Números (Comentário Bíblico Moody) . Por que, pois, desanimais o coração dos filhos de Israel. Moisés temia que a sua proposta pudesse dar início a uma onda de complacência entre as outras tribos, que já tinham enfrentado os perigos de um inimigo desconhecido. Se alguns poucos descansassem sobre os lauréis de vitórias passadas, todos os demais não desejariam o mesmo? Como um líder enfrentando um problema de moral, Moisés estava justificado no severo tratamento que dispensou às duas tribos. A escolha que Moisés fez do verbo, lembrou-os da repreensão de Deus em 14:34 (cons. comentário); e suas palavras destacaram aquele incidente para que não tornassem a fracassar totalmente diante do Senhor (32:11.13). A separação geográfica dessas tribos além do Jordão, veio a produzir nelas uma indiferença para com o bem-estar da nação, a ponto de Débora, em seu cântico, chegar a desprezá-los (Juízes. 5:16, 17). O tempo comprovou que os temores de Moisés tinham fundamentos.27. Cada um ornado para guerra. A raiz heilas, "cingir-se para a batalha", foi usado em 32:17, 20, 21, 27, 30, e em 31:3. O cinturão do herói, heilisa, com o qual ele se cingia, era equipamento padrão para cada guerreiro. Veja II Sm. 2:21 (armadura) e Jz. 14:19 (despojou-os), que indica que arrancar este cinturão de um inimigo simbolizava vitória sobre ele. Os cinturões dos soldados eram peças do seu equipamento tão comumente aceitas na antiga arte semita, egípcia e grega, que não só os heróis humanos, mas também os divinos são retratados com eles. De acordo com esse costume, o MesSias usa "o cinto da justiça" e "o cinto da fidelidade" (Isaías. 11:5). (Veja C.H. Gordon, "Belt Wrestling in the Bible Word", Hebrew Union College Annual, Vol. XXIII, pág. 131).
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