22 de março de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 1 Reis (Comentário Bíblico Moody) 29 23. Misericórdia. O hebraico hesed implica em amor inerente à aliança, o tipo de amor que se expressa na aliança entre Deus e o Seu povo. Salomão orou nesta ocasião por uma continuidade desse amor convencional. Os termos da realização deste amor são apresentados com fundamento na obediência e fé. Através da linhagem de Davi, as promessas culminaram em seu grande filho, o Senhor Jesus Cristo. 27. Mas, de fato habitaria Deus na terra? A narrativa em II Cronicas. 6:18 contém a variação habitaria . .. com os homem na terra? A pequena divergência consta da LXX. Embora nesta oração a graça não fique de maneira nenhuma oculta, a ênfase ainda está sobre o atributo da justiça (v. 31 e segs.). 37. Quando houver fome na terra, ou peste . . . crestamento, ou ferrugem. Crestamento é uma praga. As condições aqui previstas são  aquelas cansadas pela seca ou guerra, ou invasão de gafanhotos e larvas, pragas às quais as terras bíblicas estavam muito sujeitas. Essas aflições foram aqui consideradas num estado intensificado acima do curso normal dos acontecimentos, devido a medidas disciplinares. Salomão, contudo, reconhecia que a necessidade primária não era a remoção dessas criaturas odiosas, mas sim a remissão do pecado (v. 39). 41-43. Também ao estrangeiro . . . ouve tu. Contrário às alegações da crítica, o povo de Israel tinha ordens de amar o estrangeiro, lembrando-se de que também fora uma vez estrangeiro na terra do Egito. Sem dúvida aqui se tem em mente o estrangeiro temente a Deus, o prosélito. 47. E na terra aonde forem levados cativos caírem em si. Aqui parece que Salomão estava exercendo o dom profético da visão do futuro. Esquadrinhando os longos corredores do tempo, parece que ele previu o cativeiro da Babilônia, centenas de anos à frente. É muito significativo que o construtor do Templo tivesse uma visão de sua queda final, a qual se deu em 586/585 A.C., quando Nabucodonosor destruiu ambos, a cidade e o Templo. Assim, não foi simplesmente previsto o cativeiro da nação, mas também sua subseqüente restauração. 54. Tendo Salomão acabado de fazer ao Senhor toda esta oração. Este e os versículos seguintes levam-nos à bênção. Por algum motivo esta breve, mas importante adição foi omitida na narrativa correspondente em li Crônicas. A bênção, com a qual o povo subseqüentemente dispersa, já era um aspecto muito antigo da liturgia hebraica (cons. Números. 6:23-26).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

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