
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 47 13. Este versículo está definidamente fora de
lugar e ficaria melhor após o versículo 6. 14. Cada um . . . tinha quatro
rostos. Cons. 1:10, onde cada querubim tem quatro rostos. Neste versículo, o
que se tem em mente é que o profeta, que estava ao norte do carro e olhando
para ele, viu um dos rostos de cada querubim que estava voltado para ele, e não
todos os quatro rostos dos quatro querubins. Assim, à frente do carro,
diretamente em frente dele, estava o boi (em lugar do querubim), ao norte
ficava o homem, por trás do carro ficava o leão, e ao sul, a face interna, a
águia. 15. Cons. os versículos 19, 20, 22. Seres viventes é um nome singular
usado coletivamente aqui e nos versículos 17, 20. 16. Cons. 1:19. As rodas não
se separavam deles dá a ideia de que as rodas não saíam de perto dos querubins.
A preposição min, "de", geralmente perde o seu significado em outra
língua, e fica melhor não traduzida, colocando assim a frase de acordo com
10:11; 1:9, 12, 17 (cons. BDB, pág. 581, com referência a min, 4c). 17. Parando
eles, paravam elas. Cons. 1:21. 18. A glória do SENHOR (afastou-se) da entrada
da casa (cons. 9:3), e parou sobre os querubins, preparando-se para partir. 19.
O carro-trono dirigiu-se para a porta oriental, ao que parece do pátio externo,
parou rapidamente sobre o das Oliveiras "ao oriente da (11:23), e foi-se
de todo. Mais tarde visão profética, Ezequiel viu a retornar pelo mesmo portão
(43:1-4). 20. Os seres . . . eram querubins, já identificados no versículo 15.
21, 22. Quatro rostos. Cons. 1:6, 8, 9, 12a. A etimologia de querubim,
querubins, ainda é duvidosa, embora o acadiano karâbu, "ser
misericordioso, abençoar" e karubu, "intercessor", podem ser
consideradas formas cognatas. São figuras compostas e simbólicas representando
a natureza humana espiritualizada, santificada e exaltada para ser o lugar da
habitação de Deus. Funcionam de diversos modos: a) eles guardam a árvore da
vida (Gn. 3:24), e a arca no Templo de Salomão (I Reis 6:23-28; 8:7); b)
ocupam-se da adoração a Deus em relação com o propiciatório no Tabernáculo (Êxodo.
25:18, 20; 37:7-9); c) sustentam o trono do Senhor (I Samuel. 4:2; II Samuel.
6:2; lI Reis 19:15; Salmos. 80:1; 99:1); e d) personificados no vento e na
nuvem, formam o carro da Divindade (II Samuel. 22:11; Samuel. 104:3; 1 Crônicas.
28:18). Esses diversos conceitos estão presentes em Ezequiel, especialmente na
lua função de sustentadores do trono de Jeová. No livro do Apocalipse eles
estão ocupados em adoração perpétua (4:6 e segs.; 5:6 e segs.; 6:1 e segs.;
7:11). Quando a humanidade redimida entrou no céu, essas figuras representando
a humanidade, tendo servido ao seu propósito, desaparecem (Veja G. A. Cook,
ICC, págs. 113, 114, e uma discussão completa de "querubim" em P.
Fairbairn, The Typology of Scripture, I págs. 215-239).( Que a paz do Mestre
Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)