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Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 61 7.
Estrangeiros que moram em Israel. Observe o cuidado de Ezequiel para com os
estrangeiros residentes (22:7, 29; 47:22, 23). O prosélito tinha direitos
iguais sob a lei e recebia penalidades iguais (Levítico. 17:8, 10, 13; 20:2).
8. Cons. Levítico. 17:8-10; 20:3, 5, 6. Sinal ou advertência (cons. Números.
26:10; Deuteronômio. 28:37, 46). E provérbio, traduzindo a palavra no singular
de acordo com a Siríaca e a Vulgata. 9. Se o profeta for enganado. Isto não
resultaria apenas de auto[1]engano (13:3, 6) e
dos indagadores idólatras (v. 7), mas eu, o SENHOR, enganei esse profeta. Na
filosofia antiga, causas secundárias costumavam ser ignoradas, e os
acontecimentos eram atribuídos diretamente à operação do Senhor. Veja Amós 3:6;
Isaias. 45:7. Quando um homem peca contra a luz espiritual, o resultado é a sua
própria cegueira espiritual. Isto não o livra de responsabilidade, contudo,
pois sempre predomina o princípio do "nenhum outro deus diante de
num". Cons. II Reis 22:15-23:3. 10, 11. O profeta e daquele que consulta,
ambos seriam punidos, com o duplo propósito de impedir Israel em sua
infidelidade (cons. Isaias. 4:4); e de restaurar seu verdadeiro relacionamento
com o Senhor (cons. 11:20). Os juízos todos tinham a misericórdia em vista. e)
O Justo Salva-se a Si Mesmo, não a Terra Pecadora. 14:12-23. 13. O profeta
declara que quando uma terra pecar, e Deus enviar um dos seus quatro juízos
(cons. 5:16, 17) contra ela – fome (vs. 12-14), feras (vs. 15, 16), espada e
guerra (vs. 17, 18), pestilência (vs. 19, 20) – ainda que, Noé, Daniel e Jó, os
justos da antiguidade, estivessem na terra, só poderiam salvar-se a si mesmos.
A aplicação a Jerusalém (vs. 21-23) não encontra nela pessoas justas. E que
sobreviventes perversos escaparão a todos os quatro juízos, em aparente exceção
ao princípio acima enunciado, será uma prova desagradável aos exilados de Deus,
do justo juízo de Jerusalém. Cometendo graves transgressões. Uma tradução mais
exata é traiçoeiramente cometendo traições. Veja também 15:8; 17:20; 18:24;
20:17; 39:26; Levitico. 5:15; 6:2. 14. Noé, Daniel e Jó são citados como
exemplos de homens justos, não hebreus, da antiguidade. Cons. Gênesis. 6:8; 7:1;
Jó 42:7-10. Virolleaud, Devaux e outros acham que o Daniel de Ezequiel é o
Daniel. "justo juiz da causa das viúvas e dos órfãos", mencionado no
texto de Rash Shamra em cerca de 1400 A. C. (Aqht, 170; 2 Aqht, V; 7, 8. Para
um comentário mais detalhado, cons. Ginsberg, BA 8 1 1945), pág. 50; Pére
deVaux, RB (1937), págs. 245, 246; W.H. Morton, "Ras Shamra" –
Ugarita e Exegese do Velho Testamento", Review and Expositor, 45, (1948),
págs. 70.72). ( Que a paz do Mestre Jesus
esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos