Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 3 ESBOÇO I. Introdução. 1:1-3. A. O título. 1:1. B. O tema. 1:2, 3. II. O tema demonstrado (I). 1:4 – 2:26. A. Pela vida humana em geral. 1:4-11. B. Pelo conhecimento. 1:12-18. C. Pelo prazer. 2:1-11. D. Pelo destino de todos os homens. 2: 12-17. E. Pelo trabalho humano. 2:18-23. F. Conclusão: Desfrute da vida enquanto pode. 2:24 -26. III. O tema demonstrado (II). 3:1 – 4:16. A. Pelas leis de Deus. 3:1-15. B. Pela falta de imortalidade. 3:16-22. C. Pela opressão do mal. 4:1-3. D. Pelo trabalho. 4:4-6. E. Pela miserável acumulação de riquezas. 4:7-12. F. Pela natureza transitória da popularidade. 4:13-16. IV. Palavras de Conselho (A). 5:1-7. V. O tema demonstrado (III). 5:8 – 6:12. A. Pelas riquezas que se podem desfrutar. 5:8-20. B. Pelas riquezas que não podem ser desfrutadas. 6:1-9. C. Pela fixidez do destino. 6:10-12. VI. Palavras de conselho (B). 7:1 – 8:9. A. A honra é melhor que o luxo. 7:1. B. A sobriedade é melhor que a frivolidade. 7: 2-7. C. A precaução é melhor que a precipitação. 7: 8-10. D. A sabedoria com as riquezas é melhor que a sabedoria sozinha. 7:11, 12.E. A resignação é melhor que a indignação. 7:13, 14. F. A moderação é melhor que a intemperança. 7: 15-22. G. Os homens são melhores que as mulheres. 7:23-29. H. Às vezes é melhor concordar que ter ramo. 8:1-9. VII. O tema demonstrado (IV). 8:10 - 9:16. A. Pela incongruência da vida. 8:10-14. B. Conclusão: Desfrute da vida enquanto pode. 8:15 – 9:16. VIII. Palavras de conselho (C). 9:17 - 12: 8. A. Algumas lições sobre sabedoria e loucura. 9:17 - 10:15. B. Algumas lições sobre o governo dos reis. 10:16-20. C. Algumas lições sobre o excesso de cautela. 11:1-8. D. Algumas lições sobre como desfrutar a vida. 11:9 – 12:8. IX. Epílogo. 12: 9-14. A. O alvo do pregador. 12: 9, 10. B. Um elogio aos seus ensinamentos. 12:11, 12. C. A conclusão do assunto. 12:13, 14. COMENTÁRIO Eclesiastes 1 I. Introdução. 1:1-3. A. O Título. 1:1 1:1. Salomão, embora não esteja identificado pelo nome, torna-se o porta-voz literário das observações e convicções do autor. Ele é o rei de Jerusalém que, por causa de sua riqueza, sabedoria e preocupações terrenas, tem ampla oportunidade para experimentar a vida na sua totalidade. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
20 de agosto de 2022
MEDITAÇÃO DO DIA
20 de Agosto Dia 232
Leituras: Lucas 15:11-19; Colossenses 4:1-9; Salmo 44; Provérbios 11:22-26;
Isaías 64-66.
Versículo Especial: “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças” (Colossenses
4:2).
Pensamento Bíblico: O Filho
Perdido (Lucas 15:11-19). Esta é a
terceira de uma série de parábolas sobre os perdidos. Três pessoas principais
são apresentadas: um pai e dois filhos. Estes versículos chamam a atenção para
os maus caminhos do filho mais novo (o pródigo). Pródigo significa gastador, e
essa palavra descreve este jovem, quando ele esbanjava os recursos que seu pai
havia doado a ele.
A comparação com este filho é clara.
Ele é qualquer pessoa que gasta sua vida e os recursos que Deus lhe deu. O
dinheiro se acaba, a vida é jogada fora e não há satisfação duradoura na
libertinagem e no pecado.
Este filho caiu em si e resolveu voltar
a seu pai. Quando desgarramos de Deus, precisamos ter a mesma determinação para
voltar com humildade.
Ação: Você está separado de Deus pelo pecado? Volte hoje mesmo!. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a
Todos
19 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 2 INTRODUÇÃO Título. O livro de Eclesiastes conservou o nome que tem na versão grega, isto é, ekklesiastes, "assembléia". A palavra hebraica, qohelet, "aquele que se reúne em assembléia". Considera-se que isto significa: 1) "aquele que coleciona" ditos sábios (cons. 12:9, 10), ou 2) "aquele que se dirige a uma assembléia", isto é, um pregador ou orador, implicando na idéia de que alguém reúne um grupo em assembléia com o propósito de lhe falar. Aceita-se de maneira geral que constitui um título técnico para indicar um ofício. Data e Autoria. Até o século dezenove cria-se de modo geral que Salomão escrevera o livro em sua totalidade. Atualmente grande parte dos mestres concordam que Salomão não foi o autor, mas antes que a obra é o produto de época pós-exílica. Contudo, costumam aceitar geralmente que a figura central do livro é Salomão e que o autor desconhecido o usou como artifício literário para transmitir sua mensagem. Ele não tinha a intenção de enganar seus leitores originais, e sem dúvida ninguém foi realmente enganado. A falta de certeza quanto à autoria não destrói a canonicidade do livro. Propósito. O principal alvo do autor é mostrar, a partir da experiência pessoal, que todos os alvos e bênçãos terrenos, quando buscados como fins em si mesmos, levam à insatisfação e ao vazio. O bem mais alto da vida jaz na reverência e obediência a Deus, e no desfrutar da vida enquanto for possível. Assim, o autor foi um homem de fé; só foi cético quanto à sabedoria e diligências humanas. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
19 de Agosto Dia 231
Leituras: Lucas 15:1-10; Colossenses 3:18-25; Salmo 43; Provérbios 11:16-21;
Isaías 62-63.
Versículo Especial: “Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos
de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:10).
Pensamento Bíblico: Encontrando
os Perdidos (Lucas 15:1-10). Estes versículos
contêm as primeiras duas de três parábolas sobre os perdidos. Estas duas (a
ovelha perdida e a moeda perdida) ressaltam as comemorações do céu quando o
perdido é achado e recuperado. A atitude de Deus é diretamente oposta à atitude
dos fariseus (v. 2). Eles desprezavam os pecadores. Deus os ama e quer tê-los
de volta. Qual atitude mostramos com nossas ações?
Ação: Procure os perdidos. ( Estra-ido dos
Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
18 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 78 2. Que te direi meu filho? Três vezes a palavra "filho" foi usada na forma aramaica bar, como no Salmos. 2:12. 3. Os reis. Novamente, uma forma aramaica. 4. Não é próprio dos reis. A escolha do negativo é peculiar, como em 12:28. A LXX segue um texto diferente, mas o hebraico parece o preferível. Delitzsch sugere esta tradução: "Que não seja. " É a tradução mais difícil e, conforme geralmente se aceita, a mais difícil é a preferida. 6. Dai bebida forte. Conforme mencionamos em 23:31, isto não constitui Uma permissão para ingerir bebida alcoólica com moderação, como Fritsch sugere, nem um conselho cínico (Oesterley). Talvez recomende o álcool como remédio (Toy). Delitzsch menciona o vinho oferecido nas execuções pelas mulheres nobres de Jerusalém, com base neste versículo (cons. Marcos. 15:23). Mais provável, contudo, é que o versículo seja um comparativo negativo (cons. 8:10). Apesar dos outros, você não deve tomá-lo. Vinho, mulheres e música constituem o velho trio aviltante. Um rei tem uma responsabilidade mais elevada, conforme vemos nos versículos 8 e 9. C. Poema Alfabético Sobre a Mulher Virtuosa. 31:10-31. O alfabeto nesta obra está completo, como em Lamentações 1 e Salmo 119. (Lamentações 2, 3 e 4 têm as letras Ayin e Pe invertidas. Alguns dos salmos alfabéticos têm irregularidades menores.) Considerando que foi descoberto um alfabeto ugarítico datado do século quinze, obras alfabéticas já não precisam mais ser consideradas como mais recentes. 10. Mulher virtuosa. Literalmente, uma esposa nobre. A mesma frase como em 12:4. Fritsch faz observações sobre o elevado status da mulher apresentado em 12:4; 18:22; 19:14 e outras passagens. 15. Mantimento à sua alma. As palavras hebraicas para alimento e porção são fora do comum, mas foram usadas de maneira muito semelhante em 30:8. 16. Examina uma propriedade. Oesterley observa que isto é um exagero, uma vez que "essas coisas estavam inteiramente fora da esfera de atividades de uma mulher". Poderemos realmente ser assim dogmáticos? Não temos a tendência de julgar o Israel antigo segundo os moldes dos árabes modernos? 18. Lâmpada. O candeeiro dos tempos antigos. Será que isto se refere a um costume de manter as lâmpadas acesas a noite inteira? O significado é que ela tem abundância de azeite. Contraste com Mateus. 25:8. 19. Fuso... Roca. A palavra para "fuso" só foi usada aqui. "Roca" em um outro lugar parece significar "cajado". A mulher hebréia não tinha roda de fiar, mas girava uns pesos com a forma de rosquinhas sobre varetas, para formar fios. Isto constituía seu fuso. Atualmente a palavra foi encontrada no ugarita referindo-se a um instrumento feminino, mas o contexto acrescenta poucos detalhes (Story, op. cit., pág. 329). 21. Escarlate. A LXX diz dupla, usando vogais diferentes. Isto se encaixaria bem por causa da menção do frio, mas a mudança não é necessária. A palavra significa roupa boa. 26. Sabedoria. Suas virtudes não se constituem de mera diligência. A sabedoria, a bondade e a nobreza também são suas características - o que não acontece com uma mulher. Indolente. Estas virtudes, típicas no Livro de Provérbios, são rematadas pelo fato dela "temer ao Senhor" (v. 30; cons. 1:7). O livro termina como começa, com aquela sabedoria que teme ao Senhor. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
18 de Agosto Dia 230
Leituras: Lucas 14:25-35;
Colossenses 3:12-17; Salmo 42; Provérbios 11:12-15; Isaías 60-61.
Versículo Especial: “Acima
de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses
3:14).
Pensamento Bíblico: Características do Povo
de Deus (Colossenses 3:12-17). Paulo faz uma lista de
diversas qualidades daqueles que amam o Senhor. Leia-as todas, e preste atenção
nestas: os cristãos perdoarão (v.13), amarão (v.
14), deixarão que a paz de Deus reine (v. 15) e farão
tudo no nome do Senhor Jesus (v. 17). Estes versículos oferecem um
claro e belo contraste com a pessoa ímpia, descrita no trecho anterior.
Ação: “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em
ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus . . .” (Colossenses 3:17). ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus
abençoe a Todos
17 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 76 23. A serva, quando se torna herdeira. Uma situação invertida como a de um servo que se toma rei. 25. As formigas. Veja comentários sobre 6:6-8. 26. Os arganazes. Não coelhos, que não vivem nas rochas, mais provavelmente texugos, animaizinhos peculiares, remotamente relacionados com os rinocerontes (ISBE, artigo, "lebre"). As lebres estão classificadas como impuras pela lei mosaica (Levitico. 11:5; Deuteronômio. 14:7), por que ruminam. Alguns objetam dizendo que as lebres não são ruminantes e só aparentam sê-lo. A descrição em Levítico, contudo, provavelmente não tem a intenção de ser uma descrição científica de ruminantes, mas apenas uma classificação baseada sobre os hábitos ruminantes facilmente observáveis desses texugos das rochas. O hebraico talvez não signifique mais do que isso. 27. Os gafanhotos. Não a cigarra comum nem a cigarra de ciclo larvar de dezessete anos. 28. O geco [lagartixa, Trad. Brasileira]. As opiniões diferem quanto à tradução desta palavra, mas Delitzsch apresenta bons argumentos quanto ao significado de "lagarto" – um animalzinho que se pode pegar nas mãos e que invade os palácios dos reis. 31. O galo. O significado da palavra hebraica é incerto. A RSV diz o galo pomposo, mas os argumentos de Delitzsch para gato são razoáveis. A quem não se pode resistir. A palavra hebraica é desconhecida. A tradução da LXX, falando publicamente diante de sua nação, é a melhor de todas as traduções que temos. Provérbios 31 B. Palavras de Lemuel. 31:1-9. A LXX omite o nome de Lemuel em 1 e 4. O siríaco o traduz por Muel. 1. De Massá. Esta é a palavra para o oráculo profético. Mas pode ser o nome de um lugar (Lemuel, rei de Massá). É difícil explicar a ausência do artigo junto a "rei", mas não há artigos nesta seção, talvez por causa da influência aramaica. Parece mais fácil traduzir a primeira parte como um título: "As palavras do Rei Lemuel, uma profecia, palavras que lhe ensinou sua mãe". (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
17 de Agosto Dia 229
Leituras: Lucas 14:15-24; Colossenses 3:1-11; Salmo 41; Provérbios 11:7-11;
Isaías 58-59.
Versículo Especial: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo,
buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus” (Colossenses
3:1).
Pensamento Bíblico: Tire o
Velho; Revista o Novo (Colossenses 3:1-11).
Tornar-se um cristão requer conversão. Paulo nos diz aqui, em
palavras práticas, a natureza desta mudança. Temos que despir SmatarS as obras
do pecado. Prostituição, ira, malícia, cobiça, linguagem obscena, e tudo o que
é mau devem ser removidos. Temos que nos revestir de uma nova pessoa, uma cujo
caráter espiritual está na imagem de Deus. Que mudança!
Ação: “Pensai nas cousas lá do alto . . .”
(Colossenses 3:2). ( Estra-ido dos Estudos da
Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
16 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 75 15. A sanguessuga. Este provérbio tem ocasionado muitos comentários por causa da obscuridade da idéia. Toy e Oesterley concluem que o texto foi corrompido. Delitzsch repete no meio do versículo 15 a referência à sepultura e ao ventre estéril do 16. A LXX designa três filhas à sanguessuga. Nosso problema está na insistência. Tudo o que o provérbio numeral exige é uma tela de fundo para estabelecer o clímax. O versículo 7 refere-se a duas coisas; cons. observações sobre o versículo 17. As duas filhas insaciáveis da sanguessuga no versículo 15 apenas constituem o pano de fundo para o 3 e o 4 do 15 e do 16. O sábio sabia contar! 17. De quem zomba do pai. Um versículo, fora de lugar, dizem Oesterley e Fritsch. Conforme se nota acima, faz parte de uma seqüência regular - 2 mais 3, sim 4. Zombar do pai e desprezar a mãe constitui o pano de fundo para o três e o quatro dos versículos 18 -20. 19. O caminho do homem com uma donzela. Esta donzela é a famosa palavra ‘almâ, "donzela", usada em Is. 7:14; Gênesis. 24:43 (referindo-se à Rebeca); Êxodo. 2:8 (à Miriã); Salmos. 68:25; e Cantares 1:3; 6:8 (onde as "virgens" se distinguem das rainhas e concubinas). A palavra não se refere em nenhum lugar a uma mulher casada. Significa uma virgem e uma virgem jovem. A raiz significa "esconder". Provavelmente a palavra se refere a uma jovem que ainda está na casa de seu pai. Toy, Oesterley, Fritsch e Greenstone defendem que nosso versículo não se refere às maravilhas da corte, mas aos mistérios da procriação. Mas Delitzsch destaca que existem outras palavras – "macho e fêmea", ou "homem e mulher" – para exprimir este pensamento. Aqui as palavras são literalmente, homem forte e donzela. Delitzsch acha que o provérbio se refere ao pecado, à imoralidade oculta. Contudo, a "virgem" parece ficar em contraste com a adúltera do versículo 20. E o adultério, conforme repetidas vezes descrito nos Provérbios, jamais foi representado como sendo maravilhoso ou "além do entendimento". Parece que não há nenhuma boa razão para que um ponto de vista mais romântico seja mantido: Maravilhosa é a corte que termina finalmente nos mistérios do amor e da vida gerada. 21-31. Três grupos de provérbios sobre a autoridade e a realeza. A idéia dos dois primeiros não é nítida, fazendo cada um dos três uma referência ao rei. Talvez os dois primeiros realçando especialmente o último. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
16 de Agosto Dia 228
Leituras: Lucas 14:7-14;
Colossenses 2:11-23; Salmo 40; Provérbios 11:1-6; Isaías 56-57.
Versículo Especial: “As
riquezas de nada aproveitam no dia da ira, mas a justiça livra da morte” (Provérbios
11:4).
Pensamento Bíblico: “Mas o Peso Justo é
o Seu Prazer” (Provérbios 11:1). O mundo dos negócios é duro e
freqüentemente é muito competitivo. Alguns negociantes recorrem à fraude e ao
engano, em busca do lucro. A atitude de Deus, quanto à desonestidade no
comércio (ou em qualquer outra área), é clara. Honestidade não é só a melhor política;
é a política correta.
Ação: Seja honesto em todos os seus procedimentos, de
modo que as pessoas possam confiar na sua palavra e conhecer seu Senhor. “Antes
seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não” (Tiago 5:12). ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus
abençoe a Todos
15 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 74 5. Toda palavra de Deus é pura. Este versículo foi citado ao pé da letra do Sl. 18:30, substituindo a forma aramaica de Deus em lugar de "Senhor". A idéia é que a resposta de sua busca se encontra na Palavra de Deus. Cons. outras citações do V.T. em 1:16; 3:11; 20:24; 24:19; 25:18; 30:5. 6. Nada acrescentes. De Deuteronômio. 4:2. Oesterley e Fritsch estão certos em considerar isto uma referência às Escrituras. Oesterley, entretanto, insiste que não encontra apoio para a terceira divisão do V.T. não estar completa até o período cristão. Os pergaminhos do Mar Morto mostram que o cânon do V.T. estava completo no segundo século A.C. pelo menos. Veja exegese de 29:18. 7-33. Provérbios numerais (cons. Introdução, Proverbs and Other Wisdom Literature). Nesta seqüência de três coisas, sim, quatro, é provável que a quarta, que é o clímax, seja a enfatizado. O autor defende que nas Beatitudes também existe esta disposição com o uso do clímax nos dois grupos de quatro bênçãos: Mateus. 5:3-6; 7-10; veja também Lucas. 6:20-23; 24-26. Os ensinamentos de Jesus no método proverbial e climático enfatizam o quinto item. 8. Dá-me o pão que me for necessário. No hebraico está: que me é destinado. 10. Não calunies (Delitzsch). Este provérbio é o único desta seção que se encontra isolado, diz Oesterley. Toy pensa que está fora de lugar. Mas do mesmo modo, como em 6:14-19, o provérbio numeral começa com um pensamento que foi reiterado na declaração conclusiva. "Não calunies o servo", diz o versículo 10. O item que forma o clima mencionado no versículo 14 fala de alguém que tem "os dentes como facas". (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
15 de Agosto Dia 227
Leituras: Lucas 14:1-6; Colossenses 2:1-10; Salmo 39; Provérbios 10:27-32;
Isaías 54-55.
Versículo Especial: “Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo
principado e potestade” (Colossenses 2:10).
Pensamento Bíblico: “Também, Nele, Estais Aperfeiçoados” (Colossenses
2:6-10). As filosofias humanas, freqüentemente, menosprezam Cristo e seu papel.
Ele é considerado por alguns como um mito, por outros como um grande, mas
falível mestre. Alguns o retratam como um homem repressor e mau que nos nega a
satisfação verdadeira na vida. Paulo nos adverte sobre tais quadros errados de
Jesus. Ele nos lembra da perfeição de Cristo e do nosso aperfeiçoamento nele.
Significado real e realização na vida não serão achados nas filosofias humanas,
mas em Jesus Cristo.
Ação: Permita
que o poder de Jesus renove sua vida. (
Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
14 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 73 22. O iracundo. Palavras parecidas às de 15:18; 22:24. 24. Denuncia. Cons. Lv. 5:1, que exige confissão dos parceiros na culpa. 25, 26. Quem teme ao homem e aos governantes. Esse temor é sobrepujado pelo temor a Deus (cons. 18:10). VI. Apêndices Finais. 30:1- 31:31. Provérbios 30 A. Palavras de Agur. 30:1-33. A LXX divide estes últimos capítulos em quatro partes: 30:1-9 está localizado depois de 24:22; 30:10-33 e 31:1-9 se encontram depois de 24:34; 31:10-31 está no final do livro. A referência feita a Agur é difícil de entender. De Agur, Jaque, Itiel e Ucal (v. l), nada sabemos. Além disso, o tempo e a residência do autor também são obscuros. À vista das dificuldades apresentadas pelo texto, Toy e Oesterley acham que está desanimadoramente desvirtuado. Agur e os outros nomes próprios não aparecem na LXX, que começa assina: "Meu filho, respeite minhas palavras, aceite-as e arrependa-se. Assim diz o homem àqueles que crêem em Deus, e eu concluo". Nesta versão, as palavras hebraicas por vezes traduzidas para Itiel e Ucal são provavelmente substantivos comum ou verbos. O siríaco traduz o nome Ucal para prevalece e só traduz Itiel uma vez. As vogais de nosso atual texto hebraico foram inseridas posteriormente e aparentemente servem para confundir esta seção. As consoantes originais, entretanto, parecem que eram muito achegadas ao que está representado na LXX e na Siríaca, e em nosso hebraico moderno. 1. Não temos motivos para fazer este primeiro versículo ter esta aparência Palavra de Agur, filho de Jaque, o oráculo enunciado pelo homem. Os nomes Itiel e Ucal apresentam mais de um problema. A explicação menos costumeira sugerida foi a de Charles C. Torrey ("Proverbs Chapter 30", JBL, LXXIII, 1954, 93-96). Ele argumenta que estas palavras não são nomes mas uma frase aramaica. As letras conforme aparecem no original, com vogais ligeiramente diferentes, podem ser traduzidas para: "Eu não sou Deus". Formam então um contraste com o versículo 2: "Pois sou mais estúpido que um homem". A favor da sugestão de Torrey está o fato bem conhecido de que em 31:2 a palavra aramaica usada para "filho" foi usada três vezes. 4. Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho. O orador busca a resposta ao quebra-cabeças do universo em palavras que fazem lembrar o desafio divino feito a Jó, em 38:4-9. Ele busca a Deus. A pergunta sobre o filho de Deus é peculiar. Greenstone nega que a palavra se aplique a Israel, Moisés ou o Logos, mas não apresenta uma sugestão positiva que se refira ao mediador na criação, revelado finalmente como o Filho de Deus. Ele observa acertadamente: "Ele não teria se aventurado a fazer uma pergunta assim se não tivesse idéia de que Deus não é uma unidade que não tenha complexidade em Si mesmo". (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
14 de Agosto Dia 226
Leituras: Lucas 13:22-35;
Colossenses 1:19-29; Salmo 38; Provérbios 10:23-26; Isaías 52-53.
Versículo Especial: “Todos
nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o
Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos” (Isaías
53:6).
Pensamento Bíblico: “Ele Foi Traspassado
Pelas Nossas Transgressões” (Isaías 52:13-53:12). Numa das mais famosas
profecias do Velho Testamento, Isaías descreve o sacrifício voluntário de Jesus
Cristo. Embora Jesus foi rejeitado pelo seu próprio povo, ele pagou a pena
pelos nossos crimes. Ele silenciosamente aceitou sua condenação, embora “nunca
fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.”
Ação: Agradeça a Deus pelo
sacrifício voluntário do Salvador sem pecado. (
Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
13 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 72 25. O cobiçoso. Uma frase semelhante aparece em 21:4. 26. O que confia no seu próprio coração. Um contraste deliberado com o versículo 25, "o que confia no Senhor". 28. Quando sobem os perversos. Paralelo a 28:12, com pequenas variações. Provérbios 29 29:4. O amigo de impostos. A palavra impostos geralmente se refere às ofertas alçadas do Templo. Mas refere-se claramente aos impostos em Ezequias. 45:13, 16; portanto aqui pode ser aceito como referindo-se a impostos pesados demais, ou a presentes com o efeito de suborno. Não é a palavra geralmente usada para "suborno". 5. O homem que lisonjeia. Cons. 26:28; 28:23. 8. Alvoroçam a cidade e não colocam armadilhas. 10. Aos retos procuram tirar-lhes a vida. O uso de procuram não parece admitir a idéia de "procurar auxílio". Portanto, Oesterley e Fritsch declarara a segunda linha sem nexo. Delitzsch e Greenstone resolvem a questão satisfatoriamente fazendo o "eles" referir-se aos sanguinários – aos retos procuram tirar-lhes a vida. 11. Expande toda a sua ira. Ira e não pensamento (também Delitzsch, Oesterley, RSV). 15. Observe o paralelo em 19:26. Vem a envergonhar a sua mãe. 16. Quando os perversos se multiplicam. Multiplicam é a mesma palavra traduzida para "autoridade" no versículo 2, mas aqui se aplica aos perversos. Oesterley observa: "Veja observação sobre o versículo 2, onde ocorre a mesma leve corrupção do texto". Nós diríamos antes: "Veja o versículo 2, onde Oesterley torna a forçar levemente o texto!" Não parece lógico aceitar que a mesma corrupção fosse feita em dois versículos sem boas razões. 18. Não havendo profecia. Este famoso versículo tem sido muitas vezes citado erradamente porque a palavra profecia (visão) tem sido tomada com novo significado desde 1611 A.D. No hebraico significa "onde não há visão profética, o povo perece". A E.RA. Está certa, não havendo profecia. O provérbio não se refere à necessidade de alto idealismo, como normalmente ocorre. Não há nenhum apoio para o comentário de Fritsch aqui e em 13:13 que diz que os Profetas do V.T, já tinham sido canonizados e os Escritos ainda não. (A Inspiration and Canonicity of the Bible do autor, nas págs. 138-148, dá evidências da canonização dos Escritos.) Corrompe. Antes, ignora o controle. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
13 de Agosto Dia 225
Leituras: Lucas 13:10-21;
Colossenses 1:9-18; Salmo 37:21-40; Provérbios 10:18-22; Isaías 49-51.
Versículo Especial: “Ele
nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do
seu amor” (Colossenses 1:13).
Pensamento Bíblico: “Não Cessamos de
Orar por Vós” (Colossenses 1:9-12). As cartas de Paulo contêm
alguns excelentes exemplos de orações por outros cristãos. Pense cuidadosamente
nas palavras desta oração: “Por esta razão, também nós, desde o dia em
que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que transbordeis de
pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento
espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro
agrado, frutificando em toda boa obra, e crescendo no pleno conhecimento de
Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em
toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai que vos
fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.”
Ação: Seguindo o exemplo de
Paulo, ore por seus irmãos e irmãs no Senhor. (
Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
12 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 71 Provérbios 28 28:1. Os perversos. Embora aqui não haja um título, muitos escritores entendem que aqui começa uma nova sub-seção. Os provérbios dos capítulos 28 e 29 fazem-nos lembrar daqueles que se encontram na segunda seção (10:1 – 22:16), com seus freqüentes contrastes entre o bem e o mal. 2. Mudam-se . . . os príncipes. Seus reinados são rápidos e cheios de problemas. 4. Os que desamparam a lei. Toy está certo em destacar que m palavras implicam em uma lei codificada, como a lei de Moisés. Ele conclui, portanto, que o versículo é posterior. Podemos também argumentar que a Lei seja anterior! Se indignam. Opõem-se aos perversos. Oesterley observa que "desamparar a lei" concorda melhor com o período grego. Como se o povo de Deus em outros períodos fosse sempre fiel! 8. Juros. Veja observações sobre 6:1. 9. A sua oração será abominável. Por ser insincera (cons. 20:4). 13. O que as confessam. Oesterley argumenta que este é um uso posterior da palavra (embora apareça no salmo 23 de Davi sobre a penitência). Toy e Fritsch observam que aqui o perdão depende não do sacrifício mas da ética. Esta é uma boa argumentação do silêncio. O salmo 32 também omite a menção do sacrifício. Mas o outro salmo davídico sobre a penitência, o 51, incentiva o sacrifício nos versículos 16-19. Estes versículos foram desligados por W.R. Taylor (IB, ad loc.) por considerá-los um apêndice posterior. O fato é que Deus exige ambos, a contrição e o sacrifício. 14. No mal. Problemas, calamidades. 17. Carregado do sangue. Toy, Oesterley e Fritsch declaram o hebraico sem nexo. Mas Greenstone relaciona o versículo com homicídio. A raiz 'shq aparece no siríaco com o significado explícito de "acusar". Um homem acusado de derramar o sangue de uma pessoa fugirá para a cova (ou a sepultura). Eles não o apóiam. O verbo ‘ashaq foi provavelmente escolhido para contrastar com 'aqash do versículo 18. 21. Parcialidade. Cons. 18:5 quanto a referências semelhantes. 22. Olhos invejosos. Cons. 23:6. 23. Depois. Literalmente, depois de mim. Toy, Oesterley e Fritsch insistem na sua delegação. Uma simples mudança de vogal torná-lo-ia facilmente traduzível: "Um homem repreendendo outro" (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
12 de Agosto Dia 224
Leituras: Lucas 13:1-9; Colossenses 1:1-8; Salmo 37:1-20; Provérbios 10:11-17;
Isaías 46-48.
Versículo Especial: “O caminho para a vida é de quem guarda o ensino,
mas o que abandona a repreensão anda errado” (Provérbios 10:17).
Pensamento Bíblico: “Se Encurvam, Não Podem Salvar a Carga” (Isaías
46). Jeová, diretamente, desafia os ídolos que continuavam a fascinar seu povo.
Ele pede a esse povo que pense em dois contrastes:
Poder. Deus nos conduz e nos apóia, porque foi
ele que nos criou. Os ídolos são cargas pesadas e impotentes para
serem carregadas por seus fazedores.
Profecia. Só Deus
pode, sem falhar, predizer o futuro, porque a ele o futuro pertence.
Ação:
Certifique-se de que está servindo o Deus todo-poderoso do céu. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus
abençoe a Todos
11 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 69 22. Maldizente. Este versículo é igual ao 18:8. Veja comentados sobre 20:19. 23. Escórias de prata. Uma palavra nova usada em relação ao polimento da cerâmica na literatura ugarita explica este versículo. As duas palavras "escórias de prata", kesep sigim, deveriam ser uma só palavra significando "como polimento", com as consoantes kspsg (cons. H.L. Ginsberg, "The North Canaanite Myth of Anath and Aqhat", BASOR, Nº 98, Abril, 1945, pág. 21, e W.F. Albright, "A New Hebrew Word for Glaze in Proverbs 26:23", ibid, págs. 24, 25). 24. Aquele que aborrece. Repetido em 26:26 como palavra para explicar o pensamento. Provérbios 27 27:1. Não te glories do dia de amanhã. Um pensamento comum, mas solene. Oesterley indica um paralelo com a Sabedoria de Amen-emOpet diferindo mais ou menos da citação de ANET, pág. 423 (cap. XIX, 12.13). O paralelo pode ser permitido, entretanto, de um modo geral. 2. Seja outro o que te louve. Louve é a mestria palavra hebraica para "glories" no versículo 1. 12. Os simples. O versículo encontra o seu paralelo em 22:3. 13. Tome-se a roupa. Paralelo a 20:16. 14. O que bendiz ao seu vizinho. A maior parte dos escritores diz que esta bênção falsa e espalhafatosa é uma maldição. Possivelmente temos também aqui um uso oposto de "bênção", significando "maldição" (veja nos léxicos). Uma maldição enunciada de manhã atingirá o alvo de noite! 15. O gotejar contínuo. Muito parecido com 19:13. 16. Conter o vento. O pensamento é sobre algo impossível. Antes, aquele que a aprecia, aprecia o vento, isto é, ela não tem valor. Toy e Oesterley declarara que o final do versículo é impossível. A tradução de Delitzsch parece correta, pegar o óleo com a mão, isto é, coisa impossível. 17. O ferro com o ferro se afia. O significado deste provérbio é óbvio no setor da educação. Mas exemplifica o fato de que os símiles escolhidos nos Provérbios podem ser obscuros. 19. Como na água. Provavelmente isto se refere ao reflexo na água. 20. O inferno e o abismo. No hebraico Sheol e Abaddon. Sobre Sheol veja 1:12; 2:18. Com freqüência o Sheol se refere simplesmente à sepultura, que aqui se diz ser insaciável. 21. O crisol. Cadinho. 22. Ainda que pises o insensato, como se pisa o grão no almofariz para moê-lo. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
11 de Agosto Dia 223
Leituras: Lucas 12:49-59; Filipenses 4:10-23; Salmo 36; Provérbios 10:6-10;
Isaías 44-45.
Versículo Especial: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver
contente em toda e qualquer situação” (Filipenses 4:11).
Pensamento Bíblico: Aprendendo a Estar Contente (Filipenses 4:11).
Vivemos em uma sociedade descontente. As pessoas querem mais dinheiro, mais
coisas, mais emoção. Poucos param para contar suas bênçãos, porque estão muito
ocupados contando e cobiçando as bênçãos dos outros. Essa fome por mais e mais
não se satisfaz nunca. Em vez de tentar atingir essas metas mundanas,
precisamos imitar Paulo. Podemos resolver ficar contentes.
Ação: Conte suas
bênçãos e decida pelo contentamento. (
Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 178 Logo na lista vêm assassinatos e adultérios, e seu significado é claro. Logo vêm as avarezas (VM, cob...
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Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 20 4) Paulo em suas cartas aos romanos e gálatas ensinou que não existem judeus nem gregos . ....
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19 de Setembro Dia 262 Leituras : Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4. Versículo Espe...
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E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servirei...