16 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 11 (2) Marcos nunca esqueceu o aspecto divino de Jesus. Começa seu Evangelho com a declaração de fé: “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”. Não deixa lugar a dúvidas com respeito ao que acreditava que era Jesus. E em repetidas oportunidades fala do impacto que Jesus produzia nas mentes e os corações de quem o escutava. Marcos tem sempre presente como os homens ficavam atônitos e maravilhados diante do Senhor. “Maravilhavam-se da sua doutrina” (1:22), “Todos se admiraram” (1:27). Frases como estas aparecem uma e outra vez. E este assombro não somente era o das multidões que rodeavam ao Mestre, e sim, também e mais ainda o do círculo íntimo dos discípulos. “E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este...” (4:41), “e, entre si, ficaram muito assombrados e maravilhados” (6:51, RC), "os discípulos se assombraram de suas palavras" (10:24, 26). Para Marcos, Jesus não era simplesmente um homem entre os homens: era Deus entre os homens, atraindo os homens a maravilhar-se e sentir saudades ao ouvir suas palavras e presenciar suas ações. (3) Ao mesmo tempo, não há Evangelho que nos apresente uma imagem tão humana de Jesus. De fato, a imagem deste em Marcos é tão humana que às vezes os outros evangelistas a modificam como se temessem dizer o que Marcos havia dito. Para Marcos Jesus é simplesmente "o carpinteiro" (6:3). Mateus, posteriormente, dirá "o filho do carpinteiro" (Mateus 13:55), como se a identificação de Jesus com um ofício artesanal fosse um atrevimento. Quando Marcos conta a história das tentações de Jesus, diz que o Espírito “o impeliu” ao deserto (1:12). Mateus e Lucas não gostam de dizer que o Espírito "impulsionou" Jesus, e em seus Evangelhos lemos que Jesus "foi levado" pelo Espírito ao deserto" (Mateus 4:1; Lucas 4:1). Nenhum nos fala tanto sobre as emoções de Jesus como Marcos. Jesus suspirou profundamente em seu espírito (7:34; 8:12), foi comovido pela compaixão (6:34), maravilhou-se da incredulidade (6:6), foi comovido até a cólera justiceira (3:5; 8:33; 10:14). Somente Marcos nos diz que quando Jesus olhou ao jovem rico “o amou” (10:21). Jesus podia sentir fome (11:12). Podia estar cansado e querer repousar (6:31). No Evangelho de Marcos é onde obtemos a imagem de um Jesus que vivia as mesmas paixões humanas que nós vivemos. A humanidade da imagem de Jesus que Marcos nos oferece, aproxima-o muito a nós. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


16 de novembro Dia 320 

Leituras: João 11:1-16; 1 Pedro 4:12-19; Salmo 118:1-14; Provérbios 30:1-6; 1 Crônicas 1.  

Versículo Especial“Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar no homem” (Salmo 118:8). P Pensamento Bíblico: Confie no Senhor (Salmo 118:1-14). Na medida em que os humanos avançam na compreensão do mundo material, muitas velhas superstições são postas fora. Algumas pessoas têm varrido Jeová, juntamente com os mitos dos deuses pagãos.  Talvez, agora mais do que nunca, a forte fé em Deus esteja debaixo de ataque. Temos que nos lembrar que, em todos os avanços da ciência moderna, o Deus do céu não foi destronado. Ainda “melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar no homem.”  

Ação: Lembre-se de que Deus responde o que a ciência não pode! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

15 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 10  Podemos supor, então, que no Evangelho de Marcos temos tudo o que ele recordava ter ouvido Pedro pregar. Portanto, há duas razões pelas quais o Evangelho de Marcos é um Livro de suprema importância. Em primeiro lugar, é o mais antigo de todos os Evangelhos. Se foi escrito pouco tempo depois da morte de Pedro, sua data tem que ser, aproximadamente, o ano 65 de nossa era. Em segundo lugar, incorpora nada menos que o que Pedro pregou e ensinou sobre Jesus. Podemos dizer que Marcos é a maior aproximação que jamais possuiremos do relato de uma testemunha presencial da vida de Jesus. O final perdido há um detalhe muito interessante a respeito do Evangelho de Marcos. Em sua versão original, o Evangelho conclui em Marcos 16:8. Sabemos por duas razões. Em primeiro lugar, os versículos que seguem (Marcos 16:9-20) não aparecem em nenhum dos manuscritos importantes dos primeiros séculos. Só os encontramos em manuscritos posteriores e de qualidade inferior. Em segundo lugar, o estilo grego é muito diferente, tanto que não pode ter sido escrito pela mesma pessoa que escreveu o Evangelho. Mas é quase impossível que o Evangelho original tenha terminado em Marcos 16:8. O que ocorreu, então? É possível que Marcos tenha morrido, talvez sido martirizado, antes de terminar seu Evangelho. Também é possível, e mais provável, que em algum momento tenha ficado uma só cópia deste Evangelho, da qual tivesse sido arrancado o final do texto. Houve uma época em que a Igreja abandonou por um pouco o uso do Evangelho de Marcos. Preferiam Mateus ou Lucas. É possível que este abandono chegasse até tal ponto que chegou a ficar somente uma cópia do Evangelho, e esta estivesse mutilada. Se ocorreu deste modo estivemos a ponto de perder o Evangelho que em mais de um sentido é o mais importante de todos. As características do Evangelho de Marcos Vejamos agora quais são as características do Evangelho de Marcos, de tal maneira que possamos ir descobrindo à medida que leiamos e estudemos o texto. (1) O Evangelho de Marcos é o mais próximo que jamais conseguiremos chegar de um relato original da vida de Jesus. Seu propósito foi dar uma imagem de Jesus tal qual Ele era. Westcott o qualificou que "uma transcrição tirada da vida real". A. B. Bruce disse que foi escrito "do ponto de vista da lembrança vívida e carinhosa", e que sua grande característica é o "realismo". Se alguma vez chegarmos a algo que se pareça com uma "biografia de Jesus", terá que basear-se em Marcos, pois Marcos sente prazer em contar os acontecimentos da vida de Jesus da maneira mais singela e dramática possível. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de novembro Dia 319  

Leituras: João 10:31-42; 1 Pedro 4:1-11; Salmo 117; Provérbios 29:22-27; Malaquias 3-4.  

Versículo Especial“Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração” (1 Pedro 4:9). 

Pensamento Bíblico: “Sede Mutuamente Hospitaleiros” (1 Pedro 4:9). O progresso das tecnologias tornou cada vez mais fácil para as pessoas viverem em vazios sociais. A televisão e os jogos eletrônicos roubam de nós, e dos nossos filhos, oportunidades de conversar com os outros. Mais do que nunca, precisamos obedecer às instruções de Pedro para sermos hospitaleiros, sem resmungar. Não podemos fazer muito para ajudar outros a conhecerem o Senhor, se não os conhecemos.  

Ação: Faça planos hoje para convidar alguém para uma refeição ou passar uma tarde para se conhecerem melhor. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

14 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 8  Não sabemos se esta informação corresponde ou não à realidade, mas sabemos que quando volta a aparecer, o faz da maneira mais surpreendente. Quando Paulo escreveu a Carta aos Colossenses da prisão de Roma, Marcos estava no cárcere com ele (Colossenses 4:10). Em outra nas Cartas da prisão, Filemom, Paulo menciona a Marcos na lista de seus colaboradores (versículo 24). E quando Paulo estava esperando a morte, já muito perto do fim, escreveu a Timóteo, seu homem de maior confiança, dizendo: "Toma ao Marcos e traga-o contigo, porque me é útil para o ministério" (2 Timóteo 4:11). Estas palavras são muito diferentes das que Paulo pronunciou com respeito ao Marcos quando o acusou de tê-los defraudado. Não sabemos o que pode ter acontecido nesse ínterim, mas evidentemente Marcos conseguiu conquistar o título de "o homem que soube redimir-se". O único colaborador que Paulo quis, quando se aproximava o fim de seu ministério, foi Marcos. As fontes de Informação de Marcos O valor da história que nos relata um escritor depende de suas fontes de informação. Perguntamo-nos, portanto, de onde tirou Marcos a informação que tinha com respeito à vida e a obra de Jesus? Vimos que a casa de Marcos foi desde o começo um dos centros da comunidade cristã em Jerusalém. Muitas vezes deve ter escutado os irmãos contarem suas lembranças pessoais de Jesus. Mas é muito provável que Marcos tenha tido a melhor fonte de informação possível. Para fins do século II viveu um homem chamado Papi as, que se interessou em recolher e transmitir toda a informação que pudesse sobre os primeiros dias da Igreja. Papi as nos diz que o Evangelho de Marcos não é outra coisa senão uma recopilação dos materiais biográficos de Jesus que Pedro utilizava em sua pregação. E Pedro foi o maior dos apóstolos. Marcos esteve tão perto de Pedro, e foi tão querido por ele, que Pedro pôde escrever, referindo-se a ele, "Marcos, meu filho..." (l Pedro 5:13). Eis aqui o que lemos em Papi as: "Marcos, que era o intérprete de Pedro, pôs por escrito, embora não ordenadamente, tudo o que recordava daquilo que em sua vida Cristo havia dito ou feito. Porque ele mesmo não era um dos que tinham escutado ou seguido ao Senhor. Tinha seguido a Pedro, como eu disse, posteriormente, e Pedro adaptava sua instrução às necessidades práticas, sem procurar de maneira alguma ordenar sistematicamente as palavras do Senhor. De modo que Marcos não se equivocou ao pôr por escrito algumas das coisas que recordava com respeito a Jesus, porque seu próprio objetivo era não omitir nem falsear nada do que tinha ouvido.”. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

14 de novembro Dia 318  

Leituras: João 10:22-30; 1 Pedro 3:13-22; Salmo 116; Provérbios 29:15-21; Malaquias 1-2.  

Versículo Especial: “Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento” (Malaquias 2:1).  

Pensamento Bíblico: O que Deus Espera de Seus Sacerdotes (Malaquias 2:4-9). Uma vez que todos os cristãos são sacerdotes (veja 1 Pedro 2:5), podemos aprender com o que Deus esperava dos sacerdotes levitas:  

. . . com efeito, ele me temeu, e tremeu por causa do meu nome. A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a injustiça não se achou nos seus lábios: andou comigo em paz e em retidão, e da iniquidade apartou a muitos. Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento . . ..”  

Ação: Ande com Deus em paz e retidão. Trabalhe para tirar outros da perversidade. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

13 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Marcos (William Barclay) 7 Tanto Mateus como Lucas seguem, em geral, a ordem dos acontecimentos que encontramos em Marcos. Às vezes Mateus altera a ordem, e às vezes Lucas o faz. Mas quando se produzem estas mudanças, Mateus e Lucas nunca fazem a mesma modificação; um ou outro sempre concordam com Marcos. Um exame detalhado dos três Evangelhos torna evidente que Mateus e Lucas tinham diante seu a Marcos enquanto escreviam seus respectivos livros; e usaram este Evangelho como a base no qual adicionaram os materiais novos que lhes pareceu conveniente incluir. É emocionante recordar que quando lemos o Evangelho de Marcos estamos lendo a primeira vida de Jesus, a vida de Jesus sobre a que necessariamente devem haver-se baseado todas as outras vistas de Jesus que se escreveram com posterioridade. Marcos, o autor do Evangelho Quem era, pois, este Marcos que escreveu o Evangelho? O Novo Testamento nos diz várias coisas sobre ele. Era filho de uma dama de Jerusalém, de nome Maria, cujos recursos econômicos eram folgados e cuja casa era o lugar de reunião e encontro da igreja primitiva (Atos 12:12). Desde o começo, Marcos foi criado no próprio centro da comunidade cristã. Era, por outro lado, sobrinho de Barnabé, e quando Paulo e Barnabé saíram em sua primeira viagem missionária, levaram a Marcos consigo para que lhes servisse de ajudante e secretário (Atos 12:25). Esta viagem foi muito desafortunado para Marcos. Quando chegaram a Perge, Paulo propôs abandonar a costa e dirigir-se para o interior, até chegar à meseta central da Ásia Menor; mas, por alguma razão, Marcos abandonou a expedição neste ponto e voltou para sua casa (Atos 13:13). É possível que tenha retornado porque tinha medo de enfrentar o que todo mundo sabia era um dos caminhos mais perigosos que havia naquela época, um caminho muito difícil e infectado de bandoleiros e assaltantes. Ou possivelmente tenha retornado porque cada vez se fazia mais evidente que o chefe da expedição era Paulo, e Marcos pôde haverse sentido incômodo ao ver que seu tio passava a segundo plano. Ou talvez, porque não estava de acordo com o tipo de trabalho missionário que Paulo fazia. Crisóstomo – possivelmente em um relâmpago de visão imaginativa – disse que Marcos tinha retornado porque sentia saudades de sua mãe. Paulo e Barnabé concluíram sua primeira viagem missionária e começaram a fazer planos para uma segunda viagem. Barnabé desejava levar a Marcos nesta segunda expedição. Mas Paulo se negou a contar com um homem "que os tinha abandonado na Panfília" (Atos 15:37-40). Tão séria foi a diferença entre eles que Paulo e Barnabé se separaram e, pelo que sabemos, nunca voltaram a trabalhar juntos. Durante alguns anos, Marcos desaparece da história. A tradição nos diz que teria viajado ao Egito fundando ali a Igreja de Alexandria.( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


13 de novembro Dia 317  

Leituras: João 10:7-21; 1 Pedro 3:1-12; Salmo 115; Provérbios 29:8-14; Zacarias 13-14.  

Versículo Especial“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (João 10:11).  

Pensamento Bíblico: “Dou a Vida pelas Minhas Ovelhas” (João 10:7-21). Quando descreve a fidelidade do bom pastor, Jesus ressalta um ponto importante sobre seu sacrifício através da morte. Ele morreu por sua escolha. Sua vida não lhe foi arrebatada por homens ímpios. Ele não morreu por imposição de seu Pai. Jesus escolheu sacrificar-se por suas ovelhas. Sua morte não foi a derrota de um plano fracassado, mas a conclusão do Plano Divino.  

Ação: Se entregue voluntariamente ao serviço do Senhor. Ele se deu voluntariamente por você. (Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net que Deus abençoe a todos)

12 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 6 A árvore genealógica dos Evangelhos Quando pensamos na forma como chegaram a ser escritos os Evangelhos, devemos retornar imaginariamente para uma época em que no mundo não havia livros impressos. Os Evangelhos foram escritos muito tempo antes que se inventasse a imprensa; quando cada livro devia ser escrito à mão cuidadosamente e com grande trabalho. É evidente que nessa época só existiam umas poucas cópias de cada livro. Como sabemos, ou como deduzimos que Marcos foi o primeiro de todos os Evangelhos? Quando lemos os Evangelhos, embora o façamos em uma tradução moderna, damo-nos conta de que há entre eles extraordinárias similitudes. Contêm os mesmos feitos, muito frequentemente contados com as mesmas palavras; e transmitem os ensinos de Jesus em versões quase idênticas. Se compararmos a história da alimentação dos cinco mil nos três Evangelhos (Marcos 6:30-44; Mateus 14:12-21; Lucas 9:10-17), vemos que é narrada quase exatamente com as mesmas palavras e do mesmo modo. Um exemplo muito claro desta característica é a história do paralítico (Marcos 2:1-12; Mateus 9:1-8; Lucas 5:17-26). Estes claros relatos são tão similares que até um pequeno parêntese – "diz então ao paralítico" – aparece nos três Evangelhos exatamente no mesmo lugar. As correspondências entre os três Evangelhos são tantas e tão próximas que nos vemos obrigados ou informar uma das duas conclusões seguintes. Ou os três extraem seus materiais de uma fonte comum, ou dois dos três se apoiam no terceiro. Quando examinamos o assunto mais de perto, vemos que Marcos pode dividir-se em 105 passagens. Destas 105 passagens, 93 aparecem em Mateus e 81 em Lucas. Somente quatro não estão incluídos em Mateus ou em Lucas. Mais convincente ainda é o seguinte. Marcos tem 661 versículos; Mateus 1.068 versículos; Lucas 1.149 versículos. Dos 661 versículos de Marcos, Mateus reproduz não menos de 606. Às vezes modifica ligeiramente as palavras, mas chega a copiar 51 por cento das palavras que usa Marcos. Lucas reproduz 320 versículos dos 661 de Marcos, e usa 53 por cento do texto literal deste Evangelho. Há 55 versículos do Marcos que não se encontram em Mateus, mas Lucas utiliza 31 destes. O resultado é que há somente 24 versículos de Marcos que não se encontram, também, em Mateus ou Lucas. Isto faz muito verossímil que Mateus e Lucas tenham usado a Marcos como base de seus respectivos Evangelhos. Porém há outra maneira que confirma a hipótese. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de novembro Dia 316  

Leituras: João 10:1-6; 1 Pedro 2:13-25; Salmo 114; Provérbios 29:1-7; Zacarias 11-12.  

Versículo Especial“Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos” (1 Pedro 2:15).  

Pensamento Bíblico“Para Seguirdes os Seus Passos” (1 Pedro 2:18-25). Jesus viveu uma vida sem pecado, no meio de um mundo mau. Essa ausência de pecado qualificou-o para ser o sacrifício perfeito pelos nossos pecados (veja Hebreus 10:10).  

Pedro salienta outro benefício da ausência de pecado em Cristo: Ele nos capacita a viver pela justiça. O valor da vida de Cristo não termina quando nossos pecados são lavados pelo batismo (veja Atos 22:16). Ele continua, quando enfrentamos a tentação no dia-a-dia. Tiramos força de seu exemplo de paciência na desgraça. O escritor de Hebreus descreve a vitória de Jesus também por: 1. Destruir o Diabo, 2. Livrar-nos da servidão do pecado e 3. Ajudar aqueles que são tentados (Hebreus 2:14-18).  

Ação: Enfrente as aflições de hoje com o auxílio do exemplo perfeito de Jesus Cristo. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

11 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 5 Resulta-me impossível deixar passar outra edição destes livros sem expressar minha mais profunda e sincera gratidão à Comissão de Publicações da Igreja de Escócia por me haver outorgado o privilégio de começar esta série e depois continuar até completá-la. E em particular desejo expressar minha enorme dívida de gratidão ao presidente da comissão, o Rev. R. G. Macdonald, O.B.E., M.A., D.D., e ao secretário e administrador desse organismo editar, o Rev. Andrew McCosh, M.A., S.T.M., por seu constante estímulo e sua sempre presente simpatia e ajuda. Quando já se publicaram vários destes volumes, nos ocorreu a ideia de completar a série. O propósito é fazer que os resultados do estudo erudito das Escrituras possam estar ao alcance do leitor não especializado, em uma forma tal que não se requeiram estudos teológicos para compreendê-los; e também se deseja fazer que os ensinos dos livros do Novo Testamento sejam pertinentes à vida e ao trabalho do homem contemporâneo. O propósito de toda esta série poderia resumir-se nas palavras da famosa oração de Richard Chichester: procuram fazer que Jesus Cristo seja conhecido de maneira mais clara por todos os homens e mulheres, que Ele seja amado mais entranhadamente e que seja seguido mais de perto. Minha própria oração é que de alguma maneira meu trabalho possa contribuir para que tudo isto seja possível. INTRODUÇÃO A MARCOS Os evangelhos sinóticos Os primeiros três evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas, são conhecidos geralmente como os evangelhos sinóticos. A palavra sinótica provém de duas palavras gregas que significam ver conjuntamente; e estes três Evangelhos se chamam sinóticos porque se podem colocar em colunas paralelas e ver desse modo "conjuntamente" seus materiais comuns. Poderia afirmar-se que entre os três, Marcos é o mais importante. Poderia continuar a argumentação, e afirmar que o Evangelho de São Marcos é o Livro mais importante do mundo, porque quase todos estão de acordo em que Marcos é o mais antigo dos Evangelhos, e, portanto, é a primeira vida de Jesus que chega até nós. Marcos pode não ter sido o primeiro homem que escreveu uma vida de Jesus. Sem lugar a dúvida, houve intentos mais singelos de pôr por escrito a história da vida de Jesus; mas seu Evangelho é certamente a "biografia" de Jesus mais antiga que chegou até nós.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


11 de novembro Dia 315  

Leituras: João 9:35-41; 1 Pedro 2:1-12; Salmo 113; Provérbios 28:22-28; Zacarias 9-10.  

Versículo Especial“Também vós mesmas, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5).  

Pensamento Bíblico: Pedra Angular ou Pedra de Tropeço? (1 Pedro 2:4-10). Pessoas diferentes veem Jesus de modo diferente. Para muitos, ele é uma pedra de tropeço, um incômodo embaraçoso no seu caminho.  Para outros, ele é a pedra angular do alicerce sobre a qual a vida é edificada. Pedro nos lembra deste contraste fundamental entre os cristãos e o mundo. Se temos um alicerce diferente, é claro que seremos diferentes em toda a nossa estrutura. Esta diferença aparecerá na maneira em que vivemos. Os cristãos não agem como os servos de Satanás!  

 Ação: Certifique-se de que está construindo sobre o alicerce certo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

10 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 3 PREFÁCIO Tenho muitas dívidas que devo reconhecer. É assim que o Evangelho de Marcos foi muito afortunado quanto a seus comentaristas, e o material que nos legaram é realmente inapreciável em seu valor. Por sua vez o International Critical Commentary deixou a desejar, pois o volume sobre Marcos na série por Ezra P. Gould, que fora um trabalho inadequado, acha-se hoje ultrapassado. Dos Comentários que demandam pouco ou nada de grego, o volume a respeito de Marcos na Bíblia de Clarendon é excelente. O escrito por A. E. J. Rawlinson, Westminster Commentary, é um dos melhores em idioma inglês. O Moffatt Commentary por B. Harvie Branscomb não é o útil bastante para o leitor comum, como o são outros volumes nesta incomparável série. Duas das mais recentes obras sobre Marcos, The Gospel According to Saint Mark, por R. H. Lightfoot e A Study in Mark de Austin Farrer, são duas obras mais para o estudioso que para o público em geral. No texto grego há dois dos mais grandiosos Comentários: o escrito pelo H. B. Swete no Macmillan Commentary, que fora publicado em 1898, embora resulte ainda indispensável, e esse monumento de erudição chamado Commentary on Mark, publicado em 1952 pelo Dr. Vincent Taylor, possuidor de uma tal envergadura que pode ser cotejado com os maiores Comentários de todos os tempos. Marcos (William Barclay) 3 Eu, agora, redescobri quão excelente obra é o Evangelho de Marcos. "A arte", disse um crítico romano, "está oculta em algumas obras de modo que à medida que se aprofunda se vai revelando mais e mais". E é somente quando a gente vive com Marcos e o estuda durante meses que nos damos conta cabal de que grande artista ele foi. É minha esperança e minha oração que este livro não só seja adequado para capacitar os leitores a conhecer melhor o Evangelho de Marcos, mas também aproximá-los do Senhor e Salvador cuja vida Marcos viu de perto, sentindo-se inspirado a escrever. William Barclay Trinity College, Glasgow, novembro, 1955. INTRODUÇÃO GERAL Pode dizer-se sem faltar à verdade literal, que esta série de Comentários bíblicos começou quase acidentalmente. Uma série de estudos bíblicos que estava usando a Igreja de Escócia (Presbiteriana) esgotou-se, e se necessitava outra para substituí-la, de maneira imediata. Fui solicitado a escrever um volume sobre Atos e, naquele momento, minha intenção não era comentar o resto do Novo Testamento. Mas os volumes foram surgindo, até que o encargo original se converteu na ideia de completar o Comentário de todo o Novo Testamento. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


10 de novembro Dia 314  

Leituras: João 9:24-34; 1 Pedro 1:13-25; Salmo 112; Provérbios 28:15-21; Zacarias 7-8.  

Versículo Especial“Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmas em todo o vosso procedimento” (1 Pedro 1:15).  

Pensamento BíblicoSeja Santo Porque Jesus Morreu (1 Pedro 1:13-19). Pedro faz um apelo por um viver santificado baseado em:  

    A santidade de Deus (vs. 15-16);

    A justiça de Deus (v. 17); e

    O preço da redenção: o sangue de Cristo (vs. 18-19).

A mensagem deveria ser clara: Deus não nos criou e redimiu para que pudéssemos jogar fora nossas vidas no pecado. Ele quer que sejamos puros.  

Ação: “Tornai-vos santos vós mesmos em todo vosso procedimento.”(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

9 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 153 D. A Grande Comissão. 28:16-20. 16. Este aparecimento aos onze na Galileia, cumprindo instruções anteriores (26:32; 28:7, 10), é sem dúvida o aparecimento a "mais de quinhentos" mencionado por Paulo (I Coríntios. 15:6). A Galileia era o lar da maioria dos discípulos de Cristo, e o lugar mais indicado para uma multidão como essa não ser molestada pelas autoridades. 17. ... o adoraram; mas alguns duvidaram. Reconhecimento verdadeiro de sua divindade pela maioria (conf. com o caso anterior de Tomé, João. 20:28); hesitação de alguns poucos. A dificuldade de compreender que esses duvida dores fossem alguns dos Onze, depois dos aparecimentos em Jerusalém, tem levado muitos a identificá-los entre os quinhentos de Paulo. Mateus, entretanto, apesar de não excluir certamente a presença dos outros, dificilmente poderia ter pensado neles. É melhor aceitá-lo como um surpreendente, mas honesto comentário dos fatos, e mais ainda, como uma indicação de que os discípulos não eram um grupo crédulo, crendo apenas com base em "muitas e infalíveis provas" (Atos 1:3). 18. Toda a autoridade me foi dada. A comissão decorrente foi secundada pela autoridade daquele que é Rei mediador de Deus, com poder que se estende por todos os domínios. Fazei discípulos de todas as nações. A tarefa de evangelizar e alistar homens sob o senhorio de Cristo. Batizando-os. O rito simbólico através do qual uma pessoa reconhece publicamente sua aquiescência pessoal à mensagem cristã. Nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo. A fórmula completa a ser empregada, enfatizando o caráter distintamente cristão desse batismo quando comparada a tipos anteriores de abluções judias. 20. Ensinando-os. Inculcando os preceitos de Cristo como esboço da maneira própria de viver dos seus discípulos. E eis que eu estou convosco todos os dias. Uma promessa bendita da presença de Cristo como também de que a sua autoridade concederá poder aos seus servos para a execução desta comissão. (Estudando a Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


9 de novembro Dia 313  

Leituras: João 9:13-23; 1 Pedro 1:1-12; Salmo 111; Provérbios 28:8-14; Zacarias 5-6.  

Versículo Especial: “Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal” (Provérbios 28:14).  

Pensamento Bíblico: Reverência Diante de Deus (Provérbios 28:14). O orgulho é uma coisa perigosa. Mesmo as pessoas que fazem muitas coisas boas podem tornar-se orgulhosas e não desejar mudar. Deus espera contínua reverência diante dele, quando procuramos sua palavra e examinamos nossos próprios corações. Nosso estudo da Bíblia tem que ser mais do que simples estudo escolar, ou estudo para ensinar os outros. Primeiro, temos que permitir que Deus nos ensine. Isto significa estudar de mente aberta e mudando-nos quando Deus diz que precisamos mudar.  

Ação: Estude hoje para saber o que Deus quer que você seja.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

8 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 152  A. Descoberta da Sepultura Vazia. 28:1,8. 1. No findar do sábado. O uso de opse como preposição imprópria com o significado de "depois" já foi claramente reconhecido (Arndt, pág. 606), de modo que a tradução aqui deveria ser depois do sábado, de conformidade com Marcos. 16:1, 2; Lucas. 24:1; João. 20:1. Maria Madalena, a outra Maria (27:56, 61), e algumas outras mulheres foram, ao raiar do domingo, para ungir o corpo de Jesus. 2-4. Quando se aproximaram, houve, um terremoto e um anjo rolou a grande pedra na entrada. Esse não foi o momento da ressurreição, mas tinha a intenção de revelar a sepultura vazia às testemunhas. O Cristo ressurreto não se confinava às barreiras naturais (conf. João. 20:19, 26), e deve ter ressuscitado ao pôr-do-sol do sábado (veja 27:62). 5-8. Parece que Maria Madalena partiu imediatamente para avisar Pedro e João (João. 20:1, 2), e não ouviu o aviso, ressuscitou, que o anjo deu às outras mulheres. Vai adiante de vós para a Galileia. A orientação para o grande aparecimento público na Galileia conforme predito (26:32) não exclui aparecimentos pessoais anteriores a indivíduos ou pequenos grupos em Jerusalém. B. Aparecimento de Jesus. 28:9, 10. 9. Eis que Jesus veio ao encontro. A primeira cláusula do versículo 9 deve ser omitida com base no texto. Este aparecimento de Jesus foi depois que as mulheres transmitiram aos discípulos a mensagem do anjo (Lucas. 24:9-11). Enquanto isso, Maria Madalena, tendo informado Pedro e João sobre a sepultura vazia, seguiu-os até o local e, ficando lá, foi a primeira a ver o Cristo ressuscitado (Marcos. 16:9; João. 20:1- 18). Agora, neste segundo aparecimento, Jesus deu às mulheres essencialmente a mesma orientação que o anjo já dera (v. 7). C. Relatório dos Soldados. 28:11-15. Só foi registrado aqui. Esses soldados foram mandados por Pilatos ao Sinédrio e, portanto, informaram seus membros (27:65, 66). Seu relatório resultou na convocação de uma sessão do Sinédrio, na qual votaram um grande suborno para garantir a cooperação dos soldados no ocultamento da verdade. A natureza autocontraditória da narrativa que eles faziam circular (como se soldados adormecidos pudessem saber o que tinha acontecido ou que todos pudessem estar dormindo ao mesmo tempo, ou que os soldados romanos pudessem incriminar-se desse modo) torna sua aceitação muitíssimo inacreditável. Contudo a história foi largamente disseminada entre os judeus (sem artigo). Mateus, escrevendo particularmente sob o ponto de vista judeu, dá os sórdidos detalhes que explicam a fábula. A promessa do Sinédrio de persuadir Pilatos se ele tomasse alguma atitude significa que poderiam oferecer um suborno, ou que eles assegurariam ao governador que o Sinédrio estava satisfeito com o desempenho dos soldados. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


8 de novembro Dia 312  

Leituras: João 9:1-12; Tiago 5:13-20; Salmo 110; Provérbios 28:1-7; Zacarias 3-4.  

Versículo Especial: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo” (João 9:5).  

Pensamento BíblicoCurador de Cegueira (João 9:1-12). Para salientar seu papel como a luz do mundo, Jesus curou um cego. O homem obedeceu às instruções de Jesus sem hesitação e a vista lhe foi dada. O barro e a lavagem não tinham poder de cura, porém eles foram exigidos pela vontade de Jesus. Hoje em dia, a água do batismo não tem poder em si mesma, mas é exigida, pela vontade de Deus, daqueles que querem “ser curados” do pecado.  

Ação: Você ainda está na escuridão? Permita que Jesus o cure.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

7 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 151 58. Lhe pediu o corpo. Uma atitude de bastante coragem, uma vez que, não sendo parente, teria de indubitavelmente que explicar seus motivos. 59, 60. Recebendo permissão, José mesmo tomando o corpo da cruz, envolveu-o no lençol de costume, com a ajuda de Nicodemos (João, 19: 39, 40). 61. Observando a cena estavam as duas Marias mencionadas em 27:56. 62. No dia seguinte, que é o dia depois da Preparação. Costuma ser explicado como sendo o sábado (conf. Marcos, 15:42), considerando que Jesus ficou na sepultura da noite de sexta-feira até o domingo de manhã. Entretanto, este dia da preparação era o dia antes da Festa da Páscoa (João. 19:14, 31), a qual podia ocorrer na quarta-feira naquele ano. Talvez esse seja o motivo de Mateus não ter usado o termo "sábado" aqui, para não ser confundido com esse dia. De acordo com essa opinião, Jesus ficou na sepultura setenta e duas horas completas, desde o entardecer da quarta-feira até o entardecer do sábado. Tal ponto de vista explica melhor Mateus. 12:40. Explica também "depois de três dias" e "ao terceiro dia" de maneira a não violentar nenhum dos dois. 63, 64. Como os membros do Sinédrio sabiam da profecia particular de Cristo não foi explicado (de Judas, talvez?). Os discípulos, deixando de compreender o seu significado, logo se esqueceram dela; mas esses inimigos não queriam se arriscar. Temiam que, espalhando-se a notícia de uma ressurreição (o último embuste) as consequências seriam mais desastrosas para eles do que o apoio que Jesus obtivera, durante algum tempo, como o Messias (o primeiro engano). 65, 66. Obtendo uma ordem de Pilatos, tendes aí uma escolta, os membros do Sinédrio tomaram precauções, selando a pedra, provavelmente por meio de cordas e cera ou barro, para que qualquer tentativa de a forçar fosse percebida. Mateus 28 V. A Ressurreição de Jesus Cristo. 28:1-20. A narrativa que Mateus fez da Ressurreição inclui menos detalhes do que as narrativas de Lucas e João. Contudo só a ele devemos a narrativa sobre os soldados (vs. 11-15) e pela completa fórmula batismal (v. 19). A concordância substancial das quatro narrativas, emparelhadas com uma ampla variedade de detalhes e opiniões, demonstra a sua veracidade e, contudo, sua independência. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de novembro Dia 311  

Leituras: João 8:48-59; Tiago 5:1-12; Salmo 109:21-31; Provérbios 27:22-27; Zacarias 1-2.  

Versículo Especial: “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente” (João 8:51).

Pensamento Bíblico: Jesus Disse: “Antes que Abraão Existisse, Eu Sou” (João 8:58). Muitos judeus tropeçavam nas declarações de Jesus a respeito de sua Divindade. Eles entendiam claramente a declaração de sua existência eterna como sendo uma declaração de Divindade, porém não queriam aceitar essa conclusão. Muitos, hoje, também rejeitam Jesus como o Filho de Deus. Eles podem vê-lo como um grande profeta, ou até mesmo chamá-lo “um deus”, porém não reconhecem sua existência eterna como Deus. Assim, negando a Jesus, eles estão negando a si mesmos o acesso à salvação que ele oferece (veja João 8:24).  

Ação: Reconheça Jesus como o Filho de Deus, não só em palavras, mas por ações de reverente obediência.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Marcos (William Barclay) 12 (4) Uma das características de Marcos é que em repetidas oportunidades inseridas em sua narração pequena...