Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) A cultura cristã ortodoxa moderna alia-se à tradição cristã e judia mais antiga, que aceita as diretas reivindicações do próprio Deuteronômio de constituir os exórdios cerimoniais e derradeiros de Moisés à assembléia israelita nas planícies de Moabe. Deuteronômio. 31:9 e 24 declaram que Moisés escreveu e também falou "esta lei". Algum oficial teocrático, com toda probabilidade, completou o documento registrando a morte de Moisés (cap. 34) e provavelmente o cântico do testemunho de Moisés (cap. 32) e o seu testemunho (cap. 33). Possivelmente ele também acrescentou certos outros elementos resumidos ao esboço deste documento legal.A unidade e autenticidade do Deuteronômio como produto mosaico confirma-se através da notável identidade de sua estrutura com as do tipo suserânico de aliança ou tratados em sua forma clássica dos meados do segundo milênio A.C. (Veja notas abaixo e consulte Comentário para detalhes. Veja também M.G. Kline, "Dynastic Covenant", WTJ, XXIII (Nov. 1960),1, págs. 1-15).Ocasião Histórica. Apenas dentro da estrutura da administração da aliança redentora de Deus é que o Deuteronômio pode ser adequadamente interpretado. As promessas concedidas aos patriarcas, final e inteiramente realizadas em Cristo, tiveram um cumprimento provisional e típico nas alianças em que Moisés serviu de mediador para Israel. Na Aliança do Sinai estabeleceu-se a teocracia, com Moisés no papel derepresentante terreno da realeza do Senhor sobre Israel. Então, depois que a rebelde geração do êxodo pereceu no deserto e a morte do próprio Moisés era iminente, foi necessário renovar a aliança com a segunda geração. O ato central, decisivo da cerimônia foi a consagração do povo-servo por meio de um juramento ao seu divino Senhor. Particularmente, o reino de Deus simbolicamente representado na dinastia terrena e mediadora, tinha de ser confirmado levando Israel a declarar que obedeceria Josué na qualidade de sucessor de Moisés nesta dinastia. Que Deus abençoe a todos
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