Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 9 2. Nabucodonosor testa a fé dos crentes: Uma lição da firmeza na fé. 3:1-30. 3. Nabucodonosor tem a visão da grande árvore: Uma lição de humildade. 4:1-37. 4. A festa de Belsazar: Uma lição sobre o pecado e o seu castigo. 5:1-31. 5. Dario, o medo, no papel de perseguidor religioso: Uma lição sobre fé e oração. 6:1-28. 6. A visão dos quatro animais, do Ancião de Dias, e do Filho do homem: O conflito de Cristo com o Anticristo. 7:1-28. III. A nação hebraica, seu relacionamento com o domínio gentio e o seu futuro no plano de Deus. 8:1 - 12:13. 1. Um carneiro, um bode e um chifre pequeno: Israel em conflito com o Anticristo do Velho Testamento. 8:1-27. 2. A profecia das setenta semanas: O futuro de Israel no plano de Deus. 9:1-27. 3. Visão final: Israel através dos séculos e na consumação, nas mãos dos inimigos e nas mãos de Deus. 10:1 – 12:13. COMENTÁRIO 1. A Introdução Histórica. 1:1 - 2:4a. Nesta seção os personagens principais do livro são apresentados, junto com as circunstâncias que os colocaram nas posições que mais tarde virão a ocupar. Daniel 1 A. O Cenário da História e do Livro. 1:1-5. 1. No ano terceiro do reinado de Jeoaquim. De acordo com Jr. 25:1, o quarto ano de Jeoaquim foi o primeiro ano de Nabucodonosor. Contudo o caldeu é chamado de "rei da Babilônia" aqui no terceiro ano de Jeoaquim. Isto constitui uma "prolepse" (C.F. Keil, Biblical Commentary on the Book of Daniel) ou "antecipação" (Rose, The Bible Commentary), por meio da qual um título posterior é aplicado à pessoa ao se falar de um período ainda anterior ao que o título foi realmente conferido. Um pouco depois o pai de Nabucodonosor, o rei da Babilônia, morreu, e Nabucodonosor, apressando-se em voltar para a Babilônia à frente dos exércitos, recebeu o trono (Jos. Antiquities x, 11 , 1.). Veio Nabucodonosor. Veja Introdução, Antecedentes Históricos. Se o ba' hebraico deveria ser traduzido para "foi" ou "partiu" (isto é, deixou a Babilônia), ou "veio", ou "chegou" é fato incerto. O lugar de onde Daniel falava era a Babilônia; por isso, "foi" é aceitável. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
16 de setembro de 2023
MEDITAÇÃO DO DIA
16 de Setembro Dia 259
Leituras: Lucas 22:35-46; 2 Timóteo 1:8-18; Salmo 69:19-36; Provérbios 17:1-5;
Lamentações 3.
Versículo Especial: “O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas
aos corações prova o Senhor” (Provérbios 17:3).
Pensamento Bíblico: Enquanto os Discípulos Dormiam (Lucas
22:39-46). Enquanto Jesus se angustiava com o seu sacrifício vindouro, seus
discípulos dormiam. Jesus estava desapontado (veja Mateus 26:36-46), mas ele
ainda orava. A negligência deles não o desculparia do dever para com Deus.
Mesmo quando todos os homens o abandonaram, seu Pai ainda cuidava dele e
enviou-lhe conforto. Podemos, às vezes, estar desapontados quando outros não
nos dão encorajamento, mas as falhas deles não é uma razão para nos afastarmos
de Deus.
Ação: Procure conforto em Deus, mesmo quando seus amigos o abandonarem. (
Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
15 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 8 Aqueles que consideram Daniel e o Apocalipse como autênticos e verdadeiros, defendem a literatura apocalíptica bíblica como uma forma de profecia preditiva. Distingue-se principalmente por: 1) Narrativa das vimes conforme vistas (mais que sintetizadas e resumidas, como na maioria das profecias). 2) Uso de símbolos de maneira predominante como veículo da revelação – interpretados (como no caso do carneiro e do bode de Daniel. 8), ou sem interpretação (como a mulher vestida de sol de Apocalipse, 12). 3) Predição do futuro do povo de Deus (Israel ou a Igreja) em relação às nações da terra quando da vinda do Messias. 4) Estilo de prosa e não poético que caracteriza as outras porções proféticas do Velho Testamento. Interpretação do Apocalipse. O caráter especial do Apocalipse requer o maior esforço do intérprete e sua humilde dependência de Deus. Nenhuma regra de hermenêutica especial para se lidar coma literatura apocalíptica foi produzida até agora. É preciso cuidado especialmente grande para que as regras de interpretação do apocalipse não bíblico não sejam inescrupulosamente passadas para a interpretação do Apocalipse bíblico. Afinal, só as obras inspiradas de Daniel e João são verdadeiros Apocalipses. As outras são falsas; e, por mais úteis que saiam fornecendo dados sobre o Novo Testamento ou por mais que despertem o interesse daqueles que gostam de literatura fantástica, continuam sendo pseudoepigrafia, isto é, obras espúrias. São todas imitações cônscias do verdadeiro Apocalipse, do qual Daniel é o modelo bíblico reluzente. ESBOÇO Título: Profecias sobre as Nações do Mundo e o Futuro de Israel no Relacionamento com Elas Dentro do Plano de Deus. I. A introdução histórica. 1:1 – 2:4a. II. As nações da terra – seu caráter, relacionamento, sucessão e destino. 2:4b – 7:28. 1. Nabucodonosor sonha com uma grande imagem: A profecia sobre "o tempo dos gentios". 2:1-49. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
15 de Setembro Dia 258
Leituras: Lucas 22:24-34; 2 Timóteo 1:1-7; Salmo 69:1-18; Provérbios 16:27-33;
Lamentações 1-2.
Versículo Especial: “Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina
o seu espírito, do que o que toma uma cidade” (Provérbios
16:32).
Pensamento Bíblico: O Poder
do Domínio Próprio (Provérbios 16:32). Frequentemente, pensamos
sobre os poderosos como sendo soberanos sobre os outros. Deus diz que os mais
poderosos são os que dominam a si mesmos. Os “heróis” do cinema e da televisão
sugerem que o poder se manifesta por violentas explosões de força bruta. Deus
diz que os realmente poderosos são difíceis de se enraivecer. É preciso ser um
homem de verdade para dominar a si mesmo!
Ação: Concentre suas energias no domínio próprio, em qualquer situação. (
Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
14 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 7 Evidências arqueológicas (por exemplo a Pedra Moabita, as tabuinhas de Ras Shamra) demonstram que os cananitas falavam uma língua quase idêntica ao hebraico. Assim os judeus, anos antes, antes mesmo de se estabelecerem em Canaã, adotaram a língua cananita, a qual, devido à pequena evolução, veio a ser o hebraico. Na Babilônia eles encontraram o aramaico na língua do comércio. Foi também a língua diplomática durante algum tempo (cons. Isaias. 36:11, 12). Portanto, provavelmente os judeus aprenderam com facilidade o aramaico, realmente muito parecido com o hebraico (embora não fosse idênticO de modo algum; veja II Rs. 18:26) e foram durante algum tempo bilíngües. Esta circunstância, ao que parece, está por trás do fato de que os seis capítulos de Daniel são em hebraico. Forma de Literatura. Daniel é o primeiro grande livro do Apocalipse. Embora apocalipse seja simplesmente uma palavra grega significando "descobrimento" ou "revelação" e é portanto com bastante propriedade um nome para todas as Escrituras, especialmente as porções preditivas, os teólogos e os exegetas costumam agora aplicá-la exclusivamente a certos tipos de literatura da qual Daniel é o único exemplo no Velho Testamento e o Apocalipse é o único no Novo Testamento. Há porções apocalípticas em outros livros (por exemplo, Zacarias. 1:7 – 6:8), mas nenhum outro livro apocalíptico bíblico. Nenhum mestre conservador poderia estruturar uma definição do Apocalipse aceitável ao temperamento naturalista da maioria dos mestres bíblicos da atualidade. Pois os racionalistas defendem que a atribuição de autoria e datas falsas, como a da literatura apocalíptica judia não bíblica dos dois séculos imediatamente após Cristo, são a essência do apocalíptico. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
14 de setembro Dia 257
Leituras: Lucas 22:14-23; 1 Timóteo 6:11-21; Salmo 68:19-35; Provérbios
16:22-26; Jeremias 51-52.
Versículo Especial: “Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas cousas; antes, segue
a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão” (1
Timóteo 6:11).
Pensamento Bíblico: Fuja e Siga (1 Timóteo 6:11-12). Deus não nos deixa vazios. Ele nos manda
descartar o mal com todas as suas libertinagens, mas nos manda preencher nossas
vidas com o bem. Observe que Paulo usa uma palavra forte perseguir
para descrever a aquisição de boas qualidades. Devemos trabalhar ativamente
para desenvolver um caráter piedoso.
Ação: “Combate o bom
combate da fé. Toma posse da vida eterna . . .” (1 Timóteo 6:12). ( Estra Ido
dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
13 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 6 Antecedentes Históricos. Ezequiel e Daniel foram escritos no Exílio, um nome geralmente dado ao período durante o qual os judeus do reino judeu foram desalojados de seu país depois da destruição de seu templo, sua capital e comunidade por Nabucodonosor. Esta destruição foi feita em três estágios: Primeiro, em 605 A.C. Nabucodonosor fez Joaquim se ajoelhar diante dele e levou reféns, entre eles Daniel e seus três, companheiros (Daniel. 1:1-6; veja coment, abaixo sobre 1:1). Mais tarde, em 597 A.C., em outra expedição à Palestina, depois de certas atitudes rebeldes da parte dos reis judeus, Joaquim e Jeoaquim, houve necessidade de punição e Nabucodonosor tomou a subjugar Jerusalém. Desta vez ele levou 10.000 prisioneiros, entre os quais o rei Jeoaquim e o jovem profeta Ezequiel (Ezequiel. 1:1-3; cons. II Crônicas. 36:10; II Reis. 24:8-20). Finalmente, em 587 A.C. , depois de um longo cerco, Nabucodonosor destruiu a cidade e o Templo e destruiu toda a comunidade judia (II Reis 25:1-7; Jeremias. 34:1-7; 39:1-7; 52:2-11). A restauração da terra começou em 538 A.C. , quando o vitorioso Ciro, rei do novo império medo-persa e conquistador da Babilônia, de acordo com uma política geral de restauração dos povos desalojados às suas terras, decretou que os judeus podiam retornar (II Cr. 36:22, 23; Esdras 1:1-4). Embora alguns judeus permanecessem no exílio muitos anos depois de dada a permissão para retomar (realmente, uma maioria jamais retornou permanentemente), o Exílio como tal, durante o qual a residência dos exilados em Jerusalém foi proibida, durou apenas cerca de quarenta e oito anos. O Templo, contudo, permaneceu sem restauração até cerca de 515 A. C. (veja Esdras 6:15), mais ou menos setenta anos depois de sua destruição em 587 A.C.. A profecia de Jeremias de "setenta anos", contudo, relaciona-se ao período de servidão a Babilônia (Jeremias. 25:11) e inclui não apenas Judá mas também seus vizinhos. Esse foi o período de 605 a 538, "setenta anos" em números redondos (cons. Daniel. 9:1, 2, cuja data é 539/538 A.C.). Muitas mudanças culturais e religiosas foram impostas aos judeus pelo seu exílio. Entre estas estava o surgimento do culto na sinagoga em lugar do culto no Templo, e pelo menos o começo da adoção de uma segunda língua – o aramaico (também chamado siríaco ou caldeu). Muitas evidências levam à conclusão de que a língua de Abraão foi originalmente o aramaico. Observações bíblicas (Deuteronômio. 26:5; Gênesis. 31:47) mostram qual a família da qual vieram Abraão, Isaque e Jacó falava o aramaico. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
13 de setembro Dia 256
Leituras: Lucas 22:1-13; 1 Timóteo 6:1-10; Salmo 68:1-18; Provérbios 16:16-21;
Jeremias 49-50.
Versículo Especial: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (1
Timóteo 6:8).
Pensamento Bíblico: Contente-se
com a Alimentação e as Roupas (1 Timóteo 6:8).
Será possível? Nossa sociedade parece ser construída sobre sonhos de
luxo e lazer. Quase que totalmente, adotamos uma filosofia que exige que
continuemos adquirindo mais e maiores e melhores coisas. Desde que “todos os
demais” têm a mesma concupiscência materialista, podemos apaziguar a
consciência, acreditando que as advertências de Paulo sobre o desejo de
riquezas se aplicam só aos outros. Ele está falando conosco!
Ação: Aproveite
seu tempo e energia hoje para buscar riquezas verdadeiras. ( Estra Ido dos
estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
12 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
MEDITAÇÃO DO DIA
12 de setembro Dia 255
Leituras: Lucas 21:29-38; 1 Timóteo 5:17-25; Salmo 67; Provérbios 16:10-15;
Jeremias 47-48.
Versículo Especial: “Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça
resplandecer sobre nós o rosto” (Salmo 67:1).
Pensamento Bíblico: “Nada
Fazendo com Parcialidade” (1 Timóteo 5:21). Esta importante
admoestação está colocada entre instruções sobre reprovar o pecado e não
aprovar o erro: “. . . guardes estes conselhos, sem prevenção, nada
fazendo com parcialidade.” O povo de Deus tem que estar
preocupado, acima de tudo, com a ligação das pessoas com Deus. Não devemos
mostrar parcialidade na base de relacionamento familiar, raça, grau de
educação, nível sócio-econômico, ou outra qualquer distinção
humana.
Ação:
Examine-se. Você vive sem preconceito? ( Estra Ido dos estudos da Bíblia.Net
que Deus abençoe a todos)
11 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 4 Os motivos básicos por que alguns mestres negam a autenticidade de Daniel é que eles já rejeitaram previamente a possibilidade da profecia preditiva (veja J.E.H. Thomson, Daniel in Pulpit Commentary, pág. xliii). Isto, embora geralmente não seja explícito, é por vezes francamente admitido (por exemplo, Robert H. Pfeiffer, Introduction to the Old Testament, pág. 755). Os argumentos apresentados em defesa do ponto de vista negativo são principalmente estes: 1) O autor comete erros históricos crassos. 2) O hebraico e o aramaico de Daniel são de tipos muito posteriores ao século sexto. 3) Diversos termos usados são palavras persas e pegas que um escritor judeu do século sexto não poderia conhecer. 4) A posição do livro na terceira seção (Escrituras ou Hagiografia) do Velho Testamento indica origem tardia, depois de concluído o cânon profético. 5) Não há testemunho externo da existência de Daniel antes do século segundo. 6) As ideias teológicas do livro são demasiadamente avançadas para o sexto século. 7) As histórias são fantásticas, não são fiéis à história e irreais. 8) A literatura apocalíptica da qual Daniel é um exemplo, só apareceu "tardiamente no período helenístico" (Montgomery, ICC, pág. 80). Os argumentos usados pelos modernos apologistas para sustentarem a autenticidade de Daniel são os seguintes: 1) evidências visíveis do testemunho do livro; 2) sua recepção no cânon, o que dá testemunho do fato dos judeus dos séculos pré-cristãos crerem na sua autenticidade; 3) o testemunho uniforme do Novo Testamento, inclusive a opinião expressa de nosso Senhor; 4) o antigo testemunho externo direto (inclusive Ezequiel. 14:14, 20; 28:3; IMarcos. 2:59, 60) e diversas passagens em Josefo; 5) evidência da influência de Daniel antes de 165 A.C.; 6) refutação dos argumentos negativos referentes às ideias e história do livro. Estes têm encontrado apoio especialmente forte na arqueologia. A maior parte das objeções históricas têm sido silenciadas por Boutflower, (In and Around the Book of Daniel; R.H. Dougherty, Nabonidus and Belshazzar). Ob serve particularmente a admissão bastante prejudicial de Montgomery (ICC, pág. 72, todo o 2º parágrafo). Estrutura do Livro. Um exame superficial poderia provocar a divisão do livro em duas partes principais, cada uma com seis subdivisões de um capítulo cada: capítulos 1-6, as Histórias de Daniel; capítulos 7-12, as Profecias de Daniel. Como acontece com tais esboços simples, entretanto, esta divisão em duas partes é mais aparente que real. Os capítulos 10-12, na realidade, constituem uma importante unidade em si mesmas.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
11 de setembro Dia 254
Leituras: Lucas 21:20-28; 1
Timóteo 5:1-16; Salmo 66; Provérbios 16:1-9; Jeremias 44-46.
Versículo Especial: “Abominável
é ao Senhor todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune” (Provérbios
16:5).
Pensamento Bíblico: O Orgulho é
Mau (Provérbios
16:5). “Abominação” é uma palavra forte. É usada tipicamente na
Bíblia para falar de pecados revoltantes que refletem falhas de caráter
fundamentais. O orgulho é visto com tal desprezo Divino, e por boas razões.
Quando pensamos muito alto de nós mesmos, tendemos a diminuir: outras
pessoas, nosso próprio pecado e o valor da misericórdia e o sacrifício de
Deus. O orgulho é perigosamente mau.
Ação: Para remover o
orgulho, pense na imensa grandeza de Deus. ( Estra Ido dos estudos
da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
10 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 3 Data e Autoria. Desde o terceiro século da Era Cristã, a data e autoria de Daniel tem sido um campo de batalha entre aqueles que aceitam as reivindicações bíblicas por si mesmas e aqueles que não as aceitam. Até onde sabemos, todo judeu e cristão da antiguidade aceitava o livro como escrito nos períodos babilônico e persa no sexto século, na e perto da cidade de Babilônia, como o livro reivindica. O Novo Testamento, como também diversas obras não bíblicas, aceitam inquestionavelmente a genuinidade do livro. Um filósofo neoplatonista, chamado Porfírio (233-304 d.C.), em controvérsia com os cristãos, viu que o livro se refere à história dos acontecimentos que tiveram lugar entre o século quinto e o começo do século segundo. Especificamente, ele fala do advento dos impérios medo-persa e grego, e especialmente dos detalhes da vida de um certo Antíoco Epifânio, rei da Síria, 175-163 A.C., no seu conflito com o rei do Egito e com os judeus na Palestina. Assim Porfírio, negando que o livro fosse escrito conforme reivindicações, declarou que foi escrito na Palestina por um judeu que viveu no tempo de Antíoco e que aquilo que foi escrito como profecia era, na realidade, história. Ele ainda defendia que o livro era exato como história até Antíoco, mas inexato depois dele. Eusébio de Cesaréia, Apolinário, Metódius e mais notadamente Jerônimo, todos escreveram réplicas a Porfírio (veja Jerome's Commentary to Daniel, Prólogo). Nos tempos modernos o desenvolvimento da incredulidade nos círculos eclesiásticos tem provocado a ressurreição dos argumentos de Porfírio e seus oponentes. Conforme E.B. Pusey escreveu, perto de um século atrás: "A engenhosidade humana nas coisas espirituais e seculares é muito limitada. Seria provavelmente difícil inventar uma nova heresia. Os oponentes de antigamente eram tão ou mais perspicazes quanto os de hoje; de modo que o terreno está quase exaurido" (Daniel the Prophet, pág. iii). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
9 de setembro Dia 252
Leituras: Lucas 20:41-47; 1 Timóteo 4:1-10; Salmo 64; Provérbios 15:24-28;
Jeremias 38-40.
Versículo Especial: “O que é avido por lucro desonesto transtorna a
sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá” (Provérbios
15:27).
Pensamento Bíblico: Um Profeta num Calabouço (Jeremias 38-39). A
pregação de Jeremias recebeu uma resposta dura dos príncipes de seu próprio
povo. Eles o puseram em um calabouço e quase o deixaram morrer de fome, tudo
porque eles não queriam ouvir a verdade. Nossa sociedade tolerante facilita o
falar a verdade, mas ainda há muitas pessoas que se irritam com ela. Mesmo que
nossas intenções sejam tão mal interpretadas como foram as de Jeremias,
precisamos continuar divulgando o evangelho.
Ação: Custe o que custar, fale a Verdade. ( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
9 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 2 INTRODUÇÃO Nome do Livro. Em nossas Bíblias o título desta porção das Escrituras é "O Livro de Daniel". Na Bíblia Hebraica o título é simplesmente, "Daniel", o que, de acordo com o costume seguido pelos Profetas Maiores e Menores, corresponde ao nome do autor do livro. Como em diversos outros livros de profecia (por exemplo, Jeremias e Oséias), o autor também é o personagem principal dos acontecimentos registrados. Essa obra do Velho Testamento leva esse nome nas mais antigas listas e referências. Jesus referiu-se às profecias deste livro como "de que falou o profeta Daniel" (Mateus. 24:15; Marcos. 13:14). O testemunho de nosso Senhor não diz simplesmente que o livro tinha o nome de Daniel, mas que suas profecias foram proferidas por ele. O nome de Daniel tem sido identificado na literatura de diversas outras línguas antigas – acadiano, sabeu, palmirênio, nabateano (J.A. Montgomery, A Critical and Exegetical Commentary on the Book of Daniel, ICC, pág. 128), e na literatura cananita de Ras Shamra, onde aparece um herói chamado Daniel (Tale of Aqhat, ANET, 149-155). Os mestres evangélicos geralmente identificam o autor de nosso livro com o Daniel de Ezequiel 14:14, 20 e 28:3, onde é citado, junto com Noé e Jó, como exemplo de homem justo. Aqueles que negam a autenticidade de Daniel defendem que o Daniel de Ezequiel é "uma figura da tradição antiga e cosmopolita, como o Noé-Utnapishtim da história do dilúvio", etc. (Montgomery, ICC, pág. 2). O Jó e o Noé de Ezequiel, contudo, são figuras bíblicas, não cosmopolitas. Podemos portanto presumir que o Daniel de Ezequiel também é o autor de nosso livro. (Quanto ao significado do nome, veja observações de Daniel. 1:6). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
10 de setembro Dia 253
Leituras: Lucas 21:1-19; 1 Timóteo 4:11-16; Salmo 65; Provérbios 15:29-33;
Jeremias 41-43.
Versículo Especial: “Medita estas cousas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a
todos seja manifesto” (1 Timóteo 4:15).
Pensamento Bíblico: Conselho Franco a um Jovem (1 Timóteo
4:11-16). Paulo oferece um conselho muito específico a Timóteo. Observe os
pontos ressaltados:
Ensine aos outros o que você aprendeu (v. 11).
Ensine pelo seu próprio bom exemplo (v. 12).
Seja fiel à Verdade (vs.13, 16).
Aproveite as habilidades que Deus lhe deu (v. 14).
Medite na palavra de Deus (v. 15).
Dedique-se a continuar a crescer (v. 15).
Moços e velhos lucrarão ao aplicar o
conselho de Paulo ao seu serviço.
Ação: “Torna-te padrão dos
fiéis . . .” ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos
8 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 167 c) As Cinco Tribos ao Sul da Porção Sagrada. 48:23-29. Benjamim, Simeão, Issacar, Zebulom e Gade receberiam seções de terra de leste a oeste, a partir da área do templo até as fronteiras meridionais da terra. Esta divisão não segue a disposição original das tribos. Toda a nação está aqui unida a oeste do Jordão. Considerando que o Templo tinha de permanecer em Jerusalém, sete tribos ficaram localizadas ao norte e cinco ao sul dela. As tribos de Lia e Raquel ficaram localizadas mais perto do Templo, enquanto as tribos de Bila e Zilpa ficaram mais afastadas. d) A Nova Cidade de Jerusalém. 48:30-35. 30-34. As saídas da cidade; isto é, as portas da cidade. Cada lado da cidade era de 4.500 côvados de comprimento, com três portões de cada lado, cada um segundo uma tribo de Israel. Ao norte, os portões de Rúben, Judá e Levi (v. 31); a leste, os portões de José, Benjamim, Dã (v. 32); ao sul, os portões de Simeão, Issacar e Zebulom (v. 33); e a oeste, os portões de Gade, Aser e Naftali (v. 34). Observe que Levi está reconhecido como tribo e José representa Efraim e Manassés. Cons. Apocalipse. 21:12-21; 7:5-8. 35a. Dezoito mil côvados em redor. A circunferência da cidade era de 18.000 côvados. No tempo de Josefo, a circunferência da cidade de Jerusalém era de tanta e três estádios, cerca de 6, 4 quilômetros (Wars V. 4. 3). 35b. O nome da cidade, desde o dia em que existir novamente, será: O SENHOR está ali (Yahweh shammâ). Cons. Apocalipse. 21:3. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
8 de setembro Dia 251
Leituras: Lucas 20:27-40; 1 Timóteo 3:8-16; Salmo 63; Provérbios 15:19-23;
Jeremias 36-37.
Versículo Especial: “Porque tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas, eu
canto jubiloso” (Salmo 63:7).
Pensamento Bíblico: Qualificações
dos Diáconos (1 Timóteo 3:8-13). Há muitos
servos (diácono significa servo) na igreja de Deus. De fato, todos os cristãos
devem servir os outros (Gálatas 5:13). Alguns homens, contudo, são
especialmente qualificados e reconhecidos para servir com os presbíteros numa igreja
local (Filipenses 1:1). Não é um trabalho fascinante, mas um papel importante
do serviço (leia o versículo 13 de novo).
Ação: Estabeleça suas metas de crescimento espiritual. As qualificações dos
presbíteros e diáconos oferecem-lhe bons alvos. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
7 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 166 18. Os limites orientais. Cons. Números. 34:10-12. RSV.: Desde Hazer[1]Enom, ao longo do Jordão, até ao mar do oriente (o Mar Morto), até Tamar (talvez Kurnub, 40 quilômetros a sudoeste do extremo do Mar Morto; cons. I Reis 9:17). 19. Os limites ao sul. Desde Tamar até às águas de Meribá-Cades (Cades-Barnéia; Números. 27:14; Josué. 10:41; etc., geralmente identificada com 'Ain Qadeis, cerca de 80 quilômetros ao sul de Berseba) junto ao ribeiro do Egito (Números. 34:5; o Wadi el-arish) até ao Mar Grande. 20. Os limites ocidentais: Do Mar Mediterrâneo até um ponto oposto à entrada de Hamate (provavelmente ao extremo norte da planície el Biqâ, entre o Líbano e Anti-Líbano). As terras a leste do Jordão estão excluídas. 21-23. Segundo as tribos. Os estrangeiros que morassem entre as tribos deviam receber a sua herança na tribo em que morar. Ezequiel 48 3) A Disposição das Tribos na Terra. 48:1-35. a) Sete Tribos ao Norte da Porção Sagrada. 48:1-7. Sete tribos – Dã, Aser, Naftali, Manassés, Efraim, Rúben e Judá – receberiam tiras de terra de leste a oeste a partir das fronteiras ao norte até a terra da Porção Sagrada. As dificuldades físicas e topográficas são ignoradas. b) A Porção Sagrada. 48:8-22. Quanto a uma descrição paralela veja 45:1-8a. Uma tira de terra de 25.000 côvados de largura que ia da fronteira oriental à ocidental da terra foi separada para uso sagrado. No centro dela ficava o distrito santo (vs. 8, 9, 20; cons. 45:1, 2). 10-12. A porção do sacerdote. Cons. 45:3, 4. 13, 14. A porção dos levitas. Cons. 45:5. 15-20. A porção da cidade. Com. 45:6. No meio da terceira tira da porção sagrada, de 25.000 X 5.000 côvados, ficava a cidade (v.15), um quadrado de 4.500 côvados de cada lado (v. 16), rodeada por uma tira larga de 250 côvados de arredores (E.R.C., arrabaldes; v. 17). Os 10.000 côvados de terra de cada lado da cidade tinham propósitos de agricultura, cujo produto será para os operários e lavradores (v.18). Os membros de todas as tribos tinham de trabalhar nela (v. 19). 21, 22. A porção do príncipe. O que restar será para o príncipe. Cons. 45:7, 8a. Seu território está limitado por Judá ao norte e Benjamim ao sul. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
7 de setembro Dia 250
Leituras: Lucas 20:20-26; 1 Timóteo 3:1-7; Salmo 62; Provérbios 15:13-18; Jeremias
33-35.
Versículo Especial: “Melhor é um prato de hortaliças onde há amor do que o boi
cevado e, com ele, o ódio” (Provérbios 15:17).
Pensamento Bíblico: Qualificações
dos Bispos (1 Timóteo 3:1-7). Bispos (também
chamados pastores, anciãos, presbíteros, etc.) são os encarregados do sério
trabalho de cuidar do povo de Deus. Deus apresenta certas exigências (veja
lista semelhante em Tito 1:5-9), que têm que ser atendidas se alguém deseja
servir nessa atividade. Exceto por umas poucas particularidades (idade, sexo,
família, experiência), estas qualificações resumem o que cada pessoa deveria
ser.
Ação: Examine cuidadosamente cada qualificação para os presbíteros. Aceite-as
como um desafio para encorajar seu próprio progresso.( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
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