2 de outubro de 2024

MEDITAÇÃO DO DIA

 


2 de outubro Dia 275  

Leituras: João 1:14-18; Hebreus 2:1-9; Salmo 82; Provérbios 20:13-18; Ezequiel 30-31.  

Versículo Especial“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1:14).  

Pensamento Bíblico: “E Vimos a Sua Glória” (João 1:14-18). Deus tornou-se homem. Jesus veio à terra para viver entre os homens e para nos mostrar o caminho para a vida eterna com o Pai. Diferente das pessoas corrompidas e pecadores que somos, Jesus veio em toda a glória e perfeição da pureza. Ele nos mostrou o Pai e preparou o caminho para o céu.  

Ação: Pense na glória de Jesus. Agradeça a Deus por seu Filho ter nos amados tanto ao ponto de se fazer carne.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

1 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 99 24. Indignaram-se. Uma reação dos dez que talvez fosse agravada pelo procedimento dos dois que fizeram uma parenta de Jesus interceder por eles. 25-27. A resposta de nosso Senhor demonstrou que embora os governos humanos mantenham o poder através da autoridade de diversos funcionários colocados sobre seus subordinados, o seu reino seria diferente. O desejo de servir é o sinal da grandeza espiritual. 28. O maior exemplo desse princípio é o Filho do homem. A suprema demonstração aconteceu no Calvário, onde ele ofereceu a sua vida em resgate a Deus, contra quem os homens pecaram e estavam sujeitos à penalidade. Por muitos. A morte de Cristo é claramente substitutiva, "no lugar de" (anti) muitos. (Veja A.T. Robertson, Grammar of the Greek New Testament, págs. 572-574.) Muito aqui não tem a intenção de ser restritivo, mas contrasta como o um que morreu. Entretanto, a escolha foi muito feliz à vista do ensinamento explícito de outras passagens que nem todos se garantiram da salvação oferecida. 3) A Cura de Dois Cegos. 20:29-34. Narrativas paralelas (Marcos. 10:46-52; Lucas. 18:35-43) propõem problemas de harmonização, mas este fato proíbe qualquer sugestão de conivência. 29. Saindo eles de Jericó. Marcos concorda, mas Lucas coloca o incidente ao se aproximarem da cidade. A pane principal de Jericó romana, ocupada pelos judeus mais pobres, fica cerca de uma milha a leste do quartel-general de inverno de Herodes (também chamada Jericó), que continha o palácio, a fortaleza e as casas dos ricos amigos de Herodes. (Veja Lucetta Mowry, BA, XV, 2, pág. 34). Assim o milagre poderia ter ocorrido entre as duas Jericós, com Lucas naturalmente pensando em termos de cidade herodiana, onde provavelmente ocorreu o seu próximo incidente (Zaqueu). 30-34. Dois cegos. Os outros evangelistas mencionam apenas o mais importante, Bartimeu (conf. os dois endemoninhados, Mateus. 8:28). Filho de Davi. Com esse título queriam dizer o Messias. Anteriormente Jesus tinha proibido o seu uso público, mas agora, ao se aproximar de Jerusalém, está pronto a proclamá-lo (conf. 21:16; Lucas. 19:40). D. Em Jerusalém. 21:1 – 25:46. Ao traçar os movimentos de Jesus a caminho de Jerusalém, Mateus omite a viagem de Jericó a Betânia, seis dias antes da Páscoa (João. 12:1), que foi um dia antes da Entrada Triunfal (João. 12:12). Mateus 21 1) Entrada triunfal 21:1-11. A primeira de uma série de visitas a Jerusalém durante a última semana (conf. 21:18; Mateus. 11:19). 1. Betfagé. Uma aldeia que parece ficar entre Betânia e Jerusalém, uma vez que Jesus pousou em Betânia na noite anterior (João. 12:1, 12). A localização exata ainda é desconhecida. Monte das Oliveiras. A colina que fica a leste de Jerusalém e que oferecia aos viajantes a primeira vista da cidade. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de outubro Dia 274  

Leituras: João 1:1-13; Hebreus 1; Salmo 81; Provérbios 20:7-12; Ezequiel 28-29.  

Versículo Especial“Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem” (Ezequiel 28:17).  

Pensamento BíblicoConsequência da Auto Exaltação (Ezequiel 28:1-19). Diversos dos livros proféticos do Velho Testamento incluem trechos com pronunciamentos relativos a várias nações. Estes julgamentos nos ajudam a ver as características que Deus deseja e as que ele despreza. Tiro foi uma cidade próspera, que se desenvolveu pelo comércio marítimo. Em vez de ser grato pelas bênçãos de Deus, o rei de Tiro era orgulhoso e egoísta. Ele pensava que prosperava por causa de sua própria grandeza, deixando de reconhecer que tudo o que ele tinha era dádiva de Deus. O orgulho de Tiro causou a sua queda. A cidade que tinha glorificado a si mesma foi humilhada por Deus. Esta é uma lição importante.  

Ação: Pense nas suas bênçãos: prosperidade, capacidade, etc. Agradeça a Deus por, generosamente, lhe ter dado tanto. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

30 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 97  15. São maus aos teus olhos porque eu sou bom? O sentido é, Você está com inveja porque eu sou generoso? (Provérbios. 28:22) 16. Os últimos serão primeiros. Esta declaração, repetida de 19:30, mostra que a parábola era um prolongamento das instruções dadas aos Doze (19:27-30). A parábola ensina que o serviço prestado a Cristo será fielmente recompensado, e que fidelidade ao chamado quando idêntica, será identicamente recompensada. Entretanto, só deu, pode avaliar adequadamente a fidelidade e o apelo, e assim os juízos humanos podem ser completamente alterados. C. Na Judéia. 20:17-34. Mateus observou particularmente os movimentos geográficos (4:12; 16:13; 17:24; 19:1; 21:1). Tendo estado a leste do Jordão na Peréia, Jesus e o seu grupo dirigiu-se agora diretamente para Jerusalém. Esta parte descreve os acontecimentos da viagem da Peréia a Jerusalém, na vizinhança de Jericó, na Judéia (v. 29). 1) Jesus prediz novamente a Sua Morte e Ressurreição. 20:17-34. A terceira predição direta e detalhada da paixão de Cristo (conf. 16:21; 17:22, 23, mais a simples declaração de 17:12). Ela amplia algumas das informações anteriores. Pela primeira vez Jesus indicou que a sua morte seria através das mãos dos gentios, que os escarneceriam, açoitariam e crucificariam. 2) O Pedido Ambicioso dos Filhos de Zebedeu. 20:20-28. Marcos apresenta o pedido como vindo dos próprios filhos. Mateus mostra que pela primeira vez pediram através de sua mãe, mas que mais tarde eles mesmos entraram na conversa. A mulher de Zebedeu com seus filhos. Salomé, aparentemente a irmã da Virgem Maria, como se vê comparando Mateus. 27:56 com Marcos. 15:40 e João. 19:25. 21. O pedido por lugares de maior honra no reino de Cristo pode ter sido provocado por causa de sua revelação anterior sobre os doze tronos (19:28). Embora ela surgisse da ideia de que o reino seria muito brevemente estabelecido (Lucas. 19:11), e traiu um espírito não muito humilde, deve-se notar que se baseava numa firme fé de que Jesus era o Messias e o seu reino uma realidade. Uma fé assim Jesus queda purificar e nutrir. 22, 23. Cálice. Um símbolo dos sofrimentos de Cristo (conf. 26:39, 42). Ser batizados com o batismo, (aparece só na ERC) Broadus explica, "ser mergulhados nos mesmos sofrimentos" (Commentary on Matthew, pág. 417) A concordância de ambos com as severas exigências de Jesus era sem dúvida sincera. Tiago foi o primeiro discípulo a morrer por Cristo (Atos 12:2); João sofreu de diversas maneiras por um período mais longo. Entretanto a disposição das posições pedidas é uma prerrogativa do Pai.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de setembro Dia 273  

Leituras: Lucas 24:44-53; Filemom 17-25; Salmo 80; Provérbios 20:1-6; Ezequiel 26-27.  

Versículo Especial“Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos” (Salmo 80:7).  

Pensamento Bíblico: Jesus Morreu para Cumprir (Lucas 24:44-49). Um rei morto? Aqueles que mataram Jesus pensaram que tinham vencido sua causa. Muitos dos seus seguidores, deixando de entender sua promessa de ressurreição, sentiram-se derrotados. Até mesmo alguns, hoje, acreditam que a rejeição de Jesus pelos Judeus forçou-o a adiar seus planos de estabelecer seu reino. Ao contrário, Jesus mostra que sua morte foi uma parte necessária do plano de Deus. Ele morreu porque ele decidiu morrer.  

Ação: Siga o exemplo dos apóstolos: adore Jesus com alegria (Lucas 24:52).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

29 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 96 27. Nós tudo deixamos. O que o jovem se recusou a fazer (conf. Mateus. 4:20, 22; 9:9). Que será pois, de nós? Não necessariamente o reflexo de um espírito mercenário, mas uma resposta direta que provocou uma resposta apropriada. 28. Regeneração. A palavra aparece em outro lugar do N.T. apenas em Tito 3:5 (novo nascimento espiritual individual). Aqui ela indica o novo nascimento que ocorrerá na sociedade e na criação quando o Messias estabelecer o seu reino (conf. Atos 3:21; Romanos. 8:19). Doze tronos. Especificamente para os Doze no Milênio. 29,30. Qualquer sacrifício feito por Cristo será amplamente recompensado. Porém temos que ser cautelosos. Muitos (não todos) primeiros serão os últimos. Este axioma, repetido em 20:16 depois de uma parábola explanatória, é verdadeiro sob diversos aspectos. Aqui o contexto sugere sua aplicação àqueles que primeiro (no tempo) estabeleceram seu relacionamento com Cristo e podem desenvolver uma atitude de presunção. Mateus 20 4) Parábola dos Trabalhadores na Vinha. 20:1-16. Esta parábola ilustra o ensinamento anterior de Cristo e amplia 19:30 (conf. 20:16). 1. Dono de casa. O proprietário de uma vinha precisava de um maior número de trabalhadores por ocasião da colheita. De madrugada. Os primeiros trabalhadores foram contratados de madrugada. 2. Um denário (denarius) por dia. O salário usual para um trabalhador ou soldado. 3-7. Outros que estavam desocupados. Não estavam trabalhando porque nenhum homem os contratara. Não há nenhuma indicação de que fossem preguiçosos. Desse grupo de desempregados que estava na praça, o pai de família contratou mais trabalhadores às 9 horas da manhã, às 12, às 15 e às 17 horas. Todos atenderam imediatamente ao convite. 8. Ao cair da tarde. Conf. Deuteronômio. 24:15. 9-12. Para que aqueles que foram contratados primeiro vissem o que se fazia, o pagamento começou com os que foram contratados por último. Cada trabalhador recebeu um denário, sem considerar o seu tempo de serviço. 13,14. Para um dos que estava no grupo de murmuradores, o pai de família explicou que o contrato fora inteiramente cumprido. Quanto aos outros, a obrigação do dono da vinha para com eles era negócio que só a ele dizia respeito.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

29 de setembro Dia 272  

Leituras: Lucas 24:36-43; Filemom 1-16; Salmo 79; Provérbios 19:24-29; Ezequiel 24-25.  

Versículo Especial: “Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras do conhecimento” (Provérbios 19:27).  

Pensamento BíblicoA Prova da Vitória (Lucas 24:36-43). Jesus apareceu a seus apóstolos para confirmar ser verdade o testemunho de que ele havia ressuscitado dos mortos. A inteireza de sua vitória sobre a morte é sublinhada pela sua ressurreição corporal. A morte não podia reter o corpo de Jesus, nem reterá os corpos de seus seguidores. Os corpos dos fiéis serão ressuscitados e transformados em corpos imortais (veja 1 Coríntios 15:44).  

Ação: Prepare-se, hoje, para a eternidade com Cristo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

28 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 95  3) Entrevista com o Jovem Rico. 19:16-30. 16. Que farei de bom? Este jovem interrogador (chamado de "príncipe" por Lucas) tinha por certo que a vida eterna se obtinha através da realização de feitos. 17. Perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Marcos e Lucas indicam que Jesus foi por ele chamado de "Bom Mestre". Nosso Senhor experimentou o seu interrogador fazendo-o reconsiderar o que realmente achava de Jesus, e depois o conduziu àquilo que Deus já revelou em Sua Lei. 18, 19. Jesus citou o sexto, o sétimo, o oitavo, o nono e o décimo mandamentos do Decálogo, e um resumo da segunda tábua – amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não foram apresentados meios de salvação (esse nunca foi o propósito da Lei), mas sua intenção foi a de indicar a necessidade do jovem. 20. Tudo isso tenho observado. Não foram palavras de uma pessoa cheia de justiça própria descarada, mas de alguém que pensava que a conformidade nas aparências constituía a guarda da Lei. 21. Perfeito. Completo, maduro, sem a falta que ele sentia haver. Vai, vende, dá. Jesus desmascarou o problema do jovem demonstrando um dos seus efeitos. A exortação de se desfazer dos seus pertences rapidamente revelou como ele se encontrava longe de entender o espírito dos mandamentos divinos. Vem, e segue-me. Aqui está o apelo positivo para confiar em Cristo. 22. Retirou-se triste. A perspectiva de abandonar seus muitos haveres perturbou-o tanto que ele deixou de atingir o alvo procurado. 23. Dificilmente entrará um rico. A dificuldade com as riquezas não jaz na sua posse (muitos homens justos nas Escrituras possuíam riquezas – Abraão, Jó, José de Arimatéia) mas na falsa confiança que elas inspiram (I Timóteo. 6:17; Marcos. 10:24). 24. Camelo e fundo de uma agulha têm significado literal, comprovado por um provérbio talmúdico semelhante usado com a figura de um elefante. A comparação teve a intenção de mostrar uma impossibilidade, citando a maior das bestas conhecidas na Palestina e a menor das aberturas. 25. Quem pode ser salvo? Parece que os discípulos endossavam até certo grau o ponto de vista corrente de que as riquezas indicavam favor divino. Daí, se os ricos forem excluídos, como poderiam os outros se salvar? Talvez fosse latente o pensamento de que todos os homens são afligidos até um certo grau pelo desejo de obter riquezas neste mundo. 26. Sucintamente Jesus declarou que a salvação é obra de Deus. Deus pode dominar essa falsa confiança nas riquezas humanas e fornecer verdadeira justiça. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de setembro Dia 271  

Leituras: Lucas 24:28-35; Tito 3:9-15; Salmo 78:52-72; Provérbios 19:18-23; Ezequiel 23.

Versículo EspecialO que torna agradável o homem é a sua misericórdia; o pobre é preferível ao mentiroso” (Provérbios 19:22).  

Pensamento Bíblico: Corações Ardentes (Lucas 24:28-35). Jesus, o “estranho” que acompanhou os dois homens a caminho de Emaús, finalmente se revelou e então desapareceu. Os homens ficaram tão emocionados que, ainda a tão adiantada hora, viajaram de volta mais de doze quilômetros para Jerusalém para compartilhar as boas novas. Seus corações estavam em fogo, e eles não podiam guardar a mensagem do evangelho só para si.  

Ação: Pense sobre o eterno valor do evangelho. Pode hoje você guardá-lo só para si? (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

27 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 93  9, 10. Não sendo por causa de relações sexuais ilícitas (conf. com 5:31). Se fornicação deve ser entendido também como adultério (uma identificação bem incerta no N.T.), então nosso Senhor permitiu o divórcio só em caso de infidelidade da mulher. (Entre os judeus, só os maridos podiam se divorciar. Marcos, escrevendo para leitores gentios, declara também o oposto, Marcos. 10:12). Entretanto, se fornicação tem de ser tomada no seu sentido costumeiro, referindo-se aqui à falta de castidade da noiva durante o compromisso (conf. com suspeitas de José, Mateus. 1:18, 19), então Cristo não deixou lugar a qualquer tipo de divórcio entre pessoas casadas. Assim ele não concordou nem com Shammai nem com Hillel. Um tão alto e restrito padrão para o casamento teria sido o responsável pelo protesto dos discípulos, não convém casar. Não parece provável que os discípulos, depois de se embeberem com os ideais de Jesus, sentissem que limitar o divórcio aos casos de adultério fosse um fardo intolerável. 11. Nem todos são aptos para receber este conceito, isto é, a declaração dos discípulos. Ainda que às vezes o casamento possa não ser o ideal nem todos os homens são constituídos de forma a poderem se abster. 12. Alguns são incapazes para o casamento por causa de defeitos congênitos; outros por causa de danos ou restrições impostas pelos homens. Outros ainda podem prescindir do privilégio do casamento a fim de se devotarem mais completamente ao serviço de Deus (Paulo, por exemplo, I Coríntios. 7:7, 8, 26, 32-35). Esta declaração certamente não faz restrições ao casamento; antes, finaliza uma conversa na qual o casamento foi exaltado ao seu original estado de pureza. 2) A Bênção das Crianças. 19:13-1 5. As crianças deviam ser muito pequenas, algumas talvez fossem bebês (Marcos. 10:16). Os discípulos não gostaram da intromissão e repreenderam os pais que trouxeram (conf. Marcos. 10:13; Lucas. 18:15). Jesus, entretanto, estava sempre interessado nos jovens e fracos. Durante o delicioso momento, fez os discípulos se lembrarem de uma lição esquecida (18:3). Dos tais é o reino dos céus. Considerando que a entrada no seu Reino exige que os homens se transformem em crianças na fé, os discípulos fariam melhor se fossem bondosos com as verdadeiras crianças.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de Setembro Dia 270  

Leituras: Lucas 24:13-27; Tito 3:1-8; Salmo 78:23-51; Provérbios 19:12-17; Ezequiel 21-22.  

Versículo Especial“Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício” (Provérbios 19:17).  

Pensamento Bíblico: “Não Convinha que o Cristo Padecesse”? (Lucas 24:13-27). Dois homens que haviam seguido a Jesus caminhavam na estrada que vai de Jerusalém a Emaús, confundidos pelos acontecimentos dos últimos dias. Eles explicavam a um estranho que eles esperavam que Jesus resgatasse Israel, mas essas esperanças foram esmagadas quando ele foi morto. O “estranho” mostrou que os homens não haviam entendido a missão messiânica.  A cruz não impediu a redenção; ela a tornou possível.  

Ação: Agradeça a Deus por Jesus ter morrido ressurgido.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

26 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 92  34,35. O entregou aos verdugos. Eis aí o ponto crítico da interpretação. Não pode se referir à eterna ruína de alguém que foi verdadeiramente salvo, pois entraria em conflito com os mais claros ensinamentos de outras passagens. Não pode se referir também a algum purgatório contrário às Escrituras. Mas o fato de que o servo foi perdoado torna impossível que ele fosse um crente simplesmente professo. Entretanto, se encaramos os tormentos como males temporais com os quais o Pai celeste aflige os crentes que não perdoam, as dificuldades anteriores são evitadas. Verdugos (basanistaî) deriva-se do verbo basanizô, o qual se usa para descrever doenças (Mateus. 4:24; 8:6), e circunstâncias adversas (Mateus. 14:24). Ló "afligia a sua alma" em contato com os homens maus (II Pedro. 2:8) Tais tormentos Deus usa para castigar e produzir um espírito adequado entre os seus filhos (I Coríntios. 11:30-32). Assim, o perdão divino aqui é aquele que devemos experimentar diariamente para podermos desfrutar da comunhão perfeita como nosso Pai celestial, e isto se encaixa bem neste contexto no qual se discute o relacionamento entre crentes (vs, 16-20). B. Na Pereia. 19:1 – 20:16. Mateus observa a saída de Jesus da Galileia e descreve a última viagem a Jerusalém. Uma comparação com Lucas. 9:51 – 18:14 indica outra viagem a Jerusalém e um ministério que durou alguns meses. Assim um intervalo de talvez seis meses deve ser colocado em 19:1 entre deixou a Galileia e foi para o território da Judéia, além do Jordão. Mateus 19 1) Ensinamentos sobre o Divórcio. 19:1-12. 1. Além do Jordão. Da palavra grega peran (além) veio o nome "Peréia" para o distrito do lado oriental do rio Jordão. 3. É licito ao marido repudiar sua mulher por qualquer motivo? A severa escola de Shammai defendia a legalidade do divórcio só quando a conduta da esposa era discutível. Hillel, entretanto, interpretou Deuteronômio. 24:1 da maneira mais ampla possível, e permitiu o divórcio por todas as causas concebíveis. Então a pergunta feita a Jesus foi: "Você concorda com a mais prevalecente interpretação (de Hillel)?" 4-6. Em vez de se colocar ao lado de qualquer posição, Jesus cita o propósito divino na criação (Gn. 1:27; 2:24). Considerando que o propósito de Deus exigia que o homem e a mulher fossem uma só carne, qualquer ruptura no casamento contraria a vontade de Deus. 7,8. Por que mandou então Moisés? A citação que fizeram de Moisés (Deuteronômio. 24:1 e carta de divórcio, em oposição a Jesus, provou que não sabiam interpretar esse regulamento. Pois a provisão era uma proteção às mulheres contra os caprichos dos homens, não uma autorização para os maridos se divorciarem à vontade.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de Setembro  Dia 270  

Leituras: Lucas 24:13-27; Tito 3:1-8; Salmo 78:23-51; Provérbios 19:12-17; Ezequiel 21-22.  

Versículo Especial“Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício” (Provérbios 19:17).  

Pensamento Bíblico: “Não Convinha que o Cristo Padecesse”? (Lucas 24:13-27). Dois homens que haviam seguido a Jesus caminhavam na estrada que vai de Jerusalém a Emaús, confundidos pelos acontecimentos dos últimos dias. Eles explicavam a um estranho que eles esperavam que Jesus resgatasse Israel, mas essas esperanças foram esmagadas quando ele foi morto. O “estranho” mostrou que os homens não haviam entendido a missão messiânica.  A cruz não impediu a redenção; ela a tornou possível.  

Ação: Agradeça a Deus por Jesus ter morrido ressurgido.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

25 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 91  18. Tudo o que ligardes na terra (conf. 16:19). A decisão da congregação em tais assuntos, tomada através de oração, da Palavra e do Espírito, será ratificada no céu. Veja também João. 20:23. 19,20. A promessa de que a oração será atendida se ao menos dois de vós concordarem fornece uma prova adicional de que as decisões tomadas através de oração pela congregação, nas questões de disciplina, serão divinamente aprovadas. Essa promessa relativa à oração de comum acordo deve ser considerada à luz de outros ensinamentos de Cristo sobre o assunto (conf. I João. 5:14). Ali estou eu no meio deles. Uma promessa da presença especial de Cristo na menor das congregações concebível. 21-35. Instruções sobre o perdão. 21. Senhor, até quantas vezes? A explanação anterior referente aos ofensores implica no desejo do ofendido de perdoar. Pedro ficou imaginando até onde o perdão deveria ser estendido por repetidas ofensas. Até sete? Os rabinos ensinavam (com base em Amós 1:3; Jó 33:29, 30) que bastavam três. 22. Jesus, entretanto, elevou a questão acima do reino da computação prática, exigindo setenta vezes sete. Em lugar de buscar um padrão numérico, o crente deve seguir o exemplo do seu Senhor (Colossenses. 3:13). 23. A parábola do servo inclemente ensina que os homens que experimentaram o perdão de Deus são obrigados a perdoar os outros. Este é o padrão do reino dos Céus (veja comentário sobre 13:11). O rei oriental (interpretado como sendo o Pai Celestial; v. 35) é apresentado quando fazia um acerto de contas com os seus escravos. 24. Um, aparentemente um sátrapa com acesso a grandes somas dos rendimentos do rei, foi descoberto estar devendo dez mil talentos. valor de um talento diferia em diversas ocasiões, de acordo com o metal envolvido, mas era sempre comparativamente alto.) 25-27. Entretanto, prostrando-se diante do rei, obteve um cancelamento completo da divida (em grego, empréstimo); pela graça do rei não foi considerado um desfalque. 28-30. Saindo da presença do rei, o servo perdoado foi acertar as contas com um dos seus conservos que lhe devia cem dinheiros (denarius, equivalente ao salário de um dia, 20:2), uma insignificantíssima quantia comparada aos talentos. 31-33 Não devias tu, igualmente, compadecer-se? Certamente os pecadores que experimentaram o perdão de Deus devem demonstrar um espírito idêntico para com os outros, especialmente porque as ofensas que os homens cometem uns contra os outros são infinitamente menores quando comparadas coma enormidade do débito para com Deus.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de Setembro  Dia 268  

Leituras: Lucas 23:50-56; Tito 2:1-10; Salmo 77; Provérbios 19:1-5; Ezequiel 17-18.  

Versículo Especial“Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? diz o Senhor Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?” (Ezequiel 18:23).  

Pensamento BíblicoResponsabilidade e Arrependimento (Ezequiel 18). Dois pontos importantes são ressaltados neste capítulo. Deus afirma que somos individualmente responsáveis perante ele. Não somos condenados por depravação herdada, mas por desobediência pessoal. Ele também ressalta a importância do arrependimento. Ele quer que os ímpios voltem a ele, para ganharem “coração novo e um espírito novo”.  

Ação: “Portanto convertei-vos e vivei!” (Ezequiel 18:32).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

24 de setembro de 2024

MEDITAÇÃO DO DIA

 


23 de Setembro  Dia 266  

Leituras: Lucas 23:34-43; Tito 1:1-9; Salmo 75; Provérbios 18:13-18; Ezequiel 13-15.  

Versículo EspecialOra, eis que, caindo a parede, não vos dirão: Onde está a cal com que a caiastes?” (Ezequiel 13:12).  

Pensamento Bíblico“A Cal Fraca” dos Falsos Mestres (Ezequiel 13:1-16). Deus mostra um quadro interessante dos falsos profetas que proclamam revelarem sua palavra. Eles são como construtores levantando uma parede com “cal”. A parede pareceria firme, mas seria destruída por uma tempestade do Senhor. O falso ensinamento, frequentemente, parece atraente, até bom. Quanto testado, ele desmorona e aqueles que confiam nele, frequentemente, morrem na tempestade.  

Ação: Construa suas paredes com a argamassa de Deus: a Verdade.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

23 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 88 27. Mas, para que não os escandalizemos. Pois se Jesus tivesse reclamado o seu privilégio poderia muito provavelmente ter criado uma impressão errada entre o povo, incluindo talvez um desrespeito à casa de Deus. O milagre, demonstrando a onisciência de Jesus ao saber qual o peixe que continha o está ter, e sua onipotência em fazer que fosse o primeiro apanhado, enfatizou o fato de sua divindade (e assina o seu direito à isenção do imposto), a qual poderia ficar obscurecido com a intenção de fazer o pagamento. Está ter. Um está ter, igual a quatro dracmas ou dois terços do siclo, portanto suficiente para Jesus e Pedro. Mateus 18 18:1-14. Instrução sobre grandeza. 1. Quem é porventura o maior? Os antecedentes desta pergunta encontram-se na disputa entre os discípulos enquanto viajavam (Marcos. 9:33; Lucas. 9:46). Talvez fosse acesa pela proeminência dada aos três em Cesárea de Filipe (17:1) ou a Pedro no incidente do pagamento do imposto (17:27). 2-4. Chamando uma criança, ele advertiu os discípulos, dizendo que se não deixassem de pensar grandes coisas de si mesmos, seu problema não seria o de grandeza relativa, mas de entrada no reino dos céus (o reino messiânico que eles esperavam que estabelecesse). A ausência do orgulho da posição é o aspecto da infância aqui referido. Para se entrar no reino de Cristo, um homem deve compreender sua imperfeição pessoal, e sua inteira dependência do Senhor. Deve experimentar o novo nascimento (João. 3:3 e segs.) 5. Tal como este, isto é, uma pessoa que, crendo, tornou-se como um menino (conf. v. 6). Os versículos 5-14 já não tratam mais do menino da ilustração (1-4) mas de um crente semelhante a um menino. Em meu nome. Tendo Cristo por base. Acolhendo outros crentes por causa de Cristo (não por causa de prestígio, riqueza, etc.) é como se acolhêssemos o próprio Cristo (10:42). Qualquer que fizer tropeçar a um destes pequeninos, que creem em mim. Pequeninos também se refere a crente. O terrível julgamento que aguarda aqueles que prejudicara a fé dos crentes foi dramatizado por meio de uma comparação. Pedro de moinho. Literalmente pedra de asno, a grande pedra superior do moinho movida por um asno.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de Setembro Dia 267  

Leituras: Lucas 23:44-49; Tito 1:10-16; Salmo 76; Provérbios 18:19-24; Ezequiel 16.  

Versículo EspecialO irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos dum castelo” (Provérbios 18:19).  

Pensamento Bíblico“Professam Conhecê-lo, Entretanto O Negam Por Suas Obras” (Tito 1:16). Paulo deixou Tito em Creta, e agora ele o adverte sobre algumas pessoas hipócritas com quem ele teria de tratar lá. Suas descrições de algumas dessas pessoas poderiam ser perfeitamente aplicadas a muitos de hoje em dia. Muitas pessoas professam conhecer Deus talvez declarando-se cristãos enquanto suas obras contradizem suas palavras. Eles podem enganar outras pessoas. Eles podem até enganar a si mesmos. Mas a Deus eles jamais podem enganar. Ele vê tudo.  

Os hipócritas eram um problema em Creta, cerca de 2000 anos atrás.  A triste realidade é que a hipocrisia é um problema que temos que enfrentar hoje em dia, também.  

Ação: Se você diz ser um cristão, ande da maneira que você diz. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

22 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 87 Como um grão de mostarda. Sua pequenez era proverbial. O poder da fé foi ilustrado pela sua capacidade de remover este monte. (Teria Jesus apontado para o Monte da Transfiguração?) Em lugar de abrandar a expressão tornando a palavra "monte" símbolo de alguma dificuldade, é melhor entendê-la literalmente. Entretanto, devemos ter em mente que a fé escriturística é a confiança na Palavra e vontade de Deus reveladas. Daí, a fé para remover um monte pode ser exercitada somente quando Deus revelar que essa é a sua vontade. O versículo 21 foi omitido nos melhores manuscritos, sendo uma interpolação de Marcos. 9:29. 22,23. Jesus fala novamente sobre a sua morte e ressurreição. Tendo eles se reunido na Galileia. Embora a evidência do manuscrito gere conflito, este texto não parece mais autêntico e concorda muito com Mc. 9:30. Porque Jesus desejasse segredo, os Doze talvez retornassem por caminhos diferentes, e tendo se reunido novamente, receberam a revelação. O Filho do homem está para ser entregue. Entregue é menos sugestivo do que traído, embora possa sugerir a traição. 16) Instrução aos Doze em Cafarnaum. 17:24 – 18:35. 24-27. Pagamento do imposto do templo. 24. Cafarnaum. A visita final a essa cidade que era a sua residência. Não paga o vosso mestre as duas dracmas? Esse tributo eclesiástico, baseado em Êxodo. 30:11-16, era originalmente para o sustento do Tabernáculo, e foi reinstituído depois do exílio (Neemias. 10:32, a terça parte dum siclo). Parece que nos dias de Jesus os judeus seguiam o plano anual de Neemias, mas cobravam a taxa de Moisés. O pagamento, geralmente feito na primavera, estava com alguns meses de atraso. 25,26. Jesus se lhe antecipou, isto é, falou-lhe antes que ele falasse. Reconhecem: do a confusão de Pedro por causa da lealdade à integridade de Jesus e talvez pela falta de fundos, nosso Senhor mostra, por meio de uma ilustração, que os filhos dos reis estão isentos do tributo. Assim Jesus, o Filho de Deus, não estava pessoalmente obrigado a pagar imposto para a casa de Deus.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de Setembro Dia 265  

Leituras: Lucas 23:26-33; 2 Timóteo 4:9-22; Salmo 74; Provérbios 18:6-12; Ezequiel 11-12.  

Versículo Especial“Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade” (Provérbios 18:12).  

Pensamento Bíblico: O Senhor Saiu (Ezequiel 11:22-23). Recorde os capítulos 8 e 10, nos quais Deus revelou o porquê ele estava rejeitando o povo de Judá. Eles não acreditavam que ele poderia rejeitá-los. Eles tinham uma doutrina que dizia ser impossível pecar até o ponto de ficar perdido. Sua crença estava errada. Apesar da sua arrogante autoconfiança, Deus deixou-os e deu o julgamento contra eles. Quando o pecado não deixa espaço para Deus em nossas vidas, ele se afasta!  

Ação: Ande nos estatutos de Deus (Ezequiel 11:19-20).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Marcos (William Barclay) 10  Podemos supor, então, que no Evangelho de Marcos temos tudo o que ele recordava ter ouvido Pedro pregar...