
1 Reis (Comentário Bíblico Moody) 38  1) Hadade, um príncipe da casa real de Edom, que escapara ao 
massacre de Joabe e fugira com alguns dos seus seguidores para o Egito, 
onde foi gentilmente tratado por Faraó. Agora, aparentemente sem 
nenhuma razão válida, mas pela providencial direção de Deus, pediu e 
obteve permissão de Faraó para retornar para casa. De volta em Israel, 
comprovou-se um espinho na carne de Salomão (vs. 14-22). 
2) Rezom de Damasco, o filho de Eliada, depois da derrota de seu 
senhor, Hadadezer (II Samuel. 8:3-8, 10), veio a ser um bandido que, com 
um grupo de renegados, atormentava o país. Logo após a morte de Davi 
ele tomou a cidade de Damasco, sem dúvida por meio de um ataque 
surpresa. Salomão não conseguiu expulsá-lo dali. Pouco a pouco Rezom 
tornou-se uma ameaça crescente que dominava as rotas comerciais do 
Oriente (vs. 23-25). 
3) Jeroboão, o filho de Nebate, da tribo de Efraim, veio a ser,o 
adversário interno de Salomão. Um jovem de considerável capacidade e 
talento, ele logo atraiu a atenção do rei (v. 28), que o colocou como 
superintendente de suas obras públicas. 
29. Sucedeu nesse tempo que . . . o encontrou o profeta Aías, o 
silonita. Saindo de Jerusalém um dia, o jovem Jeroboão foi subitamente 
abordado por Aías, o profeta (apresentado aqui pela primeira vez), que 
simbolicamente lhe revelou o seu futuro. O profeta pegou a sua própria 
capa que estava usando e a rasgou em doze pedaços. Entregando ao 
jovem dez pedaços e retendo dois, anunciou-lhe que Deus estava para 
dividir o reino de Salomão do mesmo modo, dando dez tribos a Jeroboão 
e deixando apenas duas com a casa de Davi. 
31. E disse a Jeroboão: Toma dez pedaços. À luz da profecia, 
Jeroboão já era considerado o líder do novo estado de Israel, formado 
por causa do juízo disciplinar dos pecados de Salomão. 
32. Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo. O 
pronome "ele" sem dúvida se refere à casa de Salomão, isto é, a Roboão 
e seus descendentes. Essa tribo, a de Benjamim, apegou-se fielmente à casa de Davi. As duas tribos são consideradas como uma só; portanto, na 
realidade, nenhuma tribo ficou faltando aqui. 
33. Porque Salomão me deixou e se encurvou a Astarote . . . a 
Camos. . . e a Milcom. Uma razão específica apresentada para a divisão 
iminente foi a idolatria – um pecado, que, apesar da severidade do juízo 
divino, continuou infestando os dois reinos até que foram para o 
cativeiro.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos