5 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro  Mateus (Comentário Bíblico Moody) 104  28-32. Parábola dos Dois Filhos. Só Mateus registra as três parábolas (conf. Mc. 12:1, "parábolas") apresentadas nessa ocasião, evocadas pela oposição dos membros do Sinédrio à autoridade de Jesus. A parábola dos Dois Filhos foi interpretada por Jesus como a descrição das reações opostas dos párias religiosos e seus líderes em relação ao ministério de João, que era preparatório do Seu próprio. O filho (criança) que primeiro disse não quero, mas se arrependeu mais tarde e foi descreve os publicanos e as meretrizes, párias da religião que finalmente aceitaram a mensagem de João. Muitos deles tornaram-se seguidores de Jesus (Lucas. 15:1, 2). O filho que disse eu vou, mas não foi descreve os líderes religiosos que primeiro deram uma aprovação mais ou menos incerta a João (João. 5:35) mas nunca foram até o fim (Lucas. 7:29, 30). Assim os publicanos e as meretrizes, aceitando a João, demonstraram a sua prontidão para aceitação do reino de Deus messiânico. O caminho da justiça (lI Pedro. 2:21) descreve a pregação de João (conf. 22:16 "caminho de Deus") em termos que faziam lembrar Noé (II Pedro. 2:5), e provavelmente se refere mais ao conteúdo de sua mensagem do que ao seu comportamento pessoal. 33-46. Parábola dos Maus Lavradores. Esta parábola responde melhor a pergunta sobre a autoridade de Jesus mostrando-o como o Filho divino enviado pelo Pai. Embora as linhas principais da parábola sejam tão compreensíveis que os membros do Sinédrio não poderiam ter fugido ao seu significado, não se deve fazer a tentativa de forçar todos os detalhes. O pai de família certamente representa Deus, o Pai; entretanto seu otimismo leviano (v. 37) não pode ser atribuído a Deus. Talvez possamos ver nas atitudes do pai de família a maneira pela qual Deus parece agir aos olhos dos homens. 33. Uma vinha. Símbolo da teocracia de Israel, familiar a todos os judeus. Conf. Isaias. 5:1-7; Salmos. 80:8-16. O versículo 43 compara a vinha ao reino de Deus apontando claramente para o reino que foi concedido a Israel através de reis divinamente escolhidos. Na parábola o pai de família foi descrito tomando todas as providências para o bem-estar da vinha. Espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram. Para verificar o vergonhoso tratamento que Israel concedeu aos emissários de Deus veja Jeremias. 20:1, 2; 37:15 ; 38:6; I Reis 19:10; 22:24; lI Crônicas. 24:21. 37. Por último, enviou-lhes o seu próprio filho. A extraordinária paciência do pai de família revela a completa depravação dos lavradores. 38. Vamos, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança. Exatamente este sentimento fora revelado recentemente pelos líderes judeus (João. 11:47-53). Desse momento em diante, o campo de ação da parábola passa da história para a profecia.(Estudando a Bíblia Livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de outubro Dia 278  

Leituras: João 1:35-42; Hebreus 3:7-19; Salmo 85; Provérbios 21:1-6; Ezequiel 36-37.  

Versículo Especial“Porque nós temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos” (Hebreus 3:14).  

Pensamento Bíblico“Tende Cuidado, Irmãos” (Hebreus 3:7-19). Satanás iludiu muitas pessoas com a falsa ideia de que um filho de Deus não pode se afastar do Senhor e se perder. Esta passagem nega firmemente estas doutrinas confortadoras, porém enganadoras. O escritor adverte que os cristãos podem voltar a ser incrédulos e serem excluídos das bênçãos eternas de Deus.  

Ação: Cuidado! E “exortai-vos mutuamente cada dia”.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

4 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 103  Nunca mais nasça fruto de ti. Foi dito com a solenidade de um julgamento condenatório. Embora não haja nenhuma declaração de que a situação deveria ser considerada alegórica, parece ser a única explicação razoável para o incidente (pois árvores não tem responsabilidade moral). Ele forneceu uma sequência pitoresca para a parábola de Lucas. 13:6-9 referente à nação judia, estéril apesar de todas as vantagens. A figueira secou imediatamente. Imediatamente pode com certeza ser bastante amplo para se entender diversas horas. Na manhã seguinte os discípulos logo perceberam, que já se encontrava seca até as raízes (Marcos. 11:20). 21, 22. Para os admirados discípulos Jesus explicou que tal poder (para feitos ainda maiores) estava à disposição deles através da oração da fé. Esse tipo de fé, entretanto, só pedirá aquelas coisas que sabem ser da vontade de Deus (conf. com 17:20). 4) Perguntas sobre a Autoridade de Jesus e Sua Resposta Alegórica. 21:23 - 22:14. 23. Durante essa terceira visita ao templo em dias sucessivos, Jesus foi interrogado pelas autoridades do Sinédrio (principais sacerdotes, anciãos do povo e escribas Marcos. 11:27). Com que autoridade? Autorização costumava ser fornecida pelo Sinédrio ou algum rabino eminente, que dava testemunho quanto à validade dos ensinamentos, declarando-os inteiramente de acordo com as devidas fontes tradicionais (veja Edersheim, Life and Times of Jesus, II, 381-383). Estas coisas. Uma referência às obras de Cristo (purificação do Templo, milagres) como também aos seus ensinamentos e à sua aceitação de homenagem devida ao Messias. 25-27. O batismo de João. Representativo do ministério de João. A contra pergunta de Cristo não foi uma evasiva às exigências do Sinédrio, mas serviu ao duplo propósito de responder implicitamente (conf. João. 5:33-35) e de expor a desonestidade do Sinédrio. João Batista, cujo ministério era popularmente reconhecido como sendo genuinamente profético, proclamara publicamente que Jesus era o Messias e ensinara os homens a confiar nEle (João. 3:26-30; João. 1:29.37; Atos 19:4). Assim os oficiais viram claramente o dilema que a pergunta de Cristo colocava diante deles. Se reconhecessem a autoridade divina de João, teriam obrigação de reconhecer que ele ensinara sobre Jesus - que Ele era o Messias. Entretanto, uma negativa da autoridade de João desencadearia sobre eles a ira do povo. Esses homens desonestos e covardes não mereciam outra resposta.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de outubro Dia 277 

Leituras: João 1:29-34; Hebreus 3:1-6; Salmo 84; Provérbios 20:25-30; Ezequiel 34-35.  

Versículo Especial“Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade” (Salmo 84:10).  

Pensamento Bíblico: “Eis o Cordeiro de Deus!” (João 1:29-34). João Batista dá um testemunho poderoso ao identificar Jesus. Entre suas proclamações sobre Jesus:

“Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

       Ele é eterno (“já existia antes de mim”).

        Ele é o Filho de Deus.  

As declarações confiantes de João sobre Jesus plantaram a semente da fé em muitos, entre eles os primeiros discípulos de Jesus.  

Ação: Considere o Cordeiro de Deus que tira o pecado.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

3 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 101  Tendo Jesus entrado no templo. Foi no dia que se seguiu à Entrada Triunfal (Marcos. 11:11, 12). Mateus registra aqui acontecimentos fora do tempo. Todos os que ali vendiam e compravam. O pátio externo, que era dos gentios, continha estábulos onde podia-se comprar animais para os sacrifícios e mesas para se trocar dinheiro estrangeiro por siclos do santuário. Esse mercado, uma rica fonte de extorsão, era controlado pela família de Anás, o sumo sacerdote. Pouco tempo depois da guerra dos judeus contra Roma, a indignação popular contra esses bazares de Anás provocou a sua retirada (veja Edersheim, Life and Times of Jesus, I, 367-372). 13. Está escrito. Isaias. 56:7 e Jeremias. 7:11. Covil de salteadores. Um refúgio para ladrões, cujas práticas infames eram protegidas pelos preceitos sagrados. 14-16. Só Mateus registra as curas que provocaram novas Hosanas das crianças (meninos, no masculino) no Templo. Para responder aos sacerdotes que o desaprovavam, Jesus empregou Salmos. 8:2 mostrando que Deus suscita louvor até mesmo daqueles que os homens consideram insignificantes. 17. Para Betânia, onde pernoitou. A aldeia ao pé do Monte das Oliveiras (conf. Lucas. 21:37). Não se sabe ao certo se ele passou a noite em uma casa na cidade ou ar livre (conf. Lucas. 24:50 com Atos 1:12 para o uso alternado desses nomes.) 3) Maldição da Figueira Estéril. 21:18-22. Novamente é preciso consultar Marcos (11:12-14, 19.25) para verificação de cronologia. Mateus encaixa as duas fases do incidente em uma só. 18. Cedo de manhã. De acordo com Marcos, era manhã do dia no qual ele purificou o Templo. 19, 20. Figueira. Esta conhecida árvore da Palestina era usada muitas vezes como símbolo da nação de Israel (Oséias. 9:10; Joel 1:7). Uma peculiaridade dessa árvore é que seus frutos e folhas costumam aparecer ao mesmo tempo, com os frutos às vezes em primeiro lugar. A próxima colheita seria esperada para junho. Essa árvore em particular produzira tão abundante folhagem em abril que qualquer um esperaria encontrar nela também os frutos. Este parece ser um exemplo no qual, pelo fato de Cristo ter-se esvaziado completamente do seu ego (Filipenses. 2:7), Ele deixou de usar a sua onisciência para que a sua reação humana fosse inteiramente genuína. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


3 de outubro Dia 276  

Leituras: João 1:19-28; Hebreus 2:10-18; Salmo 83: Provérbios 20:19-24; Ezequiel 32-33.  

Versículo Especial“Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados” (Hebreus 2:18).  

Pensamento BíblicoTem Poder Para Dar Alívio e Ajuda (Hebreus 2:14-18). A vitória de Jesus nos torna capazes de sermos vitoriosos. Ele nos solta do pecado:  

    Perdoando-nos. Ele é a fonte que limpa o pecado.

   Protegendo-nos. Ele não somente perdoa os erros do passado, mas nos ajuda nas nossas atuais provações, dando-nos força para vencer a tentação.  

Ação: Com o auxílio de Jesus vença suas tentações hoje. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

2 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 100 2,3. As explícitas instruções de Jesus referentes à jumenta e ao jumentinho indicam a importância do acontecimento. Em outras ocasiões Jesus costumava andar a pé, e aqui a distância não era mais de duas milhas 4,5. Cumprimento de Zacarias. 9:9 foi a motivação dessa atitude, embora os discípulos não tomassem consciência disso antes da Ressurreição (João. 12:16). Os judeus geralmente consideravam essa passagem como sendo messiânica (Edersheim, Life and Times of Jesus, II, 736). 6-8. Foram trazidos os dois animais (a jumenta foi necessária para sossegar o jumentinho que ainda não fora montado por ninguém), mas todos os evangelistas testificam que Jesus montou o jumentinho. Algumas pessoas da multidão estenderam suas capas sobre o caminho para lhe prestar homenagem, aclamando-o agora Rei (II Reis 9:13). Outros jogavam folhas de palmeiras pelo caminho (João. 12:13). O jumento era um anima humilde e nenhum rei judeu desde Salomão montara um deles oficialmente. Mas a brandura e a humildade eram sinais inequívocos do Messias preditos por Zacarias, que agora se cumpriam. 9. Hosana. Uma expressão hebraica significando viva agora. Os gritos da multidão, empregando as frases de Salmos. 118:25, 26, proclamavam claramente suas esperanças em Jesus como Messias, o Filho de Davi. Anteriormente Cristo se esquivou a tais demonstrações públicas (embora confessando sua messianidade a indivíduos; João. 4:26; Mateus. 16:16-20); mas agora ele fizera cuidadosos preparativos para uma inconfundível apresentação pessoal à nação. 10,11. Quem é este? A aclamação messiânica provocou a pergunta da parte daqueles que talvez não conhecessem Jesus (ele evitou Jerusalém durante a maior parte do seu ministério). 2) Purificação do Tempo. 21:12-17. Uma purificação semelhante foi registrada no começo do ministério de Jesus (João. 2:13-22), mas não temos motivos para duvidarmos que tenha havido dois exemplos iguais. Jesus repetia frequentemente suas palavras e atos. Esses homens maus logo voltaram aos seus caminhos perversos, pois os atrativos financeiros eram mais atraentes. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


2 de outubro Dia 275  

Leituras: João 1:14-18; Hebreus 2:1-9; Salmo 82; Provérbios 20:13-18; Ezequiel 30-31.  

Versículo Especial“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1:14).  

Pensamento Bíblico: “E Vimos a Sua Glória” (João 1:14-18). Deus tornou-se homem. Jesus veio à terra para viver entre os homens e para nos mostrar o caminho para a vida eterna com o Pai. Diferente das pessoas corrompidas e pecadores que somos, Jesus veio em toda a glória e perfeição da pureza. Ele nos mostrou o Pai e preparou o caminho para o céu.  

Ação: Pense na glória de Jesus. Agradeça a Deus por seu Filho ter nos amados tanto ao ponto de se fazer carne.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

1 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 99 24. Indignaram-se. Uma reação dos dez que talvez fosse agravada pelo procedimento dos dois que fizeram uma parenta de Jesus interceder por eles. 25-27. A resposta de nosso Senhor demonstrou que embora os governos humanos mantenham o poder através da autoridade de diversos funcionários colocados sobre seus subordinados, o seu reino seria diferente. O desejo de servir é o sinal da grandeza espiritual. 28. O maior exemplo desse princípio é o Filho do homem. A suprema demonstração aconteceu no Calvário, onde ele ofereceu a sua vida em resgate a Deus, contra quem os homens pecaram e estavam sujeitos à penalidade. Por muitos. A morte de Cristo é claramente substitutiva, "no lugar de" (anti) muitos. (Veja A.T. Robertson, Grammar of the Greek New Testament, págs. 572-574.) Muito aqui não tem a intenção de ser restritivo, mas contrasta como o um que morreu. Entretanto, a escolha foi muito feliz à vista do ensinamento explícito de outras passagens que nem todos se garantiram da salvação oferecida. 3) A Cura de Dois Cegos. 20:29-34. Narrativas paralelas (Marcos. 10:46-52; Lucas. 18:35-43) propõem problemas de harmonização, mas este fato proíbe qualquer sugestão de conivência. 29. Saindo eles de Jericó. Marcos concorda, mas Lucas coloca o incidente ao se aproximarem da cidade. A pane principal de Jericó romana, ocupada pelos judeus mais pobres, fica cerca de uma milha a leste do quartel-general de inverno de Herodes (também chamada Jericó), que continha o palácio, a fortaleza e as casas dos ricos amigos de Herodes. (Veja Lucetta Mowry, BA, XV, 2, pág. 34). Assim o milagre poderia ter ocorrido entre as duas Jericós, com Lucas naturalmente pensando em termos de cidade herodiana, onde provavelmente ocorreu o seu próximo incidente (Zaqueu). 30-34. Dois cegos. Os outros evangelistas mencionam apenas o mais importante, Bartimeu (conf. os dois endemoninhados, Mateus. 8:28). Filho de Davi. Com esse título queriam dizer o Messias. Anteriormente Jesus tinha proibido o seu uso público, mas agora, ao se aproximar de Jerusalém, está pronto a proclamá-lo (conf. 21:16; Lucas. 19:40). D. Em Jerusalém. 21:1 – 25:46. Ao traçar os movimentos de Jesus a caminho de Jerusalém, Mateus omite a viagem de Jericó a Betânia, seis dias antes da Páscoa (João. 12:1), que foi um dia antes da Entrada Triunfal (João. 12:12). Mateus 21 1) Entrada triunfal 21:1-11. A primeira de uma série de visitas a Jerusalém durante a última semana (conf. 21:18; Mateus. 11:19). 1. Betfagé. Uma aldeia que parece ficar entre Betânia e Jerusalém, uma vez que Jesus pousou em Betânia na noite anterior (João. 12:1, 12). A localização exata ainda é desconhecida. Monte das Oliveiras. A colina que fica a leste de Jerusalém e que oferecia aos viajantes a primeira vista da cidade. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de outubro Dia 274  

Leituras: João 1:1-13; Hebreus 1; Salmo 81; Provérbios 20:7-12; Ezequiel 28-29.  

Versículo Especial“Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem” (Ezequiel 28:17).  

Pensamento BíblicoConsequência da Auto Exaltação (Ezequiel 28:1-19). Diversos dos livros proféticos do Velho Testamento incluem trechos com pronunciamentos relativos a várias nações. Estes julgamentos nos ajudam a ver as características que Deus deseja e as que ele despreza. Tiro foi uma cidade próspera, que se desenvolveu pelo comércio marítimo. Em vez de ser grato pelas bênçãos de Deus, o rei de Tiro era orgulhoso e egoísta. Ele pensava que prosperava por causa de sua própria grandeza, deixando de reconhecer que tudo o que ele tinha era dádiva de Deus. O orgulho de Tiro causou a sua queda. A cidade que tinha glorificado a si mesma foi humilhada por Deus. Esta é uma lição importante.  

Ação: Pense nas suas bênçãos: prosperidade, capacidade, etc. Agradeça a Deus por, generosamente, lhe ter dado tanto. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

30 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 97  15. São maus aos teus olhos porque eu sou bom? O sentido é, Você está com inveja porque eu sou generoso? (Provérbios. 28:22) 16. Os últimos serão primeiros. Esta declaração, repetida de 19:30, mostra que a parábola era um prolongamento das instruções dadas aos Doze (19:27-30). A parábola ensina que o serviço prestado a Cristo será fielmente recompensado, e que fidelidade ao chamado quando idêntica, será identicamente recompensada. Entretanto, só deu, pode avaliar adequadamente a fidelidade e o apelo, e assim os juízos humanos podem ser completamente alterados. C. Na Judéia. 20:17-34. Mateus observou particularmente os movimentos geográficos (4:12; 16:13; 17:24; 19:1; 21:1). Tendo estado a leste do Jordão na Peréia, Jesus e o seu grupo dirigiu-se agora diretamente para Jerusalém. Esta parte descreve os acontecimentos da viagem da Peréia a Jerusalém, na vizinhança de Jericó, na Judéia (v. 29). 1) Jesus prediz novamente a Sua Morte e Ressurreição. 20:17-34. A terceira predição direta e detalhada da paixão de Cristo (conf. 16:21; 17:22, 23, mais a simples declaração de 17:12). Ela amplia algumas das informações anteriores. Pela primeira vez Jesus indicou que a sua morte seria através das mãos dos gentios, que os escarneceriam, açoitariam e crucificariam. 2) O Pedido Ambicioso dos Filhos de Zebedeu. 20:20-28. Marcos apresenta o pedido como vindo dos próprios filhos. Mateus mostra que pela primeira vez pediram através de sua mãe, mas que mais tarde eles mesmos entraram na conversa. A mulher de Zebedeu com seus filhos. Salomé, aparentemente a irmã da Virgem Maria, como se vê comparando Mateus. 27:56 com Marcos. 15:40 e João. 19:25. 21. O pedido por lugares de maior honra no reino de Cristo pode ter sido provocado por causa de sua revelação anterior sobre os doze tronos (19:28). Embora ela surgisse da ideia de que o reino seria muito brevemente estabelecido (Lucas. 19:11), e traiu um espírito não muito humilde, deve-se notar que se baseava numa firme fé de que Jesus era o Messias e o seu reino uma realidade. Uma fé assim Jesus queda purificar e nutrir. 22, 23. Cálice. Um símbolo dos sofrimentos de Cristo (conf. 26:39, 42). Ser batizados com o batismo, (aparece só na ERC) Broadus explica, "ser mergulhados nos mesmos sofrimentos" (Commentary on Matthew, pág. 417) A concordância de ambos com as severas exigências de Jesus era sem dúvida sincera. Tiago foi o primeiro discípulo a morrer por Cristo (Atos 12:2); João sofreu de diversas maneiras por um período mais longo. Entretanto a disposição das posições pedidas é uma prerrogativa do Pai.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de setembro Dia 273  

Leituras: Lucas 24:44-53; Filemom 17-25; Salmo 80; Provérbios 20:1-6; Ezequiel 26-27.  

Versículo Especial“Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos” (Salmo 80:7).  

Pensamento Bíblico: Jesus Morreu para Cumprir (Lucas 24:44-49). Um rei morto? Aqueles que mataram Jesus pensaram que tinham vencido sua causa. Muitos dos seus seguidores, deixando de entender sua promessa de ressurreição, sentiram-se derrotados. Até mesmo alguns, hoje, acreditam que a rejeição de Jesus pelos Judeus forçou-o a adiar seus planos de estabelecer seu reino. Ao contrário, Jesus mostra que sua morte foi uma parte necessária do plano de Deus. Ele morreu porque ele decidiu morrer.  

Ação: Siga o exemplo dos apóstolos: adore Jesus com alegria (Lucas 24:52).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

29 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 96 27. Nós tudo deixamos. O que o jovem se recusou a fazer (conf. Mateus. 4:20, 22; 9:9). Que será pois, de nós? Não necessariamente o reflexo de um espírito mercenário, mas uma resposta direta que provocou uma resposta apropriada. 28. Regeneração. A palavra aparece em outro lugar do N.T. apenas em Tito 3:5 (novo nascimento espiritual individual). Aqui ela indica o novo nascimento que ocorrerá na sociedade e na criação quando o Messias estabelecer o seu reino (conf. Atos 3:21; Romanos. 8:19). Doze tronos. Especificamente para os Doze no Milênio. 29,30. Qualquer sacrifício feito por Cristo será amplamente recompensado. Porém temos que ser cautelosos. Muitos (não todos) primeiros serão os últimos. Este axioma, repetido em 20:16 depois de uma parábola explanatória, é verdadeiro sob diversos aspectos. Aqui o contexto sugere sua aplicação àqueles que primeiro (no tempo) estabeleceram seu relacionamento com Cristo e podem desenvolver uma atitude de presunção. Mateus 20 4) Parábola dos Trabalhadores na Vinha. 20:1-16. Esta parábola ilustra o ensinamento anterior de Cristo e amplia 19:30 (conf. 20:16). 1. Dono de casa. O proprietário de uma vinha precisava de um maior número de trabalhadores por ocasião da colheita. De madrugada. Os primeiros trabalhadores foram contratados de madrugada. 2. Um denário (denarius) por dia. O salário usual para um trabalhador ou soldado. 3-7. Outros que estavam desocupados. Não estavam trabalhando porque nenhum homem os contratara. Não há nenhuma indicação de que fossem preguiçosos. Desse grupo de desempregados que estava na praça, o pai de família contratou mais trabalhadores às 9 horas da manhã, às 12, às 15 e às 17 horas. Todos atenderam imediatamente ao convite. 8. Ao cair da tarde. Conf. Deuteronômio. 24:15. 9-12. Para que aqueles que foram contratados primeiro vissem o que se fazia, o pagamento começou com os que foram contratados por último. Cada trabalhador recebeu um denário, sem considerar o seu tempo de serviço. 13,14. Para um dos que estava no grupo de murmuradores, o pai de família explicou que o contrato fora inteiramente cumprido. Quanto aos outros, a obrigação do dono da vinha para com eles era negócio que só a ele dizia respeito.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

29 de setembro Dia 272  

Leituras: Lucas 24:36-43; Filemom 1-16; Salmo 79; Provérbios 19:24-29; Ezequiel 24-25.  

Versículo Especial: “Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras do conhecimento” (Provérbios 19:27).  

Pensamento BíblicoA Prova da Vitória (Lucas 24:36-43). Jesus apareceu a seus apóstolos para confirmar ser verdade o testemunho de que ele havia ressuscitado dos mortos. A inteireza de sua vitória sobre a morte é sublinhada pela sua ressurreição corporal. A morte não podia reter o corpo de Jesus, nem reterá os corpos de seus seguidores. Os corpos dos fiéis serão ressuscitados e transformados em corpos imortais (veja 1 Coríntios 15:44).  

Ação: Prepare-se, hoje, para a eternidade com Cristo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

28 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 95  3) Entrevista com o Jovem Rico. 19:16-30. 16. Que farei de bom? Este jovem interrogador (chamado de "príncipe" por Lucas) tinha por certo que a vida eterna se obtinha através da realização de feitos. 17. Perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Marcos e Lucas indicam que Jesus foi por ele chamado de "Bom Mestre". Nosso Senhor experimentou o seu interrogador fazendo-o reconsiderar o que realmente achava de Jesus, e depois o conduziu àquilo que Deus já revelou em Sua Lei. 18, 19. Jesus citou o sexto, o sétimo, o oitavo, o nono e o décimo mandamentos do Decálogo, e um resumo da segunda tábua – amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não foram apresentados meios de salvação (esse nunca foi o propósito da Lei), mas sua intenção foi a de indicar a necessidade do jovem. 20. Tudo isso tenho observado. Não foram palavras de uma pessoa cheia de justiça própria descarada, mas de alguém que pensava que a conformidade nas aparências constituía a guarda da Lei. 21. Perfeito. Completo, maduro, sem a falta que ele sentia haver. Vai, vende, dá. Jesus desmascarou o problema do jovem demonstrando um dos seus efeitos. A exortação de se desfazer dos seus pertences rapidamente revelou como ele se encontrava longe de entender o espírito dos mandamentos divinos. Vem, e segue-me. Aqui está o apelo positivo para confiar em Cristo. 22. Retirou-se triste. A perspectiva de abandonar seus muitos haveres perturbou-o tanto que ele deixou de atingir o alvo procurado. 23. Dificilmente entrará um rico. A dificuldade com as riquezas não jaz na sua posse (muitos homens justos nas Escrituras possuíam riquezas – Abraão, Jó, José de Arimatéia) mas na falsa confiança que elas inspiram (I Timóteo. 6:17; Marcos. 10:24). 24. Camelo e fundo de uma agulha têm significado literal, comprovado por um provérbio talmúdico semelhante usado com a figura de um elefante. A comparação teve a intenção de mostrar uma impossibilidade, citando a maior das bestas conhecidas na Palestina e a menor das aberturas. 25. Quem pode ser salvo? Parece que os discípulos endossavam até certo grau o ponto de vista corrente de que as riquezas indicavam favor divino. Daí, se os ricos forem excluídos, como poderiam os outros se salvar? Talvez fosse latente o pensamento de que todos os homens são afligidos até um certo grau pelo desejo de obter riquezas neste mundo. 26. Sucintamente Jesus declarou que a salvação é obra de Deus. Deus pode dominar essa falsa confiança nas riquezas humanas e fornecer verdadeira justiça. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de setembro Dia 271  

Leituras: Lucas 24:28-35; Tito 3:9-15; Salmo 78:52-72; Provérbios 19:18-23; Ezequiel 23.

Versículo EspecialO que torna agradável o homem é a sua misericórdia; o pobre é preferível ao mentiroso” (Provérbios 19:22).  

Pensamento Bíblico: Corações Ardentes (Lucas 24:28-35). Jesus, o “estranho” que acompanhou os dois homens a caminho de Emaús, finalmente se revelou e então desapareceu. Os homens ficaram tão emocionados que, ainda a tão adiantada hora, viajaram de volta mais de doze quilômetros para Jerusalém para compartilhar as boas novas. Seus corações estavam em fogo, e eles não podiam guardar a mensagem do evangelho só para si.  

Ação: Pense sobre o eterno valor do evangelho. Pode hoje você guardá-lo só para si? (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

27 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 93  9, 10. Não sendo por causa de relações sexuais ilícitas (conf. com 5:31). Se fornicação deve ser entendido também como adultério (uma identificação bem incerta no N.T.), então nosso Senhor permitiu o divórcio só em caso de infidelidade da mulher. (Entre os judeus, só os maridos podiam se divorciar. Marcos, escrevendo para leitores gentios, declara também o oposto, Marcos. 10:12). Entretanto, se fornicação tem de ser tomada no seu sentido costumeiro, referindo-se aqui à falta de castidade da noiva durante o compromisso (conf. com suspeitas de José, Mateus. 1:18, 19), então Cristo não deixou lugar a qualquer tipo de divórcio entre pessoas casadas. Assim ele não concordou nem com Shammai nem com Hillel. Um tão alto e restrito padrão para o casamento teria sido o responsável pelo protesto dos discípulos, não convém casar. Não parece provável que os discípulos, depois de se embeberem com os ideais de Jesus, sentissem que limitar o divórcio aos casos de adultério fosse um fardo intolerável. 11. Nem todos são aptos para receber este conceito, isto é, a declaração dos discípulos. Ainda que às vezes o casamento possa não ser o ideal nem todos os homens são constituídos de forma a poderem se abster. 12. Alguns são incapazes para o casamento por causa de defeitos congênitos; outros por causa de danos ou restrições impostas pelos homens. Outros ainda podem prescindir do privilégio do casamento a fim de se devotarem mais completamente ao serviço de Deus (Paulo, por exemplo, I Coríntios. 7:7, 8, 26, 32-35). Esta declaração certamente não faz restrições ao casamento; antes, finaliza uma conversa na qual o casamento foi exaltado ao seu original estado de pureza. 2) A Bênção das Crianças. 19:13-1 5. As crianças deviam ser muito pequenas, algumas talvez fossem bebês (Marcos. 10:16). Os discípulos não gostaram da intromissão e repreenderam os pais que trouxeram (conf. Marcos. 10:13; Lucas. 18:15). Jesus, entretanto, estava sempre interessado nos jovens e fracos. Durante o delicioso momento, fez os discípulos se lembrarem de uma lição esquecida (18:3). Dos tais é o reino dos céus. Considerando que a entrada no seu Reino exige que os homens se transformem em crianças na fé, os discípulos fariam melhor se fossem bondosos com as verdadeiras crianças.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de Setembro Dia 270  

Leituras: Lucas 24:13-27; Tito 3:1-8; Salmo 78:23-51; Provérbios 19:12-17; Ezequiel 21-22.  

Versículo Especial“Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício” (Provérbios 19:17).  

Pensamento Bíblico: “Não Convinha que o Cristo Padecesse”? (Lucas 24:13-27). Dois homens que haviam seguido a Jesus caminhavam na estrada que vai de Jerusalém a Emaús, confundidos pelos acontecimentos dos últimos dias. Eles explicavam a um estranho que eles esperavam que Jesus resgatasse Israel, mas essas esperanças foram esmagadas quando ele foi morto. O “estranho” mostrou que os homens não haviam entendido a missão messiânica.  A cruz não impediu a redenção; ela a tornou possível.  

Ação: Agradeça a Deus por Jesus ter morrido ressurgido.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

26 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 92  34,35. O entregou aos verdugos. Eis aí o ponto crítico da interpretação. Não pode se referir à eterna ruína de alguém que foi verdadeiramente salvo, pois entraria em conflito com os mais claros ensinamentos de outras passagens. Não pode se referir também a algum purgatório contrário às Escrituras. Mas o fato de que o servo foi perdoado torna impossível que ele fosse um crente simplesmente professo. Entretanto, se encaramos os tormentos como males temporais com os quais o Pai celeste aflige os crentes que não perdoam, as dificuldades anteriores são evitadas. Verdugos (basanistaî) deriva-se do verbo basanizô, o qual se usa para descrever doenças (Mateus. 4:24; 8:6), e circunstâncias adversas (Mateus. 14:24). Ló "afligia a sua alma" em contato com os homens maus (II Pedro. 2:8) Tais tormentos Deus usa para castigar e produzir um espírito adequado entre os seus filhos (I Coríntios. 11:30-32). Assim, o perdão divino aqui é aquele que devemos experimentar diariamente para podermos desfrutar da comunhão perfeita como nosso Pai celestial, e isto se encaixa bem neste contexto no qual se discute o relacionamento entre crentes (vs, 16-20). B. Na Pereia. 19:1 – 20:16. Mateus observa a saída de Jesus da Galileia e descreve a última viagem a Jerusalém. Uma comparação com Lucas. 9:51 – 18:14 indica outra viagem a Jerusalém e um ministério que durou alguns meses. Assim um intervalo de talvez seis meses deve ser colocado em 19:1 entre deixou a Galileia e foi para o território da Judéia, além do Jordão. Mateus 19 1) Ensinamentos sobre o Divórcio. 19:1-12. 1. Além do Jordão. Da palavra grega peran (além) veio o nome "Peréia" para o distrito do lado oriental do rio Jordão. 3. É licito ao marido repudiar sua mulher por qualquer motivo? A severa escola de Shammai defendia a legalidade do divórcio só quando a conduta da esposa era discutível. Hillel, entretanto, interpretou Deuteronômio. 24:1 da maneira mais ampla possível, e permitiu o divórcio por todas as causas concebíveis. Então a pergunta feita a Jesus foi: "Você concorda com a mais prevalecente interpretação (de Hillel)?" 4-6. Em vez de se colocar ao lado de qualquer posição, Jesus cita o propósito divino na criação (Gn. 1:27; 2:24). Considerando que o propósito de Deus exigia que o homem e a mulher fossem uma só carne, qualquer ruptura no casamento contraria a vontade de Deus. 7,8. Por que mandou então Moisés? A citação que fizeram de Moisés (Deuteronômio. 24:1 e carta de divórcio, em oposição a Jesus, provou que não sabiam interpretar esse regulamento. Pois a provisão era uma proteção às mulheres contra os caprichos dos homens, não uma autorização para os maridos se divorciarem à vontade.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de Setembro  Dia 270  

Leituras: Lucas 24:13-27; Tito 3:1-8; Salmo 78:23-51; Provérbios 19:12-17; Ezequiel 21-22.  

Versículo Especial“Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício” (Provérbios 19:17).  

Pensamento Bíblico: “Não Convinha que o Cristo Padecesse”? (Lucas 24:13-27). Dois homens que haviam seguido a Jesus caminhavam na estrada que vai de Jerusalém a Emaús, confundidos pelos acontecimentos dos últimos dias. Eles explicavam a um estranho que eles esperavam que Jesus resgatasse Israel, mas essas esperanças foram esmagadas quando ele foi morto. O “estranho” mostrou que os homens não haviam entendido a missão messiânica.  A cruz não impediu a redenção; ela a tornou possível.  

Ação: Agradeça a Deus por Jesus ter morrido ressurgido.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

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  Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 105  39. E o mataram. Uma profecia da morte de Jesus nas mãos desses mesmos homens. 40, 41. A esta...