Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 34 13. Os judeus tinham tantos deuses e altares quantas eram suas cidades e ruas (cons. 2:28, observação). Vergonhosa coisa. Veja comentário sobre 3:24. 14. Veja comentário sobre 7:16. 15. Um versículo obscuro, evidentemente uma declaração da inutilidade do ritual do templo para impedir a desgraça iminente (7:1 – 8:3). De acordo com a LXX, a RSV o traduz assim: Que direitos tem a minha amada em minha casa, quando agiu com vileza? Podem os votos e a carne do sacrifício evitar seu destino? Pode você exultar? Minha amada, Israel. Minha casa, o Templo. 16, 17. Judá foi amparada a uma oliveira destruída. A oliveira era a fonte do azeite para a luz, a cozinha, os remédios, a unção do corpo e muitos outros usos. Tornou-se o símbolo da "prosperidade e bênção divina, da beleza e força". Assim, aqui, é uma figura exata do povo hebreu, abençoado por Deus, mas agora rejeitado. Paulo usa a mesma figura (Romanos. 11:17-24) b) A Conspiração Contra a Vida de Jeremias. 11:18 - 12:6. Talvez Jeremias ainda não tivesse se mudado de Anatote para Jerusalém quando escreveu esta .seção. Fica evidente em 12:6 que a pergunta "por que prospera o caminho dos perversos?" feita em 12:1-6 deve ser ligada à conspiração contra a vida do profeta (11:18-23). Possivelmente os parentes de Jeremias em Anatote (talvez fossem também sacerdotes) procurassem matar o profeta por causa de suas freqüentes acusações contra a falsa confiança no ritual. Isto explicaria a posição desta seção depois de 11:15-17. Esta é uma das confissões de Jeremias (cons. Introdução, Confissões de Jeremias). 18. As suas maquinações; isto é, a conspiração contra a vida de Jeremias. O profeta parece querer dizer que Deus o informou da conspiração em tempo a fim de que pudesse escapar. 19. Manso cordeiro, e não, um cordeiro ou um boi. 20. O mais íntimo do coração. Literalmente, rins, isto é, a região dos rins, considerada então como a sede das afeições. 23. Vir o mal, o castigo. Jeremias 12 12:3. Jeremias não teve o exemplo de Cristo: "Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem" (Lucas. 23:34). A prosperidade dos perversos foi um dos problemas mais desconcertantes enfrentados pelos santos do V.T. 4. Dizem, isto é, os homens. 5,6. Deus responde ao seu profeta desanimado. A floresta do Jordão (v. 5), as terras baixas através das quais corre o Jordão, quentes, cheias de vegetação espessa e rasteira e habitadas por animais selvagens (cons. 49:19; 50; 44). Com fortes gritos. Eles levantaram um grito de protesto contra Jeremias, como se ele fosse um criminoso comum. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)