21 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 59 (2) Mateus deve ter sido um homem com uma profunda tristeza: Deve ter ouvido a respeito de Jesus. Deve ter escutado sua mensagem, da pressão das multidões que o rodeavam para ouvi-lo. Algo deve haver-se comovido em seu coração, e é possível que se aborreceu a si mesmo e a sua odiada profissão. Mateus jamais tivesse podido aproximar-se dos judeus ortodoxos de sua época. Para eles era um homem impuro e não tivessem querido ter nada que ver com ele. Hugh Redwood conta de uma mulher dos bairros pobres de Londres que assistiu a uma reunião feminina na igreja. Tinha estado vivendo com um chinês e juntos tinham tido um filho mestiço. Quando foi à igreja levava consigo o menino. Gostou da reunião e voltou a assistir, em outras oportunidades, várias vezes. Um dia se aproximou o vigário e lhe disse: "Tenho que lhe pedir que não volte a assistir a estas reuniões." Ela o olhou interrogativamente. "As outras mulheres", disse o sacerdote, "dizem que elas deixarão de assistir se você continuar vindo." Ela o olhou com dor e angústia. "Senhor", disse-lhe, "eu sei que sou uma mulher pecadora, mas não há lugar onde possa ir uma pecadora como eu?" Por sorte o Exército de Salvação resgatou aquela mulher e a levou aos pés de Cristo. Mas era precisamente contra esse tipo de preconceitos que Mateus tropeçou até que saiu a seu encontro. Aquele que veio ao mundo para procurar e salvar o que se havia perdido. (3) Mas tudo isto nos diz algo a respeito de Jesus. Chamou Mateus enquanto caminhava à margem do lago. Um grande estudioso da Bíblia assinalou que Jesus "até enquanto caminhava junto ao lago estava procurando oportunidades para exercer sua missão". Jesus nunca baixava a guarda. Se podia encontrar um homem para devolvê-lo a Deus enquanto ia caminhando, encontrava-o e cumpria com seu dever. Que colheita poderíamos recolher nós se estivéssemos todo o tempo procurando oportunidades para fazer a obra que Deus nos encomendou! (4) Entre todos os discípulos, Mateus é o que teve que abandonar mais coisas. Ele, entre todos, foi o que literalmente deixou tudo para seguir ao Mestre. Pedro e João, Tiago e André poderiam voltar para a pesca. Sempre haveria peixes no mar e sempre estaria aberto para eles sua antiga profissão. Mas Mateus queimou seus barcos por completo. Com uma ação, em um instante, mediante uma rápida decisão tinha perdido definitivamente seu meio de vida, porque tendo abandonado uma vez sua tarefa de cobrar impostos, jamais poderia voltar a consegui-la. É preciso um grande homem para tomar uma grande decisão, mas em toda vida chega o momento de decidir. Certo homem famoso tinha o costume de realizar longas caminhadas. Uma vez chegou a um arroio que era muito longo para ser cruzado comodamente. A primeira coisa que fez foi arrojar seu casaco à margem oposta. Em outras palavras, começou tomando a decisão de que não voltaria atrás. Tinha decidido cruzar e se assegurou de que não quebraria sua decisão. Mateus foi o homem que jogou tudo por Cristo; e não se equivocou. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


21 de dezembro Dia 355  

Leituras: João 19:17-24; Apocalipse 12; Salmo 140; Eclesiastes 8:14-17; Esdras 10.  

Versículo Especial: “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida” (Apocalipse 12:11).  

Pensamento Bíblico: Vitória em Jesus (Apocalipse 12). Satanás simplesmente não pode vencer! Este capítulo mostra seus esforços desesperados para derrotar:  

    O Filho Varão (vs. 1-5). Jesus venceu!

    Miguel e os Anjos (vs. 7-12). Miguel expulsou Satanás.

    A Mulher (vs. 13-16). Satanás, contra a igreja, não podia vencer (veja Mateus 16:18).

    A Descendência da Mulher (v. 17). A última esperança de Satanás é vencer os indivíduos cristãos, mas ele não pode destruir os fiéis!  

Ação: Guarde os mandamentos de Deus e o seu testemunho.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

20 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 58  O CHAMADO DO HOMEM ODIADO POR TODOS Marcos 2:13-14 De maneira firme e inexorável as portas da sinagoga se foram fechando para Jesus. Entre Ele e os guardiães da ortodoxia judaica se declarou a guerra. Agora o vemos ensinando, não na sinagoga e sim à beira do lago. A campina será sua igreja, o céu azul seu teto, e a ou a barco de pescadores seu púlpito. Temos aqui o começo dessa aborrecível situação em que o Filho de Deus chegou a ser expulso do lugar que se considerava a Casa de Deus. Jesus estava falando na margem do lago, e ensinava. Esse era um dos métodos de ensino mais comum entre os rabinos. Enquanto caminhavam de um lugar a outro, enquanto se passeavam ao ar livre, os rabinos judeus e seus discípulos ensinavam e seus discípulos, reunidos em torno deles, caminhando com eles, escutavam e lhes faziam perguntas. Jesus atuava da mesma emanasse que qualquer outro rabino. Galileia era um dos cruzamentos de caminhos mais importantes do mundo antigo. Dizia-se que "Judéia não está no caminho a nenhuma parte; galileia está no caminho a todas as partes". Palestina era a ponte entre a Europa e África. Todo o tráfico terrestre entre estes dois moderados bebia passar por ali. O grande caminho do mar levava desde Damasco, atravessando Galileia, passando pelo Cafarnaum, pelo monte Carmelo e a planície da Sharon, e pela Gaza até o Egito. Esta é uma das grandes rotas do mundo. Outro caminho importante era o que saía de Acre, na costa, atravessava o Jordão e se internava na Arábia, até alcançar as fronteiras orientais do império. Um caminho transitado por caravanas e exércitos. Mais ainda: Palestina, nesta época, era um território dividido. Judéia era uma província romana, baixo a autoridade de um procurador romano; galileia estava governada pelo Herodes Antipas, filho do Herodes o Grande; para o Este ficava o território que incluía Gaulonitis, Traconites e Batanea, era governado por Filipe, outro dos filhos do Herodes o Grande. Saindo do território do Filipe em direção ao reino do Herodes, a primeira cidade que se encontrava era Cafarnaum. Cafarnaum era então, por sua mesma natureza, uma cidade de fronteira; por isso era um centro alfandegário. Naqueles dias havia impostos de importação e de exportação, e Cafarnaum era um dos lugares onde os cobrava. Ali era onde trabalhava Mateus. É certo que, diferente de Zaqueu, não estava a serviço dos romanos; deve ter sido um empregado de Herodes Antipas. Mas é evidente que por ser coletor de impostos a maioria o odiava. (A tradução que se refere a Mateus como um publicano provém do latim, idioma no qual se denomina publicanus aos coletores de impostos). Esta história nos diz várias coisas com respeito a Mateus e a Jesus. (1) Mateus era um homem odiado por seus contemporâneos. Os coletores de impostos talvez nunca sejam apreciados pela comunidade, mas no mundo antigo o sentimento de animosidade chegava ao ódio. As pessoas nunca sabiam com exatidão quanto deviam pagar. Os coletores de impostos lhes tiravam tanto dinheiro como fora possível, e se guardavam a diferença depois de ter entregue às autoridades a soma estipulada pela Lei. Até um escritor grego como Luciano, situa os cobradores de impostos junto com os "adúlteros, os estelionatários, os aduladores e os impostores". Jesus simpatizou com um homem que todo mundo odiava. Ofereceu sua amizade a um homem que qualquer um se envergonharia de ter como amigo. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de dezembro Dia 354  

Leituras: João 19:1-16; Apocalipse 11; Salmo 139:13-24; Eclesiastes 8:10-13; Esdras 8-9.  

Versículo Especial: “Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo” (Apocalipse 11:11).  

Pensamento Bíblico: Ressurreição da Causa da Justiça (Apocalipse 11). Alguma das coisas mais dramáticas na Bíblia está resumido neste capítulo. O propósito não é para divertir, mas para encorajar. As testemunhas começaram seu trabalho de resistir ao mal, somente para ser abatidas. Os injustos comemoraram a morte dos servos de Deus, mas seu festejo durou pouco, interrompido pelo triunfo das testemunhas. No fim, os justos prosperam!  

Ação: A despeito da oposição à verdade, não se desespere! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

19 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 56  (2) Podemos entender que Jesus estava nesse momento atuando como representante de Deus. João diz: “O Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento” (João 5:22). Se Jesus tiver recebido autoridade para julgar, é muito possível que também tenha recebido autoridade para perdoar: Proponhamos uma analogia humana. As analogias são sempre imperfeitas, mas não temos mais remédio que pensar em termos humanos. Um homem pode fazer de outro seu procurador; isto significa que entregou a esse outro homem a capacidade de agir plenamente em seu nome com relação a seus bens e propriedades. aceitou que o outro atue em nome dele e que todas as ações que o outro realize sejam consideradas como dele. Poderíamos interpretar que isso é o que Deus fez com Jesus; que lhe outorgou um poder, que lhe delegou seus poderes e privilégios e que as palavras que Jesus pronunciava não eram outra coisa que as palavras de Deus. (3) Mas há outra maneira de interpretar este assunto. A própria essência da vida de Cristo é que, em suas ações, vemos manifestada a atitude de Deus para com os homens. Agora, esta atitude era o reverso do que os homens acreditavam que devia ser a atitude de Deus para eles. Não era uma atitude de justiça dura, austera. Não era uma atitude de constantes exigências. Era uma atitude de perfeito amor, a atitude de um coração ávido de amor e ansioso de perdoar. Usemos novamente uma analogia humana. Lewis Hind, em um de seus ensaios, conta-nos da ocasião quando descobriu a seu pai. Sempre tinha respeitado e amado a seu pai, mas, ao mesmo tempo, sempre tinha experiente temor em sua presença. Um domingo estava na Igreja, com ele. Era um dia caloroso e de modorra. Pouco a pouco foi caindo presa do sonho. Não pôde manter os olhos abertos, e sentia que uma quebra de onda de sonho o apanhava. A cabeça lhe caía. Com os olhos entrecerrados viu que o braço de seu pai se levantava. Estava seguro que ia sacudir o ou golpeá-lo. Então o olhou à cara, e viu nele um tenro sorriso. O braço de seu pai se posou sobre seu ombro e atraiu sua cabeça contra seu peito, para que o menino pudesse descansar com maior comodidade. Rodeou-o com o abraço do amor. Esse dia Lewis Hind descobriu que seu pai não era como ele pensava, descobriu que o amava. Isso é o que Jesus fez pelos homens e por Deus. Literalmente trouxe o perdão de Deus à Terra. Sem ele os homens nunca tivessem sabido nem remotamente que Deus os amava. "Digo-te", são as palavras de Jesus, "e lhe digo isso aqui e agora, sobre a terra, está perdoado." Jesus demonstrou aos homens, de maneira perfeita, qual é a atitude de Deus para eles. Podia dizer: "Eu te perdoo" porque Nele, Deus estava dizendo “Eu te perdoei”. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de dezembro Dia 353  

Leituras: João 18:28-40; Apocalipse 10; Salmo 139:1-12; Eclesiastes 8:1-9; Esdras 6-7.  

Versículo Especial: “Logo que falaram os sete trovões, eu ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, dizendo: Guarda em segredo as cousas que os sete trovões falaram e não as escrevas” (Apocalipse 10:4).  

Pensamento BíblicoO Poder Não Revelado de Deus (Apocalipse 10:3-4). O estrondo da voz dos sete trovões mostrou o poder de Deus. João já ia nos dizer sobre a mensagem deles quando foi interrompido por uma proibição do céu. Em meio às poderosas cenas do Apocalipse, esta nos lembra que Deus tem, no seu arsenal, armas que jamais vimos. Não sabemos o que os sete trovões disseram, mas sabemos quem comanda tal poder aterrador.  

Ação: Busque conforto no poder ilimitado de Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

18 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 55 Quando escutaram que Jesus dizia ao homem que seus pecados lhe eram perdoados, receberam uma forte impressão. Uma das ideias essenciais da fé judaica era que somente Deus podia perdoar os pecados. O homem que pretendesse ter esse poder estava insultando a Deus; era uma blasfêmia, e o castigo da blasfêmia era a morte por lapidação (Levítico 24:16). No momento não estavam preparados para lançar seu ataque em público, mas não deveu resultar difícil ao Jesus dar-se conta de quais eram seus pensamentos. Por isso se decidiu a aceitar o desafio e abater-se com eles em seu próprio terreno. Eles acreditavam firmemente que o pecado e a enfermidade estavam unidos inseparavelmente. Um doente estava pecando ou tinha pecado. Por isso Jesus lhes pergunta: "O que é mais fácil, dizer ao paralítico: Seus pecados lhe são perdoados, ou lhe dizer: te levante, toma seu leito e anda?" Qualquer enganador podia dizer: "Seus pecados estão perdoados." Não havia forma de demonstrar se suas palavras eram verdadeiras ou não. Tratava-se de uma afirmação não verificável. Mas dizer: "Levanta-te," era algo que os fatos, imediatamente, confirmariam ou refutariam. Por isso Jesus adiciona, continuando, "Vocês dizem que eu não tenho direito de perdoar pecados? Vocês creem que a enfermidade deste homem é consequência de seu pecado, e que não pode curar-se enquanto não tenha sido perdoado? Muito bem, vejam o que faço agora!" Jesus então pronunciou a palavra salvadora, e o homem foi curado. Os expertos na Lei foram bombardeados com seus próprios petardos. Segundo suas próprias crenças um homem não teria podido ser curado a menos que fossem perdoados os seus pecados. Entretanto, Jesus o curou, e, portanto, foi perdoado queria dizer que a pretensão de Jesus de ser capaz de perdoar os pecados devia ser autêntica. O grupo de peritos legalistas deve ter ficado completamente confundido e, o que era pior, enfurecido. Havia algo em Jesus que devia ser enfrentado; se fosse permitido continuar agindo dessa maneira, todo o judaísmo ortodoxo terminaria em pedaços e destruído. Neste episódio Jesus tinha assinado sua própria sentença de morte, e Ele sabia disso. No entanto, o episódio é extremamente difícil de interpretar. O que significa que Jesus possa perdoar os pecados? Há três maneiras possíveis de entender. (1) Podemos entender que Jesus estava transmitindo ao paralítico o perdão de Deus. Depois que David teve pecado e que Natã lhe teve censurado sua falta, até aterrorizá-lo, e uma vez que David teve confessado humildemente sua iniquidade, Natã disse: "Também o SENHOR perdoou o teu pecado, não morrerás" (2 Samuel 12:1-13). Natã não estava perdoando o pecado de David, e sim lhe assegurando o perdão de Deus. Poderíamos dizer, pois, que o que Jesus fez foi assegurar ao homem o perdão de Deus, comunicar algo que Deus já lhe tinha dado. Isto é certo, mas não parece que fosse toda a verdade. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

18 de dezembro Dia 352  

Leituras: João 18:19-27; Apocalipse 9; Salmo 138; Eclesiastes 7:27-29; Esdras 3-5.  

Versículo Especial“Naqueles dias, os homens buscarão a morte e não a acharão; também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fugirá deles” (Apocalipse 9:6).  

Pensamento BíblicoConsequências do Mal (Apocalipse 9:1-2). A quinta trombeta, também chamada o primeiro aí, atingiu apenas os injustos (v.4). Ela mostra o poder do mal, não afligindo os justos, mas aqueles que persistem no mal! É assim que Satanás recompensa seus servos! O pecado pode trazer prazer temporário, mas o fim da estrada é de um horror que não se pode imaginar.  

Ação: Escolha obedecer ao Senhor. Ele oferece grandes bênçãos àqueles que o servem. Satanás destrói seus servos. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

17 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 53  Os psicólogos contam o caso de uma moça que tocava o piano nos cinemas, na época dos filmes muda. Normalmente se sentia bem, mas bastava com que se obscurecesse a sala e a fumaça dos cigarros enchesse o ambiente para que começasse a paralisar-se. Durante muito tempo lutou contra essa sensação, mas com muito pouco êxito. Por último a paralisia se fez permanente e foi necessário fazer algo. O exame médico não revelou causa física alguma que pudesse originá-la. Sob hipnose descobriu-se que quando a paciente tinha apenas umas poucas semanas, era deitada num desses berços muito complicados, que tinham em cima um arco de encaixe. Uma vez sua mãe se inclinou sobre ela, fumando um cigarro. A madeira pegou fogo. Não houve problema em apagar o fogo imediatamente, e a menina não sofreu nenhum machucado nesse momento. Mas ela não sabia que seu subconsciente recordava ainda o terror daquele momento; entretanto era assim, e a escuridão da sala, somada ao cheiro da fumaça de cigarro atuava sobre sua mente subconsciente e lhe paralisava o corpo, e ela não sabia por que. É possível que o homem desta história estivesse paralítico porque sua mente, consciente ou inconscientemente, sábia que era um pecador, e o pensamento de ser pecador produzia a enfermidade que acreditava, era consequência inevitável do pecado. A primeira coisa que Jesus fez com ele, pois, foi dizer: "Filho, Deus não está zangado com você. Está tudo bem." Foi como falar com um menino assustado na escuridão. O terror de Deus e do afastamento de Deus desapareceu de seu coração, e esse único ato foi suficiente para curá-lo por completo. A história é bela, porque primeira coisa que Jesus faz com cada um de nós foi dizer nos: "Filho, Deus não está zangado com você. Volte ao lar, e não tenha medo." O ARGUMENTO IRREFUTÁVEL Marcos 2: 6-12 Jesus, como vimos, já tinha atraído a multidão. Por isso também tinha conseguido atrair sobre si a atenção dos dirigentes oficiais do povo judeu. O Sinédrio era a Corte Suprema dos judeus. Uma de suas funções era ser guardião estrito da ortodoxia. Por exemplo, um dos deveres do Sinédrio era encarregar-se dos falsos profetas. Parece que o Sinédrio tinha enviado uma espécie de comissão investigadora para ver quem era esse Jesus. Estes homens estavam no Cafarnaum. Sem dúvida tinham conseguido um lugar destacado, à frente da multidão e estavam sentados ali, perto de Jesus, observando criticamente tudo o que acontecia. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


17 de dezembro Dia 351  

Leituras: João 18:12-18; Apocalipse 8; Salmo 137; Eclesiastes 7:23-26; Esdras 1-2.  

Versículo Especial: “E da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos” (Apocalipse 8:4).  

Pensamento Bíblico“As Orações dos Santos” (Apocalipse 8:1-6). O sétimo selo revela a próxima série, as sete trombetas. Observe o papel das orações nesta cena. As orações são oferecidas (junto com incenso) no altar diante do trono de Deus. Nossas orações são uma oferenda a Deus, que ele recebe no céu.  

Algumas pessoas pensam, hoje em dia, que as orações servem meramente como terapia daquele que ora. Elas nos fazem sentir melhor, porque nos levam a falar de nossas preocupações. Este não é o ensinamento das Escrituras. Estas orações não eram declarações sem importância. Elas resultaram na imediata resposta de Deus: transbordante de advertências para aqueles que cedo seriam julgados. A lição? Deus ouve e responde às nossas orações!  

Ação: Ofereça suas orações fervorosas a Deus com fé que ele ouve e responde.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

16 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 52 Fazer um buraco nesse teto, aproveitando o espaço entre duas vigas, era a coisa mais fácil do mundo. Não ocasionava um dano muito grande, e era muito singelo repará-lo, depois. De maneira que estes homens fizeram um buraco no teto e desprenderam por ele a seu amigo, diretamente aos pés de Jesus. Ao ver Jesus essa fé que não se detinha ante os obstáculos, deve ter sorrido com um gesto de compreensão e avaliação. Olhou ao paralítico e lhe disse: "Filho, seus pecados lhe são perdoados." Esta pode parecer uma forma muito estranha de iniciar uma cura. Mas na Palestina, nos tempos de Jesus, era natural e inevitável. Os judeus relacionavam intimamente o pecado e o sofrimento. Sustentavam que se alguém sofria, devia ter pecado. Este, como sabemos, é o raciocínio dos amigos que visitaram o Jó: "Que inocente se perdeu?", é a pergunta do Elifaz o temanita (Jó 4:7). Os rabinos tinham um dito segundo o qual "Nenhum doente será curado de sua enfermidade até que Deus não lhe tenha perdoado todos seus pecados." Até nossos dias encontramos a mesma ideia entre os povos primitivos. Paul Tournier escreve: "Não nos dizem acaso os missionários que a enfermidade é uma marca de impureza entre os povos primitivos? Até os conversos à fé cristã não se atrevem a participar da comunhão quando estão doentes, porque se consideram castigados por Deus." Para o judeu, o doente era um homem com quem Deus estava zangado. E continua sendo uma verdade que muitas enfermidades são consequência direta do pecado; e mais certo ainda é que, uma e outra vez, a enfermidade não se deve a um pecado do doente, mas sim se trata de algo que herdou ou contraiu pelo pecado de outros. Nós, em geral, não estabelecemos a relação íntima entre a enfermidade e o pecado. Mas os judeus o faziam. Portanto, qualquer judeu teria sustentado que o perdão dos pecados era uma condição prévia a qualquer cura. É possível, entretanto, que esta história contenha um significado muito mais rico. Os judeus estabeleciam uma relação causal entre o pecado e a enfermidade. Mas, além disso, é possível que a consciência do paralítico estivesse de acordo com a opinião generalizada de seu povo. E é possível, também, que a consciência de pecado fora a causa de sua paralisia. É surpreendente o poder que tem a mente, especialmente a mente subconsciente sobre o corpo. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


16 de dezembro Dia 350  

Leituras: João 18:1-11; Apocalipse 7; Salmo 136:10-26; Eclesiastes 7:19-22; 2 Crônicas 34-36.  

Versículo Especial: “Pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Apocalipse 7:17).  

Pensamento Bíblico: O Cordeiro, o Pastor (Apocalipse 7:14-17). Descrevendo a recompensa daqueles que suportam a perseguição, um dos anciãos apresenta uma imagem que parece contraditória. O Pastor que proverá cuidado com amor é o Cordeiro! Ele alimenta, cuida e provê cuidado amoroso às suas ovelhas. O sofrimento delas é temporário. O cuidado dele é eterno.  

Ação: Não desista quando enfrentar tribulação. O descanso está vindo! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

15 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 51 Se o leproso se curava e a verdadeira lepra naquela época era incurável, de modo que aqui estamos falando de outras enfermidades similares cobertas com o mesmo termo devia submeter-se a uma complicada cerimônia de restauração que se descreve no Levítico 14. Examinava-o um sacerdote. O doente curado devia levar duas aves, uma das quais se sacrificava em cima de uma correnteza. Além disso, tomava madeira de cedro, grão e hissopo, as que eram empapadas com o sangue da ave sacrificada, junto com a ave viva. Logo esta última era solta para que se fora voando. O doente curado se lavava, raspava-se e lavava sua roupa. Sete dias depois voltava a ser revisado. Então tinha que rapá-la cabeça e as sobrancelhas. Realizavam-se certos sacrifícios (dois cordeiros sem defeitos e uma cordeira; três décimos de uma medida [f] de farinha fina mesclada com azeite e uma porção [log] de azeite). Aos pobres se exigia menos. O doente curado era tocado com o azeite e o sangue dos sacrifícios no lóbulo da orelha direita, no polegar direito e no polegar do pé direito. Por último, era novamente revisado, e se verdadeiramente a enfermidade tinha desaparecido permitia que se reintegrasse à sociedade, com um certificado estendido pelo sacerdote. Sobre este pano de fundo, contemplamos uma das imagens mais reveladoras de Jesus: (1) Não expulsou de sua presença a um homem que tinha violado a Lei. O leproso não tinha direito de dirigir-lhe a palavra. Jesus sai ao encontro da desesperadora necessidade humana com um espírito de pormenorizada compaixão. (2) Jesus estendeu sua mão e o tocou. Jesus toca um homem impuro. Para ele não era um homem impuro, era só um ser humano que necessitava desesperadamente sua ajuda. (3) Depois de curá-lo, Jesus o envia a cumprir com o ritual que prescrevia a Lei. Cumpriu a Lei e a justiça humanas. Não desafiava as convenções, mas sim, quando era necessário, submetia-se a elas. Marcos 2 Uma fé que não se poderia negar - Marcos. 2:1-5 O argumento irrebatível - Marcos. 2:6-12 O chamado do homem odiado por todos - Marcos. 2:13-14 Onde a necessidade é maior - Marcos. 2:15-17 A alegre companhia - Marcos. 2:18-20 A necessidade de conservar a mente jovem - Marcos. 2:21-22 A piedade autêntica e a piedade falsa - Marcos. 2:23-38 UMA FÉ QUE NÃO SE PODERIA NEGAR Marcos 2:1-5 Depois de completar sua excursão pelas sinagogas, Jesus volta a Cafarnaum. Imediatamente circula a notícia de sua volta. A vida na Palestina era muito pública. Pela manhã se abriam as portas das casas e qualquer que quisesse podia entrar ou sair delas. Nunca se fechavam as portas, exceto quando alguém deliberadamente queria estar a sós; uma porta aberta significava um convite a todos para entrar. Nas casas mais humildes, como deve ter sido está, não havia vestíbulo. A porta dava diretamente sobre a rua. De maneira que em um momento a casa esteve cheia de gente e até cobriam a rua, sobre a fronte. Todos escutavam avidamente o que Jesus dizia. Chegaram então, a esta multidão, quatro homens que levavam consigo a um amigo paralítico, sobre uma maca. Não puderam atravessar a massa de gente, mas eram homens de recursos. As casas palestinas tinham terraço. Esse terraço se usava como um lugar tranquilo onde se podia dormir de noite, de modo que pelo general se tinha acesso a ela por uma escada exterior. A construção do teto, permitia fazer o que estes homens engenhosos se proposto. O teto estava apoiado sobre vigas plainas que foram de parede a parede distanciadas coisa de um metro entre si. Sobre as vigas se colocava uma capa de ramos, coberta com barro calcado. Logo se revogava a superfície. Sendo que a maior parte do teto era de terra, não era pouco frequente que nos terraços crescesse erva. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


15 de dezembro Dia 349  

Leituras: João 17:20-26; Apocalipse 6; Salmo 136:1-9; Eclesiastes 7:13-18; 2 Crônicas 32-33.  

Versículo Especial“Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam” (Apocalipse 6:9).  

Pensamento BíblicoMortos, Porém Não Esquecidos (Apocalipse 6:9-11). Este quinto selo tem sido chamado “o centro da Revelação”. Ele prenuncia o resto do livro, quando vemos os justos sofrendo por algum tempo (alguns são até mortos pela sua fé), mas Deus, no final, trazendo a justiça. Há muito mais por vir, neste emocionante livro da vitória. Este selo é apenas uma amostra!  

Ação: Seja fiel, não importa a que custo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

14 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 49 (3) O terceiro tipo de lepra, a mais comum, é uma combinação das duas anteriores. Deve destacar-se que a medicina moderna encontrou remédios efetivos para combater e até curar definitivamente a lepra. Hoje em dia um leproso pode seguir vivendo de maneira normal, e não chegará a desfigurar-se, se se atender, porque é possível manter sob perfeito controle o desenvolvimento da enfermidade. Mas nada disso se conhecia nos tempos de Jesus. Sem dúvida na Palestina, nos tempos de Jesus, havia muitos leprosos. Levítico 13 descreve a lepra e é evidente que na época do Novo Testamento o termo "lepra" cobria outras enfermidades da pele além da lepra propriamente dita. Parece haver-se usado, por exemplo, para denominar a psoríase, uma enfermidade que cobre porções da pele com escamas brancas, de onde a expressão "um leproso branco como a neve". Também se chamava "lepra" ao herpes, uma enfermidade muito comum no Oriente. A palavra hebraica que se usa para denominar a lepra é tsaraath. Em Levítico 13:47 se fala da tsaraath da roupa e em Levítico 14:33 da das casas. Refere-se, é obvio, a algum tipo de mofo ou cogumelo que cobre a roupa ou as paredes, ou a algum tipo de verme que corrói a madeira ou de líquen que destrói as pedras. A palavra hebraica tsaraath, lepra, parece ter abrangido no pensamento judeu qualquer enfermidade cutânea progressiva. É natural que com conhecimentos médicos muito primitivos não se pudesse distinguir entre as diferentes enfermidades da pele, e que se incluíra sob um mesmo nome as mortais e incuráveis junto com as menos graves e relativamente inofensivas. Qualquer enfermidade da pele fazia que o doente fosse considerado impuro. O radiava do contato com outros seres humanos; devia viver sozinho em campo aberto; devia andar com a roupa feita farrapos, levar a cabeça descoberta, cobrir-se com um trapo o lábio superior e gritar quando alguém lhe aproximava: "Imundo! “Imundo”! para comunicar sua presença. O mesmo ocorria durante a Idade Média, quando simplesmente se aplicava a lei do Moisés. O sacerdote, vestido com seus hábitos cerimoniosos e com um crucifixo na mão, conduzia ao leproso à igreja e lia ante ele o serviço fúnebre. A partir desse momento o considerava como um morto, embora seguia vivendo. Devia vestir-se com um manto negro, que todos pudessem reconhecer, e habitar em um lazarento. Não podia entrar na igreja, mas lhe permitia espiar a missa através de um buraco praticado especialmente com esse objeto. O leproso não só devia sofrer a dor física de sua enfermidade; tinha que suportar a angústia mental e o sofrimento de ser separado da sociedade normal dos humanos e ser fugido, como se fora a mesma praga.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


14 de dezembro Dia 348  

Leituras: João 17:12-19; Apocalipse 5; Salmo 135; Eclesiastes 7:7-12; 2 Crônicas 30-31.  

Versículo Especial: “Proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra e glória, e louvor” (Apocalipse 5:12).  

Pensamento Bíblico“Digno é o Cordeiro, que Foi Morto” (Apocalipse 5). A atenção agora passa do Pai para o Filho. Porque ele é o Redentor, Jesus é digno de revelar os planos de seu Pai. O Filho de Deus merece louvor porque ele venceu a morte, redimiu-nos pelo seu sangue, e agora senta-se no trono. O serviço no céu se concentra em louvar a Deus, o Criador e a seu Filho, o Redentor. Nosso louvor deveria honrar os mesmos atos de amor e graça Divina.  

Ação: Sirva a Jesus, o Redentor e Rei!.(Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos)

13 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 48  (3) Jesus nunca separou a Terra do céu. Há aqueles que estão tão preocupados com o céu que se esquecem da Terra e se convertem, então, em visionários e idealistas pouco práticos. E há aqueles que estão tão preocupados com a Terra que se esquecem do céu e limitam o bem aos bens materiais. Jesus sonhava com um momento em que a vontade de Deus se cumprisse na Terra como no céu (Mateus 6:10). Sonhava com uma época em que o céu e a Terra seriam uma mesma coisa47 O LEPROSO É CURADO Marcos 1:40-45 No Novo Testamento não há enfermidade que seja enfrentada com maior terror e lástima que a lepra. Quando Jesus enviou aos Doze encomendou: "Sanem doentes, limpem leprosos..." (Mateus 10:8). A sorte do leproso era verdadeiramente dura. E. W. G. Masterman, em seu artigo sobre a lepra no Dictionary of Christ and the Gospels (Dicionário sobre Cristo e os Evangelhos), de onde extraímos muita da informação que segue, diz: "Nenhuma outra enfermidade reduz ao ser humano durante tantos anos a uma ruína tão repugnante." Examinemos, primeiro, os fatos. Há três classes de lepra. (1) A lepra nodular ou tubercular. Esta começa com uma letargia e com dores nas juntas que não podem atribuir-se a causa alguma conhecida. Depois aparecem no corpo, especialmente nas costas, manchas sem cor, dispostas de maneira simétrica. Sobre estas manchas se firmam pequenos nódulos que primeiro são rosados e logo se tornam escuros. A pele engrossa. Os nódulos, nesta etapa, começam a amontoar-se, especialmente nas dobras das bochechas, o nariz, os lábios e a frente. O aspecto humano do paciente vai desaparecendo pouco a pouco, até que – como diziam os antigos – parece mais um leão ou um sátiro que uma pessoa. Os nódulos aumentam, ulceram-se e segregam uma substância de mau aroma. A voz se volta rouca e a respiração se faz dificultosa, pela ulceração das cordas vocais. Desaparecem as pálpebras, os olhos adquirem um aspecto peculiar ao desaparecer a piscada: Sempre se ulceram as mãos e os pés. Pouco a pouco o doente se converte em uma massa de carne ulcerada. O curso médio da enfermidade é de nove anos e conclui com a perda da razão, o coma e, finalmente, a morte. O doente se converte em um ser repulsivo, tanto para outros como para si mesmo. (2) A lepra anestésica. Os passos iniciais são os mesmos; mas nesta classe de lepra ficam afetadas as extremidades nervosas. A área infectada perde totalmente a sensibilidade. Isto pode acontecer sem que o doente se dê conta. Pode ser que não o note até que não sofre uma queimadura ou escaldadura e pela primeira vez experimenta a ausência de dor ali onde seria normal que o houvesse. À medida que a enfermidade segue seu curso, o dano sofrido pelos nervos produz manchas na pele que terminam ulcerando-se sob a forma de ampolas abertas. Os músculos se desgastam e os tendões se, contraem, até que as mãos semelham garras. As unhas sempre se desfiguram. Segue a ulceração crônica das mãos e os pés. produz-se a perda progressiva dos dedos de mãos e pés, até que por último é possível que se perca toda uma mão ou um pé. Esta forma de enfermidade pode durar entre vinte e trinta anos. É uma espécie de terrível morte progressiva do corpo. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


13 de dezembro Dia 347  

Leituras: João 17:6-11; Apocalipse 4; Salmo 134; Eclesiastes 7:1-6; 2 Crônicas 28-29.  

Versículo Especial: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as cousas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Apocalipse 4:11).  

Pensamento BíblicoO Santo e Digno Criador (Apocalipse 4). João foi autorizado a subir ao céu e ver Deus em seu trono! Observe o centro do louvor neste capítulo. Deus recebe o culto e a adoração dos anjos do céu porque ele é Santo, Todo Poderoso, Eterno e o Criador e Sustentador de todas as coisas. Ele é, verdadeiramente, digno de louvor!  

Ação: Louve-o! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

12 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 46 Em certa oportunidade Rose Macaulay, a novelista inglesa, disse que tudo o que pedia na vida era ter "uma habitação para ela sozinha". Isto era precisamente o que ao Jesus faltava. Um grande médico há dito que o dever da medicina é "às vezes curar, frequentemente aliviar o sofrimento e sempre oferecer consolo". Jesus sempre reconheceu como seu este dever. há-se dito que a obrigação de um médico é ajudar às pessoas "a viver e a morrer" e os homens sempre estão vivendo e morrendo. Forma parte da natureza humana normal levantar barreiras e procurar tempo e lugar onde se possa estar a sós; isto é o que Jesus nunca fez. face à consciência que tinha de sua própria fadiga, de estar exausto, mais forte era sua noção do insistente e lhe desgastem clamor da necessidade humana. Por isso, quando chegaram até O, levantou-se e deixando atrás a paz da oração se dispôs a enfrentar o desafio de sua tarefa. A oração nunca fará nosso trabalho por nós. O que se pode fazer é nos fortalecer para as tarefas que devemos realizar. Assim, pois, Jesus partiu em uma excursão de pregação pelas sinagogas de toda Galileia. Em Marcos esta excursão está resumida em um versículo, mas deve ter durado semanas e até meses. Em sua excursão Jesus por volta de duas coisas: pregava e curava. Havia três pares de coisas que Jesus nunca separou. (1) Jesus nunca separou as palavras da ação. Nunca pensou que se cumpriu uma missão pelo simples enunciado de suas exigências. Jamais lhe ocorreu pensar que tinha completo com a tarefa que lhe tinha atribuído com apenas exortar aos homens a aproximar-se de Deus e praticar o bem. A exortação sempre era levada a ação. Fosdick, o famoso pregador americano nos conta de um estudante que comprou os melhores livros e a melhor equipe disponíveis, e conseguiu uma cadeira cômoda para sentar-se a estudar, com um suporte de livro especial para apoiar o livro. Feitos todos estes preparativos, sentou-se e ficou dormido. O homem que emprega todas suas energias em falar, mas nunca chega a fazer o que diz, é muito semelhante a este estudante. (2) Jesus nunca separou o corpo da alma. Tem havido tipos de cristianismo que falaram como se o corpo não tivesse importância alguma. Mas o ser humano é tanto corpo como alma. E a tarefa do cristianismo é redimir a totalidade do ser humano e não uma parte. É felizmente certo que um homem pode passar fome e miséria, viver em uma pocilga e estar doente e, entretanto, passar momentos muito doces na companhia de Deus; mas isso não justifica que o deixemos na miséria e o sofrimento. As missões às raças primitivas não se limitam a levar a Bíblia; levam também a educação e a medicina; levam a escola e o hospital. É um engano falar do "evangelho social" como se se tratasse de um extra, de um agregado, uma opção, ou até uma parte separada da mensagem cristã. A mensagem cristã prega e trabalha em favor do corpo e da alma de todos os seres humanos. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de dezembro Dia 346  

Leituras: João 17:1-5; Apocalipse 3:14-22; Salmo 133; Eclesiastes 6:7-12; 2 Crônicas 25-27.  

Versículo Especial: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Apocalipse 3:20).  

Pensamento Bíblico: Uma Igreja que Não Via Sua Própria Pobreza (Apocalipse 3:14-22). A igreja de Laodicéia estava muito confiante e contente. As pessoas pensavam que eram fortes e fiéis, mas Jesus viu-as como pobres, cegas, nuas e inativas. Ele as desafiou a acordarem de seu desinteresse para um fervor renovado em servi-lo. Este mesmo chamado para acordar precisa ser repetido frequentemente no nosso tempo!  

Ação: Se Jesus não está vivo em você, abra a porta para ele.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Marcos (William Barclay)  178 Logo na lista vêm assassinatos e adultérios, e seu significado é  claro. Logo vêm as avarezas (VM, cob...