4 de dezembro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 18 13. Consciente dos seus problemas, Efraim buscou a ajuda da Assíria, pedindo o auxílio do rei principal (Jarebe = Contencioso), "o rei lutador", talvez Tiglate-Pileser III. 14. Deus declara que ele será como um leão, levando Israel e Judá como presas. Nenhuma das duas tem forças suficientes para impedir o leão em seus propósitos. 15. Olhando para Israel idólatra, Deus diz: Irei, e voltarei para o meu lugar (isto é, os céus), deixando o Seu povo rebelde pelos seus pecados. Estando eles angustiados, se buscarem a Deus, Ele estaria pronto a vir em seu auxílio. Oséias 6 G. A Súplica de Israel e a Réplica de Deus. 6:1-6. 1. Israel aflita aprendeu as amargas lições da desobediência, e o seu povo encorajava-se com as palavras: Vinde, e tornemos para o SENHOR. As palavras contêm uma confissão implícita, pois Israel se afastara do Senhor em suas práticas idólatras. O Deus que despedaçou em juízo podia ser aguardado em misericórdia. As feridas de Israel não poderiam ser curadas pelo Egito ou Assíria (7:1; 11:3). Só Deus poderia criar nova vida para a nação ferida. 2. Além de se poder contar com Deus para libertar o Seu povo, Sua ajuda viria rapidamente. O profeta declara que depois de dois dias nos revigorará acrescentando uma linha paralela, ao terceiro dia nos levantará. Ezequiel usou linguagem semelhante ao descrever a vida que entrada nos ossos secos que representavam Israel (Ezequiel. 37:1-10; com. Isaias. 26:19). O Targum parafraseia Oseias. 6:2: "Ele nos reavivará nos dias da consolação que estão por vir". Calvino interpretava as palavras como expressões de esperança de Israel durante o Exílio: “. . . embora eles permanecessem em trevas por muito tempo, e o exílio que tinham de suportar fosse longo, não cessavam de ter esperanças: ‘Bem, deixa passar mais dois dias e o Senhor nos reavivará’ ”. (João Calvino, The Twelve Minor Prophets, 1, 218). Pusey, por outro lado, considera a referência à ressurreição de nosso Senhor como aquilo que se pretendia principalmente: ''Que mais poderia ser além dos dois dias nos quais o corpo de Jesus ficou na sepultura, e o terceiro dia no qual ele ressuscitou..." (E.B. Pusey, The Minor Prophets, 1, 63). O fato de "depois de dois dias" e "ao terceiro dia" servirem de expressão idiomática para indicar um período de tempo curto pode ser demonstrado pelo uso que Jesus fez da expressão em Lucas. 13:32, 33. As palavras não deveriam ser aplicadas à Ressurreição em um sentido primário, embora possam ser consideradas como tipos dela (cons. Oseias. 11:1). Assim como Deus trouxe seu filho Israel do Exílio "depois de dois dias" (isto é, um breve espaço de tempo), assim ele ressuscitou seu filho Jesus da sepultura fora dos muros de Jerusalém no terceiro dia (literalmente). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

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