6 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 69  55. O filho do carpinteiro. A narrativa de Marcos (6:3) indica que alguns chamavam Jesus de "o carpinteiro", indicação de que nosso Senhor aprendeu o ofício de José. Seus irmãos. Para um comentário detalhado sobre se esses irmãos eram uterinos, meio irmãos, ou primos, veja J.A. Broadus, Commentary on the Gospel of Matthew, págs. 310- 312, ou P.S. Schaff, em Lange's Commentary on Matthew, págs. 255- 260.) Na ausência de qualquer insinuação de que esses irmãos devem ser considerados em algum sentido fora do comum, deve-se deduzir no sentido natural que eram filhos de José e Maria. Parece muitíssimo provável que dois deles, Tiago e Judas, tornaram-se escritores das epístolas do N.T. 56,57. Embora a mãe e os irmãos de Cristo tivessem se mudado para Cafarnaum (4:13), suas irmãs evidentemente se casaram e ficaram em Nazaré (entre nós). Considerando que a meninice e juventude de Cristo não se distinguiram por nenhum milagre (conf. João. 2:11) seus concidadãos não foram capazes de entender a razão ou de aceitar esse novo reino. Por isso Jesus emprega o mesmo provérbio que antes para explicar a reação deles (Lucas. 4:24). 58. Não fez ali muitos milagres. Apenas algumas curas (Mc. 6:5) Por causa da incredulidade deles. O poder de Cristo não depende da fé dos homens (coar. João. 9:3, 36; Lucas. 7:11-15). Entretanto, a incredulidade impediu muitas oportunidades para realização de milagres visto que não muitas pessoas o procuravam. Mateus 14 10) A Retirada de Jesus após a Decapitação de João. 14:1-36. O interesse de Herodes em relação às notícias sobre Jesus foi considerado pelo nosso Senhor como sinal para afastar-se. A ordem de Mateus, que antes era comumente por tópicos, agora começa a ficar cronológica até o fim. 14:1-12. O interesse culposo de Herodes. O tetrarca Herodes. Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande, e governador da Galileia e Peréia. Sua ignorância a respeito de Jesus antes desses acontecimentos deve ser por causa de sua ausência do país, ou devido aos seus hábitos de luxo, que o impediam de se interessar nos movimentos religiosos. 2. Este é João Batista. Esta explicação, antes sugerida por outros (Lucas. 9:7), foi finalmente adotada por Herodes, que atribuiu o milagre a um João ressuscitado, embora João não realizasse milagres em vida.(Estudando a Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de Setembro  Dia 249  

Leituras: Lucas 20:9-19; 1 Timóteo 2:8-15; Salmo 61; Provérbios 15:7-12; Jeremias 32.  

Versículo Especial: O escarnecedor não ama àquele que o repreende, nem se chegará para os sábios” (Provérbios 15:12).  

Pensamento BíblicoEvitando o Bom Conselho (Provérbios 15:12). Nunca é fácil admitir os erros pessoais, então é natural procurar a aprovação dos outros. Mas, às vezes, estamos errados e precisamos ser corrigidos. Se somos sábios, procuraremos o bom conselho que pode não ser fácil de engolir. Aqueles que querem ouvir somente a bajulação confortável dos outros impedirão o seu próprio crescimento espiritual. Precisamos de amigos que nos digam a verdade, até mesmo quando ela é desagradável.  

Ação: Procure o bom conselho daquele que é verdadeiramente sábio! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

5 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 68  45,46. A Pérola. Esta parábola, parecida no seu desenvolvimento com a do Tesouro Escondido, costuma ser explicada da mesma maneira; mas essas explicações são vulneráveis diante de algumas das mesmas objeções. É consistente, entretanto, que se considere Cristo o negociante, que veio buscar homens e mulheres (boas pérolas) que lhe correspondessem e à sua mensagem. Finalmente deu a sua vida (tudo o que possuía) para comprar uma pérola de grande valor (I Coríntios. 6:20). Essa uma pérola representa a Igreja, essa outra grande sociedade dentro do Reino, composta de homens e mulheres que foram feitos um só na Igreja (I Coríntios. 10:17; 12:12, 13). 47-50. A Rede. Uma parábola parecida com a do Joio, mas com ênfase diferente. Esta rede é a rede de arrastão que se costuma deixar na água por algum tempo. Representa o Evangelho, que foi enviado ao mundo (mar nas Escrituras costuma simbolizar muitas vezes as nações que não têm descanso. Lucas. 21:25; Daniel. 7:3, 17) através de Cristo e seus apóstolos. Entre os diversos tipos de peixes apanhados pela rede, alguns são ruins, os quais Jesus interpreta como os homens maus, e que na parábola do Joio foram ali colocados por Satanás (conf. também com as aves nos ramos, v. 32). Nem todos os que parecem aceitar o Evangelho são genuinamente convertidos. 51-53. Conclusão das parábolas. Os discípulos, que receberam as parábolas e também os princípios de interpretação (coar. Marcos. 4:34) demonstraram compreender esses ensinamentos. Então Jesus comparou a situação deles coma de um escriba versado (isto é, mestres e intérpretes da verdade de Deus) que é semelhante a um pai de família eficiente que tem um celeiro repleto para cumprimento de suas obrigações. Coisas novas e coisas velhas. Velhas verdades há muito contidas no V.T. e as novas como aquelas que foram reveladas nas parábolas. 54-58. Visita a Nazaré. Mateus anexa este incidente para ilustrar de maneira tocante o desenvolvimento da oposição que tornou necessário o método das parábolas (13:11-15). Esta visita, também registrada em Marcos. 6:1-6, é outra e não aquela anterior narrada em Lucas 4:16-30 (antes de Mateus. 4:13). 54. A sua terra. Nazaré e suas redondezas.(Estudando a Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de Setembro  Dia 248  

Leituras: Lucas 20:1-8; 1 Timóteo 2:1-7; Salmo 60; Provérbios 15:1-6; Jeremias 31.  

Versículo Especial: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15:1).  

Pensamento BíblicoA Língua Serena (Provérbios 15:1-4). Estes versículos nos lembram do poder da língua. Quando usada impropriamente, ela pode: ì provocar a raiva, í derramar a tolice e î quebrar o espírito com perversidade. Quando usada corretamente, ela pode: ì afastar a ira, í usar o conhecimento corretamente e î servir como uma árvore da vida. É nossa a escolha de fazer de nossas línguas instrumentos de Deus ou instrumentos de Satanás!  

Ação: Pese suas palavras cuidadosamente. Use sua língua para edificar e encorajar, não para danificar e destruir.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

4 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 67  40-43. Embora a remoção eficiente em estágio precoce fique provado ser impossível (v. 29), no rimos anjos serão encarregados de colher o joio e o retirarão do seu reino. Assim o joio no mundo também é considerado existente dentro do reino sob um certo aspecto. Deve ser, portanto, na peculiar forma do Reino durante o interregno. A remoção final será feita pelos anjos na consumação do século – o fim da septuagésima semana de Daniel, e o tempo da segunda vinda de Cristo, quando Ele estabelecerá o seu glorioso reino (Mateus. 25:31-46; Daniel. 12:3). Deve-se observar novamente que a Igreja e o Reino não são com- extensivos, embora, antes do Arrebatamento, os cidadãos do Reino também sejam membros da Igreja. Depois que a Igreja for retirada pelo Arrebatamento, haverá cidadãos do Reino na terra durante a Tribulação. A declaração de que o joio será colhido "primeiro" (vs. 30, 41-43) demonstra claramente que isto não acontecerá por ocasião do Arrebatamento (ocasião na qual os santos serão colhidos), mas no final da Tribulação. Veja uma declaração similar no comentário sobre Mateus. 24:40-42, onde os que são retirados são julgados, e os que ficam desfrutam de bênçãos. 44. O Tesouro Oculto. Embora o tesouro costume ser explicado como sendo Cristo, o Evangelho, a salvação, ou a Igreja, pelo que o pecador deveria estar pronto a sacrificar tudo, o uso consistente da palavra homem nesta série refere-se a Cristo, e o ato de esconder novamente depois de encontrar toma os quadros diferentes. Antes, o tesouro oculto num campo descreve o lugar ocupado pela nação de Israel durante o interregno (Êxodo. 19:5; Salmos. 135:4). Cristo veio para essa nação obscura. A nação, entretanto, rejeitou-o, e assim, com propósito divino, foi privada de sua importância financeira; anda hoje continua obscura no seu aspecto externo quanto ao seu relacionamento com o reino messiânico (Mateus. 21:43). Mas Cristo deu a sua própria vida (tudo quanto tem) para comprar todo o campo (o mundo, l Coríntios. 5:19; I João. 2:2), e assim conseguiu plena posse de direito por descobrimento e redenção. Quando ele voltar, o tesouro será desenterrado e totalmente revelado (Zacarias. 12,13).(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de Setembro  Dia 247  

Leituras: Lucas 19:41-48; 1 Timóteo 1:12-20; Salmo 59; Provérbios 14:29-35; Jeremias 29-30.  

Versículo Especial: “Vós sereis o meu povo, eu serei o vosso Deus” (Jeremias 30:22).  

Pensamento Bíblico: “Vós Sereis o Meu Povo” (Jeremias 30:22). Este capítulo prediz a restauração de Israel e Judá, depois de suas deportações pelos assírios e babilônios. O versículo 22 reflete o desejo de Deus por eles, e seu desejo por todos os povos de hoje. Ele quer que tenhamos um relacionamento como seu povo especial servos fiéis gozando os privilégios de sermos seus herdeiros. Este é o desejo de Deus (veja 2 Pedro 3:9-15). É também o nosso?  

Ação: Certifique-se de que está andando, hoje, em comunhão com Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

3 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 66  33. Fermento. Um bolo de massa velha em alto grau de fermentação. O fermento no V.T. é geralmente símbolo do mal. Mais tarde Cristo usou esse símbolo referindo-se à doutrina perniciosa dos fariseus, saduceus e Herodes (Mateus. 16:6-12; Marcos. 8:15). As referências paulinas (I Coríntios. 5:6, 7; Gálatas. 5:9), que com certeza consideram o fermento como sendo o mal, parecem grandemente influenciadas pelas parábolas de Cristo. Três medidas de farina. Parece uma quantidade comumente usada na cozinha (Gênesis. 18:6). A mulher (em contraste com o homem nas outras parábolas é o oponente de Cristo e impregna o reino nesta dispensação com falsa doutrina. Em outro lugar ela é denominada "Impiedade" (Zacarias. 5:7,8), "Jezabel" (Apocalipse. 2:20 e segs.), e a "grande meretriz" (Apocalipse. 17:1 e segs.). Por meio dessa caracterização do fermento na farinha, os crentes são advertidos a se precaverem contra a falsa doutrina que se infiltraria em todas as partes do reino no seu aspecto interregno. 34,35. Nesta ocasião Cristo falou publicamente (às multidões) só em linguagem simbólica, sem interpretação. Só aos discípulos ele explicou o simbolismo (13:10 e segs.; 13:36 e segs.). Mateus o considerou uma retrospecção do Salmos. 78:2, e viu em Jesus o mais perfeito cumprimento da função profética. 36-43. A interpretação que Cristo dá à parábola do Joio. Para a própria parábola consulte 13:24-30. 36. Explica-nos a parábola. Esta parábola é mais complicada do que a da Mostarda, da Semente e do Fermento e a sua implicação com o mal persistente pode ter entrado em conflito com as ideias dos discípulos. A explicação que nosso Senhor deu aos símbolos mostra que os detalhes maiores são importantes, mas que alguns aspectos têm simplesmente a função de dar forma à história e não são simbólicos (por exemplo, o homem que dormia, os servos do pai de família, o amarrar dos feixes). 38,39. O campo é o mundo. Não a Igreja. Filhos do reino. Como na explicação do Semeador, a semente é considerada aqui como tendo produzido plantas (13:19). O aparecimento dos verdadeiros seguidores de Cristo neste mundo é imitado pelo diabo, cujos filhos frequentemente se disfarçam em crentes (II Coríntios. 11:13-15).(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de Setembro  Dia 246  

Leituras: Lucas 19:28-40; 1 Timóteo 1:1-11; Salmo 58; Provérbios 14:22-28; Jeremias 26-28.  

Versículo EspecialOra, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia” (1 Timóteo 1:5).  

Pensamento Bíblico“As Próprias Pedras Clamarão” (Lucas 19:28-40). Quando Jesus entrou em Jerusalém, ele foi louvado pela multidão que o rodeava. Eles o reconheciam como o Rei (v. 28). Isto irritou os fariseus que, sem dúvida, achavam isso blasfêmia (conf. Mateus 26:65). Eles chamaram Jesus para que repreendesse a multidão, e Jesus respondeu: “Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão” (v. 40). Até mesmo quando os homens negam o poder do Senhor, as pedras falam a verdade! Não longe dali, as pedras tinham devolvido Lázaro da sepultura (veja v. 29 e João 11). Aquelas pedras, e as pedras ao nosso redor, foram uma pequena parte da obra das mãos de Deus, quando Jesus criou o mundo. Todas elas atestam o seu poder (veja João 1:3; Colossenses 1:16; Salmo 148).  

Ação: Louve o Senhor, “. . . Porque só o seu nome é excelso” (Salmo 148:13).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

2 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 65 27. Donde vem, pois, o joio? A extensão da planta inútil não pode ser devido a um acaso (por exemplo, o vento levou a semente), mas só em virtude de uma sementeira deliberada. Mas, não é óbvio que o pai de família semeou boa semente? (A resposta afirmativa está implícita.) 28. Um inimigo fez isso. Exemplos de tal malícia sem rodeios existem (Alford, New Testament for Eng. Readers, pág. 98, 99). 29,30. Tempo da ceifa. Quando as diferenças entre o trigo e o joio forem mais pronunciadas, e a separação puder ser feita economicamente pelos ceifeiros. Então o joio foi primeiro atado em molhos para ser queimado, e o trigo foi ajuntado. 31,32. O Grão da Mostarda. Esta parábola parece-se com as duas primeiras no seguinte: todas mencionam um homem, um campo e a semente. Consistentemente interpretadas, em cada uma delas o homem simboliza Cristo, o campo é o mundo, e a semente é a Palavra que fala de Cristo e seu reino. Grão de mostarda. Seu tamanho diminuto é proverbial (conf. Mateus. 17:20). No entanto, neste exemplo, ela cresce e se transforma na maior das hortaliças, uma árvore. Exemplos de crescimento fora do comum na Palestina já foram observados por viajantes, mas raramente, se é que houve, do tamanho descrito aqui (conf. Marcos. 4:32). Que tal crescimento é tido como desfavorável sugere-se pelas aves que aninham-se nos seus ramos. Nesta série de parábolas, as aves são os agentes do mal (13:4, 19), como acontece frequentemente nas Escrituras (Jeremias. 5:26, 27; Apocalipse. 18:2). A história confirma o fato de que do menor dos começos a igreja cresceu espantosamente por meio da proclamação da mensagem de Cristo. No entanto tal crescimento fora do comum tem fornecido lugar de pousada para aqueles que são inimigos de Deus, que procuram a sombra e os frutos da árvore para seus próprios interesses (até as nações gostam de serem chamadas "cristãs"). Os discípulos foram advertidos que a simples grandeza do que aparece externamente ser o reino de Cristo não é essencialmente uma contradição ao ensinamento de Cristo que diz que os verdadeiros crentes são um pequeno rebanho rodeado de lobos (Lucas. 12:32; Mateus. 10:16). 33-35. O Fermento. Embora alguns interpretem esta parábola e a precedente como sendo uma descrição da influência extensa do Evangelho, tais explicações violam o uso que Jesus fez desses símbolos em outros lugares, como também o significado das outras parábolas (por exemplo, O Joio) que mostram a existência do mal até o fim da dispensação.(Estudando a Bíblia Livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


2 de setembro Dia 245  

Leituras: Lucas 19:11-27; 2 Tessalonicenses 3; Salmo 57; Provérbios 14:15-21; Jeremias 24-25.  

Versículo EspecialOra, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo” (2 Tessalonicenses 3:5).  

Pensamento Bíblico: Ore Para que o Evangelho se Propague (2 Tessalonicenses 3:1). O pedido de Paulo por orações continua bem apropriado hoje em dia. Sobram oportunidades neste mundo. Fronteiras nacionais e alianças têm mudado dramaticamente, no passado recente, permitindo melhor acesso a muitas pessoas do mundo. Os cristãos têm orado por tais oportunidades, e agora temos que orar pela coragem e a fé para aproveitá-las.  

Ação: Ore por todos os cristãos que você conhece fora de sua pátria. Ore para que outros compartilhem o trabalho de levar o evangelho ao mundo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

1 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 64 18. O semeador. Não identificado, mas de conformidade com a parábola seguinte, está claro que é o próprio Cristo, e aqueles que o representam (13:37). 19. A palavra do reino (palavra de Deus, Lucas. 8:11), simbolizada pela semente, é a mensagem que Jesus proclamou referente a ele mesmo e ao seu reino. Este é o que foi semeado à beira do caminho. Não é uma confusão de figuras, mas uma visão da semente no solo que culmina na planta, e assim representando o caso individual. o ouvinte ao pé do caminho é aquele que não reage de maneira nenhuma, do qual Satanás (o maligno), pessoalmente ou através de agentes (aves, v. 4, costumam representar simbolicamente o mal: Jeremias. 5:26, 27; Apocalipse. 18:2), logo remove todas as impressões espirituais. 20,21. A semente sobre o recife descreve o caso do ouvinte superficial, emocional (a recebe logo com alegria), cujo entusiasmo inicial fica completamente murcho sob o sol revigorante e necessário da angústia ou a perseguição. 22. A semente que brota entre os espinhos descreve o ouvinte preocupado cujo coração já está cheio de cuidados e de interesses mundanos (os espinhos já estão no solo, mas não visíveis no momento da sementeira). Uma fidelidade dividida não permite a maturação dos valores espirituais. 23. Os únicos ouvintes que receberam aprovação são os da boa terra. Só ali se produz fruto (Gálatas. 5:22, 23), e a fertilidade é o teste da vida (João. 15:1-6). A explicação de como os corações chegaram a tais condições está fora do alcance desta parábola. 24-30. O Joio. Para a interpretação veja 13:36-43. 24. O reino dos céus é semelhante a um homem. Cristo caracteriza o interregno através do caso do homem que teve a seguinte experiência. 25,26. Os homens dormiam. De noite; o momento mais provável para este trabalho perverso. Nem aqui nem na interpretação este detalhe é considerado uma negligência. Joio. Zizania, todos concorriam que é joio (lolium temulentum), uma planta nociva, praticamente impossível de distinguir do trigo até que a espiga se desenvolva.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de setembro Dia 244  

Leituras: Lucas 19:1-10; 2 Tessalonicenses 2:13-17; Salmo 56; Provérbios 14:9-14; Jeremias 23.  

Versículo Especial“Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa” (2 Tessalonicenses 2:15).  

Pensamento Bíblico: “. . . E Fortalecem as Mãos dos Malfeitores” (Jeremias 23:14). Jeremias não foi o único pregador em Judá na sua geração. Houve muitos que negaram sua mensagem sobre a destruição da nação ímpia, que estava para acontecer. Eles prediziam a paz, assegurando aos perversos que Deus estava satisfeito com a conduta deles. Tal pregação deu ao povo uma falsa segurança e apressou sua condenação. Precisamos aprender esta lição em nossa geração!  

Ação: Conte aos outros a verdade enquanto há tempo para se arrepender.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)  

31 de agosto de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 63  8. Boa terra. O solo fértil da Galileia era capaz de produzir colheita da magnitude mencionada aqui (V.M. Thomson, Land and Book, pág. 83) 9. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Uma declaração de que esta história simples, sem prefácio nem explicação, tinha um significado mais profundo. 10-17. Em resposta à pergunta dos discípulos, Jesus declara os motivos porque falava em parábolas. 10. Por que? Já usara parábolas anteriormente, mas esta ocasião era obviamente diferente. Agora as próprias parábolas formavam a base do seu ensino; não eram simples ilustrações. 11. Os mistérios do reino dos céus identificam o conteúdo dessas parábolas como revelação anteriormente velada pertencente ao Reino. A interpretação as relaciona com o dia presente. As glórias do reino messiânico foram claramente esboçadas no V.T. Mas a rejeição do Messias e o intervalo entre a primeira e a segunda vindas não foi compreendida. Essas parábolas descrevem a estranha forma do Reino enquanto o Rei se encontra ausente, durante o tempo em que o Evangelho está sendo pregado e um núcleo espiritual está se desenvolvendo para o estabelecimento do reino messiânico (Colossenses. 1:13; Mateus. 25:34). A revelação desses mistérios em forma de parábola foi devido à existência de dois grupos distintos: a vós é dado, mas àqueles não lhes é isso concedido. 12. Aquele que tem. Os discípulos, tendo reagido na fé para com Jesus, já possuíam muito da verdade relacionada com o Messias e o seu programa. Reflexões cuidadosas sobre essas parábolas dar-lhes-iam mais luz. Ao que não tem. Os incrédulos definidos que recusaram os ensinamentos anteriores de Jesus (conf. caps. 10 e 11) não receberiam a verdade nua para que não a pisoteassem (conf. 7:6). Mas aí também está a graça, pois foram poupados à grande culpa de rejeitarem o mais simples ensinamento, e lá ficou a possibilidade de que a parábola fascinante pudesse despertar a curiosidade provocando uma mudança de coração. 13-15. O estado decaído de insensibilidade espiritual entre o povo foi encarado como cumprimento parcial (se cumpre a profecia) de Isaias. 6:9, 10. A citação de Mateus acompanha a Septuaginta, e enfatiza a incredulidade obstinada do povo. A expressão hebraica torna o coração deste povo insensível, apresenta a condição como castigo de Deus pela sua dureza espiritual.) 16,17. Os discípulos, que aceitaram o Messias, foram beneficiados com os privilégios desejados há muito pelos profetas e homens justos da economia do V.T. (conf. I Pedro. 1:10-12). 18-23. A interpretação que Jesus dá à parábola explica que o destino da Palavra nesta dispensação, humanamente falando, é devido à condição dos corações humanos.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


31 de agosto Dia 243  

Leituras: Lucas 18:31-43; 2 Tessalonicenses 2:1-12; Salmo 55; Provérbios 14:1-8; Jeremias 21-22.  

Versículo Especial“Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado” (Salmo 55:22).  

Pensamento BíblicoAcolheram o Amor da Verdade (2 Tessalonicenses 2:9-12). Satanás trabalha ativamente para enganar e muitos caem nas presas de suas tramas. Estes versículos nos relembram as defesas essenciais contra os seus enganos:  

   Temos que crer na verdade (versículo 12).

   Temos que amar a verdade (versículo 10).  

Este amor nos levará a estudar com respeito por Deus e determinação de aprender sua vontade. O verdadeiro amor nos motivará a pôr o conhecimento em prática.  

Ação: Cultive seu amor da verdade.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

30 de agosto de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 61  48. Quem é minha mãe? Com esta pergunta que intriga, Jesus deixa a multidão admirada e a prepara para ouvir uma preciosa verdade. 50. Qualquer que fizer a vontade de meu Pai. Este "fazer" não é alguma forma de justiça pelas obras, mas a reação do homem ao apelo de Cristo. "A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou" (João. 6:29). O relacionamento espiritual entre Cristo e os crentes é mais íntimo que o mais íntimo laço de sangue. Essas palavras não foram um desrespeito à Maria, nem a seus irmãos, pois em ocasião posterior nós os encontramos participantes desse. relacionamento espiritual (Atos 1:14). Como também não há aqui nenhuma sugestão de que a mãe de Jesus tivesse um acesso especial à sua presença. Mateus 13 9) Uma Série de Parábolas sobre o Reino. 13:1-58. A primeira e extensa série de parábolas foi apresentada em um dos dias mais ocupados do ministério de Jesus. O registro de matem apresenta urna lista de sete parábolas, e uma aplicação filial. Marcos registra quatro, inclusive uma que não se encontra em Mateus. Lucas registra três, não juntas. Duas das parábolas foram interpretadas por Jesus (O Semeador, O Joio) e a terceira parcialmente (A Rede); isto fornece um esquema para compreensão das outras. 1. Naquele mesmo dia. Só Mateus relaciona este episódio à discussão anterior. Sendo tão grande a multidão (que sua família não pôde alcançá-lo; 12:46), Jesus saiu da casa e orientou-se à beira do mar. 2. Usando um barco como se fosse plataforma, ele se assentou tal como os mestres costumavam fazer e dirigiu-se aos que estavam na praia. 3a. Parábolas. Narrativas especiais que Jesus usava para transmitir verdades espirituais através de comparações. Embora Jesus não seja o inventor do ensino por meio de parábolas, o uso que, fez do método ultrapassou em muito todos os outros mestres na eficiência e profundidade das verdades descritas. 3b-23. O Semeador. 3b. O semeador. O artigo definido é provavelmente genérico. Todos os semeadores trabalham da mesma maneira. 4. Ao jogar a semente, uma parte caiu sobre a terra crestada do caminho que atravessava o campo. Essa semente sobre a superfície rapidamente atraiu as aves. 5,6. Solo rochoso. Não um solo coberto de pedras, mas uma grande rocha coberta com uma fina camada de terra. As sementes ali lançadas brotariam rapidamente, pois o sol aqueceria rapidamente a fina crosta; mas por falta de raiz e umidade, a planta rapidamente queimou e secou-se. 7. Entre os espinhos. Solo infestado com raízes de espinhos que o arado não removeu. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de agosto Dia 242  

Leituras: Lucas 18:18-30; 2 Tessalonicenses 1; Salmo 54; Provérbios 13:20-25; Jeremias 19-20.  

Versículo Especial“Escuta, ó Deus, a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca” (Salmo 54:2).  

Pensamento BíblicoFogo em Seus Ossos (Jeremias 20:7-11). Jeremias estava agoniado por causa do peso de sua carga profética. Ele tinha proclamado a verdade, o que lhe resultou em perigo pessoal. Jeremias reagiu como muitos o fazem hoje em dia: decidiu que era duro demais. Ele deixou de ensinar a palavra de Deus (versículos 7-9). Porém ele não podia ficar calado. A palavra tinha que sair, de modo que ele falou novamente, sabendo como isso seria muito difícil. Ele depositou confiança no Deus magnífico e todo-poderoso e voltou ao trabalho.  

Ação: Não se contenha. Partilhe o evangelho com o mundo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

29 de agosto de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 60 41. Os ninivitas, tendo recebido Jonas e a sua mensagem depois de seu milagroso salvamento, se arrependeram. Por isso, sua atitude coloca Israel em situação muito pior, pois como nação permaneceu sem arrependimento, tanto antes como depois da Ressurreição, mesmo quando estava ali quem é maior do que Jonas (maior do que). 42. Do mesmo modo o interesse da rainha de Sabá (I Reis 10:1-13) pela sabedoria de Salomão (divinamente concedido) colocará em triste contraste, no juízo, a incredulidade do atual judaísmo. 43-45. Uma parábola notável sugerida, naturalmente pela ocasião (12:22 e segs.), descreve a situação precária de Israel (e dos fariseus). O demônio expulso, não encontrando descanso nos lugares áridos (indicado em outro lugar como habitação dos demônios: Isaias. 13:21; Baruque 4:35; Apocalipse. 18:2) retorna à sua antiga habitação, que agora está mais atraente (varrida e ornamentada), mas vazia. Torna a entrar com outros sete espíritos, e o resultado é uma degeneração ainda pior. Assim também acontecerá. Israel (nacional e individualmente) foi moralmente purificada pelos ministérios de João e Jesus. Desde o Exílio, as perversidades da idolatria declarada foram removidas. Mesmo assim, em alguns casos, a reforma que tinha a intenção de ser preparatória interrompeu-se. A casa de Israel estava ''vazia". Cristo não foi convidado a ocupá-la. Por isso esta geração perversa alcançará um estado ainda pior. Alguns anos mais tarde esses mesmos judeus enfrentaram os horrores de 66-70 A.D. No tempo do fim, os membros dessa raça (genea) serão especialmente vitimados por demônios (Apocalipse. 9:1-11). 46-50. A mãe e os irmãos de Cristo. 46,47. Sua mãe e seus irmãos. Esses irmãos são presumivelmente os filhos de José e Maria, nascidos depois de Jesus. Procurando falarlhe indica que foi feito um esforço, mas a multidão era grande demais (Lucas. 8:19). Os motivos de sua preocupação estão óbvios. Anteriormente, a pregação de Jesus em Nazaré forçara a família a mudar-se para Cafarnaum (4:13; Lucas. 4:16-31; João. 2:12). Agora provocara a oposição aberta e blasfema dos fariseus. Além disso, amigos file contaram que a tensão do seu ministério afetara-file a saúde (Marcos. 3:21). O versículo 47 acrescenta alguma informação nova, e muitos manuscritos o omitem.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

29 de agosto Dia 241  

Leituras: Lucas 18:9-17; 1 Tessalonicenses 5:12-28; Salmo 53; Provérbios 13:13-19; Jeremias 17-18.  

Versículo Especial“Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor” (Jeremias 17:7).  

Pensamento Bíblico: Nações de Argila nas Mãos do Oleiro (Jeremias 18:1-11). Ao apelar a Judá para se arrepender, Deus permite-nos entender seu domínio sobre o destino das nações. Dois pontos são particularmente claros: 

   Deus determina se nações vão se levantar ou cair, e

   O resultado pode ser mudado se a conduta da nação mudar.  

O que aprenderemos? Veja Provérbios 14:34.    

Ação: Obedeça a Deus. Sua obediência é crucial para se salvar e até para salvar nações inteiras da destruição.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 


28 de agosto de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 59  A função particular do Espírito é a de convencer e causar arrependimento, tornando o homem receptivo ao apelo de Cristo. Assim, os corações que odeiam a Deus e blasfemam contra Cristo (I Timóteo. 1:13) ainda podem ser convencidos e levados ao arrependimento pelo Espírito. Mas aquele que rejeita toda aproximação do Espírito afasta-se da única força que o pode levar ao perdão (João. 3:36). Que tal estado decaído pode ser experimentado nesta vida está claramente implícito nesta passagem. O V.T, descreve-os dizendo que pecam "atrevidamente" (Números. 15:30): para tais não existe expiação. Os homens não podem ler os corações e, portanto, não podem julgar quando os outros chegaram a esse estado. A verdadeira possibilidade desse pecado não enfraquece o apelo do evangelho. "Todo aquele que quiser", pois pela sua própria natureza tal vontade não tem a inclinação de aceitar. Quanto aos fariseus que ouviam Jesus, não se declarou se cometeram ou não este pecado em sua totalidade. Sua considerável instrução tornou grande a sua responsabilidade; sua hostilidade anterior provou sua incredulidade determinada. 33-35. Fazei a árvore boa. Uma passagem semelhante a 7:16-20, onde as palavras dos homens são consideradas como indicação do estado do coração humano. 36,37. No dia do juízo o Senhor examinará a vida de todos os homens de ponta a ponta, até mesmo toda palavra frívola (não necessariamente má) que tenha brotado do seu coração. Só o divino Juiz é capaz de registrar, avaliar e dar um veredito sobre tais assuntos. 38-45. Os fariseus e os escribas exigem um sinal. 38. Queremos ver de tua parte algum sinal. Ignoraram os milagres anteriores. Queriam algum feito sensacional que estivesse de acordo com a ideia que tinham do Messias (conf. Mateus. 16:1), um sinal que não exigisse fé, só vista. 39. Uma geração má e adúltera. Uma descrição da nação espiritualmente infiel nos seus votos feitos a Jeová (conf. Jeremias. 3:14,20). Para tal nação, o grande sinal da Ressurreição foi aqui profetizado (e até já fora sugerido antes, João. 2:19-21). 40. A experiência de Jonas, que foi libertado do ventre do monstro marinho, era um tipo do futuro sepultamento e ressurreição de Jesus depois de três dias e três noites no coração da terra. Aqueles que se apegam à tradicional crucificação na sexta-feira explicam o tempo aqui idiomaticamente, como partes de dias (sexta-feira, sábado e domingo). Aqueles que se apegam à crucificação na quinta-feira explicam a referência literalmente, contando setenta e duas horas, do pôr-do-sol de quinta-feira ao pôr-do-sol de sábado (por exemplo: W.G. Scroggie, Guide to the Gospels, pág. 569-577).(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


28 de agosto Dia 240  

Leituras: Lucas 18:1-8; 1 Tessalonicenses 5:1-11; Salmo 52; Provérbios 13:7-12; Jeremias 15-16.  

Versículo Especial“Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo” (1 Tessalonicenses 5:11).  

Pensamento Bíblico“Como Ladrão de Noite” (1 Tessalonicenses 5:1-11). A volta de Cristo será súbita e sem aviso. Paulo nos instrui, portanto, para estarmos preparados todo o tempo. Nossas vidas não devem ser preenchidas por obras da escuridão. Em vez disso, devemos andar na luz, para podermos enfrentar o Senhor sem medo. A volta de Cristo será um dia de angústia para os ímpios, e um dia de glória para os fiéis.  

Ação: “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios” (1 Tessalonicenses 5:6).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

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  Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 85 3. Moisés e Elias, os representantes ilustres, segundo o pensamento judeu, da Lei e dos Profeta...