. 21, LXX) assim expiarás o templo. 21-25. Ofertas na Festa da Páscoa e Festa dos Tabernáculos. Durante a páscoa na primavera (cons. Êxodo. 12:6; Deuteronômio. 16:1) e os sete dias dos pães asmos (cons. Êxodo. 13:6, 7; Deuteronômio. 16:8), o príncipe devia fornecer por si e por todo o povo a devida oferta pelo pecado, um holocausto e a oferta de manjares (vs. 21, 24). No sétimo mês, ele devia providenciar ofertas semelhantes para a festa das cabanas ou sukkoth, o grande festival da colheita (cons. Êxodo. 23:16; 34:22; Deuteronômio[RVF1] . 16:13 e segs.). Ezequiel 46 b) Ofertas nos Sábados e Luas Novas. 46:1-12.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
4 de setembro Dia 247
Leituras: Lucas 19:41-48; 1
Timóteo 1:12-20; Salmo 59; Provérbios 14:29-35; Jeremias 29-30.
Versículo Especial: “Vós
sereis o meu povo, eu serei o vosso Deus” (Jeremias
30:22).
Pensamento Bíblico: “Vós Sereis o Meu Povo” (Jeremias 30:22). Este
capítulo prediz a restauração de Israel e Judá, depois de suas deportações
pelos assírios e babilônios. O versículo 22 reflete o desejo de Deus por eles,
e seu desejo por todos os povos de hoje. Ele quer que tenhamos um
relacionamento como seu povo especial servos fiéis gozando os privilégios de
sermos seus herdeiros. Este é o desejo de Deus (veja 2 Pedro 3:9-15). É também
o nosso?
Ação: Certifique-se de que
está andando, hoje, em comunhão com Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net
que Deus abençoe a todos)
3 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 161 25-27. Não se aproximarão de nenhuma pessoa morta. Regulamento para o necessário contato dos sacerdotes com as pessoas mortas. Eles não podiam pôr luto a não ser pelos parentes consangüíneos mais achegados (cons. Levítico. 21:1-3, 11; Números. 19:14 e segs.). 26. Depois de ser ele purificado. Cons. Números. 19:14-19. 27. Apresentará. Cons. Levítico. 4:3. 28-31. Nestes versículos providencia-se pela manutenção dos sacerdotes. Eles viveriam das ofertas, das coisas dedicadas ao Senhor (Números. 18:14 e segs.; Levítico. 28:28, 29), das primícias (Números. 8:13; Deuteronômio. 18:4), das contribuições (terûmâ; cons. 20:40), talvez dos dízimos (Números. 15:19; 18:19). 30b. Bênção. Cons. Ml. 3:10. 31. Que de si mesma haja morrido. Cons. 4:14; Levítico. 22:8. Ezequiel 45 2) As Porções da Terra para os Sacerdotes, os Levitas e o Príncipe. 45:1-17. a) Território Sagrado do Templo e Seus Arredores. 45:1-8. O Templo de Ezequiel, além de se encontrar em um alto monte (40:2) e de ter átrios murados (caps. 40-42) e além de ser protegido pelas medidas de precaução de 44:4 e segs., ainda era protegido de profanação estando localizado no meio de território sagrado rodeado pelas dependências dos sacerdotes (48:8-22). Uma porção (terûmâ, "parte elevada ou separada do todo") da terra santa em toda a sua extensão (v. 1). A área consiste de três tiras paralelas, indo de leste a oeste, formando um quadrado de 25.000 X 25.000 côvados. A tira do meio, de 25.000 x 10.000 côvados, era separada para os sacerdotes e suas casas (vs. 3, 4). No meio dela um quadrado de 500 x 500 côvados para o santuário era rodeado por um espaço aberto de 50 côvados de todos os lados (vs. 1, 2). Ao norte dele ficava a área dos levitas e suas cidades, 25.000 X 10.000 côvados (v. 5, LXX; Números. 32:5; Isaías. 14:4). Ao sul ficava uma seção de 25.000 X 5.000 côvados, no centro do qual ficava um quadrado de 5.000 côvados de lado para a cidade santa, com campos cultivados de ambos os lados (cons. 48:15-20), propriedade de todas as tribos (v. 6). De ambos os lados desta porção santa ficava a porção de terra designada para o príncipe, 25.000 côvados de largura, que se estendia desde o termo ocidental até ao tenro oriental da terra (vs. 7, 8). Em contraste com os maus pastores do passado, os seus príncipes nunca mais oprimirão o . . . povo (cons. 22:25; 34:1 e segs.). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
3 de setembro Dia 246
Leituras: Lucas 19:28-40; 1 Timóteo 1:1-11; Salmo 58; Provérbios 14:22-28;
Jeremias 26-28.
Versículo Especial: “Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor
que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia” (1
Timóteo 1:5).
Pensamento Bíblico: “As Próprias Pedras Clamarão” (Lucas
19:28-40). Quando Jesus entrou em Jerusalém, ele foi louvado pela multidão que
o rodeava. Eles o reconheciam como o Rei (v. 28). Isto irritou os fariseus que,
sem dúvida, achavam isso blasfêmia (conf. Mateus 26:65). Eles chamaram Jesus
para que repreendesse a multidão, e Jesus respondeu: “Asseguro-vos que, se eles
se calarem, as próprias pedras clamarão” (v. 40). Até mesmo quando os homens
negam o poder do Senhor, as pedras falam a verdade! Não longe dali, as pedras
tinham devolvido Lázaro da sepultura (veja v. 29 e João 11). Aquelas pedras, e
as pedras ao nosso redor, foram uma pequena parte da obra das
mãos de Deus, quando Jesus criou o mundo. Todas elas atestam o seu poder (veja
João 1:3; Colossenses 1:16; Salmo 148).
Ação: Louve o Senhor, “. .
. Porque só o seu nome é excelso” (Salmo 148:13). ( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 178 Logo na lista vêm assassinatos e adultérios, e seu significado é claro. Logo vêm as avarezas (VM, cob...
-
Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 20 4) Paulo em suas cartas aos romanos e gálatas ensinou que não existem judeus nem gregos . ....
-
19 de Setembro Dia 262 Leituras : Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4. Versículo Espe...
-
E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servirei...