13 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 7  Filho de Davi, filho de Abraão relaciona Jesus com as promessas messiânicas (Gênesis. 12:3; 13:15; 22:18; II Samuel. 7:12, 13; 22:51). 2. A lista começa com Abraão, o pai da raça à qual Mateus escrevia particularmente, e o primeiro a receber a promessa messiânica. Judá e seus irmãos. Ainda que a linhagem passe por Judá (Gn. 49:10), todos os patriarcas eram herdeiros da promessa messiânica. 3-6. Tamar (veja Gênesis. 38). Não se costumava incluir mulheres nas genealogias dos judeus. Mesmo assim, quatro mulheres foram incluídas (ainda que a ascendência fosse através do homem em todos os casos). Duas foram gentias (Raabe e Rute); três tinham nódoas morais (Tamar, Raabe, Bate-Seba). Essa não seria outra evidência da graça de Deus no seu plano de salvar pecadores? A repetição do título o rei Davi destaca o caráter real desta genealogia. 7-11. Estes versículos mencionam reis, os quais todos também foram relacionados em I Crônicas. 3:10-16. Depois de Jorão, Mateus omite os nomes de Acazias, Joás e Amazias, e depois de Josias ele omite Joaquim. As omissões sem dúvida são devidas à sua intenção arbitrária de encurtar a lista para dar três grupos de quatorze, talvez para facilitar a memorização. Gerou indica descendência direta, mas não necessariamente uma descendência imediata. Jeconias, filho de Joaquim e neto de Josias, era considerado pelos judeus no exílio como seu último rei legítimo; e as profecias de Ezequiel são datadas com o nome dele, ainda que Zedequias, seu tio, fosse o seu sucessor. 12-16. Salatiel (ou Sealtiel) foi chamado de filho de Jeconias (veja I Crônicas. 3:17). Isso não contradiz Jeremias. 22:28-30, pois a ausência de filhos refere-se a filhos reinantes. (A citação de Salatiel como filho de Neri em Lucas. 3:27 seria melhor entender-se como sendo outra pessoa, e não o resultado de um levirato.) Deste ponto, os nomes, que não aparecem no VT, devem ter sido derivados dos registros da família de José. É preciso que haja descendentes da realeza para preservação de sua linhagem. De José não se diz que ele "gerou" Jesus, uma mudança digna de nota em relação às expressões anteriores, e uma óbvia indicação do nascimento virginal, que Mateus explica mais adiante. A forma feminina do pronome qual também omite José de implicação no nascimento de Jesus. Essa genealogia faz dele o pai legal de Cristo porque era o marido de Maria, mas nada mais. O notável texto da Versão Siríaca do Sinai, "José de quem estava noiva Maria, a virgem, gerou Jesus", não pode estar cometa, e se pretende negar o nascimento virginal, contradiz-se nos versículos seguintes.( Estudando a Bíblia livro por livro  que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de Julho Dia 194  

Leituras: Lucas 6:43-49; Gálatas 5:1-6; Salmo 13; Provérbios 3:27-30; Jó 31.  

Versículo Especial“Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (Salmo 13:6).  

Pensamento BíblicoPermaneça em Liberdade (Gálatas 5:1). Paulo adverte os Gálatas sobre o perigo de perderem sua liberdade em Cristo, ao voltarem à servidão sob a lei de Moisés. Seu desafio se aplica a nós, também. Os cristãos de hoje não devem deixar a liberdade para voltar à escravidão do pecado. Deus pretende que nós resistamos firmes, pondo toda a nossa confiança em Cristo.  

Ação: Pense na bênção da liberdade em Cristo. Fique em guarda, hoje, contra os esforços de Satanás para levá-lo de volta à servidão do pecado. ( Estra Ido dos  Estudos da Bíblia. Net que Deus abençoe a todos)

 

12 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 6 D. Em Jerusalém. 21:1 – 25:46. 1. Entrada triunfal. 21:1-11. 2. Purificação do Templo. 21:12-17. 3. Maldição da figueira estéril. 21:18-22. 4. Objeções à autoridade de Jesus e sua resposta alegórica. 21:23 – 22:14. 5. Jesus é interrogado por diversos grupos. 22:15-46. 6. Jesus denuncia publicamente os fariseus. 23:1-39. 7. Discurso no Monte das Oliveiras. 24:1 – 25:46. IV. A Paixão de Jesus Cristo. 26:1 – 27:66. A. Conspiração contra Jesus. 26:1-16 B. A refeição final. 26:17-30. C. Profecia da negação de Pedro. 26:31-35. D. Acontecimentos no Getsêmani. 26:36-56. E. Acontecimentos nos tribunais judeus. 26:57 – 27:2. F. Remorso de Judas. 27:3-10. G. Acontecimentos nos tribunais romanos. 27:11-31. H. A crucificação. 27:32-56. I. Sepultamento. 27:57-66. V. A Ressurreição de Jesus Cristo. 28:1-20. A. Descobrimento da sepultura vazia. 28:1-8. B. Aparecimento de Jesus. 28:9, 10. C. O que disseram os soldados. 28:11-15. D. A Grande Comissão. 28:16-20. COMENTÁRIO I. O Nascimento e Infância de Jesus Cristo. 1:1 - 2:23. Mateus 1 A. Genealogia de Cristo. 1:1-17. Esta linhagem de Abraão a Jesus, através dos reis da casa de Davi, tem a intenção explícita de apresentar os direitos de Jesus ao trono de Davi. Ainda que o trono estivesse vago por quase seis séculos, ninguém poderia esperar a devida consideração dos judeus para com o Messias se Ele não pudesse provar sua ascendência real. (Lucas. 3:23-38 apresenta outra genealogia, aparentemente a de Maria, para mostrar a verdadeira ascendência consanguínea de Jesus, que também era da família de Davi.) 1. O livro da genealogia. Uma expressão hebraica variada mente compreendida como sendo o título de todo o Evangelho de Mateus, dos dois primeiros capítulos, ou dos dezessete primeiros versículos. Uma expressão semelhante em Gênesis. 5:1 é bastante ampla para incluir tanto a genealogia como a narrativa entretecida (Gênesis. 5:1-6:8). Jesus é nome histórico; Cristo (o equivalente ao Messias hebraico, "o ungido") é o título do seu ofício. Os dois nomes não foram geralmente usados juntos como nome próprio até depois da Ascensão. ( Estudando a Bíblia Livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


12 de Julho Dia 193  

Leituras: Lucas 6:37-42; Gálatas 4:21-31; Salmo 12; Provérbios 3:19-26; Jó 29-30.  

Versículo Especial“Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave” (Provérbios 3:24).  

Pensamento BíblicoA Chave Para uma Noite Bem Dormida (Provérbios 3:21-26). Muitas noites têm sido perdidas por preocupações, culpa e medo. Aqueles que tentam viver sem o Senhor são aptos a serem atormentados nesta vida, passando de um ansioso momento a um próximo com uma certa quantidade de temor do que está por vir. Mas aqueles que confiam em Deus põem sua confiança nele e encontram conforto em sua sabedoria.  

Ação: Lembre-se de que Deus é a fonte do conforto e da confiança. Ele ajuda seus filhos a vencer suas provações. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

11 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 4  ESBOÇO I. O nascimento e infância de Jesus Cristo. 1:1 – 2:23. A. Genealogia de Cristo. 1:1-17. B. Nascimento de Cristo. 1: 18-25. C. Visita dos Magos. 2: 1-12. D. Fuga para o Egito e o massacre das crianças. 2:13-18. E. Residência em Nazaré. 2:19-23. II. Começo do ministério de Jesus Cristo. 3:1 – 4:11. A. O precursor de Cristo. 3:1-12. B. Batismo de Cristo. 3:12-17. C. Tentação de Cristo. 4: 1.11. III. O ministério de Jesus Cristo. 4:12 – 25:46. A. Na Galileia. 4 : 12-18 : 35. 1. Residência estabelecida em Cafarnaum. 4:12-17. 2. Chamada de quatro discípulos. 4:18-22. 3. Visão geral do ministério galileu. 4:23-25. 4. Sermão da Montanha. 5:1 - 7:29, 5. Dez milagres e acontecimentos relacionados. 8:1 – 9:38. 6. Missão dos Doze. 10:1-42. 7. Resposta de Cristo a João e discurso relacionado. 11:1-30. 8. Oposição dos fariseus. 12:1-50 9. Uma série de parábolas sobre o Reino. 13:1-58. 10. Retirada de Jesus após a decapitação de João. 14:1-36. 11. Conflito com os fariseus por causa de tradição. 15:1-20. 12. Retirada para a Fenícia e a cura da filha da mulher Cananéia. 15:21-28. 13. Volta ao Mar da Galileia e realização de milagres. 15:29-38. 14. Novo conflito com os fariseus e saduceus. 15:39 – 16:4. 15. Retirada para a região de Cesaréia de Filipos. 16:5 – 17:23. 16. Instrução dos Doze em Cafarnaum. 17:24 – 18:35. B. Na Peréia. 19:1 – 20:16. 1. Ensinamentos sobre o divórcio. 19:1-12. 2. A bênção das criancinhas. 19:13-15. 3. Entrevista com o moço rico. 19:16-30. 4. Parábola dos trabalhadores na vinha. 20:1-16. C. Na Judéia. 20:17-34. 1. Outra profecia sobre a morte e ressurreição de Cristo. 20:17-19. 2. Pedido ambicioso dos filhos de Zebedeu. 20:20-28. 3. Cura de dois cegos. 20:29-34. ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


11 de Julho Dia 192  

Leituras: Lucas 6:27-36; Gálatas 4:12-20; Salmo 11; Provérbios 3:13-18; Jó 25-28.  

Versículo Especial“Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos! Que leve sussurro temos ouvido dele! Mas o trovão do seu poder, quem o entenderá?” (Jó 26:14).  

Pensamento Bíblico“Que Leve Sussurro Temos Ouvido Dele” (Jó 26:14). Jó ficou pasmado, enquanto ele pensava no poder de Deus. Enquanto ele admirava toda a majestade de sua criação, ele concluía que estava vendo apenas uma pequena amostra das maravilhas que Deus pode fazer. Temos a mesma amostra do poder de Deus, sem sermos capazes de ver tudo o que Ele pode fazer. “Mas o trovão do seu poder, quem o entenderá?”  

Ação: Contemple a grandeza e o poder de Deus. Dê a ele louvor reverente. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

10 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 3  A data do Evangelho de Mateus deve ser anterior a 70 A.D., pois não encontramos nele nenhuma indicação de que Jerusalém estivesse em ruínas (sendo claramente proféticas todas as predições de sua destruição). Passagens tais como 27:8 ("até ao dia de hoje") e 28:15 (idem) exigem um intervalo de certa duração, mas quinze ou vinte anos após a Ressurreição seriam suficientes. Ênfase Especial. O estudo do seu conteúdo corrobora o testemunho de Irineu e Orígenes que declaram que Mateus foi escrito para os convertidos do judaísmo. Ele usa o Velho Testamento com mais frequência do que os outros (Harmony of the Gospels de Robertson faz uma lista de 93 citações em Mateus, 49 em Marcos, 80 em Lucas e 33 em João). Muita atenção foi dispensada para demonstrar que Jesus preencheu a profecia messiânica e foi, portanto, o Messias de Israel, que estabeleceria o reino prometido. Este Evangelho se distingue pelos discursos que Mateus registrou em toda a sua extensão, enfatizando os princípios, o alcance e os movimentos do reino messiânico (Mateus. 5-7; 13; 24-25). Assim, os cristãos judeus (que eram aos milhares na igreja primitiva; Atos 2:41, 47; 4:4; 5:14, 28; 6:1,7) receberam uma explicação autorizada de que a fé em Jesus não envolvia o repúdio do Velho Testamento, mas era o próprio alvo para o qual a revelação do Velho Testamento apontava. É claro que as mesmas perguntas eram feitas pelos judeus convertidos na proporção de sua compreensão do Velho Testamento. E portanto o Evangelho de Mateus ocupa um lugar de destaque dentro do pensamento cristão que chega a justificar a sua posição de primeiro Evangelho em nosso Novo Testamento. ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


10 de Julho Dia 191  

Leituras: Lucas 6:20-26; Gálatas 4:1-11; Salmo 10; Provérbios 3:7-12; Jó 22-24.  

Versículo Especial“De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus” (Gálatas 4:7).  

Pensamento Bíblico: Filhos Adotivos de Deus (Gálatas 4:1-7). Que privilégio! Deus nos libertou da escravidão para permitir-nos ser adotados como seus próprios filhos. Como filhos de Deus, os cristãos se dirigem a ele como a um Pai querido. Por causa de sua bondade e graça, podemos ser considerados como herdeiros de Deus. Nosso Pai é aquele que tem poder sobre o universo inteiro!  

Ação: Se você é um cristão, você é privilegiado por ser chamado filho de Deus. Use bem esse nome!.( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

9 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 2  INTRODUÇÃO O autor. Abundante testemunho histórico atribui este Evangelho a Mateus, o publicano, também chamado Levi por Marcos e Lucas. Dúvidas recentes quanto à autoria de Matem são o produto de hipóteses levantadas para explicação do Problema Sinótico. Mas essas hipóteses não podem alterar o testemunho da igreja primitiva, cujos escritores citaram este Evangelho com mais frequência do que qualquer outro. Considerando que Mateus não era particularmente destacado entre os Doze, e não havendo uma tendência especial para se exigir autoria apostólica dos Sinóticos (isto é, Marcos e Lucas), não existe nenhuma razão a priori para se lhe conferir a autoria do Evangelho se ele realmente não tivesse escrito. Na qualidade de ex-cobrador de impostos, Mateus estava bem qualificado para produzir tal evangelho. Seu conhecimento comercial de taquigrafia capacitou-o a registrar totalmente os discursos de Jesus. Sua familiaridade com os números reflete-se na sua frequente menção de dinheiro, seu interesse em grandes quantias (Mateus. 18:24; 25:15), e a sua preocupação com estatísticas em geral (1:17 por exemplo). Redação e Data. A grande frequência de citações e alusões feitas a Mateus encontradas na Didaquê e nas Epístolas de Barnabé, Inácio, Justino Mártir e em outros escritos prova sua antiguidade e seu uso muito difundido. As conexões literárias deste Evangelho devem ser consideradas no que se relacionam aos outros Sinóticos, e também à luz da declaração de Papias que "Mateus escreveu as palavras no dialeto hebreu, e cada um interpretou como pôde" (Eusébio, História Eclesiástica 3.39). Muitos explicaram a declaração de Papias, dizendo que se referia a uma forma original do aramaico do qual se traduziu o nosso Evangelho Grego. Mas o nosso texto grego não tem as marcas de uma tradução, e a ausência de qualquer traço de um original aramaico lança pesadas dúvidas sobre tal hipótese. Goodspeed argumenta detalhadamente que seria contrário à prática grega dar a uma tradução grega o nome do autor do original aramaico, pois os gregos apenas se preocupavam com aquele que passava a obra para o grego. Como exemplos ele cita o Evangelho de Marcos (ele não foi chamado de Evangelho de Pedro) e o Velho Testamento Grego, que fui denominado Septuaginta (Os Setenta) segundo seus tradutores, não segundo seus autores hebreus (E. J. Goodspeed, Matthew. Apostle and Evangelist, pág. 105, 106). Assim, entende-se, segundo Papias, que Mateus registrou (taquigraficamente?) os discursos de Jesus em aramaico, e mais tarde recorreu às anotações quando redigiu seu Evangelho Grego. Ainda que seja certamente possível que Marcos fosse escrito primeiro, e que estivesse à disposição de Mateus, não houve nenhum uso servil desse Evangelho mais curto por parte de Mateus, e muitos têm argumentado pela completa independência desses dois livros. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de Julho Dia 190  

Leituras: Lucas 6:12-19; Gálatas 3:19-29; Salmo 9; Provérbios 3:1-6; Jó 20-21.  

Versículo Especial“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revististes” (Gálatas 3:27).  

Pensamento Bíblico“Filhos de Deus Mediante a Fé em Jesus Cristo” (Gálatas 3:19-29). Este trecho apresenta alguns princípios vitais com respeito ao nosso relacionamento com o Senhor. Note estes pontos: 

   Não somos justificados pela lei de Moisés (ou qualquer outro sistema de lei).

   Só podemos ser justificados pela fé em Jesus Cristo.

   A lei de Moisés (um tutor para guiar as pessoas a Cristo) já não governa.

   A fé que salva inclui o batismo em Cristo.

   Aqueles que pertencem a Cristo são considerados descendentes de Abraão e, através dele, legítimos herdeiros das promessas que lhe foram feitas.  

Ação: Examine sua vida. Você está vivendo pela fé em Jesus? (Esta Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


 

8 de julho de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Malaquias (Comentário Bíblico Moody) 26  O mosteiro de Qunram, perto das cavernas onde se encontraram os Códices do Mar Morto, segundo muitos mestres, deve ter sido um centro essênio no deserto da Judéia. Os códices indicam que os membros da comunidade tinham deixado as corruptas influências das cidades judias para prepararem, no deserto; "o caminho do Senhor". Criam na vinda do Messias e achavam-se o verdadeiro Israel para o qual Ele viria. Escribas. Os escribas não eram, estritamente falando, uma seita mas antes membros de uma profissão. Eram, em primeiro lugar, copistas da Lei. Eram considerados autoridades nas Escrituras, uma vez que exerciam a função de mestres. Suas ideias eram geralmente iguais às dos fariseus, com os quais eram freqüentemente associados no Novo Testamento. Herodianos. Os herodianos criam que os interesses do Judaísmo melhor se defenderiam com a cooperação com os romanos. Seu nome foi emprestado de Herodes, o Grande, que tentou romanizar a Palestina do seu tempo. A política dos herodianos era mais secular que religiosa e era mais um partido do que uma seita. A opressão política romana, simbolizada por Herodes, e as reações religiosas expressas nas reações sectárias dentro do Judaísmo pré-cristão, forneceu a estrutura histórica para a vinda de Jesus. As frustrações e os conflitos -prepararam Israel para o advento do Messias de Deus, que apareceu "na plenitude dos tempos" (Gálatas. 4:4).( Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


8 de Julho Dia 189 

Leituras: Lucas 6:1-11; Gálatas 3:10-18; Salmo 8; Provérbios 2:16-22; Jó 18-19.  

Versículo Especial“Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade” (Salmo 8:1).  

Pensamento BíblicoDeus é Grande (Salmo 8). Uma noite estrelada de verão é uma boa oportunidade para se pensar na grandeza de Deus. Maravilhando-se com a grandeza do universo, lembre-se de que o salmista descreve os céus como a obra dos dedos de Deus. Um Deus de poder infinito ainda lembra de cada um de nós. Tais bênçãos não deverão ser recebidas levianamente.

Ação: Contemple a grandeza de Deus como é mostrada no maravilhoso universo que nos rodeia. Agradeça a ele por cuidar de você.( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

7 de julho de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Malaquias (Comentário Bíblico Moody) 25 III. Seitas Religiosas Quando, depois da conquista de Alexandre, o helenismo desafiou o pensamento do Oriente Próximo, alguns judeus apegaram-se mais tenazmente do que nunca à fé de seus pais, enquanto outros quiseram adaptar seu pensamento às ideias mais modernas que emanavam da Grécia. Finalmente o choque entre o Helenismo e o Judaísmo deu lugar a um certo número de seitas judias. Fariseus. Os fariseus eram os descendentes espirituais dos judeus piedosos que lutaram contra os helenizadores no tempo dos antigos Macabeus. O nome fariseu, "separatista", foi provavelmente dado a eles por seus inimigos para indicar que eram não-conformistas. Talvez, entretanto, fosse usado como zombada por causa de sua severidade que os separava de seus conterrâneos judeus como também dos pagãos. A lealdade à verdade às vezes produz orgulho e até mesmo hipocrisia, e é esta perversão do antigo ideal fariseu que foi denunciado por Jesus. Paulo dizia-se membro deste grupo ortodoxo dentro do judaísmo do seu tempo (Fp. 3:5). Saduceus. O partido saduceu, provavelmente cognominado assim segundo Zadoque, o sumo sacerdote indicado por Salomão (I Reis 2:35), negava a autoridade da tradição e olhava com suspeitas para qualquer revelação posterior à lei mosaico. Negava a doutrina da ressurreição, e não cria na existência de anjos ou espíritos (Atos 23:8). Os saduceus eram geralmente pessoas ricas e de posição, e cooperavam prontamente com o Helenismo daquele tempo. No período do Novo Testamento eles controlavam o sacerdócio e o ritual do templo. A sinagoga, por outro lado, era a fortaleza dos fariseus. Essênios. O Essenismo era uma reação ascética do externalismo dos fariseus e do mundanismo dos saduceus. Os essênios afastavam-se da sociedade e viviam no ascetismo e celibato. Davam atenção à leitura e estudo das Escrituras, orações e cerimônias de purificação. Tinham tudo em comum e eram conhecidos por seu trabalho e piedade. A guerra e a escravidão eram contra seus princípios.( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


7 de Julho Dia 188  

Leituras: Lucas 5:27-39; Gálatas 3:1-9; Salmo 7; Provérbios 2:10-15; Jó 15-17.  

Versículo Especial“Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento” (Lucas 5:32). 

Pensamento Bíblico: Chamando Pecadores ao Arrependimento (Lucas 5:27-32). A obra de Jesus diz-nos muito sobre nosso trabalho de espalhar o evangelho hoje. Não estamos procurando aqueles que já são puros (ou que desejam agir “santamente”), mas aqueles que admitirem sua necessidade de se submeterem ao Senhor. Temos que confiar no evangelho para funcionar como o poder de Deus para salvar. Nossa tarefa é mostrar aos honestos e humildes como voltarão ao Senhor. Temos que chamar os pecadores ao arrependimento.  

Ação: Compartilhe o evangelho com um pecador. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

6 de julho de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Malaquias (Comentário Bíblico Moody) 24 Baruque e a Epístola de Jeremias. Pretensamente escrita na Babilônia no quinto ano depois da destruição de Jerusalém, Baruque contém uma mensagem dos judeus do Exílio aos seus compatriotas na Judéia, inclusive uma oração para eles usarem na confissão de pecados e pedido de misericórdia a Deus. A Epístola de Jeremias adverte os exilados contra a idolatria. A Canção dos Três Filhos Santos. A canção foi colocada na boca dos jovens hebreus, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, e inserida em Daniel. 3:23, na Septuaginta. A História de Susana. Um suplemento apócrifo a Daniel, a História de Susana descreve a hipocrisia de dois anciãos. Tentaram seduzir Susana, foram por ela repudiados e, então, acusaram-na falsamente. Ela foi salva pelo jovem Daniel, que apontou as discrepâncias dos testemunhos deles. Bel e o Dragão. A história de Bel conta como Daniel denunciou a fraude dos sacerdotes de Bel, que secretamente comiam o alimento deixado para o seu ídolo, destarte enganando o povo. A história conta como Daniel matou o dragão que era adorado como um deus na Babilônia. Daniel foi lançado em uma cova de leões mas foi milagrosamente protegido. Habacuque, trazido por um anjo à cova, serviu a Daniel. I Macabeus. As lutas com o helenismo e o período da revolta dos Macabeus estão descritas em I Macabeus, um livro que apresenta a história da Judéia desde a ascensão de Antíoco Epifânio (175A.C.) até a morte de Simeão (135 A.C.). Pensa-se que foi escrito em cerca de 105 A.C. lI Macabeus. O segundo livro dos Macabeus contém a história do período entre 175 e 160 A.C., paralelo, mas independente, a I Macabeus. É o resumo de uma história mais detalhada por um certo Jason de Cirene (2:23). ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


6 de Julho Dia 187  

Leituras: Lucas 5:12-26; Gálatas 2:11-21; Salmo 6; Provérbios 2:1-9; Jó 13-14.  

Versículo Especial“Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava” (Lucas 5:16).  

Pensamento Bíblico: Jesus Orava Quando Ele Estava Ocupado (Lucas 5:16). Esta é uma das diversas passagens do Novo Testamento que revelam alguma coisa da prática da oração, na vida terrestre de Jesus. Às vezes, quando ele estava pressionado pelos pedidos de muitas pessoas, ele ainda arranjava jeito de sair sozinho para orar. A comunhão com seu Pai era importante para ele. Damos valor às nossas oportunidades de orar, tanto quanto Jesus dava valor às suas?  

Ação: Aprenda com o exemplo de Jesus; tire algum tempo, sozinho, para orar.( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

5 de julho de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Malaquias (Comentário Bíblico Moody) 23 II. Literatura Durante o período entre os dois Testamentos, foi escrita grande parte da literatura apócrifa. Os livros apócrifos são os seguintes: I (ou III) Esdras. Torna a contar a história bíblica de Isaías a Esdras. Inclui a narrativa de um debate na corte da Dario I (Histaspis) referente ao maior poder do mundo. Zorobabel é convocado por causa da sabedoria que manifesta na discussão. II (ou IV) Esdras. Inteiramente diferente de I Esdras, contém uma série de visões apocalípticas atribuídas ao período de Domiciano (81-96 d.C.) pelos críticos. Tobias. A história de Tobias descreve a vida de um piedoso judeu que permaneceu fiel a sua fé enquanto viviam Nínive pagã. O arcanjo Rafael orientou Tobias, o filho de Tobias, que foi capaz de exorcizar demônios da jovem que depois desposou, e também curar a cegueira de seu pai. Judite. Era uma judia que, tal como a Jael da antiguidade, matou o inimigo de sua pátria. Judite usou sua beleza para seduzir Holofernes, o general caldeu, que tinha cercado a cidade judia de Betulia. A história provavelmente data do período macabeu. O Restante de Ester. Um suplemento ao canônico de Ester, adições apócrifas, professamente documentos originais, inclusive as orações de Ester e Mordecai. Sabedoria de Salomão. Segundo a primeira parte de Provérbios a Sabedoria de Salomão contém eloquentes louvores à sabedoria. Destaca a imortalidade dos justos e o castigo dos ímpios. A origem e a loucura da idolatria também são apresentadas, junto com um resumo do cuidado de Deus por Israel através da história. Eclesiástico (A Sabedoria de Jesus, Filho de Siraque). Um fino exemplo da literatura da Sabedoria Judia. O Eclesiástico exalta as virtudes da sabedoria e do temor a Deus. O elogio de famosos homens (44-50) é particularmente bom. Foi escrito em cerca de 180 A.C. ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


5 de Julho Dia 186

Leituras: Lucas 5:1-11; Gálatas 2:1-10; Salmo 5; Provérbios 1:28-33; Jó 11-12.  

Versículo Especial“De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando” (Salmo 5:3).  

Pensamento Bíblico: O Custo da Ignorância (Provérbios 1:28-33). Devemos procurar a sabedoria e o conhecimento que Deus oferece, mesmo assim alguns escolherão ignorá-los. Eles podem não ver razão para seguir o caminho do Senhor. Deus diz aqui que ele permitirá que a sua negligência da verdade produza seu fruto. Aqueles que rejeitam a verdade sofrerão as consequências de sua loucura cega. A ignorância custa caro!  

Ação: Ouça a Deus, de modo que você possa habitar seguro (Provérbios 1:33)( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

4 de julho de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Malaquias (Comentário Bíblico Moody) 22  Aristóbolo I, filho de Hircano, foi o primeiro dos governadores Macabeus a usar o título "Rei dos Judeus". Após um curto reinado ele foi substituído pelo tirânico Alexandre Janeus, que, por sua vez, deixou o reino a sua mãe, Alexandra. O reinado de Alexandra foi relativamente sossegado. Os fariseus assumiram o controle, mas perseguiram os saduceus como tinham antes sido perseguidos nos dias de Janeus. Hircano II, o filho mais velho de Alexandra, servia de sumo sacerdote. Com a morte de Alexandra, Aristóbolo (II), seu filho mais moço, desapossou seu irmão. Logo após, o governador da Iduméia, Antipater, esposou a causa de Hircano e houve ameaça de guerra civil. Consequentemente, Pompeu marchou sobre a Judéia com suas legiões romanas para acertar as coisas e estabelecer os alvos de Roma. Aristóbolo tentou defender Jerusalém contra Pompeu, mas os romanos tomaram a cidade e penetraram no Santo dos Santos no Templo. Pompeu, entretanto, não tocou nos tesouros do Templo. Roma Marco Antônio apoiou a causa de Hircano. Depois do assassinato de Júlio César, e de Antipater (pai de Herodes), que durante vinte anos foi governador virtual da Judéia, Antígono, o segundo filho de Aristóbolo, solicitou o trono. Durante algum tempo ele realmente governou em Jerusalém, mas Herodes, o filho de Antipater, voltou de Roma e se tornou rei dos judeus com o apoio romano. Seu casamento com Mariane, neta de Hircano, forneceu um elo com os governadores Macabeus. Herodes era ambicioso e cruel. Ele ampliou e ornamentou Jerusalém e iniciou a tarefa da reconstrução do Templo em grande escala. Ele reconstruiu Samaria e a chamou de Sebaste. Em Cesaréia, na costa do Mediterrâneo, no local da antiga Torre de Strato, ele construiu um importante porto e centro governamental. Herodes foi um dos governadores mais cruéis de todos os tempos. Ele assassinou o venerável Hircano (31 A.C.) e condenou à morte sua própria esposa Mariane e seus dois filhos. De seu leito de morte Herodes ordenou a execução de Antipater, um filho seu com outra esposa. Nas Escrituras Herodes é conhecido como o rei que ordenou a morte dos inocentes de Belém porque temia um rival que tinha nascido para ser Rei dos Judeus.( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


4 de Julho Dia 185  

Leituras: Lucas 4:38-44; Gálatas 1:11-24; Salmo 4; Provérbios 1:20-27; Jó 9-10.  

Versículo Especial“Quem faz grandes cousas, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais, que se não podem contar” (Jó 9:10).  

Pensamento BíblicoConfiando em Deus, ao Enfrentar Provações (Salmo 4). Davi teve sua porção de privações, incluindo-se maus tratos imerecidos de outros. Este Salmo revela alguns dos seus princípios para enfrentar tais aflições. Davi entendia a necessidade de: ì Orar, í Conter a raiva, î Manter uma atitude calma, ï Confiar no Senhor, a única fonte infalível de segurança e conforto.  

As mesmas práticas nos ajudarão a tirar vantagem de nossas piores dificuldades. 

Ação: “Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor” (Salmo 4:5).( Esta Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Marcos (William Barclay) 3 PREFÁCIO Tenho muitas dívidas que devo reconhecer. É assim que o Evangelho de Marcos foi muito afortunado...