2 de janeiro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

1 Samuel (Comentário Bíblico Moody) 19 6. Endureceríeis. Esta mesma palavra foi usada no endurecimento do coração de Faraó em Êxodo. 7:14; 8:15, 32. 7. Um carro novo. Do mesmo modo nosso Senhor montou em um jumento que ninguém montara antes (Marcos. 11:2); seu corpo foi colocado na sepultura de José que também era nova (Mateus. 27: 60). Evidências arqueológicas provam que foi sem dúvida um carro de duas rodas semelhante aos que se vêem na Europa hoje em dia. 8. Num cofre. A palavra ‘argaz só aparece aqui. A RSV traduz: em uma caixa. 12. As vacas se encaminharam diretamente para Bete-Semes. Uma vez que o natural seria a vaca ir diretamente para o lugar onde estava a sua cria, conclui-se obviamente que os animais estavam sendo controlados por um poder sobrenatural. Compare com isto o sinal de Gideão em Juízes 6, que consistia em fenômenos contrários à expectativa. 13. Fazendo a sega do trigo no vale. Em tais ocasiões nas terras bíblicas, toda a aldeia sai para o campo. 14. Em holocausto. O carro e os animais, tendo sido usados com propósito sagrado, eram santos e não deviam mais ser usados para propósitos seculares, mas tinham de ser oferecidos em sacrifício. O Talmude e vários comentaristas judeus explicam esta oferta declarando que, depois da desolação de Silo, houve permissão para que os sacrifícios fossem feitos nos "lugares altos". Não havendo um santuário central, a lei de Deuteronômio. 12:10 e segs, foi temporariamente suspensa. 19. Cinqüenta mil e setenta homens. Alguns manuscritos mencionam apenas os setenta homens. Como os cinqüenta mil entraram no texto nós desconhecemos. 20. Este Deus santo. Sua ação exemplifica o desejo do homem de libertar-se do peso da presença divina, em vez de procurar adaptar-se a ela. 21. Quiriate-Jearim. A cidade das moitas. Em Josué. 15:60 ela é chamada de Quiriate-Baal, indicando possivelmente a presença do santuário ali. Antes fora uma cidade da liga gibeonita. 1 Samuel 7 C. A Vitória sobre os Filisteus. 7:2-17. 3. Os Astarotes. O plural do hebraico, Ashtoreth, nome da deusa que os babilônios chamavam de Ishtar e os gregos de Astarte (31:10). Era uma das mais antigas e mais disseminadas divindades semíticas. Entre os semitas ocidentais era a deusa da fertilidade e do relacionamento sexual. Portanto, rituais os mais licenciosos associavam-se com seus cultos. O nome da deusa era provavelmente Ashtart na Palestina (de onde a forma grega), enquanto que a forma tradicional era Ashtoreth, deformação intencional com as vogais de bosheth ("vergonha") acrescentadas ao nome da deusa..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

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