Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 23 2) A Prova por Meio
do Senhor. 2:2-6. 2. Os magos, os encantadores, os feiticeiros e os caldeus.
Sobre os magos e encantadores, veja observações em 1:20. Feiticeiros. No
hebraico, mekashshepîm. Possivelmente de uma raiz semita significando
"cortar"; daí, picar os elementos para poções mágicas e fórmulas.
Conseqüentemente o grego pharmakoi, isto é, farmacêutico. Mestres modernos
preferem uma ideia complementar de "recitadores de ditos mágicos,
feiticeiros". A mesma raiz aparece no acadiano em relação a feiticeiros e
feiticeiras. A prática da feitiçaria é proibida pelo V.T. (Êxodo. 22:18, na
Bíblia Hebraica, v. 17, feitiçaria, no feminino; Deuteronômio. 18:10; Isaias.
47:9). Caldeus. Não usado no amplo sentido etnológico de 1:4, mas no estreito
sentido profissional, indicando a classe sacerdotal da religião babilônica.
Embora seja usado neste sentido apenas em Daniel, dentro dos livros bíblicos,
era comumente usado assim pelos escritores clássicos, dos quais o mais antigo é
Heródoto (Histories 1, 181, c. 440 A.C.; veja Driver, op. cit., págs. 12-16 e
Young, op. cit., págs. 271-273). A maioria das autoridades concorda que os
quatro termos não foram usados indicativamente mas antes distributivamente para
incluir todas as categorias de conselheiros reais. 4. Caldeus. Aqui, todas as
categorias de sábios. Em aramaico. A linguagem do povo semita concentrado
naqueles dias principalmente na Mesopotâmia Superior e na Síria. São os sinos
do V.T. A ideia não é que os caldeus falassem o aramaico mas que, a partir
daqui, o trecho de Daniel está em aramaico. Compare a frase "em
aramaico" com Esdras. 4:7. 5. Uma cousa é certa: se não me fizerdes saber,
etc. Certa. Uma rara palavra de origem persa, agora de modo geral reconhecida
ser um adjetivo e não um verbo, significando "certo". Coisa. Antes,
palavra. "Palavras" (v. 9) é uma tradução da mesma palavra. Portanto,
traduza-se: a palavra é certa, se não me, etc. ( Que a paz do Mestre Jesus
esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
30 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
MEDITAÇÃO DO DIA
30 de Setembro Dia 273
Leituras: Lucas 24:44-53; Filemom 17-25; Salmo 80; Provérbios 20:1-6; Ezequiel
26-27.
Versículo Especial: “Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu
rosto, e seremos salvos” (Salmo 80:7).
Pensamento Bíblico: Jesus Morreu
para Cumprir (Lucas 24:44-49). Um rei morto?
Aqueles que mataram Jesus pensaram que tinham vencido sua causa. Muitos dos seus
seguidores, deixando de entender sua promessa de ressurreição, sentiram-se
derrotados. Até mesmo alguns, hoje, acreditam que a rejeição de Jesus pelos
Judeus forçou-o a adiar seus planos de estabelecer seu reino. Ao
contrário, Jesus mostra que sua morte foi uma parte necessária do plano de
Deus. Ele morreu porque ele decidiu morrer.
Ação: Siga o exemplo dos apóstolos: adore Jesus com alegria (Lucas 24:52). ( Estra
Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus
abençoe a todos)
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 22 Mestres mais atuais aceitam a aparente discrepância como uma simples questão de diferença entre os métodos hebraico e babilônio de contar os anos do reinado. Entre as sugestões deste tipo, o ponto de vista de Driver (apoiado por Young) é bom: "Não há, talvez, necessariamente uma contradição aqui com os 'três anos' de 1, 5, 18. Segundo o costume hebraico, frações de tempo eram reconhecidas como unidades integrais. Assina, dá-se que Samaria, cercada desde o quarto até o sexto ano de Ezequias, foi tomada no fim de três anos (II Reis. 18:9, 10) e em Jeremias. 34:14, 'no fim do sétimo ano' significa evidentemente que o sétimo ano tinha chegado (veja também Marcos. 8:31, etc.). Se, entretanto, o autor, seguindo um costume que era certamente às vezes adotado pelos escritores judeus e que era generalizado na Assíria e Babilônia, 'atrasou" os anos do reinado de um rei, isto é, contou como seu primeiro ano, não o ano de sua ascensão, mas o primeiro ano completo de reinado, e se depois Nabucodonosor deu ordens para a educação dos jovens no ano de sua ascensão, o fim dos 'três anos' . . . poderia ser reconhecido como caindo dentro do seu segundo ano do seu reinado" (Driver, Daniel, CBSC, pág, 17). Como acontece com a maioria das dificuldades deste tipo, a questão quase sempre pode ser resolvida quando se esclarece o ponto de vista e a maneira de usar as palavras do autor. Teve este sonho; o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono. Nabucodonosor não era um neurótico trêmulo facilmente assustável como uma criança por meio de vagas impressões. Este versículo é apenas o primeiro de um grupo de evidências de que a E.R.C. não está correta ao sugerir que Nabucodonosor tenha esquecido o sonho (v. 5). Ele estava assustado exatamente porque não se esquecera dele. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
29 de Setembro Dia 272
Leituras: Lucas 24:36-43; Filemom 1-16; Salmo 79; Provérbios 19:24-29; Ezequiel
24-25.
Versículo Especial: “Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras
do conhecimento” (Provérbios 19:27).
Pensamento Bíblico: A Prova da Vitória (Lucas 24:36-43). Jesus
apareceu a seus apóstolos para confirmar ser verdade o testemunho de que ele
havia ressuscitado dos mortos. A inteireza de sua vitória sobre a morte é
sublinhada pela sua ressurreição corporal. A morte não podia reter o corpo de
Jesus, nem reterá os corpos de seus seguidores. Os corpos dos fiéis serão
ressuscitados e transformados em corpos imortais (veja 1 Coríntios
15:44).
Ação: Prepare-se, hoje, para a eternidade com Cristo. ( Estra Ido dos estudos
da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
28 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 21 II. As Nações da Terra - Seu Caráter, Relações e Destino. 2:4b - 7:28. A. Nabucodonosor Sonha com uma Grande Imagem: Uma Profecia sobre os Tempos dos Gentios. 2:1-49. (Para se incluir 2:1-4a aqui, veja observação sobre 1:21). Nesta parte conta-se que Nabucodonosor teve um sonho terrível (v. 1), que foi usado para experimentar a capacidade e disposição de seus conselheiros ocultos (vs. 2-6). O fracasso do principal grupo de "sábios" em reproduzir e interpretar o sonho põe em perigo as vidas de todos os sábios, inclusive os quatro hebreus (vs. 7-12). Mas Daniel, sustentado por intercessões suas e de seus amigos, reproduz o sonho (vs. 13-23). Ele conta o sonho a Nabucodonosor (vs. 24-35) e fornece uma interpretação divina (vs. 36-45). Como recompensa Daniel é feito "governador" sobre a província da Babilônia, no que ele garante promoções para os seus três companheiros (vs. 46-49). A interpretação do sonho fornece ao leitor um esboço da sucessão dos reinos mundiais desde o tempo de Nabucodonosor até a filial instauração visível do reino de Cristo na Sua segunda vinda. (Com relação aos diversos pontos de vista sobre este capítulo, veja observação no final do capítulo.) 1) O Terrível Sonho de Nabucodonosor. 2:1. 1. No segundo ano do reinado de Nabucodonosor. Uma aparente contradição com os dados do capítulo 1. Nabucodonosor é chamado "rei" quando da tomada de Jerusalém (1:1). Contudo, depois de pelo menos três anos (1:5, 18), quando Daniel é chamado à presença de Nabucodonosor neste capítulo, o rei está no segundo ano do seu reinado. Qualquer uma das diversas explicações possíveis está à nossa disposição. Nenhuma delas é certamente correta, embora diversas expliquem os fatos. Naturalmente um escritor verdadeiramente famoso como o autor do livro de Daniel não poderia ter incorrido em crassa discrepância. Seus primeiros leitores o entenderam. Há, naturalmente, a possibilidade da corrupção textual, frequente em se tratando de números no V.T. (Montgomery, ICC, apresenta diversas sugestões). Alguns sugerem um diferente começo da época mencionada em 1:1: seu reinado sobre todo o império, ou após saquear o Egito, etc. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
28 de Setembro Dia 271
Leituras: Lucas 24:28-35; Tito 3:9-15; Salmo 78:52-72; Provérbios 19:18-23;
Ezequiel 23.
Versículo Especial: “O que torna agradável o homem é a sua
misericórdia; o pobre é preferível ao mentiroso” (Provérbios
19:22).
Pensamento Bíblico: Corações
Ardentes (Lucas 24:28-35). Jesus, o “estranho” que acompanhou os dois
homens a caminho de Emaús, finalmente se revelou e então desapareceu. Os homens
ficaram tão emocionados que, ainda a tão adiantada hora, viajaram de volta mais
de doze quilômetros para Jerusalém para compartilhar as boas novas. Seus
corações estavam em fogo, e eles não podiam guardar a mensagem do evangelho só
para si.
Ação: Pense sobre o eterno valor do evangelho. Pode hoje você guardá-lo só
para si?. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
27 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 20 Daniel 2 Em linguagem e significado primário, Daniel. 2:1-4a, que vem a seguir, pertence ao capítulo 1; pois esses versículos fazem parte da introdução do livro. Aqui o leitor é informado da situação precisa que levou Daniel a ocupar lugar de destaque na Babilônia. Esses versículos também servem de prólogo para a dramática narrativa profética do capítulo 2. São, portanto, examinados neste relacionamento dentro do Comentário. Umas poucas observações sobre o significado prático da capítulo 1 não deveria ser omitidas. Para a instrução de uma centena de gerações, esta história apresenta os elementos do heroísmo moral. 1) Discernimento. Os quatro jovens perceberam com exatidão o que havia de errado em se comer o alimento prescrito. Onde o aprenderam? De pais piedosos (Deuteronômio . 6:4-9). 2) Resistência ao mal. A distância de uma observação crítica não enfraquece o fato (veja (Mateus. 10:26-28; Tiago 4:7). Esta resistência ao mal também se desenvolveu muito cedo em seus lares piedosos. As crianças não resistem ao mal naturalmente; antes elas o aceitam de braços abertos. Elas devem ser ensinadas a odiarem o mal (veja Hebreus. 12:9- 13; Provérbios. 3:11, 12; 13:24; cons. os filhos de Eli, I Samuel. 2:12-30). 3) Poder para tornar conhecida a discordância. A juventude é uma idade de adaptação. Portanto este incidente dá forte evidência de graça especial nas vidas desses quatro. 4) Coragem física. O chefe dos eunucos estava certo. Tanto a sua cabeça como a deles estaria em jogo (cons. Daniel. 2:5, a cova dos leões, a fornalha). 5) Perseverança. Quando não houve nenhuma ajuda da parte do eunuco, Daniel tentou o camareiro. 6) Determinação. Seu propósito estava no seu coração, o centro do seu ser. Não era um propósito frívolo. 7) Brandura. Sem nenhuma encenação de heroísmo, Daniel respeitosamente "pediu" ou "implorou" a seus superiores. 8) Bom senso. A prova sugerida era razoável e exeqüível. (Veja também Ezequiel. 28:3; Provérbios. 2:23 no contexto). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
7 de Setembro Dia 270
Leituras: Lucas 24:13-27; Tito 3:1-8; Salmo 78:23-51; Provérbios 19:12-17;
Ezequiel 21-22.
Versículo Especial: “Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe
paga o seu benefício” (Provérbios 19:17).
Pensamento Bíblico: “Não
Convinha que o Cristo Padecesse”? (Lucas 24:13-27). Dois homens que
haviam seguido a Jesus caminhavam na estrada que vai de Jerusalém a Emaús,
confundidos pelos acontecimentos dos últimos dias. Eles explicavam a um
estranho que eles esperavam que Jesus resgatasse Israel, mas essas esperanças
foram esmagadas quando ele foi morto. O “estranho” mostrou que os homens não
haviam entendido a missão messiânica. A cruz não impediu a redenção;
ela a tornou possível.
Ação: Agradeça a Deus por Jesus ter morrido e ressurgido. (
Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
26 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 19 20. Dez vezes mais doutos do que todos os magos. "Provavelmente. . , homens conhecedores do ocultismo em geral" (Driver). A obscura palavra hartummim, também usada em 2:2, 10, 27; 4:7, 9; 5:11, pensa-se ser, segundo autoridades, de origem egípcia. Fora do livro de Daniel só é usado com referência aos "mágicos" egípcios (Gênesis. 41:8, 24; Êxodo. 7:11, 22; 8:7, 18, 19; 9:11). Há quem sugira que a palavra, aparentemente derivada de heret, "um estilete", poderia ser traduzida para escribas, isto é, os escribas dos antigos textos de rituais religiosos na língua arcaica dos antigos habitantes da Babilônia, uma língua desconhecida para o povo em geral no período de Daniel. E encantadores. No hebraico não há a conjunção e, portanto encantadores foi usado como aposto. É uma palavra babilônia, encontrada em ambas as porções hebraicas e aramaica de Daniel, mas em nenhuma outra porção das Escrituras. Fica melhor traduzir assim (ou enfeitiçadores) do que astrólogos. Aquelas palavras indicam que falsidades supersticiosas viciavam o conhecimento da verdade científica na Babilônia. 21. Até ao primeiro ano do rei Ciro. Uma contradição de 10:1 frequentemente imaginada. É mais provável que considerando-se que a época em que o cativeiro foi oficialmente eliminado coincidiu com o primeiro ano de Ciro (Esdras 1:1 e segs.), o versículo esteja apontando para o notável fato de que o jovem Daniel, que se encontrava no primeiro destacamento de judeus que foram levados cativos de Jerusalém para Babilônia (605 A.C), atravessou vivo o longo e melancólico período do cativeiro para ver o primeiro destacamento de exilados retornando. Esta é a explicação mais natural para o versículo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
26 de Setembro Dia 269
Leituras: Lucas 24:1-12; Tito 2:11-15; Salmo 78:1-22; Provérbios 19:6-11;
Ezequiel 19-20.
Versículo Especial: “A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras
perece” (Provérbios 19:9).
Pensamento Bíblico: Mentir é Errado (Provérbios
19:9). Os valores pervertidos da maioria das pessoas em nossa sociedade
oferecem novas definições para as coisas que Deus chama pecado. As pessoas
“torcem a verdade”, usam “duplo significado” e distribuem “desinformação”,
porque eles pensam que suas metas justificam seus métodos. Alguns nos dizem que
a moral e a ética dependem das circunstâncias, sugerindo que as mentiras não
são sempre más. Apesar das mudanças nos rótulos que os homens lhes podem dar,
as mentiras são ainda mentiras, e continuam ainda mortíferas.
Ação: Diga a verdade. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus
abençoe a todos)
25 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 18 17. A estes quatro jovens. Antes, aos moços, aos quatro. Isto enfatiza que todos os quatro recebiam cedas coisas, enquanto que Daniel tinha ainda dons naturais especiais. Deus deu. Todos os talentos e dons naturais ou adquiridos, vêm Dele e devem ser usados para Ele. Conhecimento. O hebraico madda', uma palavra rara e antiga. Embora relacionada com o comuníssimo verbo "conhecer", prece significar "pensamento", no sentido de um processo racional secreto, como o seu uso em Eclesiastes. 10:12 claramente indica. Talvez "mente em boas condições" ou "bom senso" transmitem a ideia. Inteligência. De haskel (um hiph. inf. abs.), aparentemente significando "visão interior" ou "compreensão". Cultura. O seper hebraico geralmente com o significado de "livro", mas aqui, como em 1:4, designando o mundo das letras, a literatura. E sabedoria. O hebraico hakmâ. Embora geralmente designando o proverbial conhecimento do antigo Oriente Próximo, tem o significado mais amplo de qualquer "corpo de princípios inteligentemente arrumado", ou, como diríamos agora, "ciência" (S.R. Driver, Daniel, em Cambridge Bible for Schools and Colleges). Observe que a palavra "toda" qualifica esta sabedoria, mostrando que era mais que o conhecimento supersticioso dos sacerdotes pagãos que se pretendia mencionar. Pesquisadores têm demonstrado que além da astronomia (um acessório aos cultos pagãos), também a arquitetura, a lingüística, a agricultura, a meteorologia, a agronomia e muitas outras ciências já estavam em desenvolvimento na terra dos dois rios. A Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos, ou melhor, em todo tipo de visão e em sonhos. Isto apenas aponta, antecipando-se à narrativa que vem a seguir, O destaque de Daniel como agente da revelação divina. 19. Então o rei falou com eles; e entre todos . . . Todo o grupo, incluindo muitos além dos quatro moços especiais, participaram dos três anos de educação e todos foram apresentados a Nabucodonosor. A pergunta se faz insistente: o que aconteceu aos outros jovens judeus educados na verdadeira religião? É óbvio que foram por água abaixo no compromisso com a apostasia. Nenhum como Daniel . . . por isso passaram a assistir diante do rei. "O rei, através de um exame pessoal, escolheu exatamente aqueles indivíduos que a Providência premiara com dons especiais que os colocaram em situação superior aos outros jovens" (Stuart, Commentary). Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
25 de Setembro Dia 268
Leituras: Lucas 23:50-56; Tito 2:1-10; Salmo 77; Provérbios 19:1-5; Ezequiel
17-18.
Versículo Especial: “Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? diz o Senhor Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus
caminhos e viva?” (Ezequiel 18:23).
Pensamento Bíblico: Responsabilidade
e Arrependimento (Ezequiel 18). Dois pontos importantes são
ressaltados neste capítulo. Deus afirma que somos individualmente
responsáveis perante ele. Não somos condenados por depravação herdada,
mas por desobediência pessoal. Ele também ressalta a importância do arrependimento. Ele
quer que os ímpios voltem a ele, para ganharem “coração novo e um espírito
novo”.
Ação: “Portanto convertei-vos e vivei!”
(Ezequiel 18:32). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos)
24 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Daniel (Comentário Bíblico Moody) 17 12. Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias. A palavra experimenta (nasâ) é uma forma intensiva (piel) e junto com o coortativo na’ expressa forte pedido. Para Daniel e seus amigos, como também para o camareiro, o limite de dez dias era um teste da vontade de Deus. Se a experiência fracassasse, os jovens hebreus estavam preparados para vencer seus próprios escrúpulos cerimoniais, conforme veremos no próximo versículo. Não há evidência de que Daniel soubesse o resultado final. Nenhuma presunção estava envolvida, como supõe Young (Edward J. Young, The Prophecy of Daniel, in loco), pois as Escrituras nos fornecem um bom número de exemplos aprovados de tais testes. Dez dias. Um número redondo favorito (1:20; cons. Amós 5:3; Zacarias. 8:23). Legumes a comer (lit., do zero'îm e nós comeremos). Embora usado apenas aqui e em 1:16 em toda a Bíblia, e em nenhuma outra obra literária conhecida, a palavra aparentemente significa vegetais, pois origina-se de uma palavra que significa "semear" (semente). Portanto legumes eram coisas que cresciam de sementes plantadas no solo. Nenhum ritual religioso de dedicação a algum deus estava diretamente envolvido no preparo de vegetais, como acontecia com a carne; e os vegetais não eram usados no ritual pagão como as libações com o vinho. Esta passagem não constitui uma aprovação do vegetarianismo (veja Romanos. 14:1-4). 14. Ele atendeu o pedido. O hebraico indica que ele deu consideração atenta ao pedido de Daniel. 15, 16. Recompensa da Justiça. A prova teve sucesso e assim Daniel e seus amigos foram poupados do embaraço e tensão emocional que a ofensa aos seus próprios padrões teriam lhes causado. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
24 de Setembro Dia 267
Leituras: Lucas 23:44-49; Tito 1:10-16; Salmo 76; Provérbios 18:19-24; Ezequiel
16.
Versículo Especial: “O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza;
suas contendas são ferrolhos dum castelo” (Provérbios 18:19).
Pensamento Bíblico: “Professam Conhecê-lo, Entretanto O Negam Por Suas Obras” (Tito
1:16). Paulo deixou Tito em Creta, e agora ele o adverte sobre algumas pessoas
hipócritas com quem ele teria de tratar lá. Suas descrições de algumas dessas
pessoas poderiam ser perfeitamente aplicadas a muitos de hoje em dia. Muitas
pessoas professam conhecer DeusStalvez declarando-se cristãosSenquanto suas
obras contradizem suas palavras. Eles podem enganar outras pessoas. Eles podem
até enganar a si mesmos. Mas a Deus eles jamais podem enganar. Ele vê
tudo.
Os hipócritas eram um problema em
Creta, cerca de 2000 anos atrás. A triste realidade é que a
hipocrisia é um problema que temos que enfrentar hoje em dia,
também.
Ação: Se você se diz um
cristão, ande da maneira que você diz. ( Estra Ido dos
estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
23 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 16 8b. Então pediu, etc. Em caso de necessidade, as leis cerimoniais podiam ser postas de lado (Mateus. 12:3-5; I Samuel. 21:6; Números. 28:8, 9). Foi porque Daniel tinha o discernimento de perceber o propósito real nestas coisas de afastá-lo de sua santa fé, que ele então resolveu não se submeter sem lutar. Ele "simplesmente determinou ... através do alimento manter viva a lembrança de sua pátria. Ele queria viver na Caldéia como um exilado e cativo, mas como procedente da sagrada família de Abraão" (Calvino, Commentaries on the Book of Daniel the Prophet, in loco.) A palavra pediu (biqesh, "buscou") não se pode usar com referência a uma solicitação desprovida de energia. Sendo um piel (ou intensivo ativo) na forma, sempre é uma palavra incisiva (usada em II Samuel. 2:17; 12:16). 9. Ora Deus concedeu. A A.V. dá a impressão de que Daniel já tinha previamente obtido o favor do chefe eunuco. O sentido hebraico é mais naturalmente traduzido como consecutivo, isto é, Daniel fez o pedido e conseqüentemente Deus lhe concedeu o favor do chefe dos eunucos. Observe que bons motivos e sentimentos admiráveis não se encontram ausentes dos corações pagãos (cons. Js. 2:1 e segs.; contraste com Provérbios. 12:10; veja Gálatas. 5:22). Deus chama os defensores para o Seu povo de maneiras estranhas. 10. Faz lembrar o copeiro e o parteiro, amigos de José (Gn. 40). Parece que, embora o eunuco chefe desejasse ajudar Daniel, não via possibilidades isso (veja Tiago 2:14-18). 11. Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Orientado só pelo ponto de vista do Espírito santo, o autor não condescende em reconhecer os novos nomes homenageando deuses pagãos da Babilônia conferidos por um burocrata pagão oportunista, mas prefere usar os nomes que honram a Deus e lhes foram conferidos por piedosas mães judias. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
23 de Setembro Dia 266
Leituras: Lucas 23:34-43; Tito 1:1-9; Salmo 75; Provérbios 18:13-18; Ezequiel
13-15.
Versículo Especial: “Ora, eis que, caindo a parede, não vos dirão: Onde
está a cal com que a caiastes?” (Ezequiel 13:12).
Pensamento Bíblico: “A Cal Fraca” dos Falsos Mestres (Ezequiel
13:1-16). Deus mostra um quadro interessante dos falsos profetas que proclamam
revelarem sua palavra. Eles são como construtores levantando uma parede com
“cal”. A parede pareceria firme, mas seria destruída por uma tempestade do
Senhor. O falso ensinamento, frequentemente, parece atraente, até bom. Quanto
testado, ele desmorona e aqueles que confiam nele, frequentemente, morrem na
tempestade.
Ação: Construa suas paredes com a argamassa de Deus: a Verdade. ( Estra Ido
dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
22 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 15 C. Acontecimentos Destacando o Autor. 1:8 – 2:4a. Uma crise de Justiça. Isto foi descrito acima no versículo 5. OS versículos 6 e 7 intervêm para identificar Daniel e os seus amigos. 8a. Uma Decisão pela Justiça. Resolveu Daniel firmemente. Inteligência inata e comportamento nobre eram complementados neste homem por uma firme lealdade aos princípios. Não contaminar-se. A contaminação (v. 5) nada tinha a ver com qualquer elemento prejudicial que houvesse no alimento ou na bebida. Era antes por ser "do rei". A palavra traduzida por contaminar-se (ga'al, uma palavra heb. antiga) pode significar contaminação física (Isaias. 63:3, "mancha"), contaminação moral (Sofonias. 3:1), ou, mais frequentemente, contaminação cerimonial (por exemplo, Esdras 2:62; cons. Ne. 7:64). Quanto à relação entre o alimento e a bebida com a contaminação cerimonial, veja Mateus. 15:11. Embora recomende moderação, a Bíblia em lugar nenhum ordena abstinência de qualquer alimento ou bebida com base moral; o problema era cerimonial ou religioso. A religião afetava toda a vida dos antigos, como ainda nos povos primitivos da atualidade – e como deveria para todos os homens. Até mesmo o comer e o beber tinha um ritual e significado místico. O matar de um animal era um ato religioso que deveria ser executado com solenidades próprias. A carne da mesa do rei era sem dúvida morta de acordo com o ritual pagão e oferecida a um deus. Os judeus estavam proibidos de comer carne sacrificada a um deus pagão (veja Êxodo. 34:15), pois era "servir a outros deuses" aos olhos públicos. Os judeus sempre enfrentaram este problema ao comer fora de sua terra (Oséias 9:3, 4; Ezequiel. 4:13, 14). Uma situação semelhante prevalecia quanto ao vinho. Outro problema era que os procedimentos levíticos não eram considerados, isto é, a comida e a bebida do rei não eram "Kosher" (veja Levítico. 3:17; 6:26; 17:10-14; 19:26). 8b-14. Um Procedimento de acordo com a Justiça. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
22 de Setembro Dia 265 Leituras: Lucas 23:26-33; 2
Timóteo 4:9-22; Salmo 74; Provérbios 18:6-12; Ezequiel 11-12. Versículo Especial: “Antes
da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade” (Provérbios
18:12). Pensamento Bíblico: O Senhor Saiu (Ezequiel
11:22-23). Recorde os capítulos 8 e 10, nos quais Deus revelou o porquê ele
estava rejeitando o povo de Judá. Eles não acreditavam que ele poderia
rejeitá-los. Eles tinham uma doutrina que dizia ser impossível pecar até o
ponto de ficar perdido. Sua crença estava errada. Apesar da sua arrogante
auto-confiança, Deus deixou-os e deu o julgamento contra eles. Quando o
pecado não deixa espaço para Deus em nossas vidas, ele se afasta! Ação: Ande nos estatutos de
Deus (Ezequiel 11:19-20). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus
abençoe a todos) |
21 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 14 7. Outros nomes, a saber: a Daniel o de Beltessazar. Daniel significa em hebraico príncipe (ou juiz) de Deus, enquanto que o novo nome Beltessazar, na língua da Babilônia, significa príncipe de Bel. Este nome Beltessazar (uma variante do nome do Rei Belsazar, cap. 5),homenageia Uma das principais divindades da Babilônia (veja Isaias. 46:1; Jeremias. 50:2; 51: 44). Hananias significa misericórdia de Jeová (sendo uma variação do original do nome do apóstolo amado, João), enquanto que Sadraque possivelmente significa "ordem de Aku", o deus da lua (HDB) uma forma mais ou menos disfarçada d Marduque (Montgomery, ICC, pág. 123), um dos principais deuses da Babilônia. Misael Com muita certeza significa Quem é como Deus? enquanto que Mesaque (de acordo com Fred. Delitzch, uma competente autoridade) significa Quem é como Aku? Lamentavelmente não podemos ter certeza porque o nome não aparece em nenhum outro lugar e sua origem é incerta. Azarias significa A quem Jeová ajuda, ou Jeová ajudará, enquanto que Abede[1]Nego muito provavelmente significa Servo de Nebo. "Um costume . . , de impor novos nomes quando as pessoas passavam para novas condições de vida ou adquiriam novos relacionamentos", destaca Moses Stuart, "é muito comum no V.T. : veja Abrão e Abraão, Gênesis. 17:5; José e Zafenate-Panéia, Gênesis. 41:45; comp. II Samuel. 12:24, 25; lI Reis. 23:34; 24:17; também Ester 2:7; Esdras 5:14 comp. com Ageu 1:14; 2:2, 21. Do mesmo modo no N.T., Marcos. 3:16, 17. Esses nomes, assim impostos, geralmente designavam alguma coisa para honra dá pessoa que os recebia, ou uma homenagem ao deus adorado por quem os impôs, ou para comemorar algum acontecimento interessante, etc." (A Commentary on the Book of Daniel, pág. 9). Um comentário mais extenso sobre esses nomes poderá ser encontrado nas enciclopédias e dicionários bíblicos, como também nos léxicos hebraicos. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
21 de Setembro Dia 264
Leituras: Lucas 23:13-25; 2 Timóteo 4:1-8; Salmo 73:18-28; Provérbios 18:1-5;
Ezequiel 8-10.
Versículo Especial: “O solitário busca o seu próprio
interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria” (Provérbios
18:1).
Pensamento Bíblico: “Quer Seja
Oportuno, Quer Não” (2 Timóteo
4:1-5). Estes versículos contêm uns desafios estimulantes para aqueles que
proclamam o evangelho. Temos que ensinar o evangelho cientes da
responsabilidade perante Deus. Seremos julgados por Deus. Aqueles que
ensinamos (e aqueles que deixamos de ensinar) serão
julgados por Deus. Portanto, temos que ensinar a verdade até mesmo quando ela
não está em moda. Muitas pessoas rejeitarão a verdade e aceitarão ensinamentos
mais apetitosos , porém não devemos negligenciar nosso dever de divulgar o
evangelho.
Ação: Cumpra seu ministério (serviço). ( Estra Ido do estudos da Biblia.Net
que Deus abençoe a todos)
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