
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 157 a) A Descrição do Altar. 43:13-17. Compare os
diversos altares: no Tabernáculo (Êxodo. 27:1-8), no Templo de Salomão (II Crônicas.
4:1); no Templo de Zorobabel (Esdras 3:2, 3; I Mac. 4:47); no Templo de Herodes
(Mishna Middoth IV, 1a, 3b, 4. Josefos Wars V. 5, 6; Letter of Aristeas, 87).
13. O altar das ofertas queimadas (cons. 40:47), feito de material não
especificado, possivelmente pedra, consistia de quatro barras transversais
quadradas, diminuindo em tamanho, colocadas umas sobre as outras. A base era de
18 X 18 côvados e um côvado de altura, com uma margem externa de meio côvado de
altura, provavelmente como uma calha para o sangue do sacrifício. 14. Sobre
esta descansava a barra mais baixa de 2 côvados de altura e 16 X 16 côvados de
largura. Logo a seguir vinha a barra superior e mais alta, de 4 côvados de
altura e 12 X 12 de lado, com chifres de um côvado de altura, saindo dos quatro
cantos. O nome har'el (v. 15), ou 'ariel, tem afinidade com o acadiano arallû
"submundo", ou com a "montanha dos deuses" (Albright, Arch.
and the Religion of Israel, págs. 150-152), e seu desenho é reminiscência do
zigurate da Babilônia (Nielson, Journal of the Palestine Oriental Society, 13
(1933), 203 e segs.). Sua altura total, incluindo os chifres, era de 12
côvados. Degraus no lado oriental levavam o sacerdote oficiante a olhar para o
Templo e não para o sol (cons. 8:16; Êxodo. 20:26). b) A Consagração do Altar.
45:18-27. O altar era consagrado com a aplicação do sangue da oferta pelo
pecado durante sete dias sobre os quatro chifres, nos quatro cantos da barra
superior, e sobre a beirada da base, para limpar (hitte, remover o pecado,
"despecar", pela aplicação do sangue sacrificial sobre o objeto), e
para purgar (kipper, "expiar por um ato ritual"), (v. 20; cons. Êxodo.
29:12; Levítico. 8:15). Por causa dos objetos usados no culto entrarem em
contato com a corrupção do homem pecador, o sangue, como a sede da vida, era
aplicado sobre eles para remover a impureza e transmitir santidade (cons. Levítico.
16:15-20). A oferta pelo pecado no primeiro dia era um novilho (v. 19) e nos
dias seguintes da semana um bode (vs. 22, 25). Seguindo a oferta diária pelo
pecado, um novilho e um carneiro aspergidos com sal eram oferecidos como oferta
queimada (23, 24). O sal, originalmente acrescentado às ofertas de cereais (Levítico.
2:13) e ao incenso (Êxodo. 30:35), foi mais tarde também colocado sobre as
ofertas queimadas (Marcos. 9:49; Jos. Antiq. III. 9. 1). ( Que a paz do Mestre
Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)