8 de abril de 2020

ESTUDANDO A BÍBLIA COM PASTOR ANTONIO MARQUES

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Números (Comentário Bíblico Moody) 17. São estes os nomes dos homens que vos repartirão a terra. Estes príncipes foram mencionados aproximadamente na ordem da colocação das tribos na terra, começando com Judá no sul até Naftali ao norte. Isto parece indicar que as sortes para a posição (33: 54) já foram lançadas e que estes versículos não fizeram parte do texto até que se desenrolassem os acontecimentos de Josué. 14:1-5 (o lançar das sortes).B. Cidades dos Levitas e Cidades de Refúgio. 35:1-34.Deus orientou o povo a dar aos levitas, da parte de Sua possessão, cidades para habitarem e as pastagens à volta delas. Seis dessas cidades seriam "cidades de refúgio" para os homicidas involuntários (não culposos). Quarenta e duas outras cidades dos levitas com pastagens deviam ser providenciadas para que os levitas as habitassem. O homicida involuntário (Deuteronômio. 19) foi definido como aquele que mata por acidente e deve ser protegido do go'el, "o parente remidor", o qual, entre outras coisas, era o vingador do sangue do irmão assassinado. A proteção do homicida involuntário era um princípio moral sublime que assegurava a administração da justiça. O homicida devia fugir para uma destas cidades e ficar lá até que pudesse comparecer diante da congregação para julgamento. O Senhor aqui declarou que o homem que mata outro deve morrer, e, de acordo com o costume prevalecente, o vingador do sangue (parente do morto) devia matar o assassino. Este princípio da vingança, que continua sendo praticado pelos beduínos no Oriente Próximo, está apoiado neste capítulo. Age como um impedimento nas comunidades onde não há nenhuma ou pouca autoridade central estabelecida. Tal seria o caso em Israel durante muitos anos, até que se levantasse a Monarquia Unida. Mesmo se um homem fosse declarado judicialmente homicida involuntário, disse o Senhor, devia morar na cidade de refúgio até a morte do sumo sacerdote, depois do que podia retornar à sua própria cidade. O Senhor teve o cuidado de destacar que o homicida premeditado é culpado de ódio e mau intento (v. 20). Proteção subseqüente para assegurar a justiça exigia que um homem não fosse condenado à morte só pelo testemunho de uma única pessoa (v. 30). Que Deus abençoe a todos

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