30 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 140  57. Sumo sacerdote Caifás. Genro do deposto Anás. Parece provável que Caifás e Anás morassem no mesmo edifício, talvez separados por um pátio. A esta altura dos acontecimentos, os escribas, os anciãos e os principais sacerdotes estavam reunidos para essa sessão extraordinária. 58. E Pedro o seguia, conseguindo entrar no pátio (não no palácio) com a ajuda de João (João. 18:15, 16). 59. Procuravam algum testemunho falso. Aqueles judeus sabiam que não tinham um processo legal contra Jesus; por isso tinham de usar acusações forjadas. 60, 61. As acusações, entretanto, eram tão vagas e inconsistentes que não puderam encontrar nem mesmo duas testemunhas – o mínimo especificado por lei (Deuteronômio. 17:6) – que concordassem entre si. Finalmente arranjaram duas que deturparam uma declaração de Jesus pronunciada três anos antes (João. 2:19). Eu posso destruir este santuário de Deus. A declaração propriamente dita atribuía a destruição aos judeus; e a referência foi ao seu corpo, não ao edifício herodiano (João. 2:21). Talvez algumas das declarações de Jesus no discurso do Monte das Oliveiras (24:2) foram grosseiramente deturpadas por Judas e combinadas com esta declaração (João. 2:19). 62. Não respondes ao que estes depõem contra ti? Caifás esperava forçar o prisioneiro a fazer alguma declaração imprudente. Mas as ferozes acusações proferidas com veemência contra Jesus foram muito bem respondidas com o seu digno silêncio (conf. Isaias. 53:7). 63. Eu te conjuro. Uma fórmula que informava Jesus de que a sua resposta seria considerada sob juramento. O Cristo, o Filho de Deus. Embora alguns disputem a importância plena de Filho de Deus, parece claro que Caifás empregou a expressão no seu único sentido da deidade, uma vez que a confirmação provocou a acusação de blasfêmia. Essa foi a causa real da condenação de Cristo (João. 19:7), e fora a base de anteriores conspirações contra ele (João. 5:18). Notícias de outros incidentes que sustentavam essa reivindicação devem certamente ter alcançado os ouvidos do sumo sacerdote (João. 1:34, 49; 9:35-37; 11:27; Mateus. 14:33; 8:29, e outras.) 64. Tu o disseste. Uma confissão inequívoca de que ele era o Messias divino (a declaração de Jesus sob juramento não invalida o ensinamento de 5:34, onde ele dá leis aos seus discípulos. Nessa posição única de Filho de Deus, os fatores que tornariam o juramento objetável diante dos homens não são relevantes diante dele.) O Filho do homem assentado à direita do Todo-poderoso, e vindo sobre as nuvens do céu (conf. Daniel. 7:13, 14; Salmos. 110:1). Um pronunciamento sobre as posições de Jesus e seus juízes que finalmente seria invertida. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

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