Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 154 12. O edifício (binan) por trás do Templo. O propósito do edifício grande (90 X 40 côvados, com paredes de 5 côvados de espessura) por trás ou a oeste do Templo, de frente para o átrio do templo ("lugar separado", gizrâ, 41:12-15; 42:1, 10, 13), não está explicado. É chamado de parwarim em II Reis 23:11, onde os reis guardavam os cavalos consagrados ao sol, e parbar em I Crônicas. 26:18. 13-15a. As medidas do Templo. O Templo do leste a oeste é de 100 côvados de comprimento (v. 13; umbrais do vestíbulo, 5 côvados, vestíbulo, 12; umbrais da nave, 6; nave, 40; umbrais do Santíssimo, 2; o Santíssimo, 20; paredes, 6; câmaras laterais, 4; paredes externas do edifício lateral, 5 = 100). Assim mediu o templo cem côvados de comprimento, de norte ao sul, incluindo o pátio (v. 14; largura do Templo, 20; parede lateral 6 + 6; câmaras laterais, 4 + 4 e suas paredes, 5+5; plataforma elevada, 5+5; pátio, 20 + 20 = 100). O pátio e o edifício ocidental com suas paredes era de 100 côvados de comprimento de leste[1]a oeste (vs. 12,13). O comprimento do edifício ocidental de norte a sul, mais suas paredes era de 100 côvados. Havia portanto três quadrados adjacentes de 100 côvados: o pátio do altar (40:47); o Templo e os pátios do norte e do sul; e o edifício ocidental com seu pátio diante dele. 15a-26. Descrição do interior do Templo. As três partes do Templo – nave, sala interior e vestíbulo externo (15b) são revestidos e guarnecidos com madeira (ou "sehîp"; Ak. palavra emprestada para indicar preciosa madeira negra; cons. G.R. Driver, "Notes on Hebrew Lexicography", JNT 23 (1922), 409), desde o chão até as janelas (v.16). As janelas com molduras em nicho (cons. 40:16) eram cobertas ou esculpidas (v. 16). As paredes da sala interna e da nave eram esculpidas com figuras de querubins com dois rostos alternando com palmeiras (vs. 17, 18). Um rosto de homem e um rosto de leãozinho olhavam para as palmeiras de ambos os lados (cons. 1:6; 10:14, 21; I Reis 6:29 e segs.). As ombreiras do templo eram quadradas. À entrada do Santo dos Santos (RSV; isto é, Lugar Santíssimo), há uma mesa de madeira parecida com um altar de 3 X 2 X 2 côvados, possivelmente para os pães da propiciação (v. 22; cons. Êxodo. 25:23 e segs.; Levítico. 24:5-9). O templo e o Santíssimo tinham cada um uma porta dupla (v. 23), com duas folhas de vai-e-vem para cada porta (v. 24), sobre as quais se encontram esculpidas querubins e palmeiras (v. 25). Um dossel ou cornija de madeira se encontra sobre o lado de fora do vestíbulo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
28 de agosto de 2023
MEDITAÇÃO DO DIA
28 de agosto Dia 240
Leituras: Lucas 18:1-8; 1 Tessalonicenses 5:1-11; Salmo 52; Provérbios 13:7-12;
Jeremias 15-16.
Versículo Especial: “Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos
reciprocamente, como também estais fazendo” (1 Tessalonicenses
5:11).
Pensamento Bíblico: “Como Ladrão de Noite” (1 Tessalonicenses
5:1-11). A volta de Cristo será súbita e sem aviso. Paulo nos instrui, portanto,
para estarmos preparados todo o tempo. Nossas vidas não devem ser preenchidas
por obras da escuridão. Em vez disso, devemos andar na luz, para podermos
enfrentar o Senhor sem medo. A volta de Cristo será um dia de angústia para os
ímpios, e um dia de glória para os fiéis.
Ação: “Assim, pois, não
durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios” (1
Tessalonicenses 5:6). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos)
27 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 152 b) As Medidas do Templo Propriamente Dito e seus Arredores. 40:48 – 41:26. O templo do século oitavo em Tell Tainat na Síria e o recentemente escavado templo cananita em Hazor tinham uma divisão tripla de vestíbulo, nave e recinto interior, parecido com a disposição dos planos das estruturas de Salomão e Ezequiel. O Templo de Ezequiel ficava sobre uma terceira plataforma, dez degraus mais alta que o átrio interno (v. 49). Consiste de três partes, o vestíbulo (vs. 48, 49), a nave (41:1, 2) e o Lugar Santíssimo (41:3, 4). Um anexo de câmaras laterais limita-se com os três lados do Templo (vs. 5-11) e por trás dele há um grande prédio (v. 12). São dadas as dimensões do Templo (vs, 13-15a) e uma pequena descrição do seu interior (15b-26). 48, 49. O vestíbulo ou alpendre ('ûlam). O vestíbulo (cons. I Reis 6:3) é de 20 côvados de largura do norte para o sul e 12 côvados de profundidade do leste para o oeste. Sua entrada, de 14 côvados de largura, trilha uma parede lateral de 5 côvados de cada lado. Além dos umbrais de 5 côvados de espessura havia duas colunas (cons. I Reis 7:15-22, onde são chamadas de Jaquim e Boaz). Ezequiel 41 41:1, 2. A nave ou Lugar Santo (hêkal). A nave é de 40 côvados de comprimento de leste a oeste e de 20 côvados de largura de norte a sul. Sua entrada é de 10 côvados de largura com paredes laterais de 5 côvados de largura de cada lado e umbrais de 6 côvados de espessura (cons. I Reis 6:5). 3, 4. O lugar santíssimo. Ou recinto interno (qodesh haqqodashîm). O anjo sozinho entrou no recinto interno, ou Santo dos Santos, além da nave, que tinha 20 côvados por 20. Sua entrada, paredes laterais e umbrais medem 6, 7 e 2 côvados respectivamente (cons. I Reis 6:16; 7:50; 8:6). 5-11. As câmaras laterais do anexo. Por todo o redor das três paredes do Templo havia câmaras laterais para fins de armazenagem em 3 andares, 30 em cada andar (v. 6; cons. I Reis 6:5-10). A grossura da parede das câmaras laterais era de 5 côvados de espessura (v. 9), e a fileira inferior de câmaras era de 4 côvados de largura (v. 5), cada andar ficando mais largo, correspondendo às reentrâncias do templo de andar em andar ao redor (v. 7). Com base no Templo de Salomão (I Reis 6:6), as paredes do templo tinham provavelmente 6 côvados de espessura no primeiro andar, com uma câmara de 4 côvados de largura (v. 5), 5 côvados de espessura no segundo andar, dando lugar a uma câmara de cinco côvados e 4 côvados de espessura no terceiro andar com urna câmara de seis côvados. Escadas, possivelmente em caracol, ligavam os andares (v. 7; cons. I Reis 6:6). Tanto o Templo como o bloco lateral estavam sobre uma plataforma de 6 côvados de altura (v. 8), os dez degraus de 40:49 e 5 côvados de largura (v. 9), que davam acesso às câmaras laterais do norte e do sul (v. 11). Esta, por sua vez, estava rodeada por um pátio ou lugar separado de 20 côvados de largura (vs. 10, 12). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
27 de agosto Dia 239
Leituras: Lucas 17:20-37; 1 Tessalonicenses 4:9-18; Salmo 51; Provérbios 13:1-6;
Jeremias 13-14.
Versículo Especial: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro em mim
um espírito inabalável” (Salmo 51:10).
Pensamento Bíblico: Falsos Profetas Oferecem Conforto aos Condenados (Jeremias
14:13-16). Jeremias estava em guerra para salvar sua nação. Judá estava indo
rapidamente em direção a sua ruína, e pregadores estavam proclamando doutrinas
conflitantes. Jeremias falava a verdade. Ele falou ao povo sobre a destruição
que se aproximava por causa de sua persistência no pecado. Muitos outros
falavam mentiras. Eles asseguravam o povo de que nenhum desses terrores
apareceria. Eles lhes diziam que Deus estava satisfeito com o seu comportamento
e não haveria de puni-los. Eles mentiam. Jeremias estava certo. Deus, de fato,
destruiu esta nação infiel naquela geração. Infelizmente, muitos pregadores
hoje imitam estes falsos profetas. Necessitamos de homens com a integridade de
Jeremias!
Ação: Teste os mestres. Rejeite as palavras dos falsos profetas que aprovam e
encorajam o pecado. ( Estra ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos)
26 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 151 28. Do portão sul do átrio externo (vs. 24-27), Ezequiel é levado para o átrio interior através de sua porta do sul. Os portões do átrio interno correspondem às do átrio externo em todos os aspectos com exceção de seus vestíbulos que ficam no extremo exterior da passagem, perto do átrio externo (vs. 31, 34, 37). 31. Oito degraus levavam do pavimento inferior para o terraço que sustentava o átrio interior. 32-37. Os portões interiores a leste e ao norte. Esses portões são parecidos em descrição ao portão do sul. 38-43. O vestíbulo do portão oriental interior e os dispositivos para o sacrifício. 38. Uma câmara construída dentro do vestíbulo da porta oriental (cons. vs. 40, 44. 43:17b; 46:2 e segs.), onde os sacerdotes e levitas em exercício lavariam os holocaustos. 39. No vestíbulo da porta havia duas mesas do cada lado, sobre as quais se preparava a carne para o holocausto ('olâ; Lev. 1, "aquilo que sobe", um animal ou ave totalmente consumidos sobre o altar simbolizando a submissão total do ofertante a Deus), a oferta pelo pecado (hatta't; Lv. 4:1 – 6:13, em expiação do pecado) e a oferta pela culpa ('asham; Lv. 5:14 - 6:7), na qual se faz a restituição. 40. Da banda de fora da subida para a entrada da porta do norte (Cook, ICC) estão mais quatro mesas, totalizando as oito mesas (v. 41) para os sacrifícios mencionados no versículo 39. 42. Há também quatro mesas, ou pedestais, de pedras lavradas sobre as quais se punham os instrumentos com que imolavam o holocausto. 43. Ganchos ou cavilhas estavam fixados na parede externa do vestíbulo sobre os quais se colocava as carcaças dos animais antes de esfolá-las. 44-46. As câmaras dos sacerdotes nos lados orientais dos portões do norte e do sul. 44. Há duas câmaras . . . no átrio de dentro, uma (v. 45) para o lado oriental da porta do norte e olhava para o sul, para os sacerdotes (levitas, 44:10-14) que têm a guarda do templo e a outra no lado leste da porta do sul, de frente para o norte para os sacerdotes que têm a guarda do altar (v. 46). Os sacerdotes zadoquitas. 47. As medidas do átrio do altar. Dentro do átrio interno está o átrio do altar, um quadrado de 100 côvados de lado diante (isto é, a leste) do templo, no qual fica o altar dos holocaustos. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
26 de agosto Dia 238
Leituras: Lucas 17:11-19; 1 Tessalonicenses 4:1-8; Salmo 50; Provérbios
12:23-28; Jeremias 11-12.
Versículo Especial: “O que me oferece sacrifício de ações de
graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que
veja a salvação de Deus” (Salmo 50:23).
Pensamento Bíblico: Adore o Senhor com Gratidão (Lucas 17:11-19).
Esta história da cura de dez leprosos deveria dar a todos os cristãos uma
oportunidade para se examinarem. Jesus limpou-nos de uma coisa muito mais
mortífera do que a lepra. Somos em nossas vidas como os nove, que se foram e
não voltaram? Nossa gratidão pela salvação do pecado tem que nos motivar a
glorificar a Deus, em adoração contínua.
Ação: Adore o Deus que nos limpa do pecado. Mostre sua gratidão pela maneira
como você aproveita o dia de hoje. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que
Deus abençoe a todos)
25 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 150 5. O côvado hebraico tinha 17,58 polegadas ou 44,65 centímetros. O côvado mais longo tinha 52,31 centímetros e a com de Ezequiel tinha cerca de 3,16 metros. 6. A porta (sha'ar) do templo é de 50 côvados de comprimento (v. 15) e 25 côvados de largura (v. 13). Contém um limiar externo de 6 côvados de profundidade e 10 côvados de largura (vs. 6, 11) com três câmaras, saletas ou salas da guarda de cada lado, cada um com 6 côvados quadrados (v. 7), com janelas chanfradas (v. 16) e protegidas do lado do corredor por um gradil ou muro baixo de 1 côvado de espessura (v. 12); umbrais ou colunas de tijolos de 5 côvados quadrados entre as passagens com aberturas chanfradas e esculpidas com palmeiras em relevo (v, 16); um limiar interno de 6 côvados de profundidade (v. 7); um vestíbulo ou varanda de 20 côvados por 8 côvados na extremidade interna da passagem, com janelas chanfradas (vs. 8, 16); e pilares ou colunas de 2 côvados de espessura (v. 9). 17-19. As trinta câmaras no pátio externo. Atravessando o portão oriental, Ezequiel e seu guia entraram no átrio exterior, situado sobre o pavimento ou terraço inferior (v. 17). Dispostas em redor do átrio há trinta curaras (para uso do povo e dos levitas que adoram no átrio exterior) defronte deste pavimento, talvez dez a leste, ao norte e ao sul, cinco de cada lado da passagem. O pavimento é de cinquenta côvados de largura, a pardo comprimento das portas externas (v.18, 15). Os quatro cantos abrigam as cozinhas do povo (46:21-24). 19. Desde a dianteira da porta exterior até a margem externa do átrio interior são cem côvados. 20-27. Os portões do norte e do sul. Os detalhes para os portões do norte o do sul correspondem aos do portão oriental, com a menção específica dos sete degraus que dão para a plataforma (vi. 22, 26). 28-47. O átrio interno e seus três portões. O átrio interior está localizado 100 côvados adentro dos portões externos (v. 19) sobre uma plataforma de oito degraus mais alta que a do átrio externo (vs. 31, 34, 37). Entra-se nele por meio de portões ao sul (vs. 28-31), a leste (vs. 32- 34) e ao norte (vs. 35.37). No vestíbulo da passagem oriental há dispositivos para a manipulação dos sacrifícios (vs. 38-43). Nos lados orientais das passagens internas ao norte e ao sul há câmaras para os sacerdotes responsáveis pelo cuidado das dependências do templo e do altar (vs. 44-46). Dentro do átrio interno está o átrio do altar (v. 47), um quadrado de 100 côvados de lado, situado a leste do Templo, no centro do qual está o altar dos holocaustos (43:13-27). As cozinhas e quartos dos sacerdotes estão situados no extremo oeste do átrio interno (42 : 1.14). O Templo propriamente dito está sobre uma plataforma de dez degraus mais alta que o átrio interno (v. 49). 28-31. O portão sul do átrio interno. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deusa abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
25 de agosto Dia 237
Leituras: Lucas 17:1-10; 1 Tessalonicenses 3; Salmo 49; Provérbios 12:17-22;
Jeremias 9-10.
Versículo Especial: “Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu
caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos” (Jeremias
10:23).
Pensamento Bíblico: O Homem
não Pode Dirigir Seus Próprios Passos (Jeremias 10:23-24). A
resposta da Bíblia para as filosofias humanas é clara: não dão certo! Quando as
pessoas procuram explicar sua existência e propósito sem Deus, elas terminam
com incontáveis perguntas e nenhuma resposta satisfatória. Em vez de nos
voltarmos para filosofias pomposas, precisamos voltar-nos para Deus, para
dizer: “Castiga-me, ó Senhor, mas em justa medida.”
Ação: Encontre seu propósito de vida na palavra de Deus.( Estra Ido dos estudos
da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
24 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 148 A visão de Ezequiel da comunidade restaurada abrange um novo Templo, ao qual a glória do Senhor retorna (caps. 40-43), um novo culto de adoração, com um ministério e sistema sacrificial ideais (caps. 44-46) e uma nova terra santa redividida entre as tribos sobre novos princípios (caps. 47 ; 48). A. Um Novo Templo. 40:1 - 43:27. A área do templo, conforme descrita por Ezequiel, consiste de três terraços, sendo que no mais elevado deles, que dá para o leste, fica o Templo com os seus anexos, o átrio do templo e um grande edifício diretamente por trás dele. No terraço do meio estão as cozinhas e dependências dos sacerdotes, o átrio contendo o altar dos holocaustos e os átrios internos com três pórticos elaborados. O terraço inferior, rodeado por um muro externo, contém os átrios externos com três pórticos e as cozinhas e dependências para o povo. 1) O Plano do Novo Santuário, com seus Átrios e Quartos. 40:1 - 42:20. Ezequiel 40 1-4. Introdução. O profeta é transportado em visão para o monte do templo, onde um guia celestial o conduz em uma visita ao Templo, começando pelo portão do átrio externo. 1. No ano vinte e cinco . . . no princípio do ano, no décimo dia do mês. Março/abril 572 (573) A.C. 2. Em visões. Cons. 8:3; 11:22-25. Um monte muito alto. O Monte Sião idealizado (cons. Salmos. 48:2; Isaias. 2:2; Malaquias. 4:1; Zacarias. 14:10). Nas visões, o natural e o sobrenatural misturam-se livremente. O Templo parecia como edifício (AV, estrutura) de cidade. 3. Um homem cuja aparência era como a do bronze. Um personagem sobrenatural (cons. Apocalipse. 21:10-27). Um cordel de linho, para tomar medidas longas. Uma cana de medir, para medidas mais curtas. a) As Medidas dos Átrios. 40:5-47. 5-27. O pátio externo e seus três portões. Um muro rodeava toda a casa (v. 5), com uma cana de espessura e uma cana de altura (v. 6), com três elaboradas portas ou portões no oriente (vs. 5-16), no norte (vs. 20-23) e no sul (vs. 24-27). Sete degraus levavam a esses portões (v. 6; LXX 22, 26) que davam para o terraço ou plataforma sobre a qual estava situada toda a área do templo (v. 18). 5-16. O portão do oriente. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
24 de agosto Dia 236
Leituras: Lucas 16:19-31; 1
Tessalonicenses 2:13-20; Salmo 48; Provérbios 12:12-16; Jeremias 7-8.
Versículo Especial: “Que
este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até à morte” (Salmo
48:14).
Pensamento Bíblico: Se
Eles Não Ouvem . . . (Lucas 16:19-31). A história do homem rico e
Lázaro demonstra as consequências de nossas escolhas na vida. A troca final de
palavras entre o homem condenado (rico?) e Abraão também nos recorda o poder e
suficiência da palavra de Deus. Abraão diz que não adianta mandar um mensageiro
do túmulo para contar os fatos sobre a eternidade. A palavra revelada de Deus,
ele insiste, é suficiente.
Ação: Ouça a palavra de Deus
enquanto é tempo!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos)
23 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 147 6) O ponto do vista simbólico típico, ou, mais acertadamente, o alegórico, foi preferido pelos Pais da Igreja e pelos Reformadores. Eles descobriram no príncipe, nos sacerdotes, nas ofertas, nas medidas do templo, na corrente que brota do santuário, nas divisões tribais, etc., elementos descrevendo Cristo e as perfeições espirituais da Igreja através da dispensação do Evangelho. Esta opinião sofre da excentricidade do subjetivismo e rouba à passagem o significado para o tempo de Ezequiel. 7) Alguns vêem nela simplesmente uma parábola profética. Esses capítulos, dizem, apresentam grandes verdades espirituais em linguagem e pensamentos padrões de Ezequiel, o sacerdote. São caracterizados pela mesma minuciosidade de detalhes observada em suas visões (cap. 1), alegorias (caps. 16-23), pregações (cap. 18) e previsões (caps. 26-28; 29- 32), transmitindo assim o sentido da segurança divina. Ezequiel e outros profetas concebiam o ideal da vida futura vivida no corpo, nesta terra (veja coment. sobre 18:4; cons. Isaias. 66:20; Jeremias. 33:17, 18). A verdadeira perfeição religiosa, eles ensinavam, só se pode atingir através da presença pessoal do Senhor entre o Seu povo (cons. 48:35b). Assim, para os contemporâneos de Ezequiel no exílio da Babilônia, e para as gerações futuras, a descrição do novo Templo, culto e terra trazia conforto e edificação. A Igreja Cristã, através de toda a sua história, extrai desses capítulos, não detalhes minuciosamente alegóricos ou tipológicos de sua vida, mas o grande princípio geral da presença de Deus com o Seu povo e do poder frutificante do seu Santo Espírito. Eles apontam para a Igreja, especialmente em sua adaptação em Apocalipse. 21 e 22, para a consumação que aguarda o povo de Deus na parousia (segunda vinda) do seu Filho, que tem preparado lugares de habitação para os seus na casa do Pai. Eles fazem a Igreja se lembrar de seu caráter peregrino neste mundo, enquanto aguarda os "novos céus e a nova terra onde habita a justiça" (II Pedro 3:13). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
23 de agosto Dia 235
Leituras: Lucas 16:14-18; 1 Tessalonicenses 2:1-12; Salmo 47; Provérbios
12:7-11; Jeremias 5-6.
Versículo Especial: “Deus é o rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso
cântico” (Salmo 47:7).
Pensamento Bíblico: “Porém, que Fareis Quando estas Cousas Chegarem ao Seu
Fim?” (Jeremias 5:30-31). Muitas pessoas fazem escolhas
espirituais na base dos benefícios imediatos para eles mesmos ou para a
sociedade. Há, frequentemente, pouco pensamento com a eternidade. Jeremias
oferece a análise de Deus: “Cousa espantosa e horrenda se anda fazendo na
terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas
com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém, que fareis quando estas cousas
chegarem ao seu fim?”
Ação: Viva hoje
preparando-se para “o fim”. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus
abençoe a todos)
22 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 146 4) Do mesmo modo há alguns cristãos que defendem que existirão um Templo literal, sacrifícios e um sacerdócio durante o Milênio, de acordo com as especificações apresentadas por Ezequiel. Entre as sérias objeções a este ponto de vista, estas devem ser observadas: a) A expiação de nosso Senhor Jesus Cristo anulou os sacrifícios do V.T. para sempre (Hebreus. 9:10-15; 10:1-4, 18). b) O velho sistema era de natureza provisional, ao qual os crentes em Cristo não precisam reverter (Gálatas. 3:23-25; 4:3.9; 5:1; Colossenses. 2:16, 17; Hebreus. 10:11-14). c) Todos os crentes, quer judeus ou gentios, são semente de Abraão. (Gálatas. 3:7, 16, 29), e membros do "Israel de Deus" (Gálatas. 6:16), um relacionamento baseado na fé, não na genealogia (Romanos. 4:11, 14, 16; 8:17; 9:6-8). Cristo derrubou "a parede da separação" (Efésios. 2:11-22), de modo que as diferenças judeu-grego, circuncisão-incircuncisão, escravo[1]livre, macho-fêmea já não têm nenhum mérito superior (Gálatas. 3:28; Colossenses. 3:11; Efésios 3:6; Romanos. 2:28, 29). d) O N.T. refere-se à Igreja como sendo o Novo Israel, no qual os adeptos do velho Israel podem participar aceitando Cristo (I Pedro 2:3-5, 8-10). As promessas feitas ao velho Israel se alargam para incluir a Igreja universal (Atos 2:39; 10:43 e segs.; 13:26; 15:14-18; Romanos. 15:9- 12). e) Não uma específica tribo ou família, mas todos os crentes são sacerdotes e têm acesso direto a Deus através do sangue de Cristo (veja Hebreus. 8:8-13, cumprindo Jeremias. 31:3-34; Lucas. 22:20; Hebreus. 9:26; 10:4-10). É um culto espiritual, não ritual, que Deus reconhece (João 4:21-24; Atos 7:48-50). f) Quando João emprega estes capítulos para descrever a Igreja de Cristo, ele remove os elementos especificamente judeus (Apocalipse. 21:9 – 22:5). Insistir em uma explicação literal da visão não nos parece necessária. Rejeitar uma interpretação literal não impossibilita a defesa de uma doutrina milenista. 5) Ainda outros defendem que o Templo de Ezequiel é uma figura representando os redimidos de todas as idades adorando Deus nos céus. Contudo, muitos dos detalhes terrenos da visão, como, por exemplo, a oferta pelo pecado, negam a sugestão de que este seja um retrato da perfeita adoração nos céus.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos) Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
22 de agosto Dia 234
Leituras: Lucas 16:1-13; 1 Tessalonicenses 1; Salmo 46; Provérbios 12:1-6;
Jeremias 3-4.
Versículo Especial: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas
tribulações” (Salmo 46:1).
Pensamento Bíblico: Sendo Fiel
no Que é Pouco (Lucas 16:1-13). A parábola do administrador infiel mostra um
homem usando os recursos ao seu alcance para se preparar para o futuro. Ela não
aprova a desonestidade, mas nos lembra que nós seremos tirados da nossa função,
isto é, da posse dos bens materiais. E a lição? Use as “pequenas” coisas, tais
como o dinheiro, para servir àquele que proporcionará um lar eterno para os
fiéis.
Ação: Use sua
riqueza terrestre para glorificar seu verdadeiro proprietário: Deus. ( Estra
Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
21 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 145 A ênfase sobre as cerimônias, formas e instituições conduziram à acusação de que Ezequiel transformou os ideais dos profetas em leis e dogmas e assim veio a ser "o pai do Judaísmo". Ezequiel, é verdade, cria que a nova época exigia a expressão dos seus conceitos religiosos em forma concreta externa. A comunidade judia pós-exílica ainda precisava do Templo, dos sacerdotes e de sacrifícios. Duvidamos que tivesse sobrevivido sem eles. Como os profetas do século oitavo, Ezequiel estava interessado em uma vida justa (por exemplo, os caps. 3; 18; 33). Os regulamentos dos capítulos 40-48 são destinados a um povo regenerado (cons. caps. 33-37). As interpretações da visão do templo basicamente aparecem sob duas categorias – a literal e a figurada. Damos abaixo um resumo das principais opiniões referentes à narrativa do templo na "Utopia política" ou "nomocracia" (o governo por meio de estatutos; de acordo com Joseph Salvador, citado em J. Clausner, The Messianic Idea in Israel, pág. 131) de Ezequiel nos capítulos 40-48. 1) Alguns defendem que é uma descrição do Templo de Salomão, preservada para que os exilados, ao retomar, pudessem reconstruir o seu santuário. Na realidade, as especificações para o Templo de Ezequiel eram diferentes e maiores do que as do Templo de Salomão. 2) Outros dizem que ela representa um ideal elevado, um padrão geral para guiar os exilados, que retomavam, na sua edificação. Toda a seção é considerada como uma constituição para a teocracia pós-exílica. Mas em parte nenhuma dos livros pós-exílicos do V.T. há uma referência ao Templo de Ezequiel, nem há alguma indicação dele na obra de Zorobabel e Josué, Ageu e Zacarias (Esdras 3:8-13; 5:1, 2, 13-17; cons. 1:2-4; 6:14; Ageu 1:2, 7-15; 2:1-9; Zacarias. 6:9-15), ou Esdras (Esdras 7:10, 15, 16, 20, 27) e Neemias (8-9) que este fosse o tipo de templo que deviam edificar. 3) Alguns comentaristas judeus têm defendido que o Rei Messias, na sua vinda, completará o Templo e instituirá os detalhes do ritual. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
21 de agosto Dia 233
Leituras: Lucas 15:20-32; Colossenses 4:10-18; Salmo 45; Provérbios 11:27-31;
Jeremias 1-2.
Versículo Especial: “O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha
almas é sábio” (Provérbios 11:30).
Pensamento Bíblico: Um Irmão Ciumento (Lucas 15:20-32). Depois de
dispor seu assunto em três parábolas, Jesus agora começa a trabalhar em terreno
novo, corrigindo os fariseus que se consideravam justos (veja 15:2). O perdido
pode voltar. O Pai e seus servos se alegram quando ele volta. Este irmão mais
velho reflete a atitude dos fariseus (e talvez de alguns cristãos?) que se
sentiram postos de lado, quando os pecadores vieram a Deus. O ciúme é
mortífero!
Ação: Você conhece pessoas que precisam ser conduzidas de volta ao Senhor.
Tente salvar uma hoje!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe
a todos)
20 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 144 27, 28. Quando eu tornar a trazê-los. Através da história do seu povo, Deus se revela a ambos, às nações e a Israel. 29. Derramarei o meu Espírito. Cons. 36:25-31; Joel 2:28; Zacarias. 12:10. IV. Uma Visão da Comunidade Restaurada. 40:1 – 48:35. Primeiramente Ezequiel mencionou os pecados que provocaram a queda de Judá (caps. 1-24), e anunciou a humilhação de seus vizinhos hostis (caps. 25-32). Então ele descreveu a gloriosa restauração do seu povo à sua terra (caps. 33-39), sua regeneração (36:22-32) e a habitação do Senhor no seu meio para sempre (37:26-28). Como um vidente prático, sob a orientação divina, a próxima preocupação do profeta era dar atenção à organização da vida religiosa na comunidade restaurada (caps. 40-48). Estes capítulos finais apresentam vastas dificuldades. Os rabis do Talmude (Menahot 45a) comentam que apenas o profeta Elias, que será o arauto da redenção final, é que elucidará as discrepâncias com as leis do Pentateuco e os termos que não aparecem em nenhum outro lugar. Além disso, dizem eles, se não fosse pelo Rabi Chanina ben Ezequias (Babylonian Talmud, Hagiga 13a), que explicou diversas dessas dificuldades, o livro de Ezequiel seria excluído do Cânon das Escrituras. Corrupções textuais e os desnorteantes detalhes arquitetônicos e rituais desconcertam o leitor. Mas o problema mais persistente é o da interpretação desses capítulos, sobre os quais mestres piedosos têm discordado através dos anos. Será que os múltiplos detalhes desta visão (Ezequiel. 40:2) pretendem ser atualizados em data futura? Que parte os sacrifícios sangrentos executarão em alguma futura economia (40:38-43; 43:18-27; 45:13-17; 46:13-15)? Será que o sacerdócio de Zadoque, sem um sumo-sacerdote, funcionará novamente (40:45, 46; 42:13, 14; 43:18- 27; 44:15-31; 45:18-20; 46:19-24)? Quem é este príncipe e quais os seus filhos (44:3; 45:7-12, 13-17, 21-24; 46:1-8, 12, 16-48)? Quem são os levitas decadentes (44:10-14), os estrangeiros incircuncisos excluídos do santuário (44:5, 9) e os estrangeiros residentes que recebem propriedades (47:22, 23)? Como os problemas geográficos se relacionam com 1) as águas que brotam do Templo (47:1.12) e 2) com a divisão da terra entre as doze tribos (47:13 - 48:29) para serem explicados? ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
20 de agosto Dia 232
Leituras: Lucas 15:11-19; Colossenses 4:1-9; Salmo 44; Provérbios 11:22-26;
Isaías 64-66.
Versículo Especial: “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças” (Colossenses
4:2).
Pensamento Bíblico: O Filho
Perdido (Lucas 15:11-19). Esta é a
terceira de uma série de parábolas sobre os perdidos. Três pessoas principais
são apresentadas: um pai e dois filhos. Estes versículos chamam a atenção para
os maus caminhos do filho mais novo (o pródigo). Pródigo significa gastador, e
essa palavra descreve este jovem, quando ele esbanjava os recursos que seu pai
havia doado a ele.
A comparação com este filho é clara.
Ele é qualquer pessoa que gasta sua vida e os recursos que Deus lhe deu. O
dinheiro se acaba, a vida é jogada fora e não há satisfação duradoura na
libertinagem e no pecado.
Este filho caiu em si e resolveu voltar
a seu pai. Quando desgarramos de Deus, precisamos ter a mesma determinação para
voltar com humildade.
Ação: Você está separado de Deus pelo pecado? Volte hoje mesmo! ( Estra Ido
dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
19 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 143 b) Aves e Feras Convidadas a Festejarem com as Hordas de Gogue. 39:17-24. 17-20. Aves e animais necrófagos fazem a limpeza (cons. Isaias. 63:1- 6; Apocalipse. 19:17-21). 17, 18. A matança dos animais era originalmente um ato sacrificial (cons. Levítico. 17; Isaias. 34:6; Sofonias. 1:8). Aqui as aves e os animais são convidados a um sacrifício grande ... com a carne dos poderosos e ... o sangre dos príncipes, que são comparados aos animais engordados em Basã (cons. 27:6), uma região pastoril famosa por seu gado (Deuteronômio. 32:14; Amós 4:1). 19. Geralmente, a gordura e o sangue, as partes mais santas do sacrifício, eram oferecidas ao Senhor (Levítico. 3:11 e segs., 17). Aqui elas são comidas pelas feras. 20. Cavalos e cavaleiros (LXX, rokeb, "cavaleiro" em lugar do T.M. rekeb, "carro"; mas cons. II Samuel. 8:4, "cavalos de canos") são o preço pago aos necrófagos convocados à mesa do Senhor. Esses horrendos detalhes dão força à parábola profética de Ezequiel. 21-24. Lições da grande destruição. 21. Manifestarei a minha glória entre as nações. O grande poder de Deus será revelado às nações através da destruição de Gogue (38:16, 23). 22. Israel jamais duvidará de Sua proteção desse dia em diante. 23, 24. As nações ficarão sabendo que o povo de Israel foi levado para o exílio e caiu à espada não por causa da incapacidade do Senhor em proteger (36:20), mas por causa de sua iniqüidade e perfídia, que o levaram a esconder deles o Seu rosto. Que lição para os nossos dias cheios de armas poderosas! c) Conclusão: A Restauração da Sorte de Jacó. 39:25-29. Nesse parágrafo, que não faz parte do Apocalipse, o profeta volta ao ponto de vista dos capítulos 33.37, prevendo a restauração de Israel. 25. Zelo pelo meu santo nome. Cons. 20:9, 14, 22, 44. 26. Esquecerão (wenashû, portanto ketib) a sua vergonha, isto é, opróbrio (cons. Isaias. 54:4). Qerê, diversos manuscritos e as versões dão: eles suportarão (wenaseû) a sua vergonha, isto é, um sentimento interno de indignidade diante da bondade de Deus (cons. 16:52, 54). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
19 de agosto Dia 231
Leituras: Lucas 15:1-10; Colossenses 3:18-25; Salmo 43; Provérbios 11:16-21;
Isaías 62-63.
Versículo Especial: “Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos
de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:10).
Pensamento Bíblico: Encontrando
os Perdidos (Lucas 15:1-10). Estes versículos
contêm as primeiras duas de três parábolas sobre os perdidos. Estas duas (a
ovelha perdida e a moeda perdida) ressaltam as comemorações do céu quando o
perdido é achado e recuperado. A atitude de Deus é diretamente oposta à atitude
dos fariseus (v. 2). Eles desprezavam os pecadores. Deus os ama e quer tê-los
de volta. Qual atitude mostramos com nossas ações?
Ação: Procure os perdidos. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus
abençoe a todos)
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
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19 de Setembro Dia 262 Leituras : Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4. Versículo Espe...
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E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servirei...