27 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 136 30. Tendo cantado um hino, saíram. Antes disso deve ter sido apresentado o discurso de João 14. C. A Predição da Negação de Pedro. 26:31-35. Isto aconteceu antes que deixassem o cenáculo (João. 13:36-38; Lucas. 22:31-34) ou depois (Marcos. 14:27-31; Mateus)? Considerando que parece impossível harmonizar estas narrativas sem violentar duas delas, é mais exequível entender duas advertências distintas feitas a Pedro. 31. Todos vos escandalizareis. Embora só Pedro tenha negado Jesus, todos os onze o abandonaram e fugiram (v. 56). Jesus encarou o fato como cumprimento de Zacarias. 13:7. 32. Irei adiante de vós para a Galileia. Era a grande reunião pós ressurreição mencionada diversas vezes (28:7, 10, 16). Ela não impossibilita outras aparições, algumas delas anteriormente na Judéia. 33-35. A presunção de Pedro em colocar a sua devoção acima da dos outros (ainda que venhas a ser tropeço para todos) foi uma censura para eles e fê-los também dar os seus votos de lealdade. Essa experiência estava sem dúvida na mente de Jesus quando ele perguntou a Pedro mais tarde, "Amas-me mais do que estes?" (João. 21:15). D. Acontecimentos no Getsêmani. 26:36-56. 36-46. A oração. 36. Getsêmani. O nome significa "prensa de azeite", e descreve aqui um jardim frequentado por Jesus e os discípulos. Ficava do outro lado do Cedrom, no Monte das Oliveiras (Lucas. 22:39; João. 18:1, 2), e sem dúvida continha oliveiras e uma prensa para a extração do seu azeite. O lugar que hoje em dia se mostra aos visitantes deve ficar perto daquele lugar, embora as velhas árvores não possam ser as originais (Jos. Wars, vi. 1.1 .). 37, 38. Deixando oito discípulos reunidos, Jesus levou Pedro, Tiago e João mais adiante e entraram no jardim. Finalmente ele se afastou até mesmo deles para ficar sozinho em oração. A agonia da alma que ele experimentou foi descrita como profundamente triste até a morte. Ordenou aos três que se encontravam mais perto (como também aos demais de um modo geral) que velassem, isto é, que lhe emprestassem força através de sua presença alerta e simpática. 39. Se possível, isto é, moralmente possível, consistente com a vontade do Pai. Passe de mim este cálice. A chave para se compreender a agonia de Cristo está em se identificar o cálice. Embora qualquer ser humano normal trema diante dos horrores da crucificação, os mártires muitas vezes têm enfrentado a morte cruel sem tal desespero extremo (conf. Lucas. 22:44). Não podemos também aceitar a opinião de que Cristo temesse a morte prematura nas mãos de Satanás, pois o cálice vinha do Pai, não de Satanás (João. 18:11). Além disso, a vida de Cristo só podia ser entregue voluntariamente (João. 10:17,18). Cálice foi usado figuradamente nas Escrituras em se referindo à bênção de Deus (conf. Salmos. 23:5), ou à sua ira (conf. Salmos. 75:8). Portanto, a explicação mais satisfatória do cálice é que se relaciona com a ira divina em que Cristo incorreria na cruz ao tomar sobre si o pecado do homem. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

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