21 de maio de 2020

PALAVRA DE FÉ COM PASTOR ANTONIO MARQUES

Diácono Narelvi Carlos Malucelli: O MANDAMENTO DO AMOR

O MANDAMENTO DO AMOR-João 13:34-Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. O novo mandamento era, desde o principio, a Lei fundamental das relações humanas e se tornou novo ao ser exaltado na vida e na morte de Cristo. I – O Novo Mandamento. 1. "Como Eu vos amei a vós." - João 13:34. 2. O amor é implantado pelo Espírito Santo. - Romanos, 5:5,E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.  . O supremo sacrifício do amor. - João 15:13-Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. ; Romanos. 5:6-10;Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.  I João 3:16.Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. II – O Novo Não Anula o Velho. 1. Cristo não mudou a lei. - Mateus. 5 :17-20.Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. . Ele engrandeceu a lei. - Isaías. 42:2 Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.  Ele renovou um velho mandamento. - Levítico. 19:17-18-Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado.Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. ; João 13:34,Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.III – Interpretação Inspirada. 1. O velho e o novo mandamentos. - I João 2:7-8.Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes. Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina. . A mensagem que vem do princípio. - I João 3:11.Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.  O ódio gera a morte. - I João 3:12,Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. V – Evidência do Discipulado. 1. Revelação a todos os homens. - João 13:34, 35.Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. a) Não é pela peculiaridade do vestuário, ortodoxia da crença, austeridade de vida ou pelos ritos e cerimônias que os seguidores de Cristo são reconhecidos. O amor é o emblema de sua ordem, a bandeira de sua religião. 2. Testemunhas perante o mundo. - João 17:21-26. Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.. Genuíno amor fraternal. – Romanos. 12:9-10.O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.-ilustração- O AMOR DE CRISTO-Li em um Jornal um testamento no qual uma senhora legava a seu filho principalmente conselhos bons. No fim do documento agradecia ao filho toda a sua bondade e afeição, esclarecendo-lhe que durante os 25 últimos anos a vida só teve valor para ela por causa do seu amor.Ninguém que ama vive em vão. Sejam quais forem os revezes da vida, o amor de Cristo e o amor a Ele nos faz sentir que vale a pena viver.Que Deus abençoe a todos

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 12 É bom lembrar, contudo, que desde o começo a maioria dos intérpretes cristãos seguiram a tradição...