17 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 53  Os psicólogos contam o caso de uma moça que tocava o piano nos cinemas, na época dos filmes muda. Normalmente se sentia bem, mas bastava com que se obscurecesse a sala e a fumaça dos cigarros enchesse o ambiente para que começasse a paralisar-se. Durante muito tempo lutou contra essa sensação, mas com muito pouco êxito. Por último a paralisia se fez permanente e foi necessário fazer algo. O exame médico não revelou causa física alguma que pudesse originá-la. Sob hipnose descobriu-se que quando a paciente tinha apenas umas poucas semanas, era deitada num desses berços muito complicados, que tinham em cima um arco de encaixe. Uma vez sua mãe se inclinou sobre ela, fumando um cigarro. A madeira pegou fogo. Não houve problema em apagar o fogo imediatamente, e a menina não sofreu nenhum machucado nesse momento. Mas ela não sabia que seu subconsciente recordava ainda o terror daquele momento; entretanto era assim, e a escuridão da sala, somada ao cheiro da fumaça de cigarro atuava sobre sua mente subconsciente e lhe paralisava o corpo, e ela não sabia por que. É possível que o homem desta história estivesse paralítico porque sua mente, consciente ou inconscientemente, sábia que era um pecador, e o pensamento de ser pecador produzia a enfermidade que acreditava, era consequência inevitável do pecado. A primeira coisa que Jesus fez com ele, pois, foi dizer: "Filho, Deus não está zangado com você. Está tudo bem." Foi como falar com um menino assustado na escuridão. O terror de Deus e do afastamento de Deus desapareceu de seu coração, e esse único ato foi suficiente para curá-lo por completo. A história é bela, porque primeira coisa que Jesus faz com cada um de nós foi dizer nos: "Filho, Deus não está zangado com você. Volte ao lar, e não tenha medo." O ARGUMENTO IRREFUTÁVEL Marcos 2: 6-12 Jesus, como vimos, já tinha atraído a multidão. Por isso também tinha conseguido atrair sobre si a atenção dos dirigentes oficiais do povo judeu. O Sinédrio era a Corte Suprema dos judeus. Uma de suas funções era ser guardião estrito da ortodoxia. Por exemplo, um dos deveres do Sinédrio era encarregar-se dos falsos profetas. Parece que o Sinédrio tinha enviado uma espécie de comissão investigadora para ver quem era esse Jesus. Estes homens estavam no Cafarnaum. Sem dúvida tinham conseguido um lugar destacado, à frente da multidão e estavam sentados ali, perto de Jesus, observando criticamente tudo o que acontecia. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


17 de dezembro Dia 351  

Leituras: João 18:12-18; Apocalipse 8; Salmo 137; Eclesiastes 7:23-26; Esdras 1-2.  

Versículo Especial: “E da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos” (Apocalipse 8:4).  

Pensamento Bíblico“As Orações dos Santos” (Apocalipse 8:1-6). O sétimo selo revela a próxima série, as sete trombetas. Observe o papel das orações nesta cena. As orações são oferecidas (junto com incenso) no altar diante do trono de Deus. Nossas orações são uma oferenda a Deus, que ele recebe no céu.  

Algumas pessoas pensam, hoje em dia, que as orações servem meramente como terapia daquele que ora. Elas nos fazem sentir melhor, porque nos levam a falar de nossas preocupações. Este não é o ensinamento das Escrituras. Estas orações não eram declarações sem importância. Elas resultaram na imediata resposta de Deus: transbordante de advertências para aqueles que cedo seriam julgados. A lição? Deus ouve e responde às nossas orações!  

Ação: Ofereça suas orações fervorosas a Deus com fé que ele ouve e responde.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

16 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 52 Fazer um buraco nesse teto, aproveitando o espaço entre duas vigas, era a coisa mais fácil do mundo. Não ocasionava um dano muito grande, e era muito singelo repará-lo, depois. De maneira que estes homens fizeram um buraco no teto e desprenderam por ele a seu amigo, diretamente aos pés de Jesus. Ao ver Jesus essa fé que não se detinha ante os obstáculos, deve ter sorrido com um gesto de compreensão e avaliação. Olhou ao paralítico e lhe disse: "Filho, seus pecados lhe são perdoados." Esta pode parecer uma forma muito estranha de iniciar uma cura. Mas na Palestina, nos tempos de Jesus, era natural e inevitável. Os judeus relacionavam intimamente o pecado e o sofrimento. Sustentavam que se alguém sofria, devia ter pecado. Este, como sabemos, é o raciocínio dos amigos que visitaram o Jó: "Que inocente se perdeu?", é a pergunta do Elifaz o temanita (Jó 4:7). Os rabinos tinham um dito segundo o qual "Nenhum doente será curado de sua enfermidade até que Deus não lhe tenha perdoado todos seus pecados." Até nossos dias encontramos a mesma ideia entre os povos primitivos. Paul Tournier escreve: "Não nos dizem acaso os missionários que a enfermidade é uma marca de impureza entre os povos primitivos? Até os conversos à fé cristã não se atrevem a participar da comunhão quando estão doentes, porque se consideram castigados por Deus." Para o judeu, o doente era um homem com quem Deus estava zangado. E continua sendo uma verdade que muitas enfermidades são consequência direta do pecado; e mais certo ainda é que, uma e outra vez, a enfermidade não se deve a um pecado do doente, mas sim se trata de algo que herdou ou contraiu pelo pecado de outros. Nós, em geral, não estabelecemos a relação íntima entre a enfermidade e o pecado. Mas os judeus o faziam. Portanto, qualquer judeu teria sustentado que o perdão dos pecados era uma condição prévia a qualquer cura. É possível, entretanto, que esta história contenha um significado muito mais rico. Os judeus estabeleciam uma relação causal entre o pecado e a enfermidade. Mas, além disso, é possível que a consciência do paralítico estivesse de acordo com a opinião generalizada de seu povo. E é possível, também, que a consciência de pecado fora a causa de sua paralisia. É surpreendente o poder que tem a mente, especialmente a mente subconsciente sobre o corpo. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


16 de dezembro Dia 350  

Leituras: João 18:1-11; Apocalipse 7; Salmo 136:10-26; Eclesiastes 7:19-22; 2 Crônicas 34-36.  

Versículo Especial: “Pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Apocalipse 7:17).  

Pensamento Bíblico: O Cordeiro, o Pastor (Apocalipse 7:14-17). Descrevendo a recompensa daqueles que suportam a perseguição, um dos anciãos apresenta uma imagem que parece contraditória. O Pastor que proverá cuidado com amor é o Cordeiro! Ele alimenta, cuida e provê cuidado amoroso às suas ovelhas. O sofrimento delas é temporário. O cuidado dele é eterno.  

Ação: Não desista quando enfrentar tribulação. O descanso está vindo! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

15 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 51 Se o leproso se curava e a verdadeira lepra naquela época era incurável, de modo que aqui estamos falando de outras enfermidades similares cobertas com o mesmo termo devia submeter-se a uma complicada cerimônia de restauração que se descreve no Levítico 14. Examinava-o um sacerdote. O doente curado devia levar duas aves, uma das quais se sacrificava em cima de uma correnteza. Além disso, tomava madeira de cedro, grão e hissopo, as que eram empapadas com o sangue da ave sacrificada, junto com a ave viva. Logo esta última era solta para que se fora voando. O doente curado se lavava, raspava-se e lavava sua roupa. Sete dias depois voltava a ser revisado. Então tinha que rapá-la cabeça e as sobrancelhas. Realizavam-se certos sacrifícios (dois cordeiros sem defeitos e uma cordeira; três décimos de uma medida [f] de farinha fina mesclada com azeite e uma porção [log] de azeite). Aos pobres se exigia menos. O doente curado era tocado com o azeite e o sangue dos sacrifícios no lóbulo da orelha direita, no polegar direito e no polegar do pé direito. Por último, era novamente revisado, e se verdadeiramente a enfermidade tinha desaparecido permitia que se reintegrasse à sociedade, com um certificado estendido pelo sacerdote. Sobre este pano de fundo, contemplamos uma das imagens mais reveladoras de Jesus: (1) Não expulsou de sua presença a um homem que tinha violado a Lei. O leproso não tinha direito de dirigir-lhe a palavra. Jesus sai ao encontro da desesperadora necessidade humana com um espírito de pormenorizada compaixão. (2) Jesus estendeu sua mão e o tocou. Jesus toca um homem impuro. Para ele não era um homem impuro, era só um ser humano que necessitava desesperadamente sua ajuda. (3) Depois de curá-lo, Jesus o envia a cumprir com o ritual que prescrevia a Lei. Cumpriu a Lei e a justiça humanas. Não desafiava as convenções, mas sim, quando era necessário, submetia-se a elas. Marcos 2 Uma fé que não se poderia negar - Marcos. 2:1-5 O argumento irrebatível - Marcos. 2:6-12 O chamado do homem odiado por todos - Marcos. 2:13-14 Onde a necessidade é maior - Marcos. 2:15-17 A alegre companhia - Marcos. 2:18-20 A necessidade de conservar a mente jovem - Marcos. 2:21-22 A piedade autêntica e a piedade falsa - Marcos. 2:23-38 UMA FÉ QUE NÃO SE PODERIA NEGAR Marcos 2:1-5 Depois de completar sua excursão pelas sinagogas, Jesus volta a Cafarnaum. Imediatamente circula a notícia de sua volta. A vida na Palestina era muito pública. Pela manhã se abriam as portas das casas e qualquer que quisesse podia entrar ou sair delas. Nunca se fechavam as portas, exceto quando alguém deliberadamente queria estar a sós; uma porta aberta significava um convite a todos para entrar. Nas casas mais humildes, como deve ter sido está, não havia vestíbulo. A porta dava diretamente sobre a rua. De maneira que em um momento a casa esteve cheia de gente e até cobriam a rua, sobre a fronte. Todos escutavam avidamente o que Jesus dizia. Chegaram então, a esta multidão, quatro homens que levavam consigo a um amigo paralítico, sobre uma maca. Não puderam atravessar a massa de gente, mas eram homens de recursos. As casas palestinas tinham terraço. Esse terraço se usava como um lugar tranquilo onde se podia dormir de noite, de modo que pelo general se tinha acesso a ela por uma escada exterior. A construção do teto, permitia fazer o que estes homens engenhosos se proposto. O teto estava apoiado sobre vigas plainas que foram de parede a parede distanciadas coisa de um metro entre si. Sobre as vigas se colocava uma capa de ramos, coberta com barro calcado. Logo se revogava a superfície. Sendo que a maior parte do teto era de terra, não era pouco frequente que nos terraços crescesse erva. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


15 de dezembro Dia 349  

Leituras: João 17:20-26; Apocalipse 6; Salmo 136:1-9; Eclesiastes 7:13-18; 2 Crônicas 32-33.  

Versículo Especial“Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam” (Apocalipse 6:9).  

Pensamento BíblicoMortos, Porém Não Esquecidos (Apocalipse 6:9-11). Este quinto selo tem sido chamado “o centro da Revelação”. Ele prenuncia o resto do livro, quando vemos os justos sofrendo por algum tempo (alguns são até mortos pela sua fé), mas Deus, no final, trazendo a justiça. Há muito mais por vir, neste emocionante livro da vitória. Este selo é apenas uma amostra!  

Ação: Seja fiel, não importa a que custo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

14 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 49 (3) O terceiro tipo de lepra, a mais comum, é uma combinação das duas anteriores. Deve destacar-se que a medicina moderna encontrou remédios efetivos para combater e até curar definitivamente a lepra. Hoje em dia um leproso pode seguir vivendo de maneira normal, e não chegará a desfigurar-se, se se atender, porque é possível manter sob perfeito controle o desenvolvimento da enfermidade. Mas nada disso se conhecia nos tempos de Jesus. Sem dúvida na Palestina, nos tempos de Jesus, havia muitos leprosos. Levítico 13 descreve a lepra e é evidente que na época do Novo Testamento o termo "lepra" cobria outras enfermidades da pele além da lepra propriamente dita. Parece haver-se usado, por exemplo, para denominar a psoríase, uma enfermidade que cobre porções da pele com escamas brancas, de onde a expressão "um leproso branco como a neve". Também se chamava "lepra" ao herpes, uma enfermidade muito comum no Oriente. A palavra hebraica que se usa para denominar a lepra é tsaraath. Em Levítico 13:47 se fala da tsaraath da roupa e em Levítico 14:33 da das casas. Refere-se, é obvio, a algum tipo de mofo ou cogumelo que cobre a roupa ou as paredes, ou a algum tipo de verme que corrói a madeira ou de líquen que destrói as pedras. A palavra hebraica tsaraath, lepra, parece ter abrangido no pensamento judeu qualquer enfermidade cutânea progressiva. É natural que com conhecimentos médicos muito primitivos não se pudesse distinguir entre as diferentes enfermidades da pele, e que se incluíra sob um mesmo nome as mortais e incuráveis junto com as menos graves e relativamente inofensivas. Qualquer enfermidade da pele fazia que o doente fosse considerado impuro. O radiava do contato com outros seres humanos; devia viver sozinho em campo aberto; devia andar com a roupa feita farrapos, levar a cabeça descoberta, cobrir-se com um trapo o lábio superior e gritar quando alguém lhe aproximava: "Imundo! “Imundo”! para comunicar sua presença. O mesmo ocorria durante a Idade Média, quando simplesmente se aplicava a lei do Moisés. O sacerdote, vestido com seus hábitos cerimoniosos e com um crucifixo na mão, conduzia ao leproso à igreja e lia ante ele o serviço fúnebre. A partir desse momento o considerava como um morto, embora seguia vivendo. Devia vestir-se com um manto negro, que todos pudessem reconhecer, e habitar em um lazarento. Não podia entrar na igreja, mas lhe permitia espiar a missa através de um buraco praticado especialmente com esse objeto. O leproso não só devia sofrer a dor física de sua enfermidade; tinha que suportar a angústia mental e o sofrimento de ser separado da sociedade normal dos humanos e ser fugido, como se fora a mesma praga.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


14 de dezembro Dia 348  

Leituras: João 17:12-19; Apocalipse 5; Salmo 135; Eclesiastes 7:7-12; 2 Crônicas 30-31.  

Versículo Especial: “Proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra e glória, e louvor” (Apocalipse 5:12).  

Pensamento Bíblico“Digno é o Cordeiro, que Foi Morto” (Apocalipse 5). A atenção agora passa do Pai para o Filho. Porque ele é o Redentor, Jesus é digno de revelar os planos de seu Pai. O Filho de Deus merece louvor porque ele venceu a morte, redimiu-nos pelo seu sangue, e agora senta-se no trono. O serviço no céu se concentra em louvar a Deus, o Criador e a seu Filho, o Redentor. Nosso louvor deveria honrar os mesmos atos de amor e graça Divina.  

Ação: Sirva a Jesus, o Redentor e Rei!.(Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos)

13 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 48  (3) Jesus nunca separou a Terra do céu. Há aqueles que estão tão preocupados com o céu que se esquecem da Terra e se convertem, então, em visionários e idealistas pouco práticos. E há aqueles que estão tão preocupados com a Terra que se esquecem do céu e limitam o bem aos bens materiais. Jesus sonhava com um momento em que a vontade de Deus se cumprisse na Terra como no céu (Mateus 6:10). Sonhava com uma época em que o céu e a Terra seriam uma mesma coisa47 O LEPROSO É CURADO Marcos 1:40-45 No Novo Testamento não há enfermidade que seja enfrentada com maior terror e lástima que a lepra. Quando Jesus enviou aos Doze encomendou: "Sanem doentes, limpem leprosos..." (Mateus 10:8). A sorte do leproso era verdadeiramente dura. E. W. G. Masterman, em seu artigo sobre a lepra no Dictionary of Christ and the Gospels (Dicionário sobre Cristo e os Evangelhos), de onde extraímos muita da informação que segue, diz: "Nenhuma outra enfermidade reduz ao ser humano durante tantos anos a uma ruína tão repugnante." Examinemos, primeiro, os fatos. Há três classes de lepra. (1) A lepra nodular ou tubercular. Esta começa com uma letargia e com dores nas juntas que não podem atribuir-se a causa alguma conhecida. Depois aparecem no corpo, especialmente nas costas, manchas sem cor, dispostas de maneira simétrica. Sobre estas manchas se firmam pequenos nódulos que primeiro são rosados e logo se tornam escuros. A pele engrossa. Os nódulos, nesta etapa, começam a amontoar-se, especialmente nas dobras das bochechas, o nariz, os lábios e a frente. O aspecto humano do paciente vai desaparecendo pouco a pouco, até que – como diziam os antigos – parece mais um leão ou um sátiro que uma pessoa. Os nódulos aumentam, ulceram-se e segregam uma substância de mau aroma. A voz se volta rouca e a respiração se faz dificultosa, pela ulceração das cordas vocais. Desaparecem as pálpebras, os olhos adquirem um aspecto peculiar ao desaparecer a piscada: Sempre se ulceram as mãos e os pés. Pouco a pouco o doente se converte em uma massa de carne ulcerada. O curso médio da enfermidade é de nove anos e conclui com a perda da razão, o coma e, finalmente, a morte. O doente se converte em um ser repulsivo, tanto para outros como para si mesmo. (2) A lepra anestésica. Os passos iniciais são os mesmos; mas nesta classe de lepra ficam afetadas as extremidades nervosas. A área infectada perde totalmente a sensibilidade. Isto pode acontecer sem que o doente se dê conta. Pode ser que não o note até que não sofre uma queimadura ou escaldadura e pela primeira vez experimenta a ausência de dor ali onde seria normal que o houvesse. À medida que a enfermidade segue seu curso, o dano sofrido pelos nervos produz manchas na pele que terminam ulcerando-se sob a forma de ampolas abertas. Os músculos se desgastam e os tendões se, contraem, até que as mãos semelham garras. As unhas sempre se desfiguram. Segue a ulceração crônica das mãos e os pés. produz-se a perda progressiva dos dedos de mãos e pés, até que por último é possível que se perca toda uma mão ou um pé. Esta forma de enfermidade pode durar entre vinte e trinta anos. É uma espécie de terrível morte progressiva do corpo. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


13 de dezembro Dia 347  

Leituras: João 17:6-11; Apocalipse 4; Salmo 134; Eclesiastes 7:1-6; 2 Crônicas 28-29.  

Versículo Especial: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as cousas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Apocalipse 4:11).  

Pensamento BíblicoO Santo e Digno Criador (Apocalipse 4). João foi autorizado a subir ao céu e ver Deus em seu trono! Observe o centro do louvor neste capítulo. Deus recebe o culto e a adoração dos anjos do céu porque ele é Santo, Todo Poderoso, Eterno e o Criador e Sustentador de todas as coisas. Ele é, verdadeiramente, digno de louvor!  

Ação: Louve-o! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

12 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 46 Em certa oportunidade Rose Macaulay, a novelista inglesa, disse que tudo o que pedia na vida era ter "uma habitação para ela sozinha". Isto era precisamente o que ao Jesus faltava. Um grande médico há dito que o dever da medicina é "às vezes curar, frequentemente aliviar o sofrimento e sempre oferecer consolo". Jesus sempre reconheceu como seu este dever. há-se dito que a obrigação de um médico é ajudar às pessoas "a viver e a morrer" e os homens sempre estão vivendo e morrendo. Forma parte da natureza humana normal levantar barreiras e procurar tempo e lugar onde se possa estar a sós; isto é o que Jesus nunca fez. face à consciência que tinha de sua própria fadiga, de estar exausto, mais forte era sua noção do insistente e lhe desgastem clamor da necessidade humana. Por isso, quando chegaram até O, levantou-se e deixando atrás a paz da oração se dispôs a enfrentar o desafio de sua tarefa. A oração nunca fará nosso trabalho por nós. O que se pode fazer é nos fortalecer para as tarefas que devemos realizar. Assim, pois, Jesus partiu em uma excursão de pregação pelas sinagogas de toda Galileia. Em Marcos esta excursão está resumida em um versículo, mas deve ter durado semanas e até meses. Em sua excursão Jesus por volta de duas coisas: pregava e curava. Havia três pares de coisas que Jesus nunca separou. (1) Jesus nunca separou as palavras da ação. Nunca pensou que se cumpriu uma missão pelo simples enunciado de suas exigências. Jamais lhe ocorreu pensar que tinha completo com a tarefa que lhe tinha atribuído com apenas exortar aos homens a aproximar-se de Deus e praticar o bem. A exortação sempre era levada a ação. Fosdick, o famoso pregador americano nos conta de um estudante que comprou os melhores livros e a melhor equipe disponíveis, e conseguiu uma cadeira cômoda para sentar-se a estudar, com um suporte de livro especial para apoiar o livro. Feitos todos estes preparativos, sentou-se e ficou dormido. O homem que emprega todas suas energias em falar, mas nunca chega a fazer o que diz, é muito semelhante a este estudante. (2) Jesus nunca separou o corpo da alma. Tem havido tipos de cristianismo que falaram como se o corpo não tivesse importância alguma. Mas o ser humano é tanto corpo como alma. E a tarefa do cristianismo é redimir a totalidade do ser humano e não uma parte. É felizmente certo que um homem pode passar fome e miséria, viver em uma pocilga e estar doente e, entretanto, passar momentos muito doces na companhia de Deus; mas isso não justifica que o deixemos na miséria e o sofrimento. As missões às raças primitivas não se limitam a levar a Bíblia; levam também a educação e a medicina; levam a escola e o hospital. É um engano falar do "evangelho social" como se se tratasse de um extra, de um agregado, uma opção, ou até uma parte separada da mensagem cristã. A mensagem cristã prega e trabalha em favor do corpo e da alma de todos os seres humanos. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de dezembro Dia 346  

Leituras: João 17:1-5; Apocalipse 3:14-22; Salmo 133; Eclesiastes 6:7-12; 2 Crônicas 25-27.  

Versículo Especial: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Apocalipse 3:20).  

Pensamento Bíblico: Uma Igreja que Não Via Sua Própria Pobreza (Apocalipse 3:14-22). A igreja de Laodicéia estava muito confiante e contente. As pessoas pensavam que eram fortes e fiéis, mas Jesus viu-as como pobres, cegas, nuas e inativas. Ele as desafiou a acordarem de seu desinteresse para um fervor renovado em servi-lo. Este mesmo chamado para acordar precisa ser repetido frequentemente no nosso tempo!  

Ação: Se Jesus não está vivo em você, abra a porta para ele.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

11 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 45 A pessoa que as pessoas apreciam é a que faz melhor as coisas. Jesus podia e pode ainda hoje produzir resultados. Mas aqui também encontramos sinais do princípio da tragédia. Acudiam multidões, mas acudiam porque queriam algo. Não acudiam porque amassem a Jesus, nem porque tivessem percebido o resplendor de uma nova realidade; em última análise o que queriam era servir-se dEle. Isso é o que quase todos querem fazer com Deus e com o Filho de Deus. Por uma oração elevada a Deus em momentos de prosperidade, oferecem-lhe dez mil em tempo de adversidade. Muitos que jamais pensaram em orar quando o Sol brilhava sobre suas vidas, começam a fazê-lo quando sopra o tufão. Alguém há dito que para muitos a religião forma parte do "serviço de ambulâncias" e não da "primeira linha de combate". A religião, segundo eles, é para os momentos de crise. Somente quando têm feito de suas vidas um enredo, ou quando recebem um golpe muito forte, lembram-se de Deus. É uma verdade permanente que todos devemos acudir ao Jesus porque somente O pode nos dar as coisas que nos fazem falta para viver como se deve. Mas se essa aproximação e os dons que recebemos do não produzem em nós gratidão e amor, há algo tragicamente equivocado. Deus não é alguém a quem podemos usar nos dias de infortúnio; é alguém a quem devemos ter presente cada um dos dias de nossa vida. A HORA DE PAZ E O DESAFIO DA AÇÃO Marcos 1:35-39 Basta ler o relato das coisas que aconteceram em Cafarnaum para ver que Jesus nunca podia ficar sozinho. Ele sabia, entretanto, que não podia viver sem Deus; que ia estar todo o tempo dando; de vez em quando, pelo menos, tinha que receber; que se ia gastar sua vida no serviço de outros; devia uma e outra vez chamar em sua ajuda todos os reforços espirituais de que pudesse dispor. Isto equivale a dizer que Jesus sabia que não podia viver sem a oração. Em um pequeno livro titulado A prática da oração, o doutor A. D. Belden tem algumas magníficas definições da oração: "A oração pode definir-se como a apelação da alma a Deus." Não orar é ser culpado da incrível insensatez de ignorar "a possibilidade de somar a Deus a nossos recursos". "Na oração damos uma oportunidade à perfeita mente de Deus para que alimente nossos próprios poderes espirituais." Jesus sabia tudo isto. Sabia que se fosse sair ao encontro dos homens precisava antes encontrar-se com Deus. E se a oração era necessária para Jesus, quanto mais não o será para nós? Mas até em sua hora de paz e comunhão com Deus vieram a buscá-lo. Não havia maneira de que Jesus pudesse lhes fechar a porta. (Estudando Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


11 de dezembro Dia 345  

Leituras: João 16:25-33; Apocalipse 3:1-13; Salmo 132; Eclesiastes 6:1-6; 2 Crônicas 22-24.  

Versículo Especial: “Conheço as tuas obras  eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar  que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome” (Apocalipse 3:8).  

Pensamento BíblicoUma Igreja em Face de uma Porta Aberta (Apocalipse 3:7-13). A igreja de Filadélfia recebeu o elogio de Deus por sua fidelidade. Esta carta encoraja-a perseverar e avançar, aproveitando suas oportunidades para servir. As igrejas fiéis de hoje também têm que ser ativas. Todos vêem portas abertas em nossa frente. Deus espera que as usemos.  

Ação: “Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Apocalipse 3:11).(Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos)

10 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 43 (3) Diz-nos algo, também, com respeito à sogra do Pedro. Assim que esteve lã ficou a servir aos convidados. Usou sua saúde recuperada para servir a outros. Há uma grande família tradicional escocesa cujo lema é "Salvos para servir". Jesus nos ajuda para que nós possamos ajudar a outros. COMEÇAM AS MULTIDÕES Marcos 1:32-34 As coisas que Jesus fazia em Cafarnaum não podiam ocultar-se. O surgimento de um poder e uma autoridade tão grandes não podiam ter-se mantido em segredo. Portanto, ao cair da tarde, a casa de Pedro tinha sido virtualmente sitiada por uma multidão que procurava o toque curador de Jesus. Aguardaram até a queda do Sol porque a Lei proibia que se atravessasse uma cidade em dia sábado levando cargas (veja-se Jeremias 17:24). Levar uma carga teria sido realizar um trabalho e estava proibido trabalhar no sábado. Naquela época, é obvio, ninguém tinha relógio; o sábado ia das 6 da manhã até as 6 da tarde e a Lei dizia que o sábado tinha terminado e era outro dia a partir do momento em que podiam ver-se três estrelas no céu. De maneira que a multidão do Cafarnaum esperou até o Sol se pôs e puderam ver-se as três estrelas, e então saíram, levando seus doentes a Jesus; e Ele os sanou. Três vezes vimos Jesus em ação na cura dos doentes. Primeiro, curou na sinagoga; em segundo lugar, curou a sogra de um de seus amigos, estando na casa desta; e agora, em terceiro lugar, curou na rua. Jesus reconhecia a necessidade de cada pessoa, em qualquer lugar. Dizia-se do famoso doutor Johnson que bastava estar em desgraça para poder contar com sua ajuda e amizade. Jesus estava disposto a usar seu poder em qualquer lugar e situação, sempre que alguém necessitasse dele. Não escolhia nem o lugar nem a pessoa; compreendia a reclamação universal da necessidade humana. As pessoas se congregavam em torno de Jesus porque reconheciam nele a um homem capaz de fazer coisas. Havia muitos que podiam dar conferências ou ensinar ou pregar. Mas aqui estavam diante de alguém que não somente falava, mas também fazia. Um provérbio inglês diz que "se alguém pode construir uma armadilha para ratos melhor que a de seus vizinhos a gente vai até ele, embora viva em meio de um bosque".(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de dezembro Dia 344  

Leituras: João 16:16-24; Apocalipse 2:12-29; Salmo 131; Eclesiastes 5:13-20; 2 Crônicas 20-21.  

Versículo Especial: “Tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha” (Apocalipse 2:25).  

Pensamento BíblicoO Perigo de Tolerar o Pecado (Apocalipse 2:12-29). As cartas às igrejas de Pérgamo e Tiatira mostram advertências sobre tolerar o mal. Jesus advertiu as pessoas em Pérgamo sobre a negligência de sua responsabilidade no trato com os pecadores. Se elas não estivessem firmes e decididas no trato com aqueles que aceitavam a doutrina de Balaão e a doutrina dos nicolaítas, ele viria rapidamente para julgar esses males. Ele criticou a igreja de Tiatira por permitir que Jezebel ensinasse e tentasse. Ele anunciou que haveria de julgá-la e àquelas pessoas que compartilhavam destes pecados.  

Jesus não quer sua noiva manchada pela imoralidade ou falsa doutrina. Ele espera que nós, ativamente, conservemos a pureza de sua igreja.  

Ação: Pratique e encoraje a pureza no ensinamento e na conduta. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

9 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 42 Devia-se atar uma faca de ferro, mediante uma mecha de cabelos, a um espinheiro. O primeiro dia se recitava nesse lugar Êxodo 3:2-3, o segundo dia Êxodo 3:4 e o terceiro dia Êxodo 3:5. Logo se pronunciava certa fórmula mágica e desse modo se supunha que se conseguia uma cura total. Jesus não tomou em conta o aparato da magia popular e com um gesto e uma palavra de incomparável autoridade e poder curou à doente. A palavra que significa "autoridade" na passagem anterior em grego é exousía; e exousía significa um conhecimento excepcional junto com um poder excepcional. Isso era, precisamente, o que Jesus possuía e o que esteve disposto a usar nesse humilde lar. Paul Tournier, um médico cristão, escreve: "Meus pacientes muito freqüentemente me dizem: 'Admiro a paciência com que você escuta tudo o que lhe digo.' Não se trata de paciência, mas sim de autêntico interesse." Para Jesus um milagre não era uma maneira de aumentar seu prestígio; ajudar aos doentes não era para ele uma tarefa desagradável e trabalhosa; ajudava instintivamente, porque estava interessado de maneira suprema em todos os que necessitavam sua ajuda. (2) Diz-nos algo a respeito dos discípulos. Eles não tinham conhecido a Jesus durante muito tempo, mas até nesse breve lapso já se acostumaram a pôr diante do Mestre todos os seus problemas. A sogra do Pedro estava doente; o lar singelo estava transtornado; para os discípulos já tinha chegado a ser a coisa mais natural do mundo levar ao Jesus o problema. Paul Tournier nos diz como chegou a descobrir uma das coisas mais importantes de sua vida. Acostumava a visitar um ancião pastor que nunca o deixava ir-se orar com ele. Surpreendia-o a extrema simplicidade de suas orações. Parecia que não se tratasse mas sim da continuação de uma conversação familiar entre o piedoso ancião e Jesus. "Quando voltava para casa", continua Tournier, "comentava com minha esposa e juntos pedíamos a Deus que nos desse essa mesma familiaridade com o Jesus que possuía o ancião. Após o Jesus foi o centro de minha devoção e meu companheiro de viagem permanente. Ao interessa o que eu faço (cf. Eclesiastes 9:7) e se preocupa pessoalmente por mim. É um amigo com quem posso conversar sobre tudo o que me acontece. Compartilha comigo meu gozo e minha dor, minhas esperanças e meus temores. Está comigo quando um paciente me abre seu coração e ele o escuta comigo, e muito melhor do que eu posso fazelo. E quando o paciente se foi posso falar com o Jesus sobre isso." Nisto radica a essência mesma da vida cristã. Como diz o hino: "Leva-o a Deus em oração..." De maneira que muito em breve em seu discipulado os primeiros cristãos se acostumaram ao que seria depois o hábito de toda sua vida: levar ao Jesus todos seus problemas e lhe pedir ajuda.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 



9 de dezembro Dia 343  

Leituras: João 16:5-15; Apocalipse 2:1-11; Salmo 130; Eclesiastes 5:8-12; 2 Crônicas 18-19.  

Versículo Especial: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (Apocalipse 2:4).  

Pensamento BíblicoAbandonando o Primeiro Amor (Apocalipse 2:1-7). Os cristãos efésios tinham aprendido bem o perigo de tolerar o erro (veja Atos 20:30-31; Efésios 5:6; 1 Timóteo 1:3). Contudo, eles tinham negligenciado uma responsabilidade da mesma importância: mostrar amor (veja Atos 20:35; Efésios 5:2; 1 Timóteo 1:5). Por causa de seu desenvolvimento desequilibrado, eles estavam a ponto de serem rejeitados por Jesus Cristo. Temos que defender a verdade ao mesmo tempo em que demonstra amor a Deus e a outras pessoas.  

Ação: Reveja 1 Coríntios 13:1-8. É um bom resumo do amor em ação.(Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos)

8 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 41 Este é um tema sobre o qual não se pode dogmatizar. Podemos assumir três posições diferentes. (1) Podemos relegar o tema da posse demoníaca totalmente ao terreno do pensamento primitivo. Podemos dizer que era uma maneira primitiva de explicar os fenômenos naturais, antes que se soubesse tudo o que hoje se sabe sobre os corpos e a mente dos homens. (2) Podemos aceitar como verdadeiro o fato da posse demoníaca, tanto nos tempos neotestamentários como em nosso tempo. (3) Se aceitarmos a primeira posição devemos explicar a atitude de Jesus e suas ações. Pode ser, por um lado, que ele não soubesse mais que seus contemporâneos sobre este tema, o que não é difícil porque Jesus não era um cientista e não veio para ensinar ciência. Ou, por outro lado, sabia perfeitamente bem que não podia curar a um homem doente a menos que aceitasse plenamente a realidade de sua enfermidade. Era real para o doente e devia tratar-lhe como real se queria obter uma cura. Chegamos à conclusão, pois, de que há algumas respostas que nós não conhecemos. UM MILAGRE EM PARTICULAR Marcos 1:29-31 Na sinagoga, Jesus tinha falado e agido da maneira mais extraordinária. O culto da sinagoga chegou a seu fim, e Jesus foi com seus amigos à casa do Pedro. Segundo o costume judaico a principal comida durante o shabbat era celebrada imediatamente depois da reunião na sinagoga, à hora sexta, ou seja, às doze do dia. O dia, para os judeus, começava às seis da manhã, e as horas se contavam a partir desta. É muito possível que Jesus tenha reclamado seu direito a descansar depois da excitante experiência da sinagoga, que deve tê-lo deixado exausto. Mas outra vez mais exigiu-lhe que fizesse uso de seu poder, e outra vez mais o vemos dando de si mesmo a seu próximo. Este milagre nos diz algo a respeito de três pessoas. (1) Diz-nos algo a respeito de Jesus. Ele não necessitava público para fazer uso de seu poder. Estava preparado para curar tanto no pequeno círculo de uma modesta casa de pescadores como na sinagoga cheia de gente. Nunca estava muito cansado para ajudar. A necessidade de outros era mais importante que seu próprio desejo de descanso. Mas sobre tudo voltamos a ver aqui, como já tínhamos visto antes, a particularidade dos métodos que usava Jesus para curar. Fala muitos curadores na época de Jesus, mas estes trabalhavam valendo-se de complicados encantamentos, fórmulas mágicas e outros recursos do mesmo tipo. Na sinagoga Jesus tinha pronunciado com autoridade uma. só palavra e isso tinha bastado para produzir uma total sanidade. Ele mesmo volta a ocorrer aqui. A sogra do Pedro sofria do que o Talmud denomina "febre ardente". Um mal que estava, e ainda está bastante generalizado naquela parte da Palestina. O Talmud chega até estabelecer qual era o método para seu tratamento. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


8 de dezembro Dia 342  

Leituras: João 16:1-4; Apocalipse 1; Salmo 129; Eclesiastes 5:1-7; 2 Crônicas 14-17.  

Versículo Especial“E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1:18).  

Pensamento Bíblico: Um Quadro de Poder (Apocalipse 1). Frequentemente, vemos Jesus pintado na fraqueza. Às vezes, vemos uma criancinha numa manjedoura. Outras vezes, vemos um moribundo pendurado numa cruz. Artistas e cineastas frequentemente retratam Jesus como um homem frágil e aparentemente fraco. Mas Jesus não é mais um recém-nascido indefeso ou um homem injuriado sendo crucificado. Ele é o Terrível Dominador de tudo! Quando lutamos com a tentação, podemos buscar a ajuda de nosso poderoso Senhor (veja Hebreus 2:14-18).  

Ação: Busque o auxílio do poderoso Vencedor da morte.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Marcos (William Barclay)  178 Logo na lista vêm assassinatos e adultérios, e seu significado é  claro. Logo vêm as avarezas (VM, cob...