Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 7 Oséias 2 C. O Julgamento do Israel Infiel. 2:1-13. 2. Oséias devia se dirigir a Gômer com as palavras – ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido. A esposa do profeta separara[1]se dele, e com o coração partido ele reconheceu que os laços matrimoniais entre os dois tinham sido quebrados. As palavras são reminiscência da fórmula usada no divórcio. Da mesma maneira Deus se dirige a Israel. 3. Ela tinha de abandonar seus adultérios para que eu não a deixe despida. Este castigo por adultério é comprovado pelas Escrituras (Ezequiel. 16:38) e pelas tabuinhas de Nuzi na Mesopotâmia setentrional. As palavras aqui se aplicam a Israel, que viria a se tornar uma presa dos inimigos quando fosse abandonada sozinha e nua pelo seu Deus. 5. A esposa de Oséias dissera: Irei atrás de meus amantes. Conforme ela olhava para os seus amantes, Israel olhava para Baal e outros deuses cananitas. 7. Depois de passar por desapontamentos, Gômer, tal como Israel, diria: Irei, e tornarei para o meu primeiro marido. Nem Gômer nem Israel podia encontrar a satisfação na infidelidade. Deus aqui declara que ele colocada Israel no lugar em que ela veda a necessidade que tinha dele. 8. Deus agita misericordiosamente com o seu povo: Eu é que lhe dei o grão, e o vinho, e o óleo. Toda a fartura da terra tinha a Sua fonte no Senhor, mas Israel se esquecera Dele e trilha Suas bênçãos como ponto pacífico. Grão, vinho e óleo eram as bênçãos materiais que Deus concedera à Canaã (Deuteronômio. 7:13). 9. Deus, em atitude de disciplina, declarou que reteria o grão. Retirando a bênção, Ele colocaria Israel em situação de se lembrar de sua fonte divina. Baal não tinha o poder de ajudar; e se o Senhor não cuidasse de Israel, ela ficada faminta e destituída. Assim como o grão era usado para alimento, a lã e o linho forneciam vestimentas. Israel infiel ficaria nua por ter-se esquecido do Senhor. 10. Em juízo, Deus acrescentou que Ele descobriria as suas vergonhas. Literalmente, suas obscenidades, isto é, revelaria aos seus amantes o que ela era na realidade. 13. Os dias de Baalins eram os dias do pecado, durante os quais Israel se esquecera do Senhor e tornara as práticas idólatras e frequentemente obscenas uma parte da vida religiosa dos israelitas. Deus não ficada indiferente enquanto o Seu nome era assim profanado.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
24 de novembro de 2023
MEDITAÇÃO DO DIA
24 de Novembro Dia 328
Leituras: João 12:27-36; 1 João
1; Salmo 119:97-112; Provérbios 31:24-31; 1 Crônicas 14-15.
Versículo Especial: “Chegou
o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso” (João
12:31).
Pensamento Bíblico: Vitória
Diante da Derrota (João 12:27-36). Jesus sentia-se agoniado porque
a sua morte estava se aproximando, entretanto, ele sabia que precisava
completar sua missão para glorificar o Pai. Sua morte pareceria derrota nas
mãos de Satanás, mas Jesus sabia que ela, realmente: ì Glorificaria o Pai, í
Julgaria o mundo e î Expulsaria o dominador deste mundo. Derrota? Não para
Jesus!
Ação: Creia na luz para que
você possa ser um filho da luz (João 12:36). ( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
23 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 6 6. Desfavorecida. A filha de Gômer recebeu um nome destinado a dizer ao povo de Israel que não havia possibilidade de misericórdia. Como a "desfavorecida" ela simbolizava a situação angustiosa do Reino do Norte, que pecara contra Deus e estava amadurecida para o juízo. 7. Contrastando com a iminente queda de Israel, Deus disse: Da casa de Judá me compadecerei. Israel capitulou diante dos assírios (722 A.C), mas quando Senaqueribe cercou Jerusalém, Deus interveio para salvar a cidade (II Reis 19:35). 9. O segundo filho de Gômer recebeu o nome de Não-meu-povo. No Sinai, Israel fizera a aliança de se constituir o povo do Senhor e Ele de ser o seu Deus (Êxodo. 19:1-7). Repetidas vezes Israel transgrediu a aliança e aqui Oséias profeticamente declara que seria rejeitada. Não seria uma rejeição permanente (cons. Os. 2:3), mas resultaria no Exílio e na destruição do Reino do Norte como entidade política. B. Uma Mensagem de Esperança. 1:10, 11. 10. De acordo com a promessa (Gn. 15:5, 6) o número dos filhos de Israel seria como a areia do mar. Oséias pronunciou o juízo sobre o Israel não arrependido, mas apresenta a promessa da redenção final. O povo, embora dizimado pelo inimigo, seria numericamente reavivado e seria novamente chamado de filhos do Deus. Oséias 2 C. O Julgamento do Israel Infiel. 2:1-13. 2. Oséias devia se dirigir a Gômer com as palavras – ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido. A esposa do profeta separara[1]se dele, e com o coração partido ele reconheceu que os laços matrimoniais entre os dois tinham sido quebrados. As palavras são reminiscência da fórmula usada no divórcio. Da mesma maneira Deus se dirige a Israel. 3. Ela tinha de abandonar seus adultérios para que eu não a deixe despida. Este castigo por adultério é comprovado pelas Escrituras (Ezequiel. 16:38) e pelas tabuinhas de Nuzi na Mesopotâmia setentrional. As palavras aqui se aplicam a Israel, que viria a se tornar uma presa dos inimigos quando fosse abandonada sozinha e nua pelo seu Deus.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
23 de Novembro Dia 327
Leituras: João 12:20-26; 2 Pedro 3:10-18; Salmo 119:81-96; Provérbios 31:17-23;
1 Crônicas 12-13.
Versículo Especial: “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e
Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2
Pedro 3:18).
Pensamento Bíblico: “Os Bois
Tropeçaram” (1 Crônicas 13). Através de toda a História, tem havido pessoas
querendo engrandecer suas próprias opiniões para determinar o que eles pensam
que Deus quer. Este capítulo nos relembra que a única maneira de saber a
vontade de Deus é ouvindo suas palavras (veja 1 Coríntios 2:9-11). As intenções
de Uzá e do povo de Israel podem ter sido boas, porém um ato não aprovado
trouxe a punição. A morte de Uzá é lembrada para nos ajudar a
viver!
Ação: Obedeça respeitosamente às instruções de Deus. Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
22 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 5 2. Oséias recebeu ordem de se casar com uma mulher de prostituições e ser o pai de filhos de prostituição. Muitos comentaristas defendem que ele na realidade não se casou com uma prostituta, mas que a descrição deve ser tomada alegoricamente (veja Introd.). Eles interpretam as palavras de Oséias como a descrição de uma visão que ele teve e não de um acontecimento do qual fosse participante. Não há nenhuma indicação de alegoria no texto e as palavras parecem realmente descrever a vida conjugal de Oséias. O adultério de sua esposa talvez fosse algo que se desenvolvesse após o casamento com o profeta. Fazendo um retrospecto, Oséias poderia considerar este casamento como coisa providencial ordenada por Deus, pois forneceu a analogia que ele usou ao se dirigir a Israel. O profeta acusa: a terra se prostituiu. Assim como a esposa de Oséias provou ser-lhe infiel, Israel foi infiel ao Senhor. O adultério espiritual é uma figura de linguagem extraída do culto à fertilidade dos cananeus, com o seu ritual de prostituição. 3. Gômer, filha de Diblaim, era o nome da esposa de Oséias. O nome era comum e não temos base para lhe conceder algum significado alegórico. 4. O primeiro filho de Gômer foi chamado Jezreel, que significa Deus semeia. Tinha significado duplo: 1) Depois que o povo de Israel fosse disperso por causa do pecado, Deus o plantaria ou "semearia" novamente em sua própria terra. 2) Os pecados cometidos no vale de Jezreel por Jeú seriam punidos e Israel experimentada a derrota. O sangue de Jezreel é uma referência à tentativa pouco sábia de Jeú de defender a causa do Senhor matando todos os adoradores de Baal (II Reis 10:1-11). 5. Em juízo Deus disse: Quebrarei o arco de Israel. O arco aqui representa o poder (cons. Gn. 49:24) do Reino de Israel, que logo chegaria ao fim. Um arco quebrado era sinal de impotência. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
22 de novembro Dia 326
Leituras: João 12:12-19; 2 Pedro 3:1-9; Salmo 119:65-80; Provérbios 31:10-16; 1
Crônicas 11.
Versículo Especial: “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam
demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que
nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro
3:9).
Pensamento Bíblico: “Não Querendo que Nenhum Pereça” (2 Pedro
3:9). Deus está esperando. Ele continua adiando o julgamento para permitir que
mais pessoas se arrependam. Este fato deveria desafiar os pecadores a se
arrependerem e os fiéis a aproveitarem todas as oportunidades para ensinar. Não
sabemos quanto tempo de vida nós temos, mas sabemos, sim, o que Deus quer que
façamos com este tempo.
Ação: Aproveite o dia de hoje para se preparar para a eternidade. ( Estra Ido
dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
20 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 4 ESBOÇO I. A vida conjugal do profeta. 1:1 – 3:5. A. Seu casamento com Gômer. 1:1-9. B. Uma mensagem de esperança. 1:10, 11. C. Julgamento de Israel infiel. 2:1-13. D. A restauração de Israel infiel. 2:14-23. E. Oséias redime sua esposa infiel. 3:1-5. II. A infidelidade de Israel e conseqüente juízo. 4:1 – 13:16. A. A culpa do povo. 4:1-3. B. A culpa dos sacerdotes. 4:4-8. C. Castigo para todos. 4:9, 10. D. Práticas religiosas imorais. 4:11-19. E. Julgamento dos reis e sacerdotes por desviarem o povo. 5:1-7. F. Política externa desastrosa em Efraim (Israel) e Judá. 5:8-15. G. A desculpa de Israel e a réplica divina. 6:1-6. H. Os crimes de Israel. 6:7 – 7:7. I. A desastrosa política externa de Israel. 7:8 – 8:3. J. A idolatria de Israel e as alianças iníquas. 8:4-14. K. Predição do exílio de Israel. 9:1-9. L. A antiga apostada de Israel em Baal-Peor. 9:10-14. M. A apostasia de Israel em Gilgal. 9:15-17. N. Profetizada a destruição do culto a Baal. 10:1-8. O. O pecado de Gibeá. 10:9, 10. P. A ruína de Israel. 10:11-15. Q. O amor de Deus; a ingratidão de Israel. 11:1-7. R. A piedade de Deus por seu povo. 11:1-7. S. Os pecados de Jacó. 11:12 – 12:14. T. A iníqua adoração de bezerros. 13:1-3. U. O Deus gracioso induz a destruição. 13:4-11. V. Ruína inescapável. 13:12-16. III. A conversão e a renovação de Israel. 14:1-9. A. Chamado ao arrependimento, 14:1-3. B. A promessa de perdão. 14: 4-8. C. Uma advertência derradeira. 14:9. COMENTÁRIO I. A Vida Conjugal do Profeta. 1:1 – 3:5. Oséias 1 A. Seu Casamento com Gômer. 1:1-9. 1. A afirmação de Oséias começa com a afirmativa de que sua origem é divina: Palavra do SENHOR, que foi dirigida. A palavra é divina; encontra sua expressão em um instrumento humano – o profeta Oséias, filho de Beeri. O nome Oséias significa "livramento" ou "salvação". Beeri, o pai do profeta, não é mencionado em nenhum outro lugar nas Escrituras, embora desde cedo os escritores judeus o tenham identificado com Beera (I Cr. 5:6), que foi levado para o exílio por Tiglate-Pileser. Oséias profetizou nos dias de Uzias e foi contemporâneo de Isaías (cons. Is. 1:1). Isaías, entretanto, viveu em Jerusalém e dirigiu suas profecias principalmente ao Reino do Sul (Judá), enquanto que Oséias profetizou para o Reino do Norte (Israel ou Efraim). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
20 de novembro Dia 324
Leituras: João 11:45-57; 2 Pedro 2:1-11; Salmo 119:33-48; Provérbios 30:29-33; 1
Crônicas 7-8.
Versículo Especial: “É porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e
reservar, sob castigo, os injustos para o dia de juízo” (2 Pedro
2:9).
Pensamento Bíblico: “Renegarem
o Soberano Senhor Que os Resgatou” (2 Pedro 2:1-11). Pedro advertiu
que os falsos mestres sossegadamente se infiltrariam no exército de Deus, para
afastar alguns justos. Os cristãos podem retornar, e algumas vezes retornam, ao
pecado “renegando o Soberano Senhor que
os resgatou”. Pedro nos previne para que fiquemos continuamente em guarda
contra o pecado. Satanás é ativo, mas “o Senhor sabe livrar da provação os
piedosos”.
Ação: Mantenha a pureza em um mundo impuro. ( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
19 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 3 (2) Alguns insistem que Oséias realmente se casou com uma mulher que ele sabia ser prostituta, talvez uma prostituta ritual. T.H. Robinson e T. Laetsch defendem este ponto de vista. (3) Muitos defendem que Oséias casou-se com uma mulher que ele julgava ser pura e que mais tarde ficou sabendo de sua infidelidade. De acordo com este ponto de vista a expressão "mulher de prostituições" (1:2) foi usada por antecipação. Quando escreveu o livro, Oséias viu que Deus realizara um casamento que, do ponto de vista humano, estava marcado por tragédia sem atenuantes. Com grandes esperanças, Oséias casou-se com Gômer, só para constatar sua tendência para o adultério. A separação se seguiu e 2:2 contém praticamente uma fórmula de divórcio – "ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido". O amor de Oséias foi persistente mesmo assim e, mais tarde, ele tornou a se casar com ela (3:1). É uma comparação com o que Deus fez com Israel. Depois de fazer votos de fidelidade à Lei do Senhor, Israel prosseguiu buscando a Baal e aos outros deuses de Canaã até que Deus a rejeitou temporariamente (o Exílio), depois do que Israel castigada retornou ao favor divino na terra de Judá. Este ponto de vista identifica a "mulher" de 3:1 com a "mulher de prostituições" de 1:2. Com algumas variações, Ehrlich Marti, W. R. Harper e G.W. Anderson têm defendido este ponto de vista. Este comentário também foi escrito baseado nele. A Época de Oséias. As profecias de Oséias foram primeiramente enunciadas durante o caótico reinado de Jeroboão II, quando Israel desfrutava de prosperidade externa mas sofria corrupção interna. Os santuários estavam cheios de adoradores (Amós 4:4,5), mas os pobres eram oprimidos (Amós 4:1) por gente cuja religião era aparente. Durante os prósperos dias de Jeroboão II o juízo parecia coisa remota aos israelitas, contudo logo sentiriam o poder assírio na Ásia ocidental. O ano que se seguiu à morte de Jeroboão, Tiglate-Pileser III subiu ao trono da Assíria (745 A.C.). Por volta de 732 A.C. Damasco foi tomada pelos assírios e uma década depois Samaria, a capital de Israel caiu e o seu povo foi deportado. Amós e Oséias profetizaram durante os anos finais do Reino do Norte, exatamente como Jeremias de Jerusalém profetizou durante as últimas horas da história de Judá. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
19 de Novembro Dia 323
Leituras: João 11:38-44; 2 Pedro 1:12-21; Salmo 119:17-32; Provérbios 30:21-28;
1 Crônicas 6.
Versículo Especial: “Com efeito, os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus
conselheiros” (Salmo 119:24).
Pensamento Bíblico: “Movidos
pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21). Os versículos finais de 2
Pedro 1 contêm importantes comentários sobre os relatos escritos que chamamos
Escrituras. Note bem:
As mensagens escritas são para lembrar o ensino oral (vs. 12-15; veja 2
Tessalonicenses 2:15).
As mensagens haveriam de viver mais do que os mensageiros (v. 15).
As mensagens vieram de testemunhas oculares (vs. 16-18).
Seus escritos concordam com os antigos profetas (vs. 19-21).
As escrituras foram dadas pela ação poderosa do Espírito Santo (v. 21).
A palavra normalmente traduzida como “movidos” aqui sugere um força poderosa,
tal como um vento irresistível (veja Atos 27:15,17, onde ela é traduzida de
maneira diferente, para falar da força motora do vento).
Ação: Lembre-se da fonte das Escrituras que você lê. ( Estra Ido dos estudos
da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
18 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 2 INTRODUÇÃO O Autor. Nosso conhecimento sobre a vida de Oséias, o filho de Beeri, vem exclusivamente do livro que leva o seu nome. Ele profetizou para o Reino do Norte (Israel, ou Efraim), durante o período em que Isaías estava profetizando em Judá (1:1; cons. Isaias. 1:1). Outro contemporâneo, Amós (Amós 1:1), era nativo de Judá que profetizou em Israel. Oséias foi, entretanto, o profeta que escreveu para o Reino do Norte, o seu próprio povo. Falando-lhes com o coração partido, ele profetizou seu exílio iminente (Oséias. 3:4). Sua visão profética olhava além do exílio para a sua restauração, quando um povo castigado reconheceria novamente as reivindicações exclusivas do Senhor (3:5). Desde que a queda de Samaria não foi mencionada como fato consumado por Oséias, crê-se que ele ministrou principalmente antes de 722 A.C. A maior parte do seu ministério profético aconteceu durante o quarto de século entre 750 a 725 A.C. Que ele viveu e profetizou até o período de Ezequias (começando em cerca de 715 A.C.) está comprovado em 1:1. O Casamento de Oséias. A infidelidade de Israel para como Senhor está descrita por Oséias em termos de uma esposa que voltou as costas para o marido fiel a fim de ir atrás de amantes indignos. A imagem foi extraída da experiência do próprio Oséias, pois 1:2 nos fala que o Senhor falou a Oséias dizendo: "Vai, toma uma mulher de prostituições". As muitas interpretações dessas palavras estranhas encaixam-se principalmente em três categorias: (1) Alguns sugerem que as palavras têm a intenção de apresentarem uma alegoria destinada a transmitir a lição espiritual da infidelidade de Israel, e que Oséias na realidade não contraiu tal casamento. Entre os mestres que defendem este ponto de vista estão Calvino, Keil, von Hoonacher, Reuss, Gressman, Robert Pfeiffer e E.J. Young. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
18 de Novembro Dia 322
Leituras: João 11:28-37; 2 Pedro 1:1-11; Salmo 119:1-16; Provérbios 30:15-20; 1
Crônicas 4-5.
Versículo Especial: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas
as cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele
que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (2 Pedro
1:3).
Pensamento Bíblico: Relembrando o Passado/Esquecendo o Passado (2
Pedro 1:5-11). O encorajamento de Pedro para o desenvolvimento da maturidade
espiritual está cheio de conhecimento do passado. Ele se lembrou de quão frequentemente
ele tropeçou por causa da fé imatura, conhecimento incompleto, fraco domínio de
si mesmo. Ele nos diz que podemos fazer melhor, se seguirmos suas
instruções para desenvolver nosso caráter. Se ignorarmos seu conselho,
estaremos esquecendo nosso próprio passado. Se voltarmos ao pecado, será porque
não avaliamos a natureza horrível do mal ou o valor da salvação.
Ação: Acrescente as qualidades da natureza divina. ( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
17 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
MEDITAÇÃO DO DIA
17 de Novembro Dia 321
Leituras: João 11:17-27; 1 Pedro 5; Salmo 118:15-29; Provérbios 30:7-14; 1
Crônicas 2-3.
Versículo Especial: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que
ele, em tempo oportuno, vos exalte” (1 Pedro 5:6).
Pensamento Bíblico: “Cingi-vos Todos de Humildade” (1 Pedro
5:5-11). Nossa sociedade engrandece o indivíduo e muitas vezes recompensa a
arrogância e o orgulho. Deus espera que resistamos a tais tentações, enquanto
mostramos humildade. A humildade é importante em nossas relações com Deus, com
a família, com os irmãos e irmãs em Cristo, vizinhos e colegas de trabalho e de
escola. Não podemos esquecer nunca de que precisamos de Deus. Quando apreciamos
esta dependência, é difícil olhar de cima para os outros!
Ação: Medite sobre a oração de Pedro: “A
Ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém” (1 Pedro 5:11). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus
abençoe a todos)
16 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 73 g) Profecia Relativa às Recompensas Finais (v. 3). Sábios. Veja 11:33, 35; 12:10. Cons. Provérbios. 11:30; I Coríntios. 9:19; Tiago. 5:20; I Pedro 2:19-25; 4:12-16. Veja também I Coríntios. 3:19-23; 9:25; II Coríntios. 5:8-10; Filipenses. 4:1; I Tessalonicenses. 2:19; II Timóteo. 2:5; 4:8; Tiago. 1:12; I Pedro 5:4. h) Profecias Finais e Instruções (vs. 4-13). 4. Encerra as palavras e sela o livro. Nenhuma referência ao obscurecimento do significado. Uso paralelo indica que está relacionada com a proteção e autenticação da mensagem. Veja uma concordância. Muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará. Os olhos das pessoas percorrerão a profecia e a compreensão aumentará. Está se tratando da disposição do livro e o seu futuro. 5. Daniel (como os apóstolos, Atos 1:3-6) sabia que a revelação estava se aproximando do fim. Ele ficou imaginando quando todos esses acontecimentos teriam lugar (cons. Atos 1:7,8). Outros dois. Duas figuras angélicas, uma das quais deve ter sido o Gabriel das visões anteriores. 6. Sobre as águas. Aqui o abismo que separa as criaturas (anjos) do Criador aparece na visão. O homem vestido de linho parece ser o próprio Filho de Deus pré-encamado (cons. Apocalipse. 1:13-20), observe que as últimas questões se referem a ele. 7. A consumação terá lugar quando os três tempos e meio (3 anos e meio; 1.260 dias, 42 meses) tão frequentemente mencionados nas profecias anteriores de Daniel tiverem se esgotado. Este versículo é base importante para sustentar a interpretação futurista não só de Daniel. 9:27 (a septuagésima semana), mas das porções principais do Apocalipse. A última metade das semanas de anos é um aspecto importante na profecia, porque nela se realizam os principais acontecimentos da consumação. A majestosa cena do juramento reaparece no Apocalipse. 10:5-7. Observe que o centro do interesse profético ainda é o precioso povo santo de Deus (e de Daniel).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
16 de Novembro Dia 320
Leituras: João 11:1-16; 1 Pedro 4:12-19; Salmo 118:1-14; Provérbios 30:1-6; 1
Crônicas 1.
Versículo Especial: “Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar no homem” (Salmo 118:8).
Pensamento Bíblico: Confie no Senhor (Salmo
118:1-14). Na medida em que os humanos avançam na compreensão do mundo
material, muitas velhas superstições são postas fora. Algumas
pessoas têm varrido Jeová, juntamente com os mitos dos deuses
pagãos. Talvez, agora mais do que nunca, a forte fé em Deus esteja
debaixo de ataque. Temos que nos lembrar que, em todos os avanços da ciência
moderna, o Deus do céu não foi destronado. Ainda “melhor é buscar refúgio no
Senhor do que confiar no homem.”
Ação: Lembre-se de que Deus responde o que a ciência não pode!. ( Estra Ido
dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
15 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 72 Daniel 12 e) Profecia Relativa à Grande Tribulação de Israel (12:1). Veja Jeremias. 30:4-11. Neste tempo (cons. coment. sobre Daniel. 11:36). Exatamente quando se desenrolam os acontecimentos de 11:36-45. Miguel. Veja Apocalipse. 12:7; Saias. 5:13-15; lI Reis. 6:15-17; Isaias. 37:35, 36; Mateus. 26:53. Este é o período da angústia de Israel. Toda a referência que lhe é feita usa a linguagem superlativa (cons. também Mateus. 24:21). É um castigo providencial através das perversas mãos do Anticristo preparando a vinda do Messias (cons. Jeremias. 30; 31; Ezequiel. 20:33-38. Veja R. Culver, Daniel and the Latter Days, págs. 69-76). Embora seja especialmente a tribulação de Israel, é um tempo de indignação divina sobre toda a terra igualmente; portanto outros sofrerão também (Isaias. 26:20; Daniel. 11:36; Apocalipse. 16:10). f) Profecia referente à Ressurreição dos Mortos (v. 2). Como o restante da profecia, este versículo relaciona-se com os israelitas. Considerando que a Escritura nada diz sobre uma ressurreição especial para Israel, a "primeira ressurreição" predita em Ap. 20:6, incluirá este grupo. Daniel 12:2 refere-se apenas ao Israel justo. Outras passagens que falam de três estágios na ressurreição (a de Cristo, a dos santos, a do restante dos mortos) são I Coríntios. 15:20-24 (veja R. Culver, "A Neglected Millennial Passage from St. Paul", Bibliotheca Sacra, Abril, 1956; C.F. Daniel (Comentário Bíblico Moody) 72 Kling, trad. de D.W. Poor sobre I Coríntios. Isaias: 20.24 em Lange's Commentary) e Ap. 20. Veja também João 5:28, 29 ; Atos 24:15. Que esta passagem descreve uma ressurreição seletiva é assunto pacífico não somente entre muitos mestres premilenialistas, mas também entre alguns amilenialistas (por exemplo, Keil). Veja R. Culver, Daniel and the Latter Days, págs. 172-176; Tregelles, Remarks, in loco.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
15 de Novembro Dia 319
Leituras: João 10:31-42; 1 Pedro 4:1-11; Salmo 117; Provérbios 29:22-27;
Malaquias 3-4.
Versículo Especial: “Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração” (1
Pedro 4:9).
Pensamento Bíblico: “Sede
Mutuamente Hospitaleiros” (1 Pedro 4:9). O progresso das
tecnologia tornou cada vez mais fácil para as pessoas viverem em vazios
sociais. A televisão e os jogos eletrônicos roubam de nós, e dos nossos filhos,
oportunidades de conversar com os outros. Mais do que nunca, precisamos
obedecer às instruções de Pedro para sermos hospitaleiros, sem resmungar. Não
podemos fazer muito para ajudar outros a conhecerem o Senhor, se não os
conhecemos.
Ação: Faça planos hoje para convidar alguém para uma refeição ou passar uma
tarde para se conhecerem melhor. ( Estra Ido
dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
14 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 71 40. No tempo do fim. Cons. I Coríntios. 15:24; Mateus. 28:20; 13:39. O fim é o fim dos acontecimentos profetizados neste livro – a chegada do reino messiânico para substituir os outros. Daqui para o final das profecias de Daniel, foram focalizados acontecimentos rurais (cons. esp. 12:1, "nesse tempo", etc.). O fim do Anticristo foi apresentado em outra parte (Apocalipse. 19:11 e segs.; Isaias. 11:4; Salmos. 2). Observe que através desta seção este rei voluntarioso não é nem "o rei do norte" nem "o rei do sul", os quais lutam contra ele. Com que nação esses dois oponentes serão identificados é difícil dizer-se ao certo. O Sucesso do Anticristo na guerra é o que se profetiza aqui (cons. Daniel. 7:8, 20; Apocalipse. 17:13). Do mesmo modo as máquinas de guerra especiais – redemoinho, canos, cavaleiros, nados – devem ser interpretados em termos de traquinas do futuro. Ele terá armas modernas. Daniel viu a guerra em termos do seu próprio dia, caso contrário não os teria entendido. 41. Aqui há uma descrição de um ataque à Palestina. Talvez deveria ser ligado com a quebra da aliança do Anticristo (Daniel. 9:27). No seu fracasso de tomar Edom, Moabe e Amom, veja Isaias. 11:14. Muitos. No hebraico não se encontra a palavra "países" após muitos. 42-44. A coincidência desta seção com os acontecimentos que prepararam o caminho à II Guerra Mundial, especialmente o começo da carreira de Mussolini, é surpreendente. Mas o fracasso da história em justificar a interpretação profética daquela década deveria desencorajar outras identificações prematuras com os poderes contemporâneos. Isto é certíssimo: haverão pelo menos três fortes poderes nacionais contemporâneos como o Anticristo, o rei "'romano". Eles seda "do norte" (v. 40), "do sul" (v. 40), e do oriente (v. 44). 45. Evidentemente na Palestina, querendo acabar com o perene problema dos judeus, procura acabar com os próprios judeus, e aí encontra o seu fim (Zacarias. 12:1-14; cons. Joel 3:16; veja também Zacarias. 14; Apocalipse. 14:17-20; 19). Tregelles (op. cit.) aplica Isaias. 14: 14 e Ezequiel. 28 à queda deste homem. G.H. Lang (Histories and Prophecies of Daniel) aplica Ezequiel. 38 e 39 neste ponto. (Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
14 de Novembro Dia 318
Leituras: João 10:22-30; 1 Pedro 3:13-22; Salmo 116; Provérbios 29:15-21;
Malaquias 1-2.
Versículo Especial: “Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento” (Malaquias 2:1).
Pensamento Bíblico: O que Deus
Espera de Seus Sacerdotes (Malaquias
2:4-9). Uma vez que todos os cristãos são sacerdotes (veja 1 Pedro 2:5),
podemos aprender com o que Deus esperava dos sacerdotes levitas:
“. . . com efeito, ele me temeu, e
tremeu por causa do meu nome. A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a
injustiça não se achou nos seus lábios: andou comigo em paz e em retidão, e da iniquidade
apartou a muitos. Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento .
. . .”
Ação: Ande com Deus em paz e retidão. Trabalhe para tirar outros da
perversidade. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
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