Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 99 24. Indignaram-se.
Uma reação dos dez que talvez fosse agravada pelo procedimento dos dois que
fizeram uma parenta de Jesus interceder por eles. 25-27. A resposta de nosso
Senhor demonstrou que embora os governos humanos mantenham o poder através da
autoridade de diversos funcionários colocados sobre seus subordinados, o seu
reino seria diferente. O desejo de servir é o sinal da grandeza espiritual. 28.
O maior exemplo desse princípio é o Filho do homem. A suprema demonstração
aconteceu no Calvário, onde ele ofereceu a sua vida em resgate a Deus, contra
quem os homens pecaram e estavam sujeitos à penalidade. Por muitos. A morte de
Cristo é claramente substitutiva, "no lugar de" (anti) muitos. (Veja
A.T. Robertson, Grammar of the Greek New Testament, págs. 572-574.) Muito aqui não tem a
intenção de ser restritivo, mas contrasta como o um que morreu. Entretanto, a
escolha foi muito feliz à vista do ensinamento explícito de outras passagens
que nem todos se garantiram da salvação oferecida. 3) A Cura de Dois Cegos.
20:29-34. Narrativas paralelas (Marcos. 10:46-52; Lucas. 18:35-43) propõem
problemas de harmonização, mas este fato proíbe qualquer sugestão de conivência.
29. Saindo eles de Jericó. Marcos concorda, mas Lucas coloca o incidente ao se
aproximarem da cidade. A pane principal de Jericó romana, ocupada pelos judeus
mais pobres, fica cerca de uma milha a leste do quartel-general de inverno de
Herodes (também chamada Jericó), que continha o palácio, a fortaleza e as casas
dos ricos amigos de Herodes. (Veja Lucetta Mowry, BA, XV, 2, pág. 34). Assim o
milagre poderia ter ocorrido entre as duas Jericós, com Lucas naturalmente
pensando em termos de cidade herodiana, onde provavelmente ocorreu o seu
próximo incidente (Zaqueu). 30-34. Dois cegos. Os outros evangelistas mencionam
apenas o mais importante, Bartimeu (conf. os dois endemoninhados, Mateus.
8:28). Filho de Davi. Com esse título queriam dizer o Messias. Anteriormente
Jesus tinha proibido o seu uso público, mas agora, ao se aproximar de
Jerusalém, está pronto a proclamá-lo (conf. 21:16; Lucas. 19:40). D. Em
Jerusalém. 21:1 – 25:46. Ao traçar os movimentos de Jesus a caminho de
Jerusalém, Mateus omite a viagem de Jericó a Betânia, seis dias antes da Páscoa
(João. 12:1), que foi um dia antes da Entrada Triunfal (João. 12:12). Mateus 21
1) Entrada triunfal 21:1-11. A primeira de uma série de visitas a Jerusalém
durante a última semana (conf. 21:18; Mateus. 11:19). 1. Betfagé. Uma aldeia
que parece ficar entre Betânia e Jerusalém, uma vez que Jesus pousou em Betânia
na noite anterior (João. 12:1, 12). A localização exata ainda é desconhecida.
Monte das Oliveiras. A colina que fica a leste de Jerusalém e que oferecia aos
viajantes a primeira vista da cidade. (Estudando a Bíblia livro por livro que
Deus abençoe a todos)