Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 140 57. Sumo sacerdote Caifás. Genro do deposto
Anás. Parece provável que Caifás e Anás morassem no mesmo edifício, talvez separados
por um pátio. A esta altura dos acontecimentos, os escribas, os anciãos e os
principais sacerdotes estavam reunidos para essa sessão extraordinária. 58. E
Pedro o seguia, conseguindo entrar no pátio (não no palácio) com a ajuda de
João (João. 18:15, 16). 59. Procuravam algum testemunho falso. Aqueles judeus
sabiam que não tinham um processo legal contra Jesus; por isso tinham de usar
acusações forjadas. 60, 61. As acusações, entretanto, eram tão vagas e
inconsistentes que não puderam encontrar nem mesmo duas testemunhas – o mínimo
especificado por lei (Deuteronômio. 17:6) – que concordassem entre si.
Finalmente arranjaram duas que deturparam uma declaração de Jesus pronunciada
três anos antes (João. 2:19). Eu posso destruir este santuário de Deus. A
declaração propriamente dita atribuía a destruição aos judeus; e a referência
foi ao seu corpo, não ao edifício herodiano (João. 2:21). Talvez algumas das
declarações de Jesus no discurso do Monte das Oliveiras (24:2) foram
grosseiramente deturpadas por Judas e combinadas com esta declaração (João.
2:19). 62. Não respondes ao que estes depõem contra ti? Caifás esperava forçar
o prisioneiro a fazer alguma declaração imprudente. Mas as ferozes acusações
proferidas com veemência contra Jesus foram muito bem respondidas com o seu
digno silêncio (conf. Isaias. 53:7). 63. Eu te conjuro. Uma fórmula que
informava Jesus de que a sua resposta seria considerada sob juramento. O
Cristo, o Filho de Deus. Embora alguns disputem a importância plena de Filho de
Deus, parece claro que Caifás empregou a expressão no seu único sentido da
deidade, uma vez que a confirmação provocou a acusação de blasfêmia. Essa foi a
causa real da condenação de Cristo (João. 19:7), e fora a base de anteriores
conspirações contra ele (João. 5:18). Notícias de outros incidentes que
sustentavam essa reivindicação devem certamente ter alcançado os ouvidos do
sumo sacerdote (João. 1:34, 49; 9:35-37; 11:27; Mateus. 14:33; 8:29, e outras.)
64. Tu o disseste. Uma confissão inequívoca de que ele era o Messias divino (a
declaração de Jesus sob juramento não invalida o ensinamento de 5:34, onde ele
dá leis aos seus discípulos. Nessa posição única de Filho de Deus, os fatores
que tornariam o juramento objetável diante dos homens não são relevantes diante
dele.) O Filho do homem assentado à direita do Todo-poderoso, e vindo sobre as
nuvens do céu (conf. Daniel. 7:13, 14; Salmos. 110:1). Um pronunciamento sobre
as posições de Jesus e seus juízes que finalmente seria invertida. (Estudando a
Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
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