28 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 137  Essa experiência na qual Deus ficaria por algum tempo separado do seu Filho, deu lugar ao horrível grito de Mateus. 27:46. Se o pecado de um só homem pode fazê-lo sentir amarga tristeza quando experimenta a separação de Deus, quão incomparável deve ter sido a angústia de Jesus, que sabia o que significava assumir a culpa de todos os homens. Não seja como eu quero e sim, como tu queres. Desde o começo até o fim, a oração de Cristo foi perfeitamente submissa ao Pai. E a oração foi atendida, não removendo o cálice, mas concedendo forças para bebê-lo (Lucas. 22:43), e finalmente a ressurreição "da morte" (Hebreus. 5:7). 40, 41. Encontrando os discípulos dormindo em consequência do efeito extenuante da fadiga e da emoção prolongada, Jesus escolheu Pedro para uma entrevista particular (talvez à vista de sua recente jactância), insistindo com ele a continuar alerta e orando para que os acontecimentos não viessem surpreender entregando-se a tentação. O espírito, na verdade, está pronto. A natureza espiritual do homem iluminada pelo Espírito Santo. Mas a carne é fraca. Alguns pensam que a carne aqui indica uma parte da constituição do ser humano que não é pecadora se controlada pelo espírito (e assim o provérbio poderia se aplicar também a Jesus); outros, que indica a natureza pecadora que todos os homens possuem (exceto Jesus). 42-45. Substancialmente, esta oração foi proferida três vezes; em todas elas a submissão do Filho foi completa. Mas é claro que Jesus sabia qual seria o resultado. Ainda dormis. Provavelmente não era ironia, mas uma simples declaração de que a sua oportunidade de serem úteis em uma crise já tinha passado. 46. Neste momento, entretanto, Jesus percebeu que o inimigo se aproximava. Levantai-vos. Não para fugir, mas para ir ao encontro dele (João. 18:4). 47-56. A prisão. 47. Grande turba. Um destacamento de soldados romanos, com suas costumeiras espadas, sob as ordens de um quiliarca (João. 18:12); a polícia do templo judeu sob as ordens dos principais sacerdotes e dos anciãos, armada de varapaus (João. 18:12); alguns dos príncipes dos sacerdotes e os anciãos (Lucas. 22:52). 48. Havia dado um sinal. A maior parte dos soldados romanos não conhecia Jesus. 49. E o beijou. A forma composta aqui (katephilêsen) sugere um abraço forte e caloroso (em contraste com a forma simples mencionada no versículo 48). 50. Amigo. Camarada, companheiro (hetaire). O termo reconhece sua associação anterior, sem a conotação de afeição. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

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