1 Reis (Comentário Bíblico Moody) 29 23. Misericórdia. O hebraico hesed implica em amor inerente à
aliança, o tipo de amor que se expressa na aliança entre Deus e o Seu
povo. Salomão orou nesta ocasião por uma continuidade desse amor
convencional. Os termos da realização deste amor são apresentados com
fundamento na obediência e fé. Através da linhagem de Davi, as
promessas culminaram em seu grande filho, o Senhor Jesus Cristo.
27. Mas, de fato habitaria Deus na terra? A narrativa em II Cronicas.
6:18 contém a variação habitaria . .. com os homem na terra? A pequena
divergência consta da LXX. Embora nesta oração a graça não fique de
maneira nenhuma oculta, a ênfase ainda está sobre o atributo da justiça
(v. 31 e segs.).
37. Quando houver fome na terra, ou peste . . . crestamento, ou
ferrugem. Crestamento é uma praga. As condições aqui previstas são aquelas cansadas pela seca ou guerra, ou invasão de gafanhotos e larvas,
pragas às quais as terras bíblicas estavam muito sujeitas. Essas aflições
foram aqui consideradas num estado intensificado acima do curso
normal dos acontecimentos, devido a medidas disciplinares. Salomão,
contudo, reconhecia que a necessidade primária não era a remoção
dessas criaturas odiosas, mas sim a remissão do pecado (v. 39).
41-43. Também ao estrangeiro . . . ouve tu. Contrário às
alegações da crítica, o povo de Israel tinha ordens de amar o estrangeiro,
lembrando-se de que também fora uma vez estrangeiro na terra do Egito.
Sem dúvida aqui se tem em mente o estrangeiro temente a Deus, o
prosélito.
47. E na terra aonde forem levados cativos caírem em si. Aqui
parece que Salomão estava exercendo o dom profético da visão do
futuro. Esquadrinhando os longos corredores do tempo, parece que ele
previu o cativeiro da Babilônia, centenas de anos à frente. É muito
significativo que o construtor do Templo tivesse uma visão de sua queda
final, a qual se deu em 586/585 A.C., quando Nabucodonosor destruiu
ambos, a cidade e o Templo. Assim, não foi simplesmente previsto o
cativeiro da nação, mas também sua subseqüente restauração.
54. Tendo Salomão acabado de fazer ao Senhor toda esta
oração. Este e os versículos seguintes levam-nos à bênção. Por algum
motivo esta breve, mas importante adição foi omitida na narrativa
correspondente em li Crônicas. A bênção, com a qual o povo
subseqüentemente dispersa, já era um aspecto muito antigo da liturgia
hebraica (cons. Números. 6:23-26).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos
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