Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 17 9. O castigo no pensamento hebreu é uma decisão judicial. Deus declararia o veredito de "culpado" contra Israel idólatra e os exércitos da Assíria seriam seus instrumentos de castigo para o povo infiel. Deus tornou conhecido o que se cumprirá. O juízo iminente fora decretado por Deus. Portanto era certo. 10. Os que mudam os marcos. Os marcos eram os demarcadores de limites. A remoção dos marcos era um crime sob as leis israelitas (Deuteronômio. 19:14; 27:17; Provérbios. 22:28; 23:10). Judá foi descrita como aguardando a derrocada de Israel, depois do que poderia atravessar a fronteira e apropriar-se do território israelita. A ira de Deus estava para ser derramada como água. Uma corrente de água aumentada produz destruição em sua esteira, e os príncipes de Judá mereciam o julgamento. 11. Quebrantado pelo castigo expressa o conceito da guerra como um juízo de Deus. Os exércitos inimigos são descritos como defendendo sua causa diante do tribunal de Deus. Aqui o juízo se desencadeia sobre Israel. O Juiz declara uma decisão adversa. "Mandamento" aqui seria difícil de explicar. Israel não seguiu aos mandamentos de Deus, mas está sendo acusada de idolatria. A LXX, o Targum e a Peshita dão a tradução: vaidade, ídolos. O tratado talmúdico Sanh. 56b interpreta a passagem como uma condenação da adoração de ídolos. Jeroboão I ordenou a Israel que adorasse bezerros em Betel e Dá, e Oséias talvez se refira àquele mandamento. A JPS corrige o texto assim: Foi do seu agrado andar após a imoralidade. 12. Deus compara a destruição que estava por vir sobre Efraim ao trabalho de uma traça e à podridão que acaba com uma habitação. Ambas operam em silêncio. A traça vem de fora, a podridão de dentro. Efraim estava sendo destruída tanto por sua própria corrupção interior como por seus inimigos externos. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
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