
Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 22 10-13. Anda há . . . tesouros de impiedade? A
resposta se encontra nas acusações de desonestidade nos negócios, medidas insuficientes,
falsas balanças (v. 11), opressão dos pobres pelos ricos, mentiras e enganos
(v. 12; cons. Tiago. 4:1-12). Esta é a velha história das deploráveis condições
sociais, financeiras e morais apesar das advertências de Jeová. 14-16. Jeová
não é arbitrário em seus juízos. São os resultados naturais do pecado, isto é:
1) fome (lit. , depressão . . . etc. , significando "uma sensação
depressiva no estômago devido a falta de alimento", v. 14); 2) labuta; sem
a possibilidade de acumular propriedades, as quais, se acumuladas, seriam
tomadas pela espada; e 3) desolação. Antes o povo de Israel tivesse obedecido
cuidadosamente às exigências de Jeová como seguiu à perversidade de Onri e
Acabe! (v. 16; I Reis. 16-22). Em sua persistente perversidade, eles se
encaixavam nos propósitos dos juízos de Jeová. Ele faz que até o pecado se
preste aos Seus próprios rins para a Sua glória. Miquéias 7 D. A Segunda
Réplica de Israel - uma Confissão de Pecado. 7:1-10. Este capítulo final conclui
o processo de Jeová contra Israel que começou no capítulo 6. A seção está com a
linha do pensamento interrompida, o que dá uma ideia da profunda emoção com que
Miquéias enuncia a réplica do povo – sua confissão e lamentação. 1-4. As
bênçãos de Jeová sob a figura da colheita de frutas, Israel não tomou em
consideração, declara Miquéias, e agora a nação está destituída de padrões e de
homens com moral. Observe o paralelismo de piedoso (benigno da terra, E.R.C.)
com cacho de uvas e reto com figos temporãos (vs. 1, 2). Tais homens com moral
não saem de cena, simplesmente desaparecem. Todos os homens estão sedentos de
sangue, até mesmo contra seus irmãos. O príncipe exige injustiça continuamente;
o juiz está sempre pronto a receber propinas (heb. "pagar", como em
uma transação); e o grande homem enuncia seus desejos vis. E assim todos eles
juntamente urdem (heb., traçar ou tricotar; AV, enrolar) o trama (v. 3) numa
realidade terrível. As sentinelas (v. 4), isto é, os verdadeiros profetas
(cons. Isaias. 62:6; Ezequiel. 3:16 e segs.). O dia das sentinelas de Israel
seria o dia do castigo enviado por Jeová. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja
sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)