28 de março de 2020

O QUE A BÍBLIA DIZ- JUSTIFICAÇÃO E SANTIFICAÇÃO



Diferença entre justificação e santificação.[1]
JUSTIFICAÇÃO
SANTIFICAÇÃO
Posição legal
Condição interna
De uma vez por todas
Continua por toda a vida
Obra inteiramente de Deus
Nós cooperamos
Perfeita nesta vida
Não perfeita nesta vida
A mesma em todos os cristãos
Maior em alguns do que em outros

“Santificar é tornar sagrado, separar, consagrar, fazer santo. A palavra “santo” tem muitos significados:” “Separação - Representa o que está separado de tudo quanto seja terreno e humano, 1º Pedro 3.11,Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a..” “Dedicação - Representa o que está dedicado a Deus, no sentido ser sua propriedade”. Romanos 12.1,Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.“Purificação - Algo que separado e dedicado tem de ser purificado, para melhor ser apresentado”. 2º Coríntios 7.1,Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.“Consagração - No sentido de viver uma vida santa e justa. Levítico 11.44,Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra;- Muito acentuada se acha no Antigo Testamento o conceito de que a santificação consta de uma relação especial com Deus. As coisas consagradas ao Senhor eram consideradas santas: Arca da Aliança; o Templo; o Tabernáculo; o Altar; os Vasos; os Sacerdotes. No Novo Testamento, o pensamento é a de que a santificação consiste no processo do homem ser perfeito como Ele é perfeito. Mateus 5.48,Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” Portanto: Santificação é um processo continuo da ação de Deus na vida do crente cuja finalidade é livrá-lo do pecado e torná-lo dia após dia mais semelhante ao caráter de Cristo. “A santificação é parte integrante e inseparável da salvação de Deus na qual Ele livra o Seu povo da condenação, corrupção e domínio do pecado, e conforma-os à imagem de Cristo. É o processo pelo qual Deus nos torna mais semelhante a Cristo. Isto nos conduzirá à uma vida que demonstrará que o que pensamos, falamos, sentimos e comportamento reflete Cristo.” Judas objetiva que seus leitores considerem sua posição de separados para Deus quando mencionar os pecados dos falsos líderes. Os crentes precisam ter em mente a verdade da santificação como instrumento de avaliação. Quem foi chamado e separado (santificado) tem o alvo de conformar-se com Deus, que é Santo - 1° Pedro 1.16,Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.( Fonte Academia Educ) Que Deus abençoe a todos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 12 É bom lembrar, contudo, que desde o começo a maioria dos intérpretes cristãos seguiram a tradição...