Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 143 Chorou amargamente. Contraste com Judas, cheio
de remorsos mas sem arrependimento (27:5). Mateus 27 27:1, 2. Segundo
julgamento diante do Sinédrio. Ao romper do dia. A lei judaica proibia
julgamentos noturnos e especificava que os casos capitais deviam ter pelo menos
dois julgamentos, em dias diferentes. Essa sessão ao despertar do dia foi um
esforço para dar uma aparência de legalidade a todo aquele procedimento sórdido.
Pilatos. O procurador romano na Judéia, que estava em Jerusalém por ocasião da
festa da Páscoa. Sua residência oficial era em Cesaréia. Roma reservava-se a
decisão final nos processos que envolviam a pena capital e a execução das
sentenças de morte. F. Remorso de Judas. 27:3-10. 3. Vendo que . . . fora
condenado. Era evidente pelo fato de Jesus estar sendo levado a Pilatos. Tocado
de remorso (metamelêtheis). Não a palavra costumeira do N.T, para indicar o
arrependimento para a salvação. Indica aqui o remorso, sem qualquer aparente
submissão a Deus. Sua "mudança de pensamento" era principalmente por
causa do dinheiro, o qual ele passou a odiar. Encontrando-se com os principais
sacerdotes e os anciãos (talvez ainda na casa de Caifás, ou a caminho da casa
de Pilatos), tentou devolver a prata. 5. Sua recusa fê-lo (talvez depois de um
intervalo de demorada reflexão) arremessá-lo para o santuário (naos) do templo.
Foi enforcar-se. Este detalhe e os seguintes não contradizem Atos 1:18, 19. São
possíveis diversos modos de harmonização. 6. Não é lícito. (Conf. Dt. 23:18).
Esse dinheiro desonroso não podia entrar para o cofre das ofertas (korbanas),
embora esses sacerdotes não sentissem a impropriedade de pagá-lo (26:15). 7,8.
O campo do oleiro. Aparentemente um bem conhecido pedaço de terra. O uso desse
"preço de sangue" deu-lhe o seu nome ao campo (conf. Atos 1:19 para
outro detalhe que tornou o nome apropriado). Até ao dia de hoje. Uma indicação
de que Mateus escreveu algum tempo depois do acontecimento, embora não depois
de 70 A.D., quando os romanos eliminaram a maior parte desses limites. 9, 10. O
profeta Jeremias. Esta referência de Mateus a uma profecia aparentemente
pronunciada por Zacarias (11:12, 13) tem provocado uma coleção de explicações.
Alguns defendem que Jeremias, o nome do primeiro livro dos Profetas do V.T, foi
usado aqui representando toda a parte que contém inclusive Zacarias (exatamente
como o nome "Salmos" se aplica a toda a parte dos Escritos porque é o
seu primeiro livro; Lucas. 24:44). Uma passagem do Talmude (baba Bathra 14b)
defende esta ordem, colocando Jeremias em primeiro lugar, mas deve-se
reconhecer que Isaías costuma ocupar esse lugar. Outra possibilidade é que
Mateus amalgamou Zacarias. 11:12, 13 com Jeremias. 18:2-12 e 19:1-15, e
simplesmente citou uma das fontes.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus
abençoe a todos)
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