Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 137 Essa experiência na qual Deus ficaria por
algum tempo separado do seu Filho, deu lugar ao horrível grito de Mateus.
27:46. Se o pecado de um só homem pode fazê-lo sentir amarga tristeza quando
experimenta a separação de Deus, quão incomparável deve ter sido a angústia de
Jesus, que sabia o que significava assumir a culpa de todos os homens. Não seja
como eu quero e sim, como tu queres. Desde o começo até o fim, a oração de
Cristo foi perfeitamente submissa ao Pai. E a oração foi atendida, não
removendo o cálice, mas concedendo forças para bebê-lo (Lucas. 22:43), e
finalmente a ressurreição "da morte" (Hebreus. 5:7). 40, 41.
Encontrando os discípulos dormindo em consequência do efeito extenuante da
fadiga e da emoção prolongada, Jesus escolheu Pedro para uma entrevista
particular (talvez à vista de sua recente jactância), insistindo com ele a
continuar alerta e orando para que os acontecimentos não viessem surpreender
entregando-se a tentação. O espírito, na verdade, está pronto. A natureza
espiritual do homem iluminada pelo Espírito Santo. Mas a carne é fraca. Alguns
pensam que a carne aqui indica uma parte da constituição do ser humano que não
é pecadora se controlada pelo espírito (e assim o provérbio poderia se aplicar
também a Jesus); outros, que indica a natureza pecadora que todos os homens
possuem (exceto Jesus). 42-45. Substancialmente, esta oração foi proferida três
vezes; em todas elas a submissão do Filho foi completa. Mas é claro que Jesus
sabia qual seria o resultado. Ainda dormis. Provavelmente não era ironia, mas
uma simples declaração de que a sua oportunidade de serem úteis em uma crise já
tinha passado. 46. Neste momento, entretanto, Jesus percebeu que o inimigo se
aproximava. Levantai-vos. Não para fugir, mas para ir ao encontro dele (João.
18:4). 47-56. A prisão. 47. Grande turba. Um destacamento de soldados romanos,
com suas costumeiras espadas, sob as ordens de um quiliarca (João. 18:12); a
polícia do templo judeu sob as ordens dos principais sacerdotes e dos anciãos,
armada de varapaus (João. 18:12); alguns dos príncipes dos sacerdotes e os
anciãos (Lucas. 22:52). 48. Havia dado um sinal. A maior parte dos soldados
romanos não conhecia Jesus. 49. E o beijou. A forma composta aqui
(katephilêsen) sugere um abraço forte e caloroso (em contraste com a forma
simples mencionada no versículo 48). 50. Amigo. Camarada, companheiro
(hetaire). O termo reconhece sua associação anterior, sem a conotação de afeição.
(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
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