15 de janeiro de 2020

ESTUDANDO A BÍBLIA COM PASTOR ANTONIO MARQUES

Resultado de imagem para bíblia sagrada
Levítico (Comentário Bíblico Moody) 14. Porão as mãos sobre a cabeça dele. Uma vez que o pecado do homem poderia ter envolvido toda a comunidade no castigo, a culpa que poderia haver na comunidade foi transferida para o pecador pela imposição de mãos. (Cons. 16:21, onde os pecados da comunidade foram simbolicamente transferidos para o "bode expiatório".) Ele era então executado pelo povo.15,16. Estes versículos declaram a lei que foi naquela ocasião ordenada por Deus com referência ao pecado que foi cometido. Levará sobre si o seu pecado. Assumirá toda a responsabilidade e ficará sujeito ao castigo indicado para o caso.17-21. Recapitulação de um Grupo de Leis Anteriormente Ordenadas.Para declaração anterior das leis veja Êxodo. 21:12 e segs. A situação em 24:18 é, contudo, indiretamente tratada na passagem de Êxodo.17,18. Quem matar a alguém é, literalmente, aquele que destruir a alma (nepesh) de qualquer homem. No versículo 18 encontra-se a mesma construção geral: "aquele que destruir a alma de um animal, restitui-la-á, alma por alma". O animal da E.R.A. é preferível à vida por vida mais literal da E.R.A. (cons. v. 21a).19,20. Cons. Êxodo. 21: 24, 25. Olho por olho, dente por dente. Esta lei de retaliação, lex talionis, foi mencionada por Jesus Cristo em Mateus. 5:38 e segs., quando condenou, não o princípio envolvido aqui, mas o espírito da retaliação e vingança que mais provavelmente se lhe associava.22. Uma e a mesma lei havereis. O princípio mencionado no versículo 16 destaca-se aqui. A lei devia ser aplicada ao estrangeiro como também ao israelita.Que Deus abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 12 É bom lembrar, contudo, que desde o começo a maioria dos intérpretes cristãos seguiram a tradição...