
Isaías (Comentário Bíblico Moody) 33 7. Sem mencionar anteriormente os pecados não
renunciados do rei, Deus, através de Isaías, fez-lhe uma promessa de livramento
prático, tratando-o com benevolência, ainda que não merecida. 8. Dentro de
sessenta e cinco anos Efraim será destruído. Isto é, em cerca de 669 A. C.
(computando a partir de 735). Realmente, Samaria caiu dentro de onze anos. (722
A. C.) e sua população foi deportada além da Assíria. Mas o estabelecimento de
colonizadores não israelitas pelo governo parece que não aconteceu de maneira
generalizada até o reinado de Assurbanipal (669-626) – um fato mencionado em
Esdras 4:10, onde os imigrantes referem-se ao rei da Assíria, chamando-o de
Asnapar (ou Osnapar). Com este fluxo estrangeiro, o Reino do Norte foi
realmente "destruído" etnicamente, e os poucos israelitas nativos que
ficaram na terra foram assimilados. 9. Aqui está implícita uma ameaça a Peca,
embora não seja explícita. Observe que os judeus (vós) tinham de aceitar e
confiar nesta promessa divina se quisessem "permanecer", isto é,
receber benefícios práticos do juízo derramado sobre seus aliados do norte. Se
deixassem de fazê-lo, suas condições piorariam pois se tornariam súditos da
Assíria. C. A Promessa Divina Desdenhada pela Incredulidade. 7:10-12. O Senhor
ofereceu um milagre confirmatório para incentivar a fé de Acaz, convidando-o a
pedir o que quisesse. Podia ser qualquer coisa entre os céus e a terra em
baixo. Mas Acaz, tendo resolvido colocar sua confiança na Assíria, despediu
Isaías com um pretexto hipocritamente piedoso de uma proibição generalizada em Deuteronômio.
6:16. D. O Livramento Divino Reafirmado e a Promessa do Seu Libertador.
7:13-25. 14. Eis que a virgem conceberá. A palavra para virgem aqui foi
cuidadosamente escolhida. Etimologicamente 'almâ não significa necessariamente
uma virgo intacta (virgem intacta). Contudo, no uso real das Escrituras
Hebraicas, só se refere a uma virgem casta e solteira (até onde o contexto o prova). Isto se encaixa
bem na mãe em perspectiva mencionada nesta situação. Julgando de 8:1-4, a mãe
típica era uma profetiza que veio a ser a esposa de Isaías pouco tempo depois
desta profecia ter sido pronunciada. Portanto ela era uma virgem no tempo em
que esta promessa foi feita. Ela serve como figura da Virgem Maria, que
permaneceu virgem até mesmo depois da milagrosa conceição pelo Espírito Santo.
O filho desta profetiza, de maneira correspondente, era uma figura do Emanuel
Messiânico, conforme logo veremos a seguir. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família
que Deus abençoe a Todos